Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Explicação sobre sexo!!!!! [Options] · [View]
ade
Inserida em: Tuesday, June 24, 2008 12:12:28 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 11/8/2007
Gostaria de saber quem me poderia ajudar, em como esclarecer uma criança de 7 anos o básico sobre sexo. É que ontem aconteceu uma coisa que me deixou preocupada e também chateada pela maneira como trataram a minha filha.
Passo a contar:

Ontem a minha filha de 7 anos foi para a casa da avó para brincar com a prima de 5 anos, que mora com eles e com os pais. Quando a minha cunhada ao estranhar o silêncio delas foi ver o que se passava, então elas estavam ás escuras na sala, a mais pequena deitada no chão e a minha em cima dela (ambas vestidas) a "pular" em cima da barriga da outra e a dizer-lhe: é assim que se faz sexy (sim, ela nem diz sexo, diz sexy). Bem a minha cunhada ficou escandalizada (sim logo ela que engravidou aos 15 anos!?!) começou a gritar com a minha filha a dizer que aquilo não se fazia, para ela ir imediatamente para a casa dela e que não volta-se nunca mais á casa dela (que não é dela, é dos meus sogros, ela vive ali por favor).

Bem a minha filha ficou em estado de choque, porque não sabia o que de tão grave estava a fazer.

Ligou-me num pranto a chorar a dizer que tinha feito uma coisa horrivel e que já sabia que eu a ia castigar as férias todas, e que nunca mais queria ir para a casa dos avós. Eu só perguntava, mas o que aconteceu, ela dizia: foi uma coisa sobre amor, muito grave, mas a tia vai falar contigo e ela expulsou-me lá de casa aos gritos. Teve mais de meia-hora a chorar sem parar.

Eu acho que realmente ela não foi muito correcta, mas também não deveria ser expulsa quase a pontapé.

Quando cheguei a casa falei com ela disse que isso não era coisas para a idade dela, perguntei-lhe onde ela foi buscar aquela ideia, ela disse que já tinha vista na televisão, nas novelas, mas que também a prima é que lhe disse: vamos fazer sexy para o sotão.

Só porque a minha filha é mais velha, não quer dizer que a outra seje tão ingénua.

Bem á minha cunhada só me apetece estrangular, falei com ela ao telefone, estava irritadissima, porque a filha dela é pequenina coitadinha e que a minha estava a lhe ensinar o que não devia, e que iria falar com o meu marido quando ele volta-se (do estrangeiro), eu disse eu sou mãe e também sei resolver as coisas. Tão depressa nem eu nem as minhas filhas vamos aquela casa. Ela disse que não queria mais lá a minha filha, pois a filha dela também não vai á minha!

Tou revoltada!

O que devo fazer?
[Sponsor]
Inserida em: Tuesday, June 24, 2008 12:12:28 PM

[]
martamendes
Inserida em: Tuesday, June 24, 2008 12:26:51 PM

Membro desde: 4/14/2008
Olha eu não te sei como ajudar, sou mãe de primeira viagem e se algum dia isso me acontecer também não sei como reagir.

Em realação a tua cunhada desculpa dizer mas ela foi muito rude e grosseira com a tua filha, não devia de ter falado com ela assim, no minimo devia de lhe dizer que isso não se faz.

Entendo a tua revolta e desculpa por não te poder ajudar.

DUM - 02-03-2008
13/04/2008 - Teste Positivo - Estou grávida!!!
24/04/2008 - 1.ª Consulta - Tudo ok.
26/05/2008 - 1º Ecografia - Vi o meu feijãozinho e ouvi o seu coraçãozinho tão lindo.
26/05/2005 - Grávida de 12 semanas e 2 dias
03/07/2008 - 18 semanas
02/08/2008 - Primeiro pontapé às 21 semanas
07/08/2008 - Primeiro pontapé sentido pelo pai às 22 semans e 4 dias
21/08/2008 - Ecografia Morfológica - É um menino

DPP - 09-12-2008

Madrinha - Carochinha81

12 semanas; 20 semanas

mariajoaom
Inserida em: Tuesday, June 24, 2008 12:27:15 PM

Membro desde: 5/10/2008
Pessoalmente... acho que se deve sempre explicar tudo mas adequado à idade. Discordo a 100% da atitude ignorante da tua cunhada: o que ela fez foi errado em todos os aspectos. E não só para a tua filha como para a dela também.
ade
Inserida em: Tuesday, June 24, 2008 12:42:36 PM

É exactamente isso que penso, a minha cunhada "aterrorizou" a miúda sem necessidade. Acho bem ela repreender, mas não assustá-la. Tudo bem que ninguém estava á espera de tal coisa, mas por favor...

Já várias vezes tinha pensado, e quando chegar a altura de explicar sobre sexo, nunca pensei que fosse tão cedo!

Vou ter de procurar ajuda.
mariajoaom
Inserida em: Tuesday, June 24, 2008 1:00:24 PM

Membro desde: 5/10/2008
[ade wrote:]
É exactamente isso que penso, a minha cunhada "aterrorizou" a miúda sem necessidade. Acho bem ela repreender, mas não assustá-la. Tudo bem que ninguém estava á espera de tal coisa, mas por favor...

Já várias vezes tinha pensado, e quando chegar a altura de explicar sobre sexo, nunca pensei que fosse tão cedo!

Vou ter de procurar ajuda.

Exactamente! Para já ela é que estava presente e agora passa-te a batata quente é para ti, que nem sequer estavas lá. Tenta desdramatizar o assunto perante a tua filha. Eu sempre fui explicando ao meu piolho à medida que ele me foi perguntando. Por volta dos 4 anos expliquei finalmente que depois quando o bebé já estava pronto para viver fora da barriga saía cá para fora. Claro que ele perguntou logo "POR ONDE?" E eu lá lhe expliquei que era pelo pipi. Ao que ele responde: "Mas como é que o bebé sai pelo pipi, se o pipi é só um risquinho?"Sick Bem visto, sim senhora! Lá lhe poupei a dilatação (achei que para isso ainda era muito cedo) e disse que era num golpe de magia (que acaba por ser... ). Agora, quando fiquei grávida surgiram outras questões na cabecinha pensadora do meu filhote. Então vem ele com a pergunta: "Então se os bebés estão dentro da tua barriga, quando tu comes a comida cai em cima da cabeça deles?". Eheh! Isto só para te mostrar que se fores coerente e se explicares sempre tudo o que ela quiser saber, é tudo muito mais fácil. Para ti e para ela. Boa sorte!
Margarida&Guigo
Inserida em: Tuesday, June 24, 2008 4:30:46 PM

Membro desde: 8/24/2007
Olá ade,
Estou chocada! A tua cunhada se continuar assim vai ter problemas com a filha...
Não sei se te posso ajudar porque o meu ainda nem fala, quanto mais perguntas sobre bebés... mas o mais importante é dar-lhe a entender que é tudo normal e natural... Como já foi dito deve-se explicar de forma simples e coerente, neste caso eu explicaria que o que ela fez não tem mal, mas que são coisas de adulto e que ela terá tempo para as fazer mais tarde...
Não sei se ajudei, mas boa sorte porque as perguntas vão surgir...

Margarida & Rodrigo

Keep your eyes on the prize!!!

ade
Inserida em: Wednesday, June 25, 2008 5:49:35 PM

Pois é queridas forenses, até eu tou chocada até hoje com o que a minha cunhada fez. A miúda veio mesmo "traumatisada".
Mas estive a falar com a minha filha e ela disse-me que a prima ´(tem 5 anos) disse a ela para irem fazer sexy para o sotão, ou seja também não é tão inocente assim.
Mas quando eu estava grávida dei-lhe uma pequena explicação, de que o pai dava muitos beijinhos na barriga da mãe por isso fiquei grávida e quando eu tive a bébé ela perguntou-me por onde saía, e eu disse-lhe pelo pipi, ela perguntou como eu disse: fiz força e o médico deu um golpesinho e ajudou. Ela ficou esclarecida.
Para ela fazer sexy ou eu namorar com o pai é: abraçarmos e beijarmos muito. Acho que não está mal para 7 anos.

Vamos ver o que isto vai dar.

Obrigado a todas pelas mensagens de apoio.

Beijos
Sarissa
Inserida em: Wednesday, June 25, 2008 11:20:36 PM

Membro desde: 3/11/2008
A tua cunhada é mãe....mas como?????
Dois anos de diferença e faz isso à tua criança? Que anormal.
Toda a gente sabe que agora é tudo muito precoce...eu não sabia com sete, mas porque nao tinha tvcabo, nem nada disso...mas ja desconfiava.
Olha, conheço duas irmas, que tem filhos com idades parecidas, tem os dois mais ou menos seis anos. O ano passado apanharam os primos no banho nús a fazer o amor. Ainda por cima isto aconteceu na aldeia dos meus avós...imagina o escândalo. A verdade é que é normal, os miúdos tem necessidade de se descobrir. Fala com ela e explica que nao fez nada de mal, simplesmente o que ela fez faz-se por amor, e usa palavras adultas, ela vai gostar. Não a infatilizes.

Sou psicóloga, e parece me mais grave a reacção da parva da tua cunhada(sim, porque a tua menina não sei vai esquecer) do que a situação em si.
Não te preocupes, é normal. Não foste a primeira mãe a passar por isso, nem a ultima. Bj
APPM
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 12:40:47 AM

Membro desde: 5/23/2007
Oi, mamã!

A minha irmã trabalha numa escola e os miúdos (com idades entre os 4/5) lá também já fizeram isso, puseram-se um em cima do outro (neste caso era rapaz e rapariga) e diziam que estavam a fazer sexy (tal e qual), é claro que não era a minha irmã que ia explicar aos miúdos o que é sexo porque ela é apenas auxiliar de educação, mas o que ela fez e a tua cunhada também deveria ter feito foi dizer para pararem e irem brincar a outra coisa! E nem deu muita importância ao assunto! Pois ao dar-se muita importância, eles podem ficar mesmo magoados ou podem tentar saber mais sobre o assunto!

Eu quando era miúda, devia ter os meus 10 anitos (e na altura não era tão precoce como as crianças são agora), fui dormir a casa da minha avó e calhou nesse dia o meu primo ir também e nós desde pequenos costumávamos dormir juntos sem maldade nenhuma pois éramos quase como irmãos... Quando a minha avó começa a preparar as coisas para dormirmos dissemos que podíamos dormir na mesma cama (com a nossa inocência) e a minha avó fez um escândalo a dizer que não podia ser, que eu já era uma menina grande e que era impensável dormir com o meu primo, eu também liguei para a minha mãe a chorar desalmadamente para ela me ir buscar porque a minha avó me fez sentir mesmo muito mal... Mas a minha avó era velhota, com aquelas ideias de antigamente... agora a tua cunhada já não deve ser tão velha e deveria ter reagido melhor! Tenta mostrar à tua filha que a tia exagerou, e se calhar é altura de lhe explicares o que é SEXY, já referi aqui noutro tópico que há livros mesmo para os 5 anos que explicam assuntos complicados! Aqui fica mais informação:

Tchim e o nascimento...PIM!

Jocas e boa sorte!

Apaixonadíssima por ti, meu lindão!!! Me & my Baby - O nosso espaço!!!

Afilhada: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10

Afilhada: xanasoffia DPP - 15/10/2008 É um MARTIM!!!

Afilhada: Vonny DPP - 01/12/2008 É uma LAURA!!!

Afilhada: Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
joanarosa
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 9:48:54 AM

Membro desde: 6/13/2006
Olá,

A atitude da tua cunhada é de facto irrepreensível e é de uma pessoa com mente retrógada.

O que as meninas fizeram é o mais natural do mundo, é a descoberta do corpo e do sexo. Acho que se deve falar abertamente com as crianças, a seu tempo, sobre o tema sexo ou amor, como preferires descrever. Lembro-me que quando era miúda eu e as minhas primas explorávamos os corpos umas das outras mas sem qualquer sentido de maldade. Faz parte do crescimento humano.
O meu filho que vai fazer 5 anos, já teve uma atitudes muitos "à frente". Uma vez tirou os calções para baixo e encostou-se à fiha da minha vizinha que tem 12 anos, que estava de costas, como se fosse o acto sexual. Foi puro instinto. Claro k a minha reacção 1º foi chamar-lhe a atenção que não o devia fazer e a 2ª reacção foi desatar-me a rir de costas para ele não perceber. A miúda nem se apercebeu de nada...

De facto o que vai deixar trauma foi a atitude dessa senhora para com a tua menina, e mesmo para a priminha dela. Tenta apaziguar a tua filhota dizendo que o que fez não foi nada de mal, mas que deve evitar e que pode falar contigo sobre essas coisas. Hoje em dia já há livros para crianças que explicam, sob a visão delas, o que é o sexo, se puderes compra pois vai ser uma boa ajuda, e podes aproveitar e oferecer um à tua cunhada Wink

Joana Rosa

ade
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 10:35:58 AM

Muito obrigado pelas vossas respostas, pois até hoje ainda tou danadaangry com a minha cunhada. Acho que ela deveria de frequentar este forum, sempre aprendia algumas coisas.
Por incrivel que pareça ela é bastante nova (e burra, por passagem), ela tem 21 anos, só que foi mãe com 16 anos! Devia de estar com medo que a filha um dia fosse fazer o mesmo que ela. Aí que raiva!!!!! Gentinha burra.

O que eu fiz foi ter uma conversa com a minha filha, ela coitadinha já me dizia: "já sei que vou ficar as férias de verão todas de castigo, não é mamã?", eu disse-lhe que não, que aquilo não foi assim tão grave, mas quem namora assim são os crescidos, e que não a ia por de castigos, simplesmente não ia voltar para a casa da tia (que não é dela, mas dos meus sogros), porque eu não gostei da maneira como procedeu com ela.

Mas acho que chegou a altura de aos poucos ir falando um pouco sobre isso, e o melhor até poderá ser comprar uns livros, tal como sugeriram, até porque ela gosta muito de ler.

Mais uma vez, muito obrigado.
carolbruntoma(alice)
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 3:52:36 PM

Membro desde: 5/25/2007
Olá,

Eu tenho dois filhos de 8 anos e uma menina de 5 anos.

A atitude da tua cunhada foi muito estupida. Parece que as crianças cometeram um crime!!

As meninas estão em idade de descoberta, noto na minha filha que tem 5 anos alguma curiosidade em relação ao sexo (para ela também é sexySmile )

Existem no mercado livros que explicam o sexo de forma simples para essa idade.

Eu sempre expliquei tudo de forma simples, nunca fugi ás questões.

Quando ela te questionar, não escondas, responde de forma simples.

Quanto à tua cunhada, desculpa, mas é mesmo parva de todo!

Um beijo
Alice

Alice, Bruno, Tomás e Carolina

cvferreira
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 7:00:55 PM

Membro desde: 8/28/2007
Pois!!!´Eu só digo uma coisa! Se a tua cunhada continuar a ter essas reacções, principalmente com a filha dela.... acho que vai ser avó aos 30 assim como foi mãe aos 15. Very HappyVery HappyVery Happy

Que estupidez!!! Quanto mais se enconde esse tipo de coisas das crianças, mais curiosidade elas têm e mais cedo de lançam á experiência!!!

Tenho um episódio engraçado com historias de sexo e reprodução, que toda a minha familia conta e ri-se a bandeiras despregadas.

Tinho 4 anos de difrença do meu primo, e ele com cerca de 4 anos e eu com 9, nas nossas brincadeiras referiu que os bebés saiam pelo umbigo das barriga das mães... eu armada em mana mais velha, dei-lhe uma aula de educação sexual com todos os pormenores que sabia... fui busacar os livros com que os meus pais me tinham explicado o assunto e dei-lhe uma aula completissima... desde o namoro, a sexo, à concepção, evolução da gravides e nascimento e a aula deve ter sido bem dada, porque ele chegou aos pais e deu-lhes a aula a eles... com todos os pormenores... segunda consta ficaranm de boca aberta!!! Very Happy

Beijinhos

24.01.2008: Aborto retido de 7 semanas detectado ás 10 semanas
2 ciclos - 35, 34 dias

UPM - 31.03.2008... Very Happy Início dos treinos Very Happy
Dia do teste: 03.05.2008... 2 POSITIVOS
07.05.2008: 1ª Consulta com GO, análises e tudo OK
15.05.2008: 1ª Eco... Tudo OK, ainda não se vê coração a bater... muito cedo
26.05.2008: 2ª Eco... 15mm com o coração a bater
10.06.2008: Perda de sangue... visita ao hospital... 3ª Eco... Está tudo bem... 30mm de gente com coraçãozinho a bater... pequeno descolamento do trofoblasto
Repouso até à eco das 12 semanas no dia 26.06.2008
17.06.2008: Nova perda de sangue... 4ª Eco... Está tudo bem... repouso, muito repouso
26.06.2008: Eco das 12 semanas... 5,98mm de gente, 169p/min... está tudo bem Very Happy
02.07.2008: 2ª consulta com GO, coraçãozinho a bater... continuo de repouso... perdi 2,5Kg... rastreio 1º trim. negativo Very Happy
13.08.2008: 3ª consulta com GO, coraçãozinho a bater... +2Kg
05.09.2008: Eco das 22 semanas... É um MENINO... 543gr, 159p/min... está tudo bem Very Happy
Próxima consulta dia 10.09.2008
Próxima eco dia 19.09.2008 para ver o perfil e as mãozinhas que ele não deixou ver
DPP:05.01.2009

As fotos da barriguita:
14 semanas 16 semanas

madrinha: monicaamaro
veronicavri
Inserida em: Friday, June 27, 2008 11:27:31 AM

Membro desde: 10/31/2006
A tua Cunhada deve ser doida varrida, assustar a criança assim!!!!

Eu tb ja tive uns episodois engraçados com o meu filho, ha uns 4 anos tava ele com 4 anos, tb o apanhamos em cenas dignas de um filme com a sobrinha da minha prima 2 anos mais velha q ele, com direito a pilinha firme e tudo!!!! Curiosamente o meu filho tb lhe chamava sexy, e ainda chama Smile Smile
Estes comportmentos sao proprios desta faixa etaria, eles começam a ter curiosidade com o corpo deles e com o dos outros, e nao me venham dizere q é da TV, eu qd era miuda tb tive umas aventuras destas com o meu primo q era da minha idade, mas na altura chamava-mos brincar aos medicos, heheheheheheh.

O meu filho agora com 8 anos ja sabe mta coisa, sp q pergunta algo eu resp+ondo sem tabus, apenas numa linguagem q ele entenda. Ja sabe cm se fazem os bebes, o q é o periodo menstrual, para q serve e o q é um preservativo.

BEIJINHOS,

VERÓNICA.

http://pipocasecoquinho.blogspot.com/

www.pipocasecoquinho-artesanato.blogspot.com

www.flickr.com/photos/pipocasecoquinho

ade
Inserida em: Friday, June 27, 2008 11:32:42 AM

Pois é, acho que se a estúpida da minha cunhada não tivesse feito tanto alarido, a miúda nem se tinha apercebido e agora aquilo é assunto tabu para ela, pois ontem ela queria ir para casa de uma prima minha e o meu marido disse logo:"mas ela não estava de castigo" e eu disse: "não porque haveria de estar, ela não violou a prima! Se tu e a tua familia não fosse tão burra a miúda não estava assim, se pensassem em ler algo mais sobre pediatria e sexo falado ás crianças, viriam que isto foi algo normal, eu já lhe disse que aquilo não é para se repetir com nenhum menino, mas que também não fez nada assim tão grave" ele calou-se a minha irmã que não sabia de nada veio perguntar o que se tinha passado e ela foi logo fechar-se no quarto a chorar. Como podem ver a miúda ficou um pouco "traumatisada" com tudo isto, mas eu fui lá e mais uma vez tive uma conversa com ela e depois lá se animou e foi para a casa da minha prima.

Enfim...... ainda vou ter pano para mangas.
eva'smom
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 3:03:55 PM

Membro desde: 4/8/2008
Realmente aos 21 anos ter uma atitude dessas perante uma expressão normal e natural da sexualidade faz-me cá confusão... se fosse a minha avó eu até entendia, agora assim...
Com a idade da tua filha a exploração do corpo e das "brincadeiras" que vêm na TV é perfeitamente natural...
Explica à tua filha que o "sexy" é natural e normal mas entre adultos... não queremos traumatizar a criança! Fala abertamente com ela pois uma cena destas pode ser bastante marcante.

Bj

ade
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 11:25:32 AM

Foi exactamente isso que fiz, disse-lhe que o que ela fez não foi nada de mais, mas que isso era para pessoas crescidas e ponto final.

Acabou-se esta conversa, pois ela sempre que notava alguém a tocar no assunto ficava incomodada e ia embora para o quarto.

Por isso acabou-se e já se falou tudo o que havia para falar.

Acho que com o tempo vai lá, de qualquer maneira estou a pensar comprar um livro adequado a este tema para ela ler e tirar todas as dúvidas.

Beijos a todas e obrigado
eva'smom
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 11:42:14 AM

Membro desde: 4/8/2008
procura no site www.apf.pt . eles têm muito material sobre sexualidade.
Beijos

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum