|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 4/7/2007 Mensagens: 78
|
Olá,
Vou me informar dentro de dias nas finanças, mas faço esta pergunta para fazer se fico já esclarecida.
Eu á 10 anos pasei recibos verde, como emprega das limpeza. Agora vou passar recibos verde como tecnica de informática.
Devido á mudança de actividade irei ficar insenta de impostos?
|
|
|
|
[]
|
|
Membro desde: 10/3/2007 Mensagens: 3,055 Localização: Leiria
|
|
|
Membro desde: 11/18/2007 Mensagens: 272 Localização: @home
|
A isenção de IVA é pelo valor q prevês ganhar, se durante o ano de 2008 prevês ganhar mais q os 10.000 euros, ou €833,33/mês n tens isenção, o artigo 53º do CIVA prevê isenção de IVA para rendimentos inferiores aos €10.000,00/ano, se nuncas ultrapassares este valor nunca irás liquidar IVA. Em relação ao IRS, se n ultrapassares o mesmo valor estás dispensada de fazer retenção artigo 9º do Dec-Lei 42/91, o q n implica q no fim do ano depois de feitas as contas n pagues imposto. Espero ter ajudado.
Beijocas Magda "Pouco conhecimento faz que as criaturas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe". Leonardo Da Vinci
|
|
Membro desde: 10/18/2007 Mensagens: 3,752 Localização: Lisboa
|
[MagdaG wrote:]A isenção de IVA é pelo valor q prevês ganhar, se durante o ano de 2008 prevês ganhar mais q os 10.000 euros, ou €833,33/mês n tens isenção, o artigo 53º do CIVA prevê isenção de IVA para rendimentos inferiores aos €10.000,00/ano, se nuncas ultrapassares este valor nunca irás liquidar IVA. Em relação ao IRS, se n ultrapassares o mesmo valor estás dispensada de fazer retenção artigo 9º do Dec-Lei 42/91, o q n implica q no fim do ano depois de feitas as contas n pagues imposto.
Espero ter ajudado. Eu não diria melhor, não te esqueças é de consultar a tabela das actividades para te certificares que tens de reter os 20%, porque há actividades cuja retenção é de 15% não te preocupes porque se este ano ultrapassares o montante da isenção de IVA as finanças informam-te da data a partir da qual terás de começar a entregar a declaração periódica de IVA.
Tatoo in progress...As minhas vendas no PBEstas são as minhas afilhadas lindas!nikas32, Mãe babada Espero o vosso positivo logo logo Afilhadas!!! Andreiadias a minha afilhada barriguda!Para sempre no meu ventre e no meu coração... Amo-vos Princesas!
|
|
Membro desde: 4/21/2008 Mensagens: 90 Localização: Lisboa
|
Desculpem a intromissão mas era só para alertar que caso inicies a actividade ao abrigo do art.53º do CIRS, estarás dispensada da retençao da fonte (dec-lei 42/91):
Artigo 9.º - Dispensa de retenção
1 - Estão dispensados de retenção na fonte, excepto quando esta deva ser efectuada mediante taxas liberatórias:
a) Os rendimentos das categorias B e F, quando o respectivo titular preveja auferir, em cada uma das categorias, um montante anual inferior ao fixado no n.º 1 do artigo 53.º do Código do Imposto do Valor Acrescentado;
2 - A dispensa de retenção nos termos das alíneas a) e b) do número anterior é facultativa, devendo os titulares que dela queiram aproveitar exercer o direito mediante aposição, nos recibos de quitação das importâncias recebidas, da seguinte menção:
«Sem retenção, nos termos do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 42/91, de 22 de Janeiro»
Outra chamada de atenção:
Como já exerceste outra actividade da cat. B será sempre considerado um reinicio, logo terás que começar a pagar contribuição para a segurança social, não podendo usufruir da isenção referente ao 1º ano de actividade. Podes sim, dependendo do volume de negocios estimado para o 1º ano, pedir a redução desta contribuição, tendo como referencia o valor do IAS.
"Podemos fazer tudo o que quisermos desde que nos apeguemos ao que queremos por tempo suficiente."-- Helen Keller
"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer." -- Santo Agostinho
Á minha afilhada Nuca: "A amizade nasce no momento em que uma pessoa diz para a outra 'O que? Você também! Pensei que eu era o único."-- Clive Staples Lewis
|
|
|
Guest |