Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

As vossas opiniões! [Options] · [View]
MoonCrazy
Inserida em: Thursday, July 31, 2008 10:22:43 PM
Ranking: Newbie

Membro desde: 7/30/2008
Olá mamãs em geral, de Gaia em particular!

Sou uma finalista em Psicologia Educacional e estou neste momento com o projecto de abrir uma Creche – Jardim-de-infância na zona de Gaia.
Ando neste momento absorvida em legislações, licenças, leis e regulamentos, ando ainda a criar o projecto em conjunto com seguranças sociais, Centros de Emprego e a tentar pôr em prática tudo o que vim aprendendo ao longo destes 5 anos para puder criar algo que tenha realmente boa qualidade, que fomente o crescimento pedagógico social e emocional das crianças e que seja um lugar onde seja altamente valorizada a relação entre pais, educadoras e crianças.

Já estive por aqui a ler algumas sugestões e a anotar algumas ideias que considero mais-valias para acrescentar ao meu projecto, pois acho que é sempre bom aprender com os outros e evoluir e porque quando se trata de crianças, as ideias para valorizar o tempo que se passa com elas nunca é demais.

A minha participação neste fórum prende-se com o especial favor de vos pedir algumas opiniões vossas relativas às creches e Infantários onde deixam os vossos filhos.

Como por exemplo:

Serviços que achem importantes e que gostariam de ver presentes nestes espaços.
Opiniões sobre a alimentação, o transporte, as actividades desenvolvidas.
O que valorizam nestes espaços.
O que encontram de errado ou gostam menos nas escolas dos vossos filhos.
O que vos leva a escolher entre este ou aquele espaço.
A localização: Mais perto de casa, mais perto do emprego, ou é indiferente.
Ideias que acham que iriam valorizar a qualidade do espaço.

E acho que é só, as vossas opiniões em geral já ajudam em muito…

Desde já muito obrigada!

Filipa
[Sponsor]
Inserida em: Thursday, July 31, 2008 10:22:43 PM

[]
gemeniana
Inserida em: Friday, August 01, 2008 12:04:07 AM
Ranking: Member

Membro desde: 7/31/2008
Olá Filipa...Sou Educadora e ando neste momento à procura de emprego....está complicado....
Axo uma grande ideia a tua de abrir uma creche/jardim de infância....para além da preocupação que estás a ter em satisfazer as exigências que mais preocupam os pais..é cada vez mais importante a escolha do espaço onde colocamos as nossas criançasSmile
Desde já disponibilizo a minha ajuda se precisares de alguma coisa...e tens já aki uma educadora à tua disposição se precisares futuramente Smile

beijinhos e boa sorte para o teu projectAngel
odeteferreira
Inserida em: Friday, August 01, 2008 10:30:17 AM

Membro desde: 5/21/2008
Olá Filipa, acho muito bom da tua parte estares a pensar abrir um espaço (creche e jardim-de-infância) direccionado para o bem estar das crianças.Muitas vezes isso não se reflecte, ou seja, há muitos espaços em que a prioridade não é o bem estar das crianças. Acho muito importante o espaço (sobretudo a sua higiene), mas acredito que muitos pais também valorizam e muito o pessoal (tanto educadoras como auxiliares), a forma como são recebidos. Quanto ao espaço, e como já referi, acho que a higiene é fundamental, mas isso complementa-se com uma boa iluminação, um espaço arejado, mas sobretudo confortável, onde a criança se sinta bem.
Já agora, aproveito para dizer que sou Educadora (no desemprego Sad ), quando pensares no pessoal estou disponível...
Bom trabalho e boa sorte para o projecto
cinanina
Inserida em: Friday, August 01, 2008 12:03:57 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 5/10/2008
Não sou de Gaia, mas...

[Convém, explicar que o meu filho esteve numa escola de que gostei mto mas este ano vou-me mudar e vamos para outra escola mais perto da casa nova. Estou a falar da escola antiga.]

Serviços que achem importantes e que gostariam de ver presentes nestes espaços:
Poder ter horário flexível, sobretudo quando são pequeninos o esquema de "halte-garderie" que tinha em Paris era perfeito. Para quem tem horários em que possa estar em casa (ex. professores), pode ser bom estar com o bebé mais tempo e não ter que o deixar o dia inteiro fora de casa. Tb é bom não ter um horário rígido de entrada.
Tb seria bom que as batas e caminhas do bebé fossem uma responsabilidade da escola. Sobretudo este ano, que pago quase 500 euros de mensalidade, gostaria de não ter que me estar sempre a preocupar com a bata do meu filho. A escola bem que podia lavar e passar a bata dele e terem lá umas quantas a mais para os dias em que eles se sujam mais.

Opiniões sobre a alimentação, o transporte, as actividades desenvolvidas:
A alimentação deve ser caseira e inspirar o máximo de confiança, nunca oferecer sumos, bolachas - doces duas vezes por semana é suficiente. Ter muito cuidado em preparar refeições equilibradas, nem pensar em pizzas e coisas que tal como se vê nalguns colégios que é inacreditável.
Sobre transporte não tenho opinião porque o meu filho nunca usou, mas é importante terem cadeirinhas de segurança para todos.
Em relação às actividades, depende das idades mas gostei do esquema da escola do meu filho que era o normal para os 3 anos: uma actividade por dia, ginástica, música, pintura/actividades manuais... faziam muitas actividades em museus, jardins, as chamadas visitas de estudo, acho óptimo desde que não seja mais uma forma de ganhar dinheiro. Adorei que o meu filho fosse várias vezes ao teatro, às vezes era o teatro que ia à escola, fizeram uma feira do livro, levaram-nos várias vezes a piqueniques, à Gulbenkian a ateliers, achei isso óptimo. Acho que as actividades devem ser bem seleccionadas, graças a Deus que nunca os levaram a ver o Noddy e essas coisas mto comerciais, acho que as actividades devem ser para aprendizagem e desenvolvimento da criança e devem ser exigentes na selecção. Tb acho importante a natação, este ano tb vai ter inglês e iniciação à informática. O ano passado tinham um computador na sala deles, por isso ia dar ao mesmo, faziam jogos e certas actividades no computador.
Acho importante que saiam à rua para brincar, de preferência a meio da manhã e à tarde, se estiver bom tempo, claro. Qdo os colégios têm jardim é óptimo que possam estar um bocadinho no recreio exterior.

O que valorizam nestes espaços:
Qualidade arquitectónica dos edifícios (detesto imaginar o meu filho numa espelunca), estado de conservação, qualidade dos brinquedos, espaço exterior. Detesto espaços escuros, com muitos autocolantes e desenhos pirosos nas paredes, com colagens a cair. Fui ver um sítio que tinha papel de parede velho, outro que tinha tapetes de cozinha no chão e nunca inscreveria o meu filho nesses colégios. Este ano ia para inscrevê-lo num colégio, estava tudo combinado, mas quando cheguei lá tinham pintado tudo de rosa choque e verde-alface e sinceramente, fugi. Nem parei o carro, fiz meia volta e fugi. Não tive coragem de explicar às pessoas do colégio mas não consigo imaginar o meu filho todos os dias fechado naquele edifício horrível. Acho que ele deve ter no colégio o mesmo ambiente que tem em casa.
É bom que os colégios tenham um espaço de recreio interior ou coberto, para qdo chove os meninos poderem à mesma correr um bocadinho.

O que encontram de errado ou gostam menos nas escolas dos vossos filhos:
Gostaria de poder estar de vez em quando a brincar com o meu filho e os amiguinhos dele um bocadinho. Gostaria de ser recebida um pouco como se recebe alguém no nosso emprego. De vez em quando os nossos amigos podem entrar, podemos mostrar-lhes um trabalho que estamos a fazer, pagamos-lhes um café. Não ser sempre recebida à porta e a correr e poder estar com o meu filho no ambiente dele. Mas já me habituei que é assim e não me importo nada. Só que gostaria ao menos de saber quem são os meninos de quem ele me fala, e tenho que andar a adivinhar pelos corredores, à saída. Gostaria tb que dessem maior importância ao espaço exterior. Têm um jardim grande um bocado mal estimado.

O que vos leva a escolher entre este ou aquele espaço:
Tem mais a ver com as referências, localização e os aspectos que referi relativamente ao que valorizo (qualidade do edifício, estado de conservação, espaços exteriores). Sobretudo valorizo imenso a maneira como sou recebida qdo vou visitar o colégio, o ar das pessoas, a maneira como falam e olham para nós que me faz sentir empatia por elas ou perceber logo que aquele é o sítio errado para o meu filho. Uma coisa tb mto importante é a limpeza. Um sítio sujo ou com pó entranhado... pessoalmente a mim faz-me logo medo.

A localização: Mais perto de casa, mais perto do emprego, ou é indiferente.
Eu prefiro mais perto de casa.

Ideias que acham que iriam valorizar a qualidade do espaço: contratar um arquitecto, não ensinar às crianças logo de pequenas a serem pirosas, ter respeito pela educação espacial/arquitectónica de uma criança. Optar por espaços amplos e sem perigos para as crianças, cores não muito berrantes, evitar demasiados autocolantes e "adereços" pequenos. Vêem-se coisas assustadoras nos ambientes escolares. Optar pela simplicidade e valorizar os brinquedos, espaços de lazer e trabalhos das crianças para "alegrar" depois o espaço, em vez de encher tudo com Mickeys... Confused

Carta ao Pai Natal de Sebastião
cinanina
Inserida em: Friday, August 01, 2008 12:04:58 PM

Membro desde: 5/10/2008
Que grande relatório, hein? Wink

Carta ao Pai Natal de Sebastião
MoonCrazy
Inserida em: Friday, August 01, 2008 12:11:03 PM

É um grande relatório mas é exactamente o que eu gostaria de ver debatido por vocês.

Obrigada, foi extremamente esclarecedor!! E já tenho mais itens na minha lista do "To Do or Not to do" Smile
MoonCrazy
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 6:55:23 PM

Olá meninas!!!

Queria pedir às educadoras que aqui se disponibilizaram a ajudar para me contactarem e se puderem enviarem por e-mail os vossos CV. O e-mail é: filipajmoreira@gmail.com

Beijinhos e obrigada desde já pela colaboração!!
sandy_mpp
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 8:02:31 PM

Membro desde: 3/19/2008

Há um jardim de infância, em Gaia, por onde eu já passei que tomo como modelo (ao nível das instalações).
Foi construído de raíz e, por isso, as salas são muito amplas com um enorme jardim onde as crianças estão em contacto com animias (contacto vigiado), podem correr descalças, lanchar ao ar livre...
Todas as salas têm uma enorme janela, por onde as crianças vão para o jardim.As casas de banho têm acesso directo das salas, onde as crianças favorecem bastante a autonomia, pois podem ser vigiadas pela educadora que está na sala com o restante grupo.
O ginásio é muito grande e serve também de refeitório. Não tem dormitório, pois as crianças de 3 anos dormem na sala.

P.S.-vou jantar, depois conto mais.
Se quiseres digo por PM qual o jardim de infancia Smile

Sandra

sandy_mpp
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 8:53:52 PM

Só falo nesta instituição porque os pais adoram-na e ficam rapidamente sem vagas.

Mas, mais importante do que o resto, são as condições humanas.
Pois o que mais me custava ver era a hora do almoço, onde algumas crianças ganharam alguns traumas à custa disso...

Se precisares do fotografias de alguns espaços ou se tiveres alguma dúvida, manda pm Smile

Sandra

SandraRemondes
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 9:12:59 PM

Membro desde: 3/2/2008
ola MoonCraZy

Eu sou Educadora de Infância da Zona do porto e só agora é que vi este post, que pretende abrir uma creche/Jardim de Infância.
Disponibilizo-me para ajudar no que for necessario, pois tenho já experiencia de abertura de Instituições.
Quanto as questões que coloca são muito pertinentes.
Relativamente as instalações destes espaços educativos, considero que devem ser apelativos, as crianças sentem-se bem em ambientes alegres.

Quando precisei de encontar uma creche/Jardim de Infância para os meus filhos, foi uma complicação, porque existem tantos sem qualidade nenhuma, sem as condiçoes minimas, por fim lá encontrei, mas mais longe de casa, mas preferi andar alguns quilometros de carro do que colocá-los em alguma instituição que nem sequer alvarás tinham.

A alimentação é muito importante, devendo ser variada e as ementas serem feitas com o apoio de uma nutricionista.
As actividades são variadissimas e são desenvolvidas por Educadores de Infancia licenciados com projectos curriculares e objectivos defenidos, dependendo do grupo de crianças e as extra-curriculares por vezes desenvolvidas por outros profissionais.

Valorizo muito, tanto como mãe como profissional, as instalaçoes, que de modo algum devem estar degradadas, devem ser apelativas; os profissionais que estão a frente da Instituição ou seja a gerencia serem da Área, ou que percebam de Educação de Infância, isto porque senão infelizmente e acredite que acontece com frequencia, vêem tudo como um negócio chorudo e inica e simplesmente como uma forma de ganhar dinheiro á custa de explorar os Educadores, os auxiliares e os proprios pais.
Valorizo também a experiencia dos Educadores que trabalham com as crianças, isto não é de maneira nenhuma desvalorizar as recem-licenciadas, eu também já o fui e sei muito bem como é, mas a experiencia faz-nos ter a noção de muitas coisas que não são visiveis nos estagios que efectuamos.

Não me vou alongar mais, se precisar disponibilizo-me, estes projectos de inicio de abertura fascinam-me.
Vou enviar o meu contacto assim como CV para se precisar da minha colaboração.
atenciosamente

Sandra Remondes
gemeniana
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 9:20:33 PM

Se não dermos opurtunidade também aos jovens récem licenciados,estes nunca poderam ganhar a expriência como outra educadora já expriente.
Aliás as pessoas recém licenciadas podem vir a dar outra dinâmica aos jardins escolas,pois tem muitos projectos e novas ideias de actividades para realizar com as crianças.
sandy_mpp
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 9:20:35 PM

[SandraRemondes wrote:]
ola MoonCraZy

Valorizo também a experiencia dos Educadores que trabalham com as crianças, isto não é de maneira nenhuma desvalorizar as recem-licenciadas, eu também já o fui e sei muito bem como é, mas a experiencia faz-nos ter a noção de muitas coisas que não são visiveis nos estagios que efectuamos.

Sandra Remondes

Se ninguém confiar nas recem-licenciadas, elas não ganham experiência...

Sandra

SandraRemondes
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 11:41:08 PM

Membro desde: 3/2/2008
olá

Concordo com vçs na medida em que se ninguem der oportunidade, não ganham experiencia, contudo não desvalorizo de maneira nenhumas as recem-licenciadas.

Mas sabemos bem como é, que foi o que afirmei e volto a dizê-lo a experiencia faz-nos ter a noção de muitas coisas que não são visiveis nos estagios que efectuamos..

Isto é a minha opinião, é aquilo que como mãe e como profissional valorizo.
Valorizo muito a qualidade dos recursos humanos.

Sandra Remondes
MoonCrazy
Inserida em: Wednesday, August 06, 2008 2:18:49 AM

Boa noite,

Eu acho que numa relação de trabalho em que a equipa é formada por pessoas com diferentes graus de experiência só é benéfico para a qualidade dos serviços que se prestam.

As pessoas com mais experiência trazem até nós (recém-licenciadas) uma linha de condução, métodos que nunca nos sugeriram na faculdade, aprendizagens que adquiriram com a sua própria experiência de trabalho e que nos facultam, ajudando-nos. É sempre uma mais-valia ter recém-licenciadas numa equipa, as ideias novas, as metodologias inovadoras, as recentes aprendizagens, a vontade de chegar e vencer, a motivação e a vontade de singrar, são tudo mais valias, mas ninguém pode defender uma tese de ter uma equipa formada só por recém-licenciadas, assim como também não era de salutar uma equipa só formada por pessoas já com largos anos de profissão. Quanto a mim chegar-se-ia rapidamente a uma estagnação na dinâmica da equipa que só iria prejudicar o trabalho efectuado pois não haveria uma evolução fruto da troca de ideias dos diferentes graus de experiência.

E é essa a minha ideia de equipa a ter no meu espaço. Uma equipa multi-disciplinar e interactiva, onde que quem saiu agora da faculdade ponha em prática o que aprendeu, onde coloque a sua motivação e vontade de mudar o mundo que todas temos quando acabamos o curso, o seu dinamismo e força de vontade, trabalhe sempre em conjunto e em estilo de parceria com alguém que já trabalha há mais tempo no meio e conhece os chamados “cantos à casa” e que saiba à partida que apesar dessa vontade de mudar o mundo seja do mais positivo que há, nem sempre é possível e que ajuda os outros a saberem trabalhar com as realidades que se nos apresentam todos os dias no local de trabalho.

P.S.: Os vossos e-mails terão brevemente resposta.
sandy_mpp
Inserida em: Wednesday, August 06, 2008 8:47:51 AM

[MoonCrazy wrote:]

E é essa a minha ideia de equipa a ter no meu espaço. Uma equipa multi-disciplinar e interactiva, onde que quem saiu agora da faculdade ponha em prática o que aprendeu, onde coloque a sua motivação e vontade de mudar o mundo que todas temos quando acabamos o curso, o seu dinamismo e força de vontade, trabalhe sempre em conjunto e em estilo de parceria com alguém que já trabalha há mais tempo no meio e conhece os chamados “cantos à casa” e que saiba à partida que apesar dessa vontade de mudar o mundo seja do mais positivo que há, nem sempre é possível e que ajuda os outros a saberem trabalhar com as realidades que se nos apresentam todos os dias no local de trabalho.

Exactamente Smile

Sandra

gemeniana
Inserida em: Wednesday, August 06, 2008 10:12:43 AM

Concordo plenamente com o que disseste MoonCraZy.
A troca de experiencias continua a ser uma mais valia para todos, no sentido que todos os dias aprendemos com as pessoas que nos rodeiam .
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum