Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Rastreio de 1º trimestre [Options] · [View]
catiabrito26
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 10:58:56 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 12/13/2007
Estou quase com 12 semanas de gestação e amanhã vou fazer a minha 1ª ecografia, ainda não fiz nem me mandar fazer o rastreio de 1º trimestre, será normal a médica não mo ter pedido? É normal fazê-lo sempre mesmo que a mãe não tenha idade de risco?
Tenho consulta com ela na 4ªf e acho que lhe vou colocar esta questão.
Se me puderem falar da vossa experiência pessoal agradeço e já agora tem ideia de quais os valores a pagar.
Obrigada

Último dia da Pílula - 5 Out 07
Folicil - Nov 07
Inicio dos Treinos 13 Dez 07
Positivo a 5 Junho 2008
1ª Consulta - 18 Junho 08
1ª Eco - 11 Julho 08
Eco Morfológica - 19 Setembro 08 - É um menino Smile
DPP - 26 Janeiro 2009

[Sponsor]
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 10:58:56 AM

[]
Susanna
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 11:32:58 AM

Membro desde: 5/22/2008
Olá. O rastreio do 1ºtrimestre é realizado entre as 10 e as 13 semanas-de preferencia às 11. Não é só para situações de risco,é para todas as que quiserem fazer.Esse rastreio é baseado nos valores de TN+OSSOS DO NARIZ+SANGUE+IDADE MATERNA para determinar o risco que tens de vir a ter um filho com Sindrome de Down,Trissomia 18 .O meu medico é que me falou nisso e perguntou se eu queria. Disse logo que sim e ele então passou uma credencial para fazer no Hospital de Cascais. Veio negativo. O que tu pagas é ao laboratório por cheque qdo envias o sangue e relatorio por correio,são 30 euros, mas sempre podes pôr no IRS. Atenção que o rastreio do 1ºtrimestre não se aplica aos defeitos do tubo neural. Para isso existe o rastreio do 2ºtrimestre que abrange defeitos do tubo neural.

O segundo não fiz. É entre as 14 e as 22semanas-de preferencia às 15.Para detectar risco de defeitos no tubo neural. O meu medico baseando-se nos valores do 1ºrastreio,disse que eu estava com muito pouco risco e que não havia necessidade fazer mais nenhum.

Depois tens o rastreio integrado, que tem a mesma eficácia que o 2ºrastreio relativamente ao risco de defeitos do tubo neural mas mais eficaz e sensível relativamente ao risco do sindrome de Down e Trissomia 18.

Fala com a tua médica na quarta,acho que ela devia de te ter falado nisso,apesar de alguns médicos não o fazerem devido aos falsos positivos. Pelo menos no rastreio do 1ºtrimestre ela podia te ter falado. Não estarem de acordo é uma coisa mas não informarem os doentes é muito mau.Cada um sabe de si e não tem que ser eles a escolher por nós.

Mas tambem te digo, eles proprios (laboratório) dizem que não é um exame determinante e a mim só me causou stress e ansiedade até saber o resultado. Depois se vem positivo,aconselham-te a fazer uma amniocintese.

Tu é q sabes mas venha negativo ou positivo,ninguem te dá certezas se vais ter ou não um bebé com esses defeitos ou doenças.

Espero ter ajudado na tua questão.

Beijinhos

DPP – 05Outubro JÁ CÁ DEVIAS ESTAR SRA. AMY LEE !!!! DEMORA MUITO ???

MADRINHA - anabf - Nasceu o Rodrigo no dia 03/09

AFILHADAS - Susana32 - Nasceu o Tiago dia 22/09 ~~ nicinha - Nasceu a Laura dia 25/09
sweetyfeisty - Nasceu o Fernando dia 30/09 ~~ ButterflyKitty ~~ Lili80

às 37semanas

"/>

BELOVED BABIES SETEMBRO/OUTUBRO 2008

LISTA MAMÃS SETEMBRO/OUTUBRO 2008

ferarauj
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 11:48:52 AM

Membro desde: 1/10/2007
Eu não fiz.

Madrinha: Wish
Afilhada: Fladybird

mikuxas
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 12:11:21 PM
Ranking: Member

Membro desde: 2/16/2008
Olá, Cátia.
Estou grávida de 17 semanas. Às 12 semanas fiz a ecografia e no dia imediatamente a seguir fiz a análise de rastreio bioquímico (despiste de trissomias 13, 18 e 21). Convém ser a seguir à eco, pois no laboratório precisam de dados que vêm no relatório da ecografia.
Paguei €50, mas pq foi particular. Não sei se é uma análise comparticipada... mas lá está, podes colocar no IRS.
O resultado da análise foi negativa, mas os valores aproximam-se do positivo. A médica achou por bem (o qual concordei na hora) de fazer o despiste pela amniocentese. Fi-la a semana passada. O exame correu lindamente, estava super tranquila. Repousei em absoluto por 48h e agora estou a ter uma semana calma e não pego em pesos (tenho uma menina com 3 anos que foi passar uns dias com os avós, mesmo por não poder andar com ela ao colo...)
No meio disto tudo o que custa mesmo é a espera pelos resultados.
Acho que deves falar com a tua médica sobre o rastreio.

Um beijinho e calma!

Suse5
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 12:11:33 PM

Membro desde: 1/11/2008
Olá. O rastreio é feito por opção dos pais e não sob critério médico (geralmente).
Há médicos que não gostam que as pacientes façam (é mesmo assim), pq há muitos falsos negativos, e isso causa mta ansiedade.

Fiz a 1ª eco e nesse dia descobri que já estava de 12 semanas, mostrei ao GO e ele falou-me imediatamente do rastreio, não me pressionou, apenas informou que existia, decidi logo fazer.
Fiz o rastreio integrado, 1ª colheita 12s+2d, 2ª colheita 15s.

Nesta morada tens o panfleto que explica tudo
http://www.labmed.pt/RastreioPrenatal.pdf

Uma colega minha, anda no CS, e foi ela que falou nisso ao médico de família, ele estava mal informado, mas foi informar-se e passou-lho.

Eu fiz em fevereiro deste ano e foi assim:
Com requisição do CS, custa cerca de 40 euros, a título particular, 70 euros.
Os resultados, a título particular, são mais rápidos 1 semana.

O amor da mamã... com dois meses.

By suse5

Madrinhas: ::: Liliana ramos & inesj
Afilhada ::::::::: Kikita::: Acredito com muita esperança que terás a tua estrelinha!
::::::::::::::Nasci a : 30 Julho 2008::: tinha 2,715kg, 48,5cm e foi muito difícil!:::::::::::::::
::::::::::::::3 semanas ::: 3210g:::: 4 semanas ::: 3540g::::
:::::::::::::: 1 mês :::::: 3980g ::: 54,3cm :::: PC 37,8cm :::
:::::::::::::: 2 meses ::: 4930g ::: 57,2cm :::: PC 39,5cm :::
Lily
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 12:25:27 PM

Membro desde: 8/18/2007
Olá Cátia.
O rastreio deverá ser feito na mesma semana que a ecografia, por isso, caso optes por fazê-lo, aconselho-te a falares com a médica entretanto.

Bjos,
Lily

kaya
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 12:48:18 PM

Membro desde: 5/3/2007
Comigo foi o seguinte na minha 1º gravidez a médica nem falou nisso fiz a TN com resultados super normais e passei a gravidez super tranquila.
Desta gravidez a médica mandou fazer o tal rastreio vou amanhã ao hospital para a fazer e estou já em stress mais valia a médica não me ter dito nada. Esta m**** deste exame só nos deixa mais ansiosas.

JoanaSantos
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 2:24:28 PM

Membro desde: 1/30/2008
Olá a todas!
No meu caso fui hoje à 1ª consulta (na maternidade), marcaram-me a eco de 1º trimestre às 12 semanas e só depois de fazer a eco é que me marcam o rastreio de anomalias congénitas. Mas pelo que percebi e segundo o conselho da obstetra é aconselhável fazer por volta das 15 semanas. Antes de ir para a maternidade tinha ido a uma GO particular que me tinha recomendado fazer o rastreio entre as 11 e as 13 semanas. Agora perante esta informação contraditória, nem sei, acho que vou confiar na maternidade pela sua vasta experiência e não colocar minhocas na cabeça. De qualquer modo fui ver aos papéis que trouxe da consulta e a folha do rastreio vem anexado à folha da ecografia obstétrica, ou seja, será o médico da ecografia (e com base na eco) a preencher a semana ideal para a colheita de sangue do rastreio. Se bem que na ficha diz assim: semana ideal para a colheita de sangue (14 e as 20 semanas).
Bem, não sei, depois da eco logo se vê quando me marcam.
Beijinhos para todas!

1 mês: 04-06-2008 - 4 semanas e 2 dias
2 meses: 04-07-2008 - 8 semanas e 4 dias
3 meses: 04-08-2008 - 13 semanas
4 meses: 03-09-2008 - 17 semanas e 2 dias
5 meses: 04-10-2008 - 21 semanas e 5 dias

6 meses: 03-11-2008 - 26 semanas
7 meses: 03-12-2008 - 30 semanas e 2 dias
8 meses: 03-01-2009 - 34 semanas e 5 dias
9 meses: 02-02-2009 - 39 semanas

Última pílula: 6 de Março/2008
1º Positivo: 4 de Junho/ 2008
2º Positivo: 6 de Junho/2008
1ª consulta: 9 de Junho (Tudo Ok na eco, saco gestacional no local correcto)
1º Susto: 20 de Junho (manchas acastanhadas clarinhas ao urinar; recorri às urgências mas felizmente tudo Ok na eco, aliás já se via o embrião e o batimento cardíaco; a GO disse-me para me preocupar apenas em caso de hemorragia e de sangue vivo; felizmente tudo bem!)
2ªconsulta (1ª na MJD): 10 de Julho (marcação da eco do 1º trimestre para dia 30 de Julho, análises e posteriormente rastreio)
Eco de 1º Trimestre: 30 de julho (tudo óptimo com o pimpolho/a, não parava quieto com as pernas e não punha a cabeça na posição para tirar a TN, de modo que estivemos à volta e 1 h a tentar que o/a malandra/o decidisse deixar ver alguma coisa de jeito; simplesmente adorei a ecografista, a Drª Carla Pina, não descansou enquanto não arranjou a melhor foto para os papás;CRL- 54,3 mm, TN- 1,9 mm, BP- 19,8 mm; próximo passo: análises sanguíneas e rastreio bioquímico)
Eco às 17 semanas: 3 de Setembro (tudo bem; parece ser um pilocas)
3 ª consulta (2ª na MJD): 18 de Setembro (tudo Ok, análises normais, rastreio bioquímico negativo!)
Eco morfológica: 9 de Outubro

http://photos1.hi5.com/0038/852/203/fQFjiB852203-02.jpg

http://www.psi_clinica.no.comunidades.net
www.outcome.com.pt
NAIANA
Inserida em: Wednesday, July 16, 2008 7:29:37 PM

Membro desde: 7/7/2008
Olá Catia, eu fiz o meu ontem, a medica me passou e eu nem discuti, se bem não fizer, mau tbm nao faz!! 1º fiz a eco, e dps fui fazer o rastreio, paguei 30 euros, pois peguei um P1 no meu CS, e o resultado sai em 4 dias! Só espero que a medica não me ligue!! Bjinhus!

18 semanas
13 semanas...

Março 2007: Começo dos treinos...
Fevereiro 2008: positivo
Março 2008: momento triste , aborto retido....

03/06 confirmei num teste de farmacia a meia noite..rsrsrs! Não ia conseguir dormir sem ter a certeza!

1ª consulta: 09/06 - td ok coraçãozinho batendo! ( Que alegria.)
2ª consulta: 30/06 - td ok já consegui vê uns bracinhos e perninhas... ( consegui quebrar o trauma, da ultima gravidez, pq nessa 2ª consulta descobri que estava com aborto retido (ovo desvitalizado), que triste.
3ª consulta: 15/07 eco e rastreio do 1º trimestre--- td ok. gravei para recordar aquela coisinha fofa, que acho tava a dormir pq não queria se mexer por nada! (11 semanas)
4ªconsulta: 18/o8 - td ok , qto so sexo a medica acha que é uma Naiara, mas não garantiu 100%. (16 semanas); ainda pode ser um Marco Antonio.. ( que nome louco..rsrsrsrs!)
5ª consulta: 30/09 - eco 2º tri; td ok, 100% menina...é esta td bem com ela!! Como sempre não mostra a carinha, acho que não gosta de aparecer quer fazer surpresa aos papais!!
proxima consulta: 30/10

DPP:02/02/09

MADRINHA: sun14
AFILHADA: VANYA

Jukas
Inserida em: Wednesday, July 16, 2008 10:03:20 PM

Membro desde: 7/30/2007
A minha GO era exactamente da opinião contrária que muitas das que aqui li... Ela aconselha vivamente, mais do que a amniocintese (?)... Diz ela que esta é bem mais arriscada pois, muitas vezes, põe-se em risco um bebé são... Eu fiz e claro que tb tive alguma ansiedade mas quem não teve, ao longo dos 9 meses?

http://azurbah.myminicity.com
http://azurbah.myminicity.com/ind

AFILHADA: Ritinha...
sufiland
Inserida em: Thursday, July 17, 2008 9:38:58 PM

Membro desde: 6/21/2008
Eu fui hoje ao médico, faço amanhã 9 semanas.

Para deitar mais uma acha para a fogueira, o meu médico disse que muito recentemente se percebeu que o melhor é fazer a análise de sangue às 10 semanas, porque a diferença entre problema e não problema é maior às 10 que às 11,12 ou 13 semanas. Portanto mandou-me fazer a análise de amanha a uma semana (dia em que completo as 10 s) e a eco é dia 11 de Agosto.

Nos papéis da análise também diz para levar a eco, então fui ao laboratório e disse o que ele me explicou e eles disseram que sim, que não há problema para fazer a análise, porque a combinação dos factores (analise+medidas+idade mae) é ele que a faz por software no dia da eco.

Sinceramente vou fazer por precaução, mas não é um assunto que para já me esteja a deixar ansiosa...

Beijinhos
Su
Matheriz
Inserida em: Thursday, July 17, 2008 11:58:37 PM

Membro desde: 5/2/2008
[Jukas wrote:]
A minha GO era exactamente da opinião contrária que muitas das que aqui li... Ela aconselha vivamente, mais do que a amniocintese (?)... Diz ela que esta é bem mais arriscada pois, muitas vezes, põe-se em risco um bebé são... Eu fiz e claro que tb tive alguma ansiedade mas quem não teve, ao longo dos 9 meses?

Oi Jukas!

O Rastreio tem o inconveniente de quando o fazes e dá negativo ele da-te a probabilidade - apenas a probabilidade - de vires a ter um bebé com alguma daquelas anomalias, só se vier positivo é que eles indicam a amnio que é um teste 98 ou 99% fiavel pois é com base nas células do bébé e não em marcadores presentes no sangue da mãe... resumindo o grande problema do Rastreio é quando temos um negativo ficas com a ideia de que o bebé não tem problema nenhum e é saudavel - e não é essa a informação - a informação do rastreio é que é pouco provavel que o bebé tenha esses problemas... não deixa de ser possivel!
Com a amnio tens mesmo a certeza se tem ou não alterações cromossómicas! é claro que existe um risco mais elevado de aborto espôntaneo ou algo assim porque não deixam de "furar" o saquinho onde está o bebé, para recolher um pouco do liquido onde ele anda a nadar... mas ficas mesmo com certezas!

Eu também fiz o Rastreio, deu negativo, mas sinceramente deixou-me ligeiramente menos preocupada...

Beijokas

Math

UPM: 15 de Abril de 2008
Teste de gravidez: 15 de Maio de 2008 - POSITIVO
DDP: 15 de Janeiro de 2009

1ª eco rotina: 25/05/08 - 6S2D - 5,3 mm Temos feijoca!!!!
1ª consulta, 2ª Eco rotina: 27/5/08 - 11S2D - 4,53 cm Tudo ok!
Eco 1º Trim: 11/07/08 - TN=1,89 Comp=7,5 cm ON=Presente Rastreio Bioquimico: Negativo
Eco 1º Trim (2ª opinião): 22/7/08 - É menina!!!
2ª Consulta, 3ª eco rotina: 25/7/08 - Tá tudo optimo já a vimos na eco a simular movimentos respiratórios... foi lindo...
18/08/08 - 18 semanas certas - Primeiros pontapés a sério!
3ª consulta, 4ª eco rotina: 22/8/08 - Camy mais linda - tudo óptimo (engordei 3kg ns férias)
Eco Morfológica: 9/09/08 - Uma eternidade a olharem para o coração, que angústia, mas no fim tudo Ok , líquido amniótico baixo... deu para ver que A BOCA É IGUAL À DO PAPÁ!!!
13/09/08 - Amiga sentiu primeiros pontapés!!!! Logo de seguida o papá também sentiu!!!! (acho que estava à espera de algo mais explícito ehehehe)
4ª consulta, 5ª eco de rotina: 3/10/08 - Liquido amniótico ainda no limite inferior do normal, mas estável. Pipoca está bem, a mãezinha é que engordou desde a ultima consulta + 3,5!! Vou ter de beber 3 litros de água por dia!

Madrinha: Xanah Afilhada: patricia11

Aniversários da Barriguinha
1 mês - 15-5-2008 - 4 semanas e 2 dias
2 meses - 14-6-2008 - 8 semanas e 4 dias
3 meses - 15-7-2008 - 13 semanas
4 meses - 14-8-2008 - 17 semanas e 2 dias
5 meses - 14-9-2008 - 21 semanas e 5 dias

6 meses - 14-10-2008 - 26 semanas
7 meses - 13-11-2008 - 30 semanas e 2 dias
8 meses - 14-12-2008 - 34 semanas e 5 dias
9 meses - 8-1-2009 - 39 semanas

Data Prevista para o Parto: 15 de Janeiro de 2009
rute.dias
Inserida em: Friday, July 18, 2008 2:14:11 PM

Membro desde: 4/23/2008
eu tb estou um bocado confusa com esta questão do rastreio.
A minha médica mandou-me fazer análises (fiz a smana passada) mas não sei se foi o tal rastreio, pq fiz várias desde a urina asseptica ao nivel de glicémia.
O que é q aparece nesse tal rastreio? amanha vou buscar os resultados pode ser que consiga perceber se fiz ou nao...

Nos treinos desde Novembro 2007

Positivo a 15 de Junho - já de 7 semanas
1ª consulta - 27 de Junho está tudo bem e a feijoca ja tem 2,2 cm
1ª eco - 2 de Julho confirma-se as 9s e 5 dias (quase 10 semanas!) não consigo perceber qto é q a feijoca mede Sad
2ª eco (12 s) - 21 de Julho é um PILAS! medes 6 cm bébé
2ª consulta - 22 de Julho está tudo bem, toca a tomar vitaminas até os enjoos passarem
3ª consulta - 26 de Agosto engordei 1 kg desde a última consulta, continuamos com os enjoos e com as vitaminas, rastreio bioquimico negativo
Primeiros pontapés - 3 de Setembro e desde então é uma festa
Eco morfológica - 22 de Setembro tudo optimo, 500gr e a bocejar para mãmã
4ª consulta - 3 de Outubro - ao todo já cá cantam 5,5 kg, pilinhas de cabeça para baixo

5ª consulta - 7 de Novembro

DPP - 27/01/2009 (alterada)

22 semanas
carladelca
Inserida em: Friday, July 18, 2008 2:56:27 PM

Membro desde: 5/6/2008
Olá mamãs. Por opção, não fiz o rastreio bio-químico do 1º trimestre. Fiz a eco das 12 semanas e a eco estava perfeita, a translucencia com valores normais. Conclusão: não faço parte de grupo de risco e uma vez que os rastreios, têm muitas vezes falsos positivos, decidi, junto com o marido não o fazer, pois se viesses positivo teria que fazer amiocentese e não faria certamente. São opções.

Beijocas

Até ficámos bem na foto!!!

21 semanas23 semanas 30 semanas
DPP - 12 Outubro
Consulta e eco morfológica= 21 semanas e 4 dias - 5 de Junho. É UMA MENINA.
14/08/2008 - 31 semanas e 5 dias - 1665 gramas - percentil 50
18/09/2008 - 36 semanas e 5 dias - 2490 gramas - percentil 25/50
25/09/2008 - 37 semanas e 4 dias - 2876 gramas... 50 cm... boa para manequim, segundo a ecografista!
1º CTG - 17/09
2º CTG - 23/09 ligar ao GO para marcar parto!

Fiquei à espera do telefonema do GO... esperar para ver! Esperannnnnnnnnnnnnnnndo! Confused
24/09 - novas análises de despiste de pré-eclâmpsia. Análises OK. Very Happy
25/09 - mostrar resultado de análises... 3ª consulta de CTG pray Tudo ok... ouvi ralhar por causa da medicação do meu GO, como se eu fosse médica! Sad
29/09 - telefonema do GO.Comparecer na hospital para falar com Dr. Carlos Silva para cesareana!
30/09 - ESPECTACULAR! Fui observada... colo maduro e dilatação a começar! Esperar até dia 7/10. Se nessa data ainda nada tiver acontecido... cesareana! Rezo pelo parto normal! pray
01/10 - Perdi o rolhão! Very Happy
Estou colocada na escolinha onde apendi a ler, na minha aldeia!

Madrinhas:
Judith e susat4
Afilhadas:
aispdias, NASCEU o Tomás, 28/09! Internado na Maternidade Júlio Dinis! Estou a rezar por ti Tomás! grouphug
bebecas_07, NASCEU O Hugo, 09/09 (é um pequeno muito forte, como a mãe)
Anocas22, NASCEU O Rodrigo, 10/09
Anita78... paciência... paciência e daqui a nada temos surpresa!
eclipse, NASCEU o Afonso, 01/10

MATS, vai ter um Tiago, dpp - 18/10[/size]
Beloved Babies de Setembro/Outubro de 2008
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum