|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 4/14/2004 Mensagens: 332 Localização: Carcavelos
|
Olá meninas, Tenho uma senhora brasileira que vai lá a casa uma vez por semana, cinco horas. É brasileira e hoje veio-me pedir se eu lhe podia assinar o contrato de trabalho. Disse-lhe para ela ver com as outras patroas, depois se elas não pudessem para então falar comigo que depois logo se via! Nem sei o que é que isso implica. Ela diz que seria ela a pagar a segurança social. E eu? Que encargos terei? Sei que toda a gente tem direito a contrato e não quero prejudicar ninguém, mas nem sei como se fazem estas coisas. Alguém me pode dar umas luzes sobre isto? Obrigada

|
|
|
|
[]
|
|
Ranking: Member
Membro desde: 5/27/2008 Mensagens: 23 Localização: alverca
|
Isso cheira-me a que a senhora necessite de se legalizar...mas depois de assinar o contrato desaparece
|
|
Membro desde: 4/1/2008 Mensagens: 415 Localização: Lisboa
|
Olha, tens muita informação aqui: http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/Dossiers/DOS_precisa+de+uma+empregada+dom++233+stica.htm A inscrição na Segurança Social apenas é obrigatória quando o número de horas de trabalho é superior a 30 por mês. Com a inscrição, ficas obrigada a pagar SS. As taxas contributivas aplicáveis são: Empregador: 17,4% Trabalhador: 9,3% Valor Global: 26,7% Embora ela diga que paga tudo, nos termos da lei, os 17,4% são tua obrigação e se se ela deixar de pagar, a obrigação mantém-se para ti.
|
|
Membro desde: 1/14/2007 Mensagens: 2,929 Localização: Santarém
|
Eu não tenho um contrato de trabalho escrito, mas pago a segurança social à minha....cerca de 17,19 euros por mês!!!! E para além disso tem um seguro de trabalho para o caso de se aleijar cá em casa.....isso ela nem sabe, mas fiz!!! Conheço alguns casos que correram bem mal pq não havia seguros e depois elas têm testemunhas em como trabalham para aquela e outra e depois lá vamos nós para tribunal de trabalho..............mas acho que devem ter mesmo!!!!!!!!!!!!! Sou das poucas que faz isso, eu sei, de todas para quem a minha faz limpezas....mas não quero saber.........prefiro prevenir e também ajudo a que ela tenha algo um dia............. Até hoje tem corrido tudo bem e sei que já foram da Segurança Social inspeccionar lá a casa dela, para saber para quem ela trabalhava, pois só o meu nome constava e tinham denuncias anónimas que ela fazia em outras casas privadas sem os descontos!!!!!!!!!!!!!!!!!! ah pois é....as inspecções tb existem nesta área.... Mas se fores a uma contabilista, ela explica-te... beijinhos
Madrinha: ALL 77 Afilhada: Calipso, Flor de Liz, Sasa http://catibe.myminicity.com/http://www.fertilityfriend.com/home/1b89a1  Nasceu o Manel: 20 de julho 2008, 3570kg, 51cm...
|
|
Membro desde: 3/20/2008 Mensagens: 148 Localização: merces
|
boa tarde provavelmente a senhora quer um contrato para apresentar no sef em como está empregada . já lhe perguntaste ? á quanto tempo ela trabalha na tua casa ? fazer um contrato não tem nada de especial , é só escreveres em computador todos os teus dados como 1ª outorgante ( quem emprega ) e os dela como 2ª outorgante , e a função que desempenha não te podes esquecer de colocar se é a termo certo ou efectivo , e depois é só imprimires 2 e assinarem as 2 . o original é pra ti e tiras uma cópia pra ela . a parte dos descontos prá seg soc é que não sei bem como funciona , mas se lhe vais fazer contrato passas a ter estatuto de empregadora ( patroa ) e os descontos axo que já em contigo , agora se ela diz que os faz , não precisa de contrato ,tem de se dar como trabalhadora independente na seg soc . alguem me corriga se cometi alguma asneira no que disse
  o meu dioguinho é lindo ( nasceu a 10 de maio de 2008 / 3,380 kg /50 cm ) madrinha: rosaantunes afilhadas : kikakitty - laura - nasceu a : 7-7-2008 luacheia - beatriz -nasceu a : 8-6-2008 rosaantunes - catarina - nasceu a : 15-7-2008 jo-ana - a tua estrelinha brilhará - força a pouco e pouco vão todas tendo a sua estrelinha nos braços
|
|
Membro desde: 4/14/2004 Mensagens: 332 Localização: Carcavelos
|
Sim, ela pretende o contrato para se legalizar. Mas faz menos de 30 horas, só faz 20 ou 25, depende dos meses. Ok obrigada pelas respostas

|
|
Membro desde: 5/10/2008 Mensagens: 664 Localização: Lisboa
|
Não sei é se se pode ter um contrato só com essas horas de trabalho... A minha sogra fez o contrato à empregada dela, a senhora para o ano reforma-se e é óptimo para ela... não só tem estabilidade profissional como tem direito a uma reforma. Acho que ela tem uma enorme honra nisso e leva a profissão dela mais a sério e tudo. Por outro lado, tenho uma amiga que é juíza e, por esse motivo (imagino eu que para não cometer ilegalidades) decidiu tb fazer contrato à empregada. A empregada começou entretanto a tratar um bocado mal uma das filhas dos meus amigos, mas daquelas coisas subtis que é difícil de provar. Para a despedir teve que lhe pagar 3000 euros de indemnização. Tem esse lado chato, se elas depois quiserem fazer greve de zelo... ou começarem a ser mal educadas... acabamos por ficar um bocado nas mãos delas. Entretanto essa minha amiga ficou tão furiosa que esteve uma data de anos sem empregada...
 Agora devia mudar o meu nick para LittleEinstein
|
|
Membro desde: 5/22/2008 Mensagens: 460 Localização: S.Domingos de Rana
|
Eu fiz contrato à minha,mas na condição q seria descontado do vencimento dela os descontos p a segurança social.Resultado,ela agora está legal e dei-lhe férias p ir buscar a filha à Ucrania e no dia 1 já cá a tenho a limpar de novo.Com brasileiras não sei no q dará pq as brasileiras(4) q já tive, ou desapareciam ou faltavam imenso.
|
|
Membro desde: 4/7/2007 Mensagens: 75
|
Se fizeres contracto, tens que lhe pagar as férias e subcidio de natal. Alem de teres que pagar as férias, tens que lhe dar ferias. Se não fizeres isso ela pode te vir a prosseçar. Mesmo que ela diga que não necessita desses subsidios(natal ferias), um dia ela via embora e pode fazer as exigencias. No contracto tem-se que dizer quanto é o ordenado mensal e é isso que tu tens que pagar. Imagina que tu vais de férias para foram 1 mês, e não necessitas que ela vá lá todas as semanas. Mesmo assim terás que lhe pagar o ordenado que está no contracto tenha ou não feito o trabalho.
Enfim todos os direitos que qualquer trabalhador com contracto tem...
Eu não faria o contracto.
|
|
Membro desde: 4/4/2007 Mensagens: 472 Localização: Porto
|
não tem nada a ver com o pedido mas...quanto pagam as vossas empregadas? eu estou a pagar 200euros por 2 horas por dia ou seja uma 40 horas mebsais

|
|
Membro desde: 5/16/2008 Mensagens: 90 Localização: Alenquer
|
Se ela não está legalizada (não tem um visto de trabalho) não faças nenhum contrato. Faz antes um contrato-promessa de trabalho porque com isso ela já consegue pedir o visto no SEF. E depois se ela obtiver o visto, logo fazes o contrato. Se fizeres já um contrato de trabalho estás assumir a contratação de ilegais e isso é punível... Se ela precisar de um contrato apenas para renovar o visto, a situação já é diferente. De qualquer modo, com um contrato passa a ser como as outras meninas já te disseram: descontos para a segurança social, férias, subsídio de férias, subsídio de natal, seguro (OBRIGATÓRIO!!!) e uma dor de cabeça na hora de "dispensar" os serviços. Se contratares, faz um contrato a termo certo (6 meses ou um ano, por exemplo). Boa sorte Última pílula: 28 de Março 2008 Consulta GO: 21 de Abril (Acfol + análises) - não sou imune à toxaplasmose UPM: 28 de Abril de 2008 Início dos treinos (1º round) Positivo: 28 de Maio de 2008 (Repetição a 29 de Maio: Positivíssimo!) 1ª Consulta: 27 de Junho 1ª Eco: 2 de Julho - 26mm de gente e o coraçãozito a bater com força Próxima Eco (rastreio): 28 de Julho... nunca mais chega!!!! Próxima Consulta: 4 de AgostoMadrinha: GNML  
|
|
Membro desde: 2/8/2007 Mensagens: 361
|
Eu já tive várias empregadas, e só dores de cabeça.... Nunca fioz contrato com nenhum embora uma quizesse que eu escrevesse uma carta para entregar nem sei onde. Disse logo que não fazia não a conhecia sabe-se lá as intenções das pessoas. A 1ª portuguesa dizia que vinha, depois ligava a dizer que já não podia vir naquele dia, vinha em tal dia, depois também já não era naquele era noutro, enfim, ela é que mandava (6€ hora). Nunca mais lá entrou. A 2ª uma brasileria, uma porca a casa ficou igual como estava, suja levou-me 5 horas a fazer um trabalho que em menso de 2h se faz (5€ hora), esta foi para nunca mais!! A 3ª portuguesa, ***** (cinco) estrelas, deixava-me a casa a brilhar tudo limpo, arrumado, foi umas quantas vezes depois disse-me que já tinha algumas casas e era muito trabalho não aguentava mais recomendou-me a cunhada, disse que o trabalho era igual ao dela (6 € hora). A 4ª portuguesa (a cunhada) trabalho igual, nem de perto... Era preciso escrever tudo, mas mesmo tudo o que ela tinha que fazer. Por exemplo se via uma garrafa de água vazia no quarto deixava-a lá, se esteva um frasco de champô vazio na casa de banho lá ficava. Lixo nos caixotes do lixo igualmente. Trabalhou um mês e mandei-a embora. Empregadas agora nem velas tão cedo. Limpo metade da casa num dia a outra metade noutro. Depois de deitar o piolhito levo até às 2h da manhã limpando. Ando cansada, mas pouco dinheiro e chatices!!! Desculpa o testamento, mas é para as pessoas saberem onde se metem ou com quem se metem!!! OBJECTIVO - 55 Kg12/11/2007 - 84 Kg 16/11/2007 - 74 Kg 23/11/2007 - 72 Kg Algum tempo sem me pesar..... 10/03/2008 - 69 Kg 21/04/2008 - 71 Kg (comecei a fazer dieta) 04/05/2008 - 67 Kg (Parei pq passei por uma situação complicada) 07/07/2008 - 68 Kg 10/07/2008 - 67,500 Kg (De volta à dieta- desta vez é que é  17/07/2007 - 66,300 Kg ( - 1.200 Kg) 24/07/2008 - 65,200 Kg (- 1.100 Kg)31/07/2008 - 64,200 Kg (- 1.000 kg)07/08/2008 - 63,800 Kg (-0,400 Kg)14/08/2008 - 62,900 Kg (-0,900 Kg)21/08/2008 - 62,300 Kg (-0,600 Kg)Próxima pesagem dia 28/08/2008
|
|
|
Guest |