|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 2/14/2008 Mensagens: 376 Localização: Centro
|
Pois é... Fui com a minha menina à pediatra e surpresa das surpresas! Aos seis meses duas sopas de carne (tudo bem até aqui...), ao 6,5 meses gema de ovo na sopa e aos 7 meses o peixe!!! Eu sempre ouvi dizer que primeiro era o peixe e depois a gema! Agora não sei que faça! É que ela até é toda piquinhas com alimentação, tipo não deixa dar outras frutas além da maça, pera e banana até aos 8 meses! Eu já dei manga! Não quer que eu ponha feijão verde na sopa (foi a 1ª sopa que a minha sobrinha comeu!!!) e não mandou dar iogurtes (só depois dos 8 meses!). O que é que vocês acham?!?!?! Eu estou tentada a trocar... Dar 1º o peixe e depois a gema! Beijinhos
  As minhas afilhadas, lindas e que em breve terão uma estrelinha dentro delas!!!
Catycat e MartaP
|
|
|
|
[]
|
|
Membro desde: 8/24/2007 Mensagens: 1,697
|
Olá... não sei que te diga... ou confias na médica e segues ou não confias e não segues... e claro, se não confias, muda de médica... Comigo foi assim: - papa aos 5 meses (eu ía trabalhar) - sopa de legumas 15 dias depois, acrescentar 1 legume novo a cada 4 dias e nunca mais de 3 legumes verdes por sopa - carne 1 mês depois - até aos 7 só comia uma sopa, um iogurte e uma papa, o resto era mama. - iogurte dei aos 8, mas de leite adaptado (o primeiro danone) - peixe e gema só aos 9 meses espero ter ajudado... Beijinhos
Margarida & Rodrigo    Keep your eyes on the prize!!!
|
|
Membro desde: 5/4/2007 Mensagens: 993 Localização: Santarém
|
Ai pois é, cada pediatra tem a sua ideia (apesar de a minha pediatra me ter dito q a medicina é uma ciência, vemos q cada um diz de uma forma diferente). A minha pedi diz para dar peixe aos 6 meses, primeiros 15 dias rejeitar a água da cozedura, depois começar a aproveitá-la, cozendo as peles e espinhas nessa água e reduzindo até ficar uma especie de "gelatina". Coar essa mistura e aproveitar. Passados 15 dias de introduzir esta água, começar a introduzir a gema (metade) e pode ser todos os dias. A médica de familia diz q o peixe deveria ser só aos 8, pelo menos, e a gema mais tarde... Conclusão, já introduzi o peixe mas depois retirei, pois a Bia teve umas cólicas e não sei se foi disso. Para a semana volto a introduzir o peixe e logo vejo a reacção. A gema talvez atrase um pouco e não penso dar todos os dias
   com a minha mamã!  Com os papás na praia
|
|
Membro desde: 9/24/2007 Mensagens: 1,272 Localização: Holanda
|
Amamentei em exclusivo ate aos seis meses... comecei com a papa, depois a sopa, sopa com carne, sopa com gema, sopa com peixe,segundo prato... como ves este tambem disse primeiro a gema e so depois o peixe! assim que uma etapa estava consolidada passava para a seguinte... sem presoes! tem estado a correr muito bem... o pediatra ja autorizou tudo... excluindo as carnes e peixes gordos, a clara do ovo, e o leite...

|
|
Membro desde: 7/30/2007 Mensagens: 3,274 Localização: Aveiro
|
|
|
Membro desde: 9/8/2007 Mensagens: 859 Localização: Lisboa
|
a introdução dos alimentos é feita de maneira a não criar riscos de alergia, mas não quer dizer que o bebe n esteja preparado. Dá-se um alimento novo e depois vê-se a reacção. Pode não fazer nada a 1ª vez e nem à 2ª mas se tiver de acontecer alguma alergia aparece sempre qq coisa. O meu filhote come uvas desde os 4 meses e é o que lhe tem safado da prisão de ventre, iogurtes desde os 6 meses, de vaca, de soja e de cabra e de todos o que mais gosta é o de vaca. Nunca dei os de leite adaptado por não terem nenhum no mercado sem açucar. Come uma sopa de peixe por semana. Come soja e tofu desde os 6 meses. De frutas só ainda não comeu (mas já provou) ananaz, morangos, cerejas e aquelas frutas muito exoticas, mas já comeu mirtilos, amoras, framboesas e não fez reacção a nada. Come papas com gluten desde os 4 meses. Graças a Deus nunca fez reacção a nada, mas se fizesse eu esperava mais uns meses para lhe voltar a dar. Acho que depende muito dos bebes.... A pediatria tem muitos ramos e muitas opiniões divergentes. Tem sempre de imperar o bom senso. 
http://mamasbebesecompanhia.blogspot.com 
|
|
Membro desde: 10/3/2007 Mensagens: 3,163 Localização: Leiria
|
|
|
Membro desde: 10/1/2007 Mensagens: 1,757 Localização: lisboa
|
ola mama realmente acho um pouco estranho o pediatra mandar introduzir a gema tao cedo mas como ja foi constactado por aqui, ha varias opinioes que divergem de medico para medico.. posso apenas dizer como foi conosco: 4 meses - 1ª papa ( a medica queria aos 4,5 meses mas a minha bebe estava a regeitar o leite e comia pouco..era uma bebe de baixo peso por isso resolvi introduzir 3 dias depois dela fazer os 4 meses 4,5 meses - 1ª sopa + fruta ( deveria ser aos 5 meses pois assim faria os 15 dias entre a papa e a sopa mas como ela ja comia a papa ha 15 dias introduzi logo) 5,5 meses - iogurte pois comia mal a fruta e juntando ao iogurte marchava tudo 6 meses - carne ( respeitei a opiniao do medico) 9 meses - peixe ( respeitei a opiniao do medico) 10 meses -gema de ovo ( respeitei a opiniao do medico) 12 meses - tem luz verde para comer de tudo mas tendo em atençao os condimentos e a excepçao de mariscos
|
|
Membro desde: 9/8/2007 Mensagens: 859 Localização: Lisboa
|
[celia_marques wrote:]Zenite os cuidados alimentares são muito importantes para muitos bebés. Cada mamã faz o que considera melhor para o seu filho, mas na minha opinião pessoal é preferivel dar-lhe um pouco de açúcar do que alimentos potencialmente desencadeadores de alergias mais tarde. Do açúcar nunca se ouviu falar que fosse alergeno, aliás é indispensavel à vida, enquanto que o leite de vaca (por ex.) já não se pode dizer o mesmo. O facto de não fazer alergia quando é dado não quer dizer que não faça meses mais tarde. Tens ideia que há estudos que apontam para que bebés que são alergicos à proteina do leite de vaca são-no apenas porque beberam leite adaptado na maternidade quando nasceram? Olá Célia, Desconhecia esses estudos A pediatra mandou-lhe logo comer iogurtes 1X por semana e agora todos os dias. 1º foram os de soja, depois de cabra e depois de vaca(1 x por semana). Acredito que poderá haver a possibilidade de alguma influência, mas foi um pouco a nossa escolha (minha e pediatra que a sugeriu) não é de muito agrado dar-lhe o de vaca e dou-lhe muito mais o de soja com cálcio, mas como ele ingere pouca carne e legumes (odeia sopa) necessita de reforçar a ingestão de cálcio. Espero que não lhe faça nada mais tarde  Relativamente ao açucar...tens razão é indispensavel à vida, mas infelizmente hoje em dia tudo ou quase tudo tem açucar adicionado e é preciso fazer uma ginástica para conseguir controlar: dar o açucar natural dos alimentos e tentar não dar o adicionado. Como o nome indica, se foi adicionado é porque na sua composição o alimento original não tinha açucar. Em alguns casos o alimento original tinha açucar e eles adicionaram ainda mais. O leite tem açucar (lactose), a fruta tem açucar (frutose), os cereais tb têm açucar porque dar mais açucar??? Tens visto as estatisticas da obesidade infantil em Portugal? É de bebes que se começa a habituar o organismo.... beijocas p.s - o teu bebe continua lindo!!!
http://mamasbebesecompanhia.blogspot.com 
|
|
Membro desde: 7/2/2002 Mensagens: 2,937
|
Eu acho que, se confiamos no/a pediatra que segue os nossos filhos, devemos seguir os seus conselhos...caso contrário, devemos mudar...mas claro que o nosso bom senso como mães deve imperar... Eu confio na pediatra dos meus...mas ela disse me que podia introduzir a gema de ovo aos 6 meses...ele tem 8,5 e ainda não introduzi...vou introduzir aos 9...apenas porque achei cedo demais...talvez o facto da Margarida ter sido APLV e só ter começado a comer gema aos 12 clara aos 15 meses me tenha influenciado... Começou a comer iogurtes aos 6 meses, assim como papas com glúten... A partir dos 7/8 meses a médica disse que já podia fazer a 2ª sopa com peixe e variar a fruta: manga, papaia, alperce, uva branca e pêssego... Feijão verde foi dos primeiros legumes a serem introduzidos...só os espinafres é que a pediatra aconselhou introduzir aos 9 meses...mas há muitos bebés que os comem desde o 4/6 meses...
|
|
Membro desde: 10/3/2007 Mensagens: 3,163 Localização: Leiria
|
[Zenite wrote:]A pediatra mandou-lhe logo comer iogurtes 1X por semana e agora todos os dias. 1º foram os de soja, depois de cabra e depois de vaca(1 x por semana). Os iogurtes de cabra não têm problema, pois quem é alergico às preteinas do leite de vaca pode beber leite de cabra.
mas como ele ingere pouca carne e legumes (odeia sopa) necessita de reforçar a ingestão de cálcio. Isso é que é um problema, ele não comer a sopa. Já tentaste faze-la de forma diferente? Eu cozo a carne 1º com alho e cebola ou salsa, ou louro. Depois faço a base. Diariamente cozo os legumes antes da refeição. Tenho posto hortelã e ele come muito bem.
Relativamente ao açucar...tens razão é indispensavel à vida, mas infelizmente hoje em dia tudo ou quase tudo tem açucar adicionado e é preciso fazer uma ginástica para conseguir controlar: dar o açucar natural dos alimentos e tentar não dar o adicionado. Nisso tens razão, mas não podemos ser tão restritas. Eu sou contra dar por sistema as guloseimas, mas temos de ver as calorias. Aí reside o problema da obesidade. Não são os acucares que têm mais calorias, mas sim as gorduras. Tens ideia que 1 posta de salmão tem mais de 600 calorias? Enfim, acho que o melhor é ter equilibrio e dar espaço para os pirralho correrem muito, brincarem muito para dessa forma prevenir a obesidade. Acho que um dos problemas graves com os bebés são as quantidades. O meu está gordito e eu não dou papas, come 1 concha e meia de sopa ao almoço e ao jantar. Come fruta mas já ando a controlar. Agora que gatinha estou sempre a dar muito espaço para ele correr tudo.
beijocas p.s - o teu bebe continua lindo!!! Muito obrigado, ficamos tão babadas        
Olho para ti e fico calada, não existem palavras no mundo ,,,
|
|
Membro desde: 3/13/2007 Mensagens: 603 Localização: na minha casa
|
|
|
|
Guest |