Isto é mais um desabafo do que um ataque à minha sogrinha, até pq bem vistas as coisas eu não tenho sogra... para isso deveria ser casada! eheheh. Na realidade nada tenho a apontar à senhora e confesso que até tem dado grande ajuda. Até há bem pouco tempo vinha cá 2 ou 3x por semana passar roupa a ferro e cozinhar... e jamais foi indelicada ou incorrecta para comigo, mas de vez em quando sai-se com cada uma... obviamente que se fosse a minha mãe, eu responderia à letra, mas neste caso prefiro deixar passar e comentar depois com o meu namorado. Como achei que o último comentário foi de todo despropositado e para não explodir, resolvi massacrar-vos a paciência com este desabafo cáustico
Cá vão algumas cenas...
* Durante a gravidez era um sem fim de preocupações comigo... depois da desova passei a ser transparente!
* A primeira vez que pegou na Dani ao colo, ainda na maternidade, começou a abaná-la (tipo sacudir a menina para cima e para baixo). Como a menina começou a chorar, eu aproveitei a oportunidade para lha tirar do colo com o pretexto de lhe ir dar mama (e efectivamente dei). O meu namorado disse-lhe mais tarde para não a abanar quando lhe pegasse ao colo, que a menina não era nenhum saco de batatas. Há pouco tempo dei-lha para o colo e avisei logo para não a abanar (caso se tivesse esquecido dos avisos anterores). Perguntou logo pq. Lá lhe expliquei o motivo clinico... mas que eu saiba não precisava de haver nenhum motivo em especial, além do facto de eu ser a mãe e por isso ter o direito de decidir como quero ou deixo de querer que peguem na minha filha ao colo. e ponto final!!
* Ficou "chocada" (e quase desconfiando da veracidade do que lhe tinha dito) quando me perguntou se eu dava água à menina e eu respondi que não, que o meu leite era suficiente tb para saciar a sede.
* Por causa dos mamilos gretados, andei durante um tempo a tirar leite com a bomba manual da mama que estava pior, para dar à minha filha no biberon. Sinceramente nunca consegui tirar mais do que 20 ou 30 ml. Um dia, estava ela na cozinha e eu fui lá para guardar o leite que tinha tirado no frigorifico. Comentário: "Ah, tirou tão poucochinho", num tom que mais parecia querer dizer "é só isso que tem?? a menina deve andar a passar fome"... mas la deve ter percebido que se a menina tinha os aumentos de peso esperados e nalgumas semanas ainda mais, deveria ser pq o meu leite era suficiente. (um dia destes ainda lhe explico que jamais em tempo algum se devem fazer comentários depreciativos sobre a qualidade ou quantidade do leite de uma mulher que amamenta... já bem bastam por vezes as nossas próprias inseguranças nesse aspecto).
* Quando a menina chora, pergunta o que é que ela tem... eu sei lá o que é que ela tem!!! Ainda só agora vai fazer 3 mees, logo ainda não fala e para eu saber o que ela tem só mesmo indo por tentativas, como qq outra mãe (pq nem sempre sabemos logo à primeira o motivo do choro).
* Grande parte das vezes em que veio cá fazer o almoço, a menina acordava com fome (umas vezes a meio do almoço, outras ainda mal me tinha sentado para comer). Comentário: "bolas, nunca a deixa comer!" . Resposta da minha parte: "a menina agora está primeiro. A minha fome pode esperar, a dela não"... e isto disse logo na 1ª vez que ela fez tal comentário... acham que evitou que o comentário (ou outros do mm género) fosse repetido cada vez q esta situção acontecia? Obviamente que não!
* Como o meu namorado começou a trabaçhar por conta própria desde que a menina nasceu, está sempre a perguntar-lhe se vai tendo trabalho (apesar de eu achar que ela não tem nada a ver com isso, mostra alguma preocupação, logo tolero) e põe-se a fazer contas ao que gastamos, sempre que lhe é dito q gastamos x ou y em determinada coisa (aqui é que ja não tem nada que andar a fazer contas à vida do que os outros gastam... a não ser que estivesse a pensar em pagar a despesa, que obviamente não é o caso). Bolas, os meus pais nunca fizeram contas ao que gastam com a neta (e 80% do que a menina tem foi pago pelos meus pais... se é para serem os meus pais a ajudar maioritariamente, escuso de estar tao longe deles, nao acham?)!!
Bem, já chega de desabafos, senão até eu começo a pensar que tenho algo contra a senhora quando isso não é de todo verdade. eheheh. Vou concluir este post q já vai basante extenso com a situação que o motivou:
* Apesar de estar a morar no Algarve, na realidade não sou de cá, nem de cá perto. Sou de Coimbra e só vim para cá no 2º trimestre de gravidez e foi pq o meu namorado insistiu bastante, pq eu n queria.
No último trimestre de gravidez deixei de fazer viagens para a minha terra pq já se estava a tornar bastante cansativo para mim e depois de a Dani nascer só lá fomos a penúltima semana de Maio (para aproveitar a "ponte" do feriado). Como já não ia à minha terra há quase 5 meses, decidi que ficaria la duas ou três semanas com a menina e depois regressaria. Acabei por regressar logo no final do fim-de-semana pq o meu namorado prometeu que voltavamos 15 dias depois (este fim-de-semana, para aproveitar a "ponte" do próximo feriado). Estávamos ontem a almoçar em casa dos pais dele, quando ele comenta que 6ª feira ia pra cima. Comentário da mãe dele: "outra vez?!?!?". Felizmente o meu namorado respondeu logo: "onde é que está o problema? não tens nada aver com isso"... senão tinha-me saltado a tampa logo ali!! Ou por acaso a minha familia é menos importante? Eles estão perto da neta e podem vê-la sempre que querem. Se alguém da minha familia quiser ver a menina, está a 500 km de distância!! E depois de ter ficado meses sem lá ir ainda tenho de ouvir "outra vez?!?!?!".
Um dia destes lembro-me e instituo a seguinte regra: se os meus pais, irmã e avó virem a menina poucas vezes, corto nas vezes que os avós aqui de baixo a vão ver, para ser igual para todos. É justo! Obviamente não estou a pensar fazê-lo, mas se o fizesse queria ver se voltava a ouvir o simpático e agradável "outra vez?!?!?!".
Bem, isto já vai com tamanho de tese de mestrado. eheheh
Jinhos para as resistentes que tiverem tido a paciência de ler tudo