Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

férias [Options] · [View]
Nesha
Inserida em: Monday, June 16, 2008 2:35:06 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 1/26/2008
Sei que trabalho para família mas acho insustentável, por isso peço a vossa ajuda se ma puderem facultar:

-Vou ter no espaço de um ano (fora as pontes dos feriados) um total de 10 dias úteis de férias, repartidos em 5 dias no fim de Agosto e outros 5 em Dezembro.

Mais nada.

O que quero saber é, o que é normal? Quantos dias de férias temos direito anualmente? Quantos dias de assistência à família temos direito também? (Ir a uma consulta com a miuda é um filme)...

Alguém me pode elucidar?

Obrigada.

Prendas e ofertas
Desde Molduras a Caixas de chá ou para as cápsulas Nespresso:

www.cordossentidos.blogspot.com

Artesanato Infantil

Placas de Porta, Caixas de Recordações, Porta Fraldas, Molduras:

www.pingosnobabete.blogspot.com

Antes anti-cristo estilosa que sapateira invejosa...

[Sponsor]
Inserida em: Monday, June 16, 2008 2:35:06 PM

[]
patricia28
Inserida em: Monday, June 16, 2008 2:43:14 PM

Membro desde: 8/27/2003
TEns direito a pelo menos 22 dias uteis de férias (se estiveres no teu emprego há + de um ano) e aqueles 3 dias a mais tem a ver com as faltas.

Tens direito a 30 dias por ano por cada filho para assistencia mas atenção que estas são faltas justificaveis, ou seja a tua entidade patronal pode descontar no ordenado se assim o entender. (os meus p.e. não descontam mas podem-no fazer)

Bjs

Patrícia & tripla

"Se a evolução realmente funciona, como é possível as mães terem apenas duas mãos?" Milton Berle
Mãeaos30
Inserida em: Monday, June 16, 2008 2:50:54 PM

Membro desde: 4/1/2008
Sobre férias:

- Código do Trabalho:

"Artigo 211.º
Direito a férias
1 - O trabalhador tem direito a um período de férias retribuídas em cada ano civil.
2 - O direito a férias deve efectivar-se de modo a possibilitar a recuperação física e psíquica do trabalhador e assegurar-lhe condições mínimas de disponibilidade pessoal, de integração na vida familiar e de participação social e cultural.
3 - O direito a férias é irrenunciável e, fora dos casos previstos neste Código, o seu gozo efectivo não pode ser substituído, ainda que com o acordo do trabalhador, por qualquer compensação económica ou outra.
4 - O direito a férias reporta-se, em regra, ao trabalho prestado no ano civil anterior e não está condicionado à assiduidade ou efectividade de serviço, sem prejuízo do disposto no n.º 3 do artigo seguinte e do n.º 2 do artigo 232.º

Artigo 213.º
Duração do período de férias
1 - O período anual de férias tem a duração mínima de 22 dias úteis.
2 - Para efeitos de férias, são úteis os dias da semana de segunda-feira a sexta-feira, com excepção dos feriados, não podendo as férias ter início em dia de descanso semanal do trabalhador.
3 - A duração do período de férias é aumentada no caso de o trabalhador não ter faltado ou na eventualidade de ter apenas faltas justificadas, no ano a que as férias se reportam, nos seguintes termos:
a) Três dias de férias até ao máximo de uma falta ou dois meios dias;
b) Dois dias de férias até ao máximo de duas faltas ou quatro meios dias;
c) Um dia de férias até ao máximo de três faltas ou seis meios dias.
4 - Para efeitos do número anterior são equiparadas às faltas os dias de suspensão do contrato de trabalho por facto respeitante ao trabalhador.
5 - O trabalhador pode renunciar parcialmente ao direito a férias, recebendo a retribuição e o subsídio respectivos, sem prejuízo de ser assegurado o gozo efectivo de 20 dias úteis de férias."

Sobre assistência à família:

- Código do Trabalho:

"Artigo 40.º
Faltas para assistência a menores
1 - Os trabalhadores têm direito a faltar ao trabalho, até um limite máximo de 30 dias por ano, para prestar assistência inadiável e imprescindível, em caso de doença ou acidente, a filhos, adoptados ou a enteados menores de 10 anos.
2 - Em caso de hospitalização, o direito a faltar estende-se pelo período em que aquela durar, se se tratar de menores de 10 anos, mas não pode ser exercido simultaneamente pelo pai e pela mãe ou equiparados.
3 - O disposto nos números anteriores é aplicável aos trabalhadores a quem tenha sido deferida a tutela, ou confiada a guarda da criança, por decisão judicial ou administrativa."

-Lei que regulamenta o Código do Trabalho:

"Artigo 74º
Faltas para assistência a filho menor, com deficiência ou doença crónica
1 — Para efeitos de justificação das faltas a que se referem os artigos 40º e 42º do Código do Trabalho, o empregador pode exigir ao trabalhador:
a) Prova do carácter inadiável e imprescindível da assistência;
b) Declaração de que o outro progenitor tem actividade profissional e não faltou pelo mesmo motivo ou está impossibilitado de prestar a assistência.
2 — Em caso de hospitalização, o empregador pode exigir declaração de internamento passada pelo estabelecimento hospitalar."
Nesha
Inserida em: Monday, June 16, 2008 3:00:13 PM

Ou seja... estou então a ser brutalmente chulada em dias de férias e assistência à família.... pelas minhas contas fora os dias de férias q me dão deveria ter ainda direito a mais 7 dias úteis. e assistencia.. bem... é sempre o ve la se te despachas do costume Rolling Eyes tenho de meter travão nisto.

OBRIGADA!!!!!

Prendas e ofertas

Artesanato Infantil

Miaua
Inserida em: Monday, June 16, 2008 4:30:21 PM

Membro desde: 2/20/2008

Em relação aos dias de férias, no ano de admissão tens direito a 2 dias por cada mês completo mas o máximo são 20, ou seja, mesmo que tenhas iniciado entre 1 de Janeiro e 1 de Março, terás apenas 20 e não 22. Se começaste o ano passado, este ano só terás 22 e não 25 mesmo que não tenhas faltado.
Tens direito também ao respectivo Subsídio de Férias, que deverá ser pago no próprio ano e tens direito a 1/365 de Subsídio de Natal por cada dia que trabalhares ou tiveres trabalhado no ano passado.

Se quiseres alguma simulação com datas reais, envia PM Smile
MARTALMEIDA
Inserida em: Monday, June 16, 2008 4:35:03 PM

Membro desde: 9/6/2007
ola

pois é trabaqlhar em familia tem as vezes o seu lado mau não é? falo por experiencia propria, tenho facilidade sempre k perciso de ir a uma consulta ou assim porque a minha filha é o bijou da familia mas as ferias... são sempre arrancadas a ferros... mas faço o possivel para tirar pelo menos 20 dias, 2+2 semanas, os outros.. paciencia

bjs
marta
Nesha
Inserida em: Monday, June 16, 2008 4:53:31 PM

Obrigada... Recebi agora mais um miminho daqueles de alegrar o dia Sad

Enfim... só sei q se tivesse algo certo noutro lado e um sitio mais perto de casa onde deixar a filhota (bem) amanhã já não vinha Sad

Prendas e ofertas

Artesanato Infantil

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum