Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Para quem dá FERRO em gotas aos babys! [Options] · [View]
angelabb
Inserida em: Saturday, July 05, 2008 4:51:18 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 5/30/2007
[BABS wrote:]
Olá...

O Dr. Carlos Gonzalez sugere a introdução dos sólidos no bebe como uma integração do bebe à alimentação da familia... e salvo algumas pessoas (eu por exemplo) não comemos papas como alimentação (eu por exemplo como... mesmo só porque sou gulosa e reconheço que não é uma boa alimentação)...
Então ele sugere que o prórpio bebe, aos poucos mostre interesse por retirar do prato uns bagos de arroz... umas ervilhas... etc...
A sopa é sempre uma solução possível... desde que seja de legumes cozidos a vapor e depois feitos em puré (de outra forma é água que damos aos bebes!!!)... mas para quem tem dúvidas em relação a isso aconselho a comprarem o livro "mi niño no me come" dele.. eu ainda estou À espera que ele chegue... como o Rodrigo só vai introduzir os alimentos sólidos no final deste mês.. tenho tempo!

Desculpa Sexy mammy... este tópico tinha uma in formação util (a tal questão das nódoas) e acabmos por falar noutras coisas... lolol... não menos importantes, claro...

Bjinhos grandes
BABS

Olá,

Babs, desculpa, mas não sou da opinião que as papas sejam apenas "enfarta-brutos". Ainda há pouco tempo a Drª Solange Burri disse que as papas são cereais e, como tal, essenciais a uma boa alimentação.

Também não concordo com o dizeres que a sopa feita sem ser a vapor seja como "água". É lógico que a vapor retem mais as vitaminas, mas nem tanto ao mar, nem tanto à terra!

de resto, concordo com tudo o que dizes!Smile

joca

SilviaRR
Inserida em: Sunday, July 06, 2008 4:32:59 AM

Membro desde: 1/10/2007
Olá a todas!

Desculpem estar-me a intrometer no tópico... mas deu para perceber que existem por aqui algumas mamãs muito entendidas no assunto da alimentação! Smile

Se alguma me puder esclarecer... agradeço!

O meu bébé está quase exclusivamente a mama... já tentei de tudo e continuo a tentar e ele continua a recusar a comidinha que preparo para ele... só quer maminha! Apesar disso ele continua a aparentar ser um bébé saudável, está com optimo peso e com imensa energia! Na consulta aos 8 meses, o pediatra disse para continuar a insistir em introduzir-lhe a sopinha e fruta, que para já não valeria a pena tentar dar-lhe suplementos... agora a próxima consulta é só no fim do mês. Até que idade poderá um bébé crescer saudável só com o leitinho da mamã? Tenho pesquisado sobre o assunto, mas não encontro nada que me responda a esta questão... mas do que tenho lido, parece-me que quando os nutrientes lhe faltarem ele vai sentir necessidade de os ir buscar aos alimentos e nessa altura vai aceitar a comidinha que lhe ofereço... será que é assim? Eu li algures que alguns bébés amamentados só aceitam a introdução dos sólidos entre os 8 a 10 meses e na altura fiquei mais descansada, mas ele está quase com 10 meses...

Se alguém me puder dar uma ajudinha nestas duvidas fico muito agradecida! Smile

Beijinhos, Silvia

BABS
Inserida em: Sunday, July 06, 2008 8:16:25 AM

Membro desde: 7/2/2007
Olá...

Bem... em primeiro lugar... Não sou eu que digo que a Sopa é água... é o Dr. Carlos Gonzalez... mas não discordo muito dele... depende também muito da quantidade de água que se põe... Smile
E as papas não deixam de ser importantes mas não na introdução imediata dos sólidos...
A amamentação exclusiza ETERNA seria excelente se o nosso leitinho tivesse ferro e zinco... mas não tem... por isso durante os primeiros 6 meses não há qualquer problema com o ferro porque há as tais reservas...
A partir daí depende muito do bebe, se ainda tem ou não reservas de ferro...
O filho do Carlos Gonzalez mamou em exclusivo até aos 9 meses... e não houve qualquer problema... todas sabemos que o leite materno continua a ser a melhor fonte de alimento para os babys...

Assim, a introdução de sólidos é feita por prioridades...
A partir dos 6 meses, o que se deve introduzir??? os alimentos que o bebe mais necessita... neste caso o ferro... alimentos ricos em ferro...
Depois deveria ser introduzida a papa (arroz preferencialmente ou outros cereais sem adição de açucar) e se possível (no inicio) serem feitas com o nosso leitinho...

SilviaRR - Não problema que o teu piolho continue a mamar quase exclusivamente... mas tens que ter em atenção se o Rodrigo está ou não com carencias de ferro, não vá ele ficar com anemia!!!

Suecosta - A Organização mundial de saúde recomenda fortemente a amamentação exclusiva até aos 6 meses... está mais do que provado que é a melhor alimentação para eles...
A partir dos 6 meses começas a introduzir os sólidos consoante as indicações do pediatra ou medico de familia... mas informa-te... a decisão final é sempre nossa...
Quando fazemos o que o pediatra nos diz, sem sequer questionarmos, sem estarmos informados, ou seja fazemos só porque ele nos diz, estamos a desresponsabilizarmo-nos relativamente a esse assunto...

Muuuuuuitos bjinhos para todas
BABS

Deanutrix
Inserida em: Sunday, July 06, 2008 9:38:51 AM

Membro desde: 8/6/2007
[rdeville wrote:]
Deanutrix, e dão ferro aos bebés aí?

Aqui o ferro é só se dá em determinados casos, nem sequer existem gotas para dar, há uns xaropes e só se dá mesmo quando se verifica uma falta de ferro no bebé.

Dá-se vitamina D porque o sol aqui não abunda, eu costuma dar durante o Inverno, início da Primavera e no Outono, ou seja, dou quando não há sol só.

Nao, nao. Nem sabia que se podia dar ferro "à toa".
Eu nao dou nada dessas coisas à minha pimpolha, nem vitamina D...

MJGuigui
Inserida em: Sunday, July 06, 2008 9:55:02 AM

Membro desde: 6/26/2008
A minha criazinha nasceu gde e mto robusto. Spr comeu bem, desde os tempos só do leitinho. A pediatra dele nunca me aconselhou a dar -lhe mtas pápas (é mais p a engorda como ela diz) e apesar de n ser um bebé gordo n precisava. Comia mas c mta moderação e depressa passou às sopinhas.
Ferro nunca lhe dei, nunca me foi recomendado nem nunca tinha ouvido falar q se dava aos bebés, mas deve depender das necessidades de cada criança.
Flúor, como já alguém falou aqui, isso sim, por causa dos dentinhos.
teresa_novo
Inserida em: Sunday, July 06, 2008 6:43:40 PM

Membro desde: 2/11/2008
[Deanutrix wrote:]

Aqui o ferro é só se dá em determinados casos, nem sequer existem gotas para dar, há uns xaropes e só se dá mesmo quando se verifica uma falta de ferro no bebé.

Dá-se vitamina D porque o sol aqui não abunda, eu costuma dar durante o Inverno, início da Primavera e no Outono, ou seja, dou quando não há sol só.

Penso q mts das mães não dão o ferro á toa, se o pedi o prescreve por alguma razão é. No meu caso a Clarisse necessita mesmo de o tomar, faz 7 gotas de manhã e 7 á noite.

Relato da histórinha da Clarisse: http://www.serprematuro.com/2008/03/clarisse-sofia.html
A minha formiguinha linda http://www.youtube.com/watch?v=X4-b7KaWWJo
1º banho da sissi 2 meses depois de nascer http://www.youtube.com/watch?v=MUDKzMzlfCU

claudiafiel
Inserida em: Sunday, July 06, 2008 10:04:01 PM

Membro desde: 7/23/2007
[teresa_novo wrote:]

Penso q mts das mães não dão o ferro á toa, se o pedi o prescreve por alguma razão é. No meu caso a Clarisse necessita mesmo de o tomar, faz 7 gotas de manhã e 7 á noite.

É frequente a anemia em bebés por deficiência de ferro, porque não prevenir. Até as grávidas já o tomam durante a gravidez.
Não se esqueçam que a icterícia no recem nascido se deve à imaturidade do fígado e daí fazerem fototerapia, que não são mais que raios ultra violeta. A falta de vitamina D é mais elevada em crianças com baixa exposição à luz solar, daí se apanham sol ser menos frequente a carência. Mas é só uma gotinha por dia porque não dar, antes prevenir, principalmente em países com pouco sol.

Teresa_novo, nos prematuros ou bebés com baixo peso, o figado e os rins ainda são mais imaturos e devem mesmo tomar. Pois coisa que não falta ao Ruca é médicos assistentes e todos são unanimes quanto ao ferro, 8 gotas por dia, nem poderia ser de outra forma.

Em relação à introdução de sólidos, papas e sopas não fazem com que mais tarde não comam coisas ainda mais sólidas, em nenhum bebé.

Cozer a vapor é ideal para conservar os nutrientes, mas cozer os alimentos não implica perda do seu valor nutritivo porque na sopa a água da cozedura é aproveitada.

Bjos

BOM NATAL
Flor de Sal
Inserida em: Monday, July 07, 2008 10:44:03 AM

Membro desde: 6/19/2007
[claudiafiel wrote:]

É frequente a anemia em bebés por deficiência de ferro, porque não prevenir. Até as grávidas já o tomam durante a gravidez.
Não se esqueçam que a icterícia no recem nascido se deve à imaturidade do fígado e daí fazerem fototerapia, que não são mais que raios ultra violeta. A falta de vitamina D é mais elevada em crianças com baixa exposição à luz solar, daí se apanham sol ser menos frequente a carência. Mas é só uma gotinha por dia porque não dar, antes prevenir, principalmente em países com pouco sol.

Teresa_novo, nos prematuros ou bebés com baixo peso, o figado e os rins ainda são mais imaturos e devem mesmo tomar. Pois coisa que não falta ao Ruca é médicos assistentes e todos são unanimes quanto ao ferro, 8 gotas por dia, nem poderia ser de outra forma.

Em relação à introdução de sólidos, papas e sopas não fazem com que mais tarde não comam coisas ainda mais sólidas, em nenhum bebé.

Cozer a vapor é ideal para conservar os nutrientes, mas cozer os alimentos não implica perda do seu valor nutritivo porque na sopa a água da cozedura é aproveitada.

Bjos

Voilá!
Wink

A situação dos Mercados Financeiros é tão má, que as Mulheres estão outra vez a Casar por Amor
Marinela
Inserida em: Monday, July 07, 2008 1:41:54 PM

Membro desde: 10/22/2007
Olé....

Abri o tópico e não podia passar sem deixar um comentário!
O Guilherme mama em exclusivo desde que nasceu. Só lá para o final de Julho princípio de agosto, quando tiver 6 meses, é que iniciará uma nova alimentação, mantendo é claro, a maminha.
E foi nesta última consulta dos 5 meses que a pediatra me receitou 3 gostas diárias de ferro. Claro que perguntei porque é que era necessário, e lá veio a resposta:
"Os bebés nascem com reservas de ferro que lhes dão até por volta dos 5 / 6 meses. Se o bebé inicia uma alimentação mais diversificada por volta dos 4 meses, já nesta altura (5 / 6 meses) ingere alimentos que são ricos em ferro. Por outro lado, um bebé que é amamentado em exclusivo apenas começará a diversificar a sua alimentação só por volta dos 6 meses....e a carninha, rica em ferro, só virá lá para os 7 / 8 meses... "
Assim sendo, a "política" da pediatra é dar este suplemento de ferro até o Guilherme iniciar as sopinhas com carne! 3 gotas por dia.

Beijos, Mari

P.S. E já agora, obrigada mãe da Patricia pela dica! Já tinha um pijaminha todo manchado!

Uma mãe faz tudo pelos seus filhinhos...

Margarida&Guigo
Inserida em: Monday, July 07, 2008 6:32:50 PM

Membro desde: 8/24/2007
[Sexy Mammy wrote:]
Se dão, como eu, já devem ter percebido que aquilo tem um aspecto horrivel (parece sangue)...
E se cair na roupa ganha uma nódoa que não sai!!!!!!!! Confused
Mas a minha mãe tem um pensamento muito à frente... e descobriu que as pomadas que tiram manchas de ferrugem na roupa, tiram as nódoas do ferro.

Ora bem...
Ferro = Ferrugem

VIVA A MINHA MÃE! (que me salvou umas babetes lindas, novas e caras da Laranjinha)

Fica a informação dada!
Boas lavagens!

Bjs
Applause Applause Applause Applause Applause Applause Applause Applause Applause Applause Applause
Nunca tive nenhum acidente... mas nunca se sabe

Margarida & Rodrigo
SEMASSINATURA NATALICIA

MJTMP
Inserida em: Monday, July 07, 2008 6:49:53 PM

Membro desde: 6/8/2007

Bjos

Ora mto bem dito! Applause Applause Applause Applause Applause

Maria José & Gonçalo

APPM
Inserida em: Tuesday, July 08, 2008 2:28:14 AM

Membro desde: 5/23/2007

Sim, Claudia, mas como é mais aconselhável dar um puré em vez de sopa, não se utiliza muito a água da cozedura e por isso é que se deve cozer a vapor... É claro que se preferirem sopa (mais líquido que puré ), e os vossos bebés também, o melhor será usar a água da cozedura do que usar outra qualquer pois essa é que tem os nutrientes! No meu caso, cozo a vapor (às vezes na panela, outras na BabyPapa) e uso muito pouca água porque o Gonçalo gosta do puré consistente, por isso acho que se cozesse mesmo os legumes e não ussasse a água, iria perder uma grande parte dos nutrientes pois metade da água ia para o cano! Por isso, ou usam a água da cozedura e assim aproveitam esses nutrientes na sopa, ou cozem a vapor e ficam com um puré mais consistente!

Em relação ao início dos sólidos, as opiniões divergem, tanto nos profissionais de saúde, como nas mamãs, e acho que, como em tudo, devem informar-se e tomar uma decisão informada e sem pressões exteriores! Eu comecei com as papas aos 5 meses e 1 semana, pois a médica que nos atendeu na altura achou que era o melhor para engordar o Gonçalo e eu apesar de estar informada e desejar amamentar em exclusivo até aos 6 meses, acabei por ceder às pressões (mãe e sogra e médica de família), passado umas semanas fomos atendidos pelo pediatra e o Gonçalo tinha engordado menos do que com a maminha e este disse-me que não deveria ter começado com a papa (poderia ter continuado com a maminha), mas que agora já estava e não valia a pena pensar mais nisso! Começámos de seguida os purés de legumes, recentemente a carne e aos 9 meses iniciaremos o peixe! Em relação a vitaminas, só me foi receitada a Vitamina D, mas quando podia preferia o Sol e não dava a Vitamina D, pois aquilo dava-lhe cólicas horríveis, e o ar-livre e sol (protegido) não tem contra indicações!

Jocas a todas

Afilhadas: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10 xanasoffia O MARTIM NASCEU DIA 16/10/2008 Vonny DPP - 01/12/2008 É uma LAURA!!! anabd DPP - 30/12/2008 É uma MARIANA!!! Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
Deanutrix
Inserida em: Tuesday, July 08, 2008 8:14:01 AM

Membro desde: 8/6/2007
Bem, grande confusao! Laughing

Vamos lá por partes:

Puré de legumes ou sopa a meu ver é, mais água menos água, a mesma coisa. O importante é que seja cozido de forma "suave", ou seja a vapor, de modo a que as vitaminas nao se destruam e nao, como se pensa, só ficam dissolvidas na água. O problema da sopa, ou do puré, (tanto faz, só muda a quantidade de água) é que muitas vezes fica imenso tempo a cozer e as vitaminas destroem-se com os longos tempos de cozedura. E penso que era isso que a BABS queria dizer, ou o livro que ela leu quer dizer... O melhor exemplo disso é a vitamina C que é extremamente sensível à temperatura. Quanto menos tempo se usar para a cozedura, menos tempo sao expostas às temperaturas. Eu prefiro puré à sopa porque é mais fácil de dar.

Em relacao às gotas de ferro nos prematuros, é essencial! os prematuros, ainda mais prematuríssimos como a Clarisse e o Ruca, nao têm nem pouco mais ou menos as reservas de um bebé de termo saudável. Eu quando falei em dar "à toa" nao me referia de modo algum aos prematuros! Nao sei, nem me atreveria a dar concelhos ou sugestoes a mamäs com bebés prematuros. Vocês têm uns babys muito especiais que necessitam de cuidados especiais Smile

A questao de dar ferro, ou vitamina D, ou seja lá o que for de forma artificial apenas como prevencao é algo que cada um deve saber por si. Nao sou muito a favor de dar químicos à minha filha sem fundamento, para tal já chegam as vacinas (que acho que sim, para prevenir doencas que nao queremos que os nosso filhos sofram). Tanto o ferro como a vitamina D têm efeitos secundários, como toda a gente sabe, e para quê estar a sujeitar a F. a tal se ela está saudável? O importante é sim ir com frequência ao pediatra para a sua evolucao ser observada, e, mais importante ainda, que o pediatra seja de confianca. Nao estou de modo algum a criticar ninguém que o faca!! É apenas o meu modo de ver as coisas... Cada mae sabe o que é melhor para o seu filho.

Já agora, os bebés têm realmente reservas de ferro até aos 4/6 meses, por isso é que os babys que bebem biberao devem comecar por volta dos 4 meses com os sólidos, porque o suplemento nao tem ferro (pelo menos é esta a informacao que tenho, como nao dou suplemento nao sei). O leite materno tem ferro se a mae, como é óbvio, nao sofrer de anemia e, ao contrário do que acontece ao ferro contido no leite de vaca, o bebé consegue assimilar grande parte do mesmo.

beijinhos!

SMRP
Inserida em: Tuesday, July 08, 2008 9:12:55 AM

Membro desde: 10/17/2007
O Gabriel toma 1 gota de vitamina D e agora 5 gotas de ferro por dia desde os 4 meses.
No outro dia fez o favor de fechar a boca na hora da gota cair e sujou o body, mas pus logo em agua e esfreguei com sabão e não tive grande dificuldade para sair.
Mesmo assim, obrigada pela dica.

I can fly, but i want his wings....
Bless the day he came to be
Angels wings carried him to me

My Angel Gabriel

Flor de Sal
Inserida em: Tuesday, July 08, 2008 10:55:51 AM

[Marinela wrote:]
Olé....

O Guilherme mama em exclusivo desde que nasceu. Só lá para o final de Julho princípio de agosto, quando tiver 6 meses, é que iniciará uma nova alimentação, mantendo é claro, a maminha.
E foi nesta última consulta dos 5 meses que a pediatra me receitou 3 gostas diárias de ferro. Claro que perguntei porque é que era necessário, e lá veio a resposta:
"Os bebés nascem com reservas de ferro que lhes dão até por volta dos 5 / 6 meses. Se o bebé inicia uma alimentação mais diversificada por volta dos 4 meses, já nesta altura (5 / 6 meses) ingere alimentos que são ricos em ferro. Por outro lado, um bebé que é amamentado em exclusivo apenas começará a diversificar a sua alimentação só por volta dos 6 meses....e a carninha, rica em ferro, só virá lá para os 7 / 8 meses... "
Assim sendo, a "política" da pediatra é dar este suplemento de ferro até o Guilherme iniciar as sopinhas com carne! 3 gotas por dia.

Beijos, Mari

P.S. E já agora, obrigada mãe da Patricia pela dica! Já tinha um pijaminha todo manchado!

E mai nada!
A minha pediatra disse o mesmo! Wink

A situação dos Mercados Financeiros é tão má, que as Mulheres estão outra vez a Casar por Amor
Marinela
Inserida em: Tuesday, July 08, 2008 1:33:04 PM

Membro desde: 10/22/2007
Olé....

Beijos, Mari

E mai nada!

Olha linda, sei que nada tem haver com o tópico mas tenho a dizer que o teu afonso tá mesmo lindooooooo!!!
Pelo que vejo, fizeste a coisa bem feita....isso de ser sexy mammy tem cá uns resultados....

Beijos daces para a tua família amorosa!
Mari

Uma mãe faz tudo pelos seus filhinhos...

Flor de Sal
Inserida em: Tuesday, July 08, 2008 2:05:26 PM

Olé....

Beijos, Mari

E mai nada!

Olha linda, sei que nada tem haver com o tópico mas tenho a dizer que o teu afonso tá mesmo lindooooooo!!!
Pelo que vejo, fizeste a coisa bem feita....isso de ser sexy mammy tem cá uns resultados....

Beijos daces para a tua família amorosa!
Mari

Não tem nada a ver mas toma lá:

O teu bebecas é que é giro! parece um nenuco que eu tinha quando era miuda! (que saudades)
O afonso é fruto de uma queca bem dada e modestia à parte, é parecido com o pappy que (para mim) é um borracho! Wink
E sim, ser sexy mammy dá resultado (na hora da queca)LOL.

Beijocas para voces tb! Wink

rdeville
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 12:36:39 PM

Membro desde: 4/27/2007
A questao de dar ferro, ou vitamina D, ou seja lá o que for de forma artificial apenas como prevencao é algo que cada um deve saber por si. Nao sou muito a favor de dar químicos à minha filha sem fundamento, para tal já chegam as vacinas (que acho que sim, para prevenir doencas que nao queremos que os nosso filhos sofram). Tanto o ferro como a vitamina D têm efeitos secundários, como toda a gente sabe, e para quê estar a sujeitar a F. a tal se ela está saudável? O importante é sim ir com frequência ao pediatra para a sua evolucao ser observada, e, mais importante ainda, que o pediatra seja de confianca. Nao estou de modo algum a criticar ninguém que o faca!! É apenas o meu modo de ver as coisas... Cada mae sabe o que é melhor para o seu filho.

A pediatra da minha filha (a ex) disse-me para dar leite de crescimento (de preferência Nestlé...) por causa do ferro. A minha filha é ligeiramente intolerante à lactose e bebe leite meio gordo pobre em lactose e eu pensei que pudesse compensar com gotas de ferro. Vejo que aqui todas as mães dão ferro e pensei que fosse prática comum em todo o lado (na minha inocência). Fui à farmácia perguntar e aqui os suplementos de ferro só são dados em casos tipo anemia e/ou risco de anemia, nem sequer existe em gotas.

Estas coisas variam muito de país para país. Eu leio montes e montes de coisas aqui no fórum, outras de livros portugueses e aqui pareço meio "doidinha" porque as práticas são completamente diferentes.

A título de exemplo, a pediatra da minha filha (a futura ex) teve a lata de quase gritar comigo na consulta porque eu dou carne e peixe todos os dias à minha filha, num total de 30g (os dois), isto são demasiadas proteínas para um bebé com pouco mais de um ano aqui.

http://lechatparti-em-pt.blogspot.com
claudiafiel
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 7:58:21 PM

Membro desde: 7/23/2007
Deanutrix, eu também não disse que se estava a falar de bebés prematuros, apenas expliquei à Teresa o porquê de se dar ferro aos prematuros. Em relação aos outros bebés/ pediatras, cada caso é um, já que nenhum bebé é igual ao outro. Provavelmente o pediatra do Afonso acha que ele necessita pois está a ser amamentado em exclusivo, é a opinião dele e um mal imenso não acredito que faça, mesmo não sendo natural.

BOM NATAL
syr
Inserida em: Monday, July 14, 2008 10:38:46 AM

Membro desde: 9/4/2007
Olá, grande debateSmile
Deanutrix então disseram-te para por óleo vegetal na sopa e azeite não? Mas o azeite é o melhor óleo vegetal,pelo menos é o que se diz por aqui.
Quanto aos suplementos alimentares como ferro e vitaminas, enfim vá lá saber-se cada pediatra com a sua, eu cá não dou nada à minha e ela ainda só mama, o pediatra não falou em nada e eu também não falei nisso, acho pessoalmente que não é necessário, também é verdade que o pediatra mandou iniciar os sólidos aos 4 meses coisa que não fiz (também não podemos fazer tudo o que eles querem, é para isso que serve o instinto materno e se as índias na amazónia fazem assim porque não nósSmile ) quanto ao flúor ainda não sei o que fazer tenho que pesquizar mais sobre o assunto.

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum