|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 1/17/2008 Mensagens: 155 Localização: lisboa
|
Olá, preciso de desabafar: só amamentei em exclusivo 3 semanas depois tive de começar c o suplemento, pois a minha Matilde n tinha engordado o suficiente. Comecei a ficar c mt pouco leite q ela chorava sempre no fim(pois n tinha mais leite) Isto deve ter sido do stress qd vim da maternidade tive principio de despressão pós-parto. Depois ia dando o suplemento só à noite, durante o dia conseguia dar peito, mas depois c o passar dos dias, tive de começar a dar durante o dia, até q comecei a tomar o promil, mas n notei grande diferença. Só dei peito até agora 2 meses e meio. Sinto-me triste e "culpada" por n conseguir dar mais tempo peito. Gostava de saber como é q vocês se sentiram? Se aceitaram bem este facto? oU será q só eu é q me sinto assim?
|
|
|
|
[]
|
|
|
Estou triste, já vi q sou a unica q já n amamenta... E eu queria tanto...
|
|
Membro desde: 5/10/2008 Mensagens: 398 Localização: Oeiras
|
|
|
Membro desde: 4/1/2008 Mensagens: 560 Localização: Setúbal
|
eu consegui amamentar em exclusivo ate aos 3 meses, nestas duas ultimas duas semanas tenho estado a tirar leite c a bomba p dar o meu leite como suplemento (imagina a trabalheira) mas infelizmente a minha bebé não está a aumentar nada, por isso vou mm ter q dar suplemento de leite de lata. Tb estou triste, mas axo q o mais importante é os nossos bebés estarem bem. Vou continuar a amamentar, vamos ver por qt tempo mais. Não fiques triste. Eu nunca fui amamentada e n é por isso q sou menos saudavel ou feliz

|
|
Membro desde: 3/16/2007 Mensagens: 1,248
|
Sorte a tua a carolina agarrou mal na mama logo na Mac e sempre lhe dei suplemento desde que nasceu. Não te sintas culpada o que importa é ela aumentar bem de peso. Felicidades
|
|
Membro desde: 3/12/2008 Mensagens: 1,071 Localização: Lisboa
|
Linda eu passei pelo mesmo e se fores pesquisar nos posts antigos vais ver que á muita ente que não amamenta. Eu sofri mas agora nem penso no assunto a minha bebe ate agora não teve nenhum problema de saude e é bom ouvir na rua as pessoas dizerem é uma bebe muito feliz, vesse pela carita. Por isso não te ulpes pois tu quiseste dar apenas não deu. Mima a tua filhota e vais ver que ela vai gostar muito de ti. Força e sse precisares podes mandar pm.  Afilhadas SuZ DP 15-02-09 - Rodrigo Marie-DP 05-11-08- Rodrigo
|
|
|
Obrigada, já me sinto melhor. Mas uma amiga minha q tb vai ter bebé disse: amamentas-te tão pouco... Que eu ainda fiquei pior... Obrigada a todas e felicidades p os vossos bebés
|
|
Membro desde: 6/16/2008 Mensagens: 67 Localização: lisboa
|
oi mamã o que tem acontecido agora com o kiko é que ele passou a chorar muito com fome a seguir a mamar no peito, e a andar sempre á procura de mama, nunca está satisfeito, cheguei a ficar com a mama toda a doer de tanto chuchar... falei com o pediatra e ele recomendou dar-lhe o suplemento após 10min em cada mama... Começei a fazer isso e o que aconteçe é que ele mama, bebe o biberão e quer mamar e mamar outra vez... com isto tudo começei a ter menos leite e como também tenho andado muito stressada pior um pouco, nestes últimos dias tenho dado maminha á noite e de manha e dou o suplemento o dia todo para ter leite suficiente para estas duas mamadas... se lhe der durante o dia maminha ele chora fortemente com fome.... nao sei o k fazer, do Bê não foi assim, tive sempre muito leite ... sei que quanto mais vezes o puser ao peito mais leite produz o problema é que ele sente que a mama não tem leite suficiente e desata a chorar. também estou a ficar angustiada com isto.... 2.5meses e já com o suplemento... do Bê dei maminha até ao ano e nada de suplementos... começo a pensar que a culpa é minha. jokas

|
|
Membro desde: 7/7/2006 Mensagens: 61 Localização: Torre de Moncorvo
|
Eu penso que o sentimento de culpa por parte das mães que querem mesmo amamentar e que por diversas razões não conseguem, é normal apesar de não ter qualquer fundamento.
Eu amamentei o meu pequenino em exclusivo durante 3 semanas. Depois, de repente, começou a chorar dia e noite durante dois dias, sem eu perceber porquê, pensei que fossem cólicas, mas quando fui com ele ao pediatra, ele tinha emagrecido 100gr em 2 dias. Senti-me culpada por não ter percebido que afinal ele tinha fome.
Inda dei mama e suplemento durante 2 semanas mas depois a maminha secou e passou a ser só biberão. No inicio tentei perceber onde é que tinha errado, o que poderia ter feito e não fiz, e várias vezes me culpei por isso. No inicio quando ele tinha fome e procurava a mama e eu já não tinha, eu chorava horrores!!
Hoje ele já tem 27 meses e todos esses sentimentos passaram. Talvez pudesse ter feito algumas coisas, como beber muito chá de funcho (dizem que aumenta o leite), talvez pudesse ter descansado mais (mas na altura eu não conseguia).... Mas os sentimentos de culpa passaram e sei que em nada isso alterou a relação que tenho com o meu filho.
Sei que sou e sempre fui uma boa mãe. Adoro-o de todo o coração e sei que ele me adora também.
Hoje em dia existe essa ideia horrivel de que uma mãe que não amamenta não é uma boa mãe. HISTÓRIAS!!! Já vi mães a amamentar os filhos muito tempo e depois depositam-nos o dia inteiro em creches mesmo que não estejam a trabalhar!
Por isso não te culpes, aproveita bem o teu bebé, mima-o muito, brinca com ele e vais ver que daqui a uns meses inda te vais rir desses sentimentos negativos...
Beijitos, Tânia e João Pedro
|
|
Membro desde: 6/16/2008 Mensagens: 67 Localização: lisboa
|
obrigado pela força Tânia..´. pensamento positivo daqui para a frente! jokas

|
|
Ranking: Member
Membro desde: 6/5/2008 Mensagens: 22
|
Olá mãe babosa,
Se por acaso te constipares, ou se te cair o cabelo, ou se tiveres uns montinhos de celulite nas pernas, vais achar que és má pessoa? Não! Então, ter leite é a mesma coisa. Se não tens leite, paciência. É fisiológico. É claro que há razões psicológicas para o não teres, e a tua depressão não é alheia a isso. Malditas hormonas... Não cometas é o erro de te avaliares como mãe por causa do leite. Não te esqueças que estás na naquela fase difícil e frágil de quem teve um bébé. Tudo é um drama, ou assim parece, mas no fundo, tudo se resolve. O cansaço e a insegurança toldam-te o pensamento positivo.
Não imaginas os milhares de mulheres que, como tu, quiseram amamentar muito tempo e não conseguiram. Sabes, o corpo tem memória, possivelmente, as avós e as mães destas mulheres também não amamentaram. Foram "apanhadas" pela grande vaga do leite artificial. Foi-lhes dito e indicado que deveriam dar suplemento sempre. Geneticamente, esse bloqueio fica, e torna mais difícil, o voltar ao aleitamento exclusivo que a humanidade sempre experimentou. Não é por acaso que as mulheres que amamentam oriundas de famílias onde a amamentação sempre aconteceu com sucesso têm sucesso também. Portanto, não te culpes, culpa o pediatra da tua mãe.
O teu corpo, à sua maneira, só te está a apontar o problema: não tens leite porque tens algo a bloquear a tua confiança em alimentar o teu bébé. Mas vive isso descomplexadamente. Podes ultrapassar isto. Ou não. É só um problema, que poderia ser um pormenor, não fosse o caso de estares a identificá-lo com a tua capacidade de ser boa mãe.
Ser boa mãe não tem nada a ver com leite materno. Ser boa mãe é dar amor e carinho, é mudar a fralda e dar colo, é cantar lengalengas e ter toda a paciência, é não bater quando temos vontade, é dar o nosso melhor exemplo como pessoa de bem, é ser forte quando estão doentes e dar-lhes espaço para serem livres e brincar. Não és tu capaz de tudo isto, e muito mais?
Um abraço, Rosa Xavier
|
|
Membro desde: 10/3/2007 Mensagens: 454 Localização: Faro
|
|
|
Membro desde: 8/20/2007 Mensagens: 748 Localização: Porto
|
Também só amamentei durante 3 semanas, mas porque (PASMEM!) tinha leite a mais! Comecei a ficar com mastite, febres muito altas, primeiro o peito esvaziava muito e vinha mais leite ainda e depois o leite, como era muito, começou a ficar encaroçado. Tive que parar de tirar com bomba (que usava após cada santa mamada - andava exausta) e esvaziar com mão não dava resultado (até que chegou a não sair nada e encaroçou de vez). Conclusão 1: estive muito mal, tive que parar com a amamentação para secar o leite mas não melhorei. Continuava com subidas violentíssimas de leite. Tive que ser operada e tudo! Um mês depois continuava com leite!!! Conclusão 2: Ela começou com o biberão, mamava igualmente bem, dormia bem, tinha os problemas que todos os bebes da idade dela tinham e que eram amamentados em exclusivo e não a vejo melhor nem pior em nada. O biberão tem inúmeras vantagens, e como eu já comecei a trabalhar aos 2 meses dela, sabia que provavelmente ela não ia ser amamentada por muito tempo e após ter chorado muito já não vejo que possa ter sido tão mal assim. Se não é bom para mim, pode não ser bom para ela. Pode ser egoísmo, mas não acho tão grave assim. Passam-se coisas muito piores com alguns bebes e as mães posam de santas só porque amamentaram (como a história de despejarem os filhos na creche o dia inteiro). Posso falar de um caso conhecido, mas ao contrário. Ela detestou amamentar, parou aos 15 dias. Não trabalha, podia colocar o filho no melhor infantario do mundo, mas prefere te-lo pra ja com ela. Não é melhor mae nem pior do que eu ou voce. Não se martirize, como diz o meu pedi: MAIS VALE UM BIBERÃO COM AMOR DO QUE UMA MAMA COM STRESS (eles sentem tudo). Um grande beijo e biberão pra frente!!!
|
|
Membro desde: 4/21/2005 Mensagens: 4,165
|
Olá, Ser mãe e boa mãe é muito mais que dar de mamar..... Eu tenho duas filhas e da primeira porque ela ficou internada quando nasceu, porque precisava de aumentar de peso rapidamente, porque toda a gente me stressava que ela tinha que aumentar de peso, porque há 6 anos havia pouca informção, por mil e uma razões eu nunca dei de mamar em exclusivo á minha 1ª filha ela só mamou cerca de 2 meses e depois por todo estas causa e mais umas deixei de dar maminha. achas que me senti uma má mãe? claro que não....ma altura foi a decisão que me pareceu melhor para mim e para ela e o importante era ter uma mãe sem stresses e 100% disponivel....Eu sempre me considerei uam excelente mãe, sempre lhe dei muito amor, carinho, atenção, sempre fomos muito cumplices e muito chegadas....ela é super saudável raramente adoeçeu nestes 6 anos, é uma criança feliz, alegre e isso é o mais importante. No entanto há 28 meses que amamento a minha 2ª filha mas não acho que sou melhor mãe para ela do que fui da Margarida. elas são diferente e toda a envolvente. no entanto nunca pensei amamentar tanto tempo sempre vivi dia a dia sem stress, pois para mim amamentar tem que ser sem stress e um prazer para as duas, por exemplo nunca tirei leite mesmo correndo o risco de ficar sem leite pois as vezes que tentei era uma chatice e para mim amamentar tem que ser um prazer. Por isso acho que quem amamenta não é pior mãe.....e mais vale dar biberon e não andar stressada, deprimida e dar carinho, amor. comentários ignora-os....se tu os ouves por amamentar pouco tempo eu agoar tambêm os oiço porque amamento há muiot tempo, as pessoas tem sempre que criticar  Aproveita ao máximo o teu bebé e relaxa. Beijocas Lúcia, Margarida e Leonor
|
|
Membro desde: 10/2/2007 Mensagens: 254 Localização: Lisboa
|
Olá mais uma c/ problemas de consciência por ñ conseguir amamentar em exclusivo muuuuuito tempo, como desejei. a m/ filha, apesar de ter nascido de cesariana e c/ anestesia geral e de ser bastante pequenina, mamou assim que eu acordei e tudo correu muito bem até às 5 semanas. altura em que os problemas começaram. nunca senti que tivesse muito ou pouco leite. tinha o suficiente p/ ela engordar uma média de 300 grs por semana. às 5 semanas e meia começou a ter um comportamento estranho ao peito. e o ganho de peso a abrandar. conclui-se logo que eu estaria a produzir menos leite. e tive de introduzir suplemento que se mantém até hoje. na 1ª noite em que tomou suplemento foi um drama. ñ dormi, chorei a noite inteira, e o dia seguinte igual. fiquei completamente arrasada, frustrada e sem conseguir sequer desistir. o que é certo é que, desde essa altura, ñ ganhou peso como seria de esperar. ñ sei se por eu continuar a insistir na mama (que acho lhe confunde o ritmo). tomo chá de feno grego e de funcho, bebo água, e estou neste momento a tentar resolver o problema c/ a utilização do sistema de nutrição suplementar. que ñ sei se nos vamos adaptar pois nas últimas tomas tem sido difícil. enfim, resumindo, tem sido realmente penoso, mesmo assim continuo sem desistir. quando penso que seria o melhor sinto-me deprimida, desiludida e fracassada. aindo por cima a m/ filha deve adorar o peito, pois assim que está ao m/ colo procura logo a mama, até estica a cabeça e parece ñ apreciar o leite em pó. sei que no dia em que tiver mesmo de parar ñ vai ser uma decisão fácil. ñ se trata de achar que a m/ filha ñ será alimentada e os leites em pó isto e aquilo... era apenas algo que queria fizesse parte da n/ relação e o que a m/ filha merece...
|
|
Membro desde: 4/2/2008 Mensagens: 362
|
Eu não amamentei nem 1 semana. Nunca! O leite nunca subiu. Na maternidade ele pouco mamou, era muito sôfrego e em pouco tempo (pouca sucções) ficava irritado por não vir a quantidade que ele queria. Tiveram que lhe dar suplemento porque ele chorava com fome e não havia mama que o satisfizesse. Também fiquei muito angustiada, a sentir-me uma incapaz, e comecei a viver cada momento de mamar ainda com maior angustia. Ao fim de semana tive que assumir conscientemente que nunca ía ter leite para o meu lindinho. Paciência! Ele sempre foi um rapagão de percentil 75 e saudável!!! Nem uma constipação!!!Ser mãe não se resume a dar de mamar... há outras coisas que fomentam a relação e a vinculação! Por isso Mãe Babosa, animo!!! Nada de desespero nem culpabilidade!! Beijinhos

|
|
Membro desde: 6/3/2008 Mensagens: 76
|
Eu nunca consegui amamentar em exclusivo, o leite ainda subiu mas era pouco. a partir das 3 semanas passou para o suplemento. tambem tenho pena e não ter tido mais leite, no meu caso o meu peito ficou vazio quase de repente, nem com a bomba. Enfim, mas o meu pimpolho está a aumentar bem de peso, é o que interessa.
|
|
Ranking: Newbie
Membro desde: 7/5/2008 Mensagens: 1
|
Ola, eu tb so amamentei mesmo ate aos 2meses, fiquei muito triste qd o pediatra mandou dar suplemento pq embora tivesse a ganhar peso chorava com fome depois de mamar.Agora ja pega pouco no peito eu ainda lhe dou mas ele prefere o biberao, e eu a pansar que tb devia ser unica!  Mas se é para o bem dele eu aceitei mas custa muito,pq realmente sinto-me culpada! Mas ja vi que nao sou a unica e compreendo-a bem! Mas temos de ter força por eles! O meu menino tem 2 meses e 1 semana! Boa sorte
|
|
|
Guest |