|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 1/4/2008 Mensagens: 683 Localização: Vila Nova de Gaia
|
Sinceramente, acho que esta a piorar, cada vez mais. Sempre tive como certo que os meus filhos iriam estudar numa escola publica, mas neste momento confesso que isso me assusta... Tenho uma amiga cuja filha entrou agora no 1 ciclo, no 1 ano. Como ela é professora de matematica, tem plena nocao da importancia de uma boa base nesta disciplina, pelo que decuidiu po-la no Mathnasium, e pediu opiniao ao professor. O professor disse que ela fazia muito bem, pois o metodo que ele usava nao era o melhor, mas infelizmente tinha que o seguir, porque era o metodo preconizado pelo ministerio, e nao havia forma de fugir... Eu nao achei isto normal...

|
|
Membro desde: 8/23/2007 Mensagens: 1,070 Localização: CANEÇAS
|
Pois bem cá vai o meu caso... No ano lectivo de 2003/2004 iniciei o meu trabalho numa escola particular. A ganhar uns 5oo euros líquidos. O contrato é apenas de 9 meses ( 1 de Outubro a 30 de Junho ). O Verão é extra, ou seja, ganha-se fora do contrato mas sem descontar! No 1º ano fiz o Verão sozinha e ganhei por inteiro. No 2º ano tive no Desemprego porque casei. No 3º ano dividi com a minha colega. A ganhar bem menos do que era suposto! No ano passado tive um acidente em Maio e tive de Baixa até Setembro. Este ano como quero ter férias, ajudar a minha mãe que foi operada, estou a tentar engravidar, ter consultas específicas. Pensei...mais um ano no vai que não vai, não sei se quero! Já me deram a carta do despedimento e na 3ªfeira vou tratar do subsidio de desemprego. Este esquema é SEMPRE ASSIM todos os anos. Dizem-me que o lugar é meu até eu querer! Mas tem que ser nestas condições... Sei que se não encontrar melhor volto. Melhor que nada! Neste momento ganho apenas 634 euros líquidos Vamos lá ver o que acontece até Setembro...
  Madrilhada Xanah Madrilhada Sweetdream Madrinha do Coração Hfreitas ( Lena ) Madrinha Jonas e Nuno Madrinha Verafrts Afilhada Aneira Afilhada Vtaborda Afilhada Raio de Sol Afilhada Analuisa327 
|
|
Ranking: Member
Membro desde: 3/19/2008 Mensagens: 5 Localização: porto
|
Eu trabalho num privado,nao sou educadora mas sim auxiliar de infancia(com o curso), e claro eles pagam o que querem. Não pagam a tabela e uma educadora recebe pouco mais de 800 euros. Axo que deviam dar muito mais importancia aos professores, educadores e euxiliares pois a nossa profissao é muito importante e de muita responsabilidade mas infelismente ninguem da o devido valor(muitas vezes nem os pais). Eu tb não ganho nada bem,sei que se mudasse de profissao podia ganhar muito mais, mas é muito dificil pois eu AMO o que faço e axo que isso é muito mais importante, acordar e pensar que vou fazer aquilo que gosto realmente. http://maria-pipoca.blogspot.com/
|
|
Membro desde: 2/20/2008 Mensagens: 399 Localização: Lisboa
|
[MariaPipoca wrote:]Eu trabalho num privado,nao sou educadora mas sim auxiliar de infancia(com o curso), e claro eles pagam o que querem. Não pagam a tabela e uma educadora recebe pouco mais de 800 euros. Axo que deviam dar muito mais importancia aos professores, educadores e euxiliares pois a nossa profissao é muito importante e de muita responsabilidade mas infelismente ninguem da o devido valor(muitas vezes nem os pais). Eu tb não ganho nada bem,sei que se mudasse de profissao podia ganhar muito mais, mas é muito dificil pois eu AMO o que faço e axo que isso é muito mais importante, acordar e pensar que vou fazer aquilo que gosto realmente. Deve ser muito bom... eu também já acordei a pensar no que ia fazer, com entusiasmo, e conheço a sensação  Mas por outro lado... o € também nos faz falta!
|
|
Membro desde: 1/17/2008 Mensagens: 147 Localização: lisboa
|
E Educadora/directora pedagogica, quanto ganha? Se é q ganha mais por exercer esta função...
|
|
Membro desde: 5/21/2008 Mensagens: 23 Localização: Guarda
|
Pelo que eu sei, ganham mais um pouco por ser Directora Pedagógica
|
|
Membro desde: 3/2/2008 Mensagens: 100 Localização: Maia - Porto
|
Eu quando estive a trabalhar como Directora Pedagogica só recebia a mais 100 Euros. Depende Muito da Entidade Patronal.
Sandra Remondes
|
|
Membro desde: 2/2/2008 Mensagens: 551 Localização: Póvoa Santa Iria
|
[Miaua wrote:]Camila, o meu emprego actualmente não me preenche assim tanto, acredita. Acho que ia gostar MUITO MAIS de ser educadora  Mas não ia de certeza gostar de viver com meio ordenado e sei que o panorama cada vez está pior... Não me posso queixar nem do ordenado, nem do ambiente, e nem do chefe. Os dias passam, o fim do mês chega e é apenas pelo ordenado que continuo. Já adorei o meu trabalho, já fiz horas e horas só pelo prazer de ter tudo organizado, já me senti motivada... agora o emprego é apenas o emprego, permite-me ter uma vida razoável. É muito melhor quando temos expectativas e sentimos motivação, mas a vida não está para esses "luxos"... Subscrevo inteiramente.... Já gostei masi do que faço (trabalho na área de publicidade) mas pelo menos sempre vivo razoavelmente.... A minha mãe é educadora (tem quase 30 anos de casa), assim como a minha tia e ganham cerca de 1800€...mas sei que nos privados pagam uma miséria quando os pais das crianças chegam a dar 500, 600€ pela mensalidade... É uma tristeza este país...!

|
|
Membro desde: 4/23/2008 Mensagens: 177 Localização: Minho
|
[Mãe babosa wrote:]E Educadora/directora pedagogica, quanto ganha? Se é q ganha mais por exercer esta função... Se o CCT (Contrato Colectivo de Trabalho) estiver a ser cumprido, a Coordenadora Pedagógica aufere o vencimento correspondente ao seu escalão mais 25% do escalão de referência (não sei bem qual o valor). Eu tb trabalho numa IPSS, sou educadora há 14 anos e recebo líquidos cerca de 1040€ (vencimento base de 1400€). Sou Licenciada e tenho Especialização em Educação Especial... acham k nos pagam como licenciadas? NÃAAO Mas ainda ontem tivemos uma reunião com a Directora e fartou-se de nos descascar em cima. Trabalhamos mt bem, uma equipa unida e criativa e ainda querem mais? Fazem de nós o k kerem, temos k andar ao sabor da vontade dos Pais... Colegas Educadoras, alguém ouviu falar (para IPSS) k temos k fazer PDI (Programa Desenvolvimento Individual) para cada criança? Com planificações de actividades, obj específicos para cada criança? A ser assinado tb pelos pais 2x por ano? Registos diários e avaliação diária das actividades para cada criança?.... estou a falar de crianças sem NEE! A nós foi-nos exigido tudo isto a partir do próximo ano lectivo, acreditam?
|
|
Membro desde: 5/21/2008 Mensagens: 23 Localização: Guarda
|
Eu sou Licenciada a pouco tempo e sempre ouvi falar os PDI, das planificações, etc, etc...É claro que isso nem sempre é elaborado, mas numa instituição onde estive recentemente, tínhamos de fazer tudo.....
|
|
|
[odeteferreira wrote:]Eu sou Licenciada a pouco tempo e sempre ouvi falar os PDI, das planificações, etc, etc...É claro que isso nem sempre é elaborado, mas numa instituição onde estive recentemente, tínhamos de fazer tudo..... Plano Anual de Actividades, Projecto Educativo, Projecto Pedagógico/Curricular de Sala, Planificações e Avaliações das actividades, avaliação das crianças... tudo isto nós já fazemos... sempre fizemos. Agora, PDI... nunca tinha ouvido falar para crianças do ensino regular... costumo fazer/colaborar na elaboração do PEI de crianças com NEE.
|
|
|
olá
O PDI tem a ver com a recente documentação obrigatória para as Creches sejam elas privadas, ou IPSS emitida pela Segurança Social.
São os Chamados Manuais de Gestão da Qualidade das Respostas Sociais - Creches e estão disponiveis no site da Seurança Social, na parte das publicações, são 3 documentos obrigatórios.
Em relação às IPSS, tem que cumprir com todos os requesitos, sob pena de perderem os protocolos e subsidios da Segurança Social. Relativamente às creches privadas com fins lucrativos, também tem de cumprir com os requesitos, sob pena de não obterem os Alvarás de funcionamento emitidos pelo Centro Regional da Segurança Social.
Agora tem de ser tudo discriminado, tudo fundamentado com registos diarios para fazer a elaboração do PDI e tentar cumprir com tudo o que vem nos documentos. Bom trabalho
Sandra Remondes
|
|
|
[SandraRemondes wrote:]olá
O PDI tem a ver com a recente documentação obrigatória para as Creches sejam elas privadas, ou IPSS emitida pela Segurança Social.
São os Chamados Manuais de Gestão da Qualidade das Respostas Sociais - Creches e estão disponiveis no site da Seurança Social, na parte das publicações, são 3 documentos obrigatórios.
Em relação às IPSS, tem que cumprir com todos os requesitos, sob pena de perderem os protocolos e subsidios da Segurança Social. Relativamente às creches privadas com fins lucrativos, também tem de cumprir com os requesitos, sob pena de não obterem os Alvarás de funcionamento emitidos pelo Centro Regional da Segurança Social.
Agora tem de ser tudo discriminado, tudo fundamentado com registos diarios para fazer a elaboração do PDI e tentar cumprir com tudo o que vem nos documentos. Bom trabalho
Sandra Remondes E para o JI, também se tem k fazer? É essa a questão... para a creche eu sabia, agora desconheço a obrigatoriedade do PDI para JI.
|
|
|
olá De jardim de Infãncia já não tenho conhecimento disso, apenas para creche. Sei que foram publicadas brochuras para o Pré-escolar que estão no site do Ministerio - Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, mas não são sobre esse assunto. http://sitio.dgidc.min-edu.pt/PressReleases/Paginas/BrochurasEdPreEscolar.aspxPenso que para o Jardim de Infância não é obrigatório o PDI, mas provavelmente deve ser recomendável. Sandra Remondes
|
|
Membro desde: 1/17/2008 Mensagens: 147 Localização: lisboa
|
[Code:][quote=maekiko][quote=Mãe babosa]E Educadora/directora pedagogica, quanto ganha? Se é q ganha mais por exercer esta função...[/quote]
Se o CCT (Contrato Colectivo de Trabalho) estiver a ser cumprido, a Coordenadora Pedagógica aufere o vencimento correspondente ao seu escalão mais 25% do escalão de referência (não sei bem qual o valor). Eu tb trabalho numa IPSS, sou educadora há 14 anos e recebo líquidos cerca de 1040€ (vencimento base de 1400€). Sou Licenciada e tenho Especialização em Educação Especial... acham k nos pagam como licenciadas? NÃAAO Mas ainda ontem tivemos uma reunião com a Directora e fartou-se de nos descascar em cima. Trabalhamos mt bem, uma equipa unida e criativa e ainda querem mais? Fazem de nós o k kerem, temos k andar ao sabor da vontade dos Pais...
Colegas Educadoras, alguém ouviu falar (para IPSS) k temos k fazer PDI (Programa Desenvolvimento Individual) para cada criança? Com planificações de actividades, obj específicos para cada criança? A ser assinado tb pelos pais 2x por ano? Registos diários e avaliação diária das actividades para cada criança?.... estou a falar de crianças sem NEE! A nós foi-nos exigido tudo isto a partir do próximo ano lectivo, acreditam?:? [/quote ] Mas n entendi mt bem...  No contracto tem de dizer algo sobre coordenadora? Eu neste momento sou coordenadora à 2 anos e nunca ganhei nada a mais por isso e nem se quer aumentada fui, sou licenciada e recebo o escalão 0 sem os aumentos ou seja 651, 790euros vencimento base. Mas agora vou a uma entrevista p directora e gostava de saber se ganhava mais por isso...
|
|
|
Mas n entendi mt bem...  No contracto tem de dizer algo sobre coordenadora? Eu neste momento sou coordenadora à 2 anos e nunca ganhei nada a mais por isso e nem se quer aumentada fui, sou licenciada e recebo o escalão 0 sem os aumentos ou seja 651, 790euros vencimento base. Mas agora vou a uma entrevista p directora e gostava de saber se ganhava mais por isso...[/quote] O Contrato Colectivo de Trabalho tem a ver com a Instituição, não é o teu contrato de trabalho. É uma espécie de protocolo das IPSS onde constam diversas categorias profissionais da Instituição (educadoras, auxiliares, serviços gerais, jardineiro, cozinheira...), respectivas funções e deveres... tb estão lá os níveis de vencimento de cada categoria e há uma parte k fala da coordenação pedagógica onde refere que o vencimento é diferente de uma educadora com sala. Ah! E se a instituição for uma IPSS é obrigada a pagar pela tabela e a cumprir o estabelecido pelo CCT. Não és sindicalizada? O sindicato é importante, pois mantém-nos informadas acerca da legislação que diz respeito às IPSS. Liga para o sindicato dos professores da tua zona e pergunta-lhes, eles informam-te melhor, pois já andei à procura e não encontro a capa onde tenho esse tipo de papelada. Desculpa não te poder ajudar mais, mas espero k tenhas sorte na tua entrevista. bjk
|
|
|
Guest |