|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 1/9/2006 Mensagens: 5,051 Localização: Arredores de Lisboa
|
O que deve saber e fazer, quando o seu filho tem… FEBRE A febre é habitualmente a resposta do organismo a uma situação infecciosa benigna, de curta duração. Durante os primeiros anos de vida as crianças têm várias vezes febre sem que isso deva ser motivo de preocupação. Tanto infecções virais (viroses) como bacterianas podem originar febre. Deve medir a temperatura com um termómetro. Pode medir a temperatura no canal auditivo, na axila (crianças crescidas) ou no recto (bebés). Uma criança tem febre quando tem uma temperatura superior a 38º C. Para tentar que a temperatura decresça: Não agasalhe a criança, mantenha-a fresca, com roupas leves; Dê-lhe um banho de imersão morno; Reforce a ingestão de líquidos; Dê-lhe um medicamento para baixar a febre. Se a criança ficar prostrada, aparecerem manchas na pele, tiver dificuldade em respirar, ou vomitar repetidamente pode a situação ter-se agravado, devendo a criança ser observada com urgência. Se a febre não ceder ao fim de 3 dias deve voltar a ser observada pelo médico assistente.
Susana e Afonso Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados - http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&t=233168Bebés a fazer profilaxia contra infecções urinárias - - http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&t=231792
|
|
|
|
[]
|
|
Membro desde: 4/12/2007 Mensagens: 112
|
Olá a todas! Concordo com tudo, excepto com o banho morno. Fiz isso com a minha bebé e ela reagiu muito mal (hipotremia), nunca mais, febre e banho... é só para alertar as mamãs. Bjs
|
|
Membro desde: 10/3/2005 Mensagens: 637
|
Olá, Susana, obrigada pela excelente ideia. Concordo com a Marta, e aproveito para deixar a informação que tenho (da linha saúde 24 e da pediatra das minhas filhas): o banho morno actualmente já não é aconselhado, pq mt facilmente provoca hipotermia - a temperatura baixa muito rapidamente. O que se deve fazer é primeiro ir tirando a roupa num ambiente de temperatura amena e se mesmo assim a febre não baixar, ir molhando a testa, axilas e virilhas com um paninho molhado em água morna.
Felicidades, Rita, Margarida e Joana Receitas e outras aventuras de vida doméstica
|
|
Membro desde: 9/21/2006 Mensagens: 84 Localização: Montijo
|
Olá Susana! Obrigada pela tua iniciativa de esclareceres as mamãs que têm sempre dúvidas sobre como agir em determinadas situações, como é o meu caso Beijinhos Carla
|
|
Membro desde: 10/22/2003 Mensagens: 168
|
Olá a todas,
Relativamente ao banho, a 1ª vez que o Daniel teve convulsões, sem eu saber o que era e o que fazer, a única coisa que nos ocorreu foi pôr no banho depressa para reanimar pois estava inconsciente e assim que o pusemos na água reanimou logo a chorar e conseguimos baixar a febre altíssima que tinha.... Acho que cada caso é um caso...
Vanessa e Daniel
|
|
Membro desde: 1/9/2006 Mensagens: 5,051 Localização: Arredores de Lisboa
|
Olá, As informações que pus aqui são de um folheto do Hospital Amadora Sintra do ano de 2005. Como estou a transcrever informação de um folheto, não quis alterar a informação que dele consta, uma vez que não sou a autora. Optei então, por manter a informação que consta do folheto, sem fazer alterações. Nos últimos meses, tenho ouvido que agora já não se dá banho para baixar a febre nalguns hospitais. Em alternativa, já ouvi diversas técinas: enrola-los em toalhas molhadas; molhar a cabeça com compressas, etc... Por isso, quando tiverem informação que seja diferente ou que complemente o que transcrevi, deixei aqui. É importante termos o máximo de informação. E eu agradeço o vosso contributo.
Susana e Afonso Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados - http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&t=233168Bebés a fazer profilaxia contra infecções urinárias - - http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&t=231792
|
|
Membro desde: 8/7/2002 Mensagens: 858
|
Olá,
Eu habitualmente utilizo as toalhas molhadas e costuma resultar. O banho às vezes é um grande choque e se a febre estiver muito alta pode fazer pior. Quanto aos restantes sintomas, eu já tive com a minha filha mais velha uma situação muito grave e ela para além das febres altas, ficou com o corpo com manchas, e muito prostrada, nestes casos, o melhor é a criança ser vista por um médico imediatamente.
Bjokas Júlia
|
|
Membro desde: 8/8/2007 Mensagens: 304 Localização: Massamá
|
Olá o que a pediatra do meu filho me aconselhou (e ela tb é pediatra no Amadora - Sintra) foi: Tem febre se tiver temperaturas >ou = 37,5 na axila > ou = 38 rabinho ou na testa O que fazer: 1º Despir rapidamente 2º Ben-u-ron 6 em 6 horas Ben-u-ron 8 em 8 horas 3º Banho morno Mas felizmente ainda n foi preciso Sónia e Rodrigo 3 meses + 11 dias
">http://lilypie.com]  [/url]
|
|
Membro desde: 1/4/2008 Mensagens: 861 Localização: Nas nuvens
|
O banho morno deve dar-se sim,mas não é de qualquer maneira! O principal erro é a criança está com 40 e toca a mete-lo na banheira, o que é uma asneira!Deve dar-se o antipirético e quando a temperatura já estiver a baixar (39,5 ou 39) é que se deve dar o banho, pois pode causar choque térmico e a criança não reagir bem ou fazer mesmo hipotermia! Outro factor a ter em conta é a temperatura da água! Esta deve ser um grau acima da temperatura corporal, ou seja, se a criança está com 39, o banho deve estar a 40. E não, não queima!
|
|
Ranking: Member
Membro desde: 1/4/2008 Mensagens: 18 Localização: sta marta pinhal
|
[MartaeMadalena wrote:]Olá a todas!
Concordo com tudo, excepto com o banho morno. Fiz isso com a minha bebé e ela reagiu muito mal (hipotremia), nunca mais, febre e banho... é só para alertar as mamãs.
Bjs Atenção aos banhos quando os bebes têm febre. A mim aconselharam-me no Hospital a não dar banho devido ao choque termico que pode ocorrer no corpinho da criança, mas sim arrefecer com panos à temperatura normal, (muitos bebes reagem mal aos panos humidos no corpo .... quem não reagiria????!!!) debaixo das axilas e nas virilhas, e vestir-lhe roupas mais frescas , tornar o ambiente mais fresco, para ir naturalmente baixando a temperatura, não descurando o antipiretico.
|
|
Ranking: Newbie
Membro desde: 3/23/2008 Mensagens: 1 Localização: lisboa
|
ola bom dia, gostaria de uma ajudinha se possivel, o meu filhote tem 22 meses, está com gripe e febre, não é que o malandro não aceita tomar xarope nem supositório?a minha dúvida é saber se deitasse o xarope dentro do biberon com leite faria efeito?obrigada pela atenção
|
|
Membro desde: 3/19/2007 Mensagens: 179 Localização: montijo
|
oLÁ! Não sei responder ao certo, mas penso que sim...mas é melhor ler na bula do xarope. É pena não aceitar o supositório, é mais rápido o efeito e com menos efeitos secundários! Boas melhoras e um bom domingo de Páscoa!
|
|
Ranking: Newbie
Membro desde: 3/30/2008 Mensagens: 1
|
Olá! O meu filhote tem um aninho e, felizmente, os episódios de febre foram sempre muito ligeiros. Tenho, no entanto, uma dúvida. Ele está constipado e teve alguma febre, mas, agora, não consigo perceber se tem ou não. Meço a temperatura via rectal através de um termómetro da Chicco. Acontece que se insiro apenas a ponta metalizada (cerca de 1 cm), tem 36,8º, se insiro mais (cerca de 2 cm), tem 37,4º.. Bem sei que só é preocupante acima dos 38º. De qualquer forma, uma temperatura baixinha tb pode ser sintomático de alguma coisa não estar bem. Não consigo perceber qual é a temperatura certa.. Têm alguma experiência quanto a este assunto?
Muito obrigada, Sofia Rocha-Santos
|
|
Membro desde: 4/26/2007 Mensagens: 408
|
[Sofia Rocha-Santos wrote:]Olá! O meu filhote tem um aninho e, felizmente, os episódios de febre foram sempre muito ligeiros. Tenho, no entanto, uma dúvida. Ele está constipado e teve alguma febre, mas, agora, não consigo perceber se tem ou não. Meço a temperatura via rectal através de um termómetro da Chicco. Acontece que se insiro apenas a ponta metalizada (cerca de 1 cm), tem 36,8º, se insiro mais (cerca de 2 cm), tem 37,4º.. Bem sei que só é preocupante acima dos 38º. De qualquer forma, uma temperatura baixinha tb pode ser sintomático de alguma coisa não estar bem. Não consigo perceber qual é a temperatura certa.. Têm alguma experiência quanto a este assunto?
Muito obrigada, Sofia Rocha-Santos Sofia a temperatura baixa é a temperatura normal do teu bebé, todos nós temos a nossa temperatura corporal e claro que ela pode variar, assim sendo, só é considerado sintomático de alguma coisa não estar bem acima dos 38º, porque ái já não é uma temperatura normal, mas sim uma temperatura elevada é o estado febril. A temperatura normal do corpo vai dos 36º até aos 37,9º, normalmente a partir dos 38º ou 38,4º é que é considerado febre.
|
|
Membro desde: 3/28/2008 Mensagens: 172 Localização: Alverca
|
A uns meses atras o Renato teve febre, nem c benuron, nem c banho, nem despido, nem toalhas,nem mm as indicaçoes do saude 24h(pois eram exactamente o q eu andava a fazer) o faziam abaixar a febre. teve a noite e o dia td a base de benurons e brufen indicado pela pediatra. o brufen para os miudos ainda lhe fez subir mais ainda a temperatura. ate q eu tive q ligar p o meu marido(q por nossa sorte trabalha a dois passos de casa) p irmos a correr p o hospital. pk o Renato ja estava a passar dos 40 graus. so de lembrar da nossa afliçao p k ele n fexasse os olhos, sinto o frio a bater na espinha. e qnd ele tem febre ja entramos os dois de alerta. o mais estranho e q ele tem febres altas do nada. o meu irmao era igual ainda hj de madrugada ele ja estava c 38 de febre e eu ja fikei tipo cao de guarda. mas de manha ja tava baixa. mas avisei logo a ama, se ele tivesse uma pontinha de febre p avisar k eu ia logo busca-lo. o saude 24 hs sao mto prestaveis. smp q haja algum problema ligo logo p eles, pois eles proprios mandam um fax p o hospital sobre o q se passou.
    Bejos a tds Alessandra
|
|
Membro desde: 4/6/2008 Mensagens: 1,083
|
[MartaeMadalena wrote:]Olá a todas!
Concordo com tudo, excepto com o banho morno. Fiz isso com a minha bebé e ela reagiu muito mal (hipotremia), nunca mais, febre e banho... é só para alertar as mamãs.
Bjs pois eu tb passei por isso, ou seja o Gonçalo fez febre devido a uma amigdalite e depois de 3 x a ir ao hospital pois a febre ficava cada vez mais alta e com um intervalo de tempo menor, nao havia maneira de receitarem o antibiótico, lá receitaram e deram-me esse conselho, se nao baixar banho de água tépida. Pois ao fim de dois dias a febre continuava altissima, tinha dado o ben-u-ron fazia uma hora e resolvi dar-lhe o dito banho. Resultado a febre subiu para os 39º. Foi quando resolvi ligar para o doi-doi trim-trim (saude24) e me explicaram o que aconteceu. Então é assim, o banho deve dar-se mas só depois da febre atingir o pico, porque senão tem o efeito contrário, como o corpo tem frio aquece ainda mais para o combater. Sendo assim deve dar-se o ben-u-ron, que por vezes pode levar cerca de 2h a fazer efeito, pela mesma razão, se qd damos o ben-u-ron a febre ainda estiver a subir ela vai continuar a subir e só depois de atingir o pico ela desce. Beijinhos e boa saude
        A tomar ácido fólico desde 15 de Abril de 2008. Início dos treinos a 19 de Maio de 2008 (dia em que fiz 35 anos) Afilhadas: Dacar; Sluz29; Pati2002 e Sonya_Carmo Madrinhas : Xanah e FilB
|
|
|
Guest |