Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Artigo sobre o dar ou não água a bebés com menos de 6 meses... [Options] · [View]
luisa78
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 11:54:46 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 6/16/2006
Bom dia mamãs, estive a ler o seguinte artigo.
Sinceramente não sei bem o que pensar.
O meu filho já tem 1 ano e 5 meses e a verdade é que só começou a querer e aceitar beber água tinha quase 1 ano! É um facto que mamou na mama em exclusivo até aos 6 meses e até aos 9 (já não era em exclusivo). Nunca forcei , mas ele não aceitava água.
O pediatra sempre disse para eu não me preocupar pois enquanto ele não precisasse rejeitaria e isso significaria que estava suficientemente hidratado!

Mas vejam e comentem:

«Não deve oferecer-se água a bebés com menos de seis meses. Mesmo que sintam sede, a bebida que devem beber é leite materno ou, em alternativa, leite especial adaptado. A equipa de médicos do Centro Infantil Johns Hopkins, em Baltimore, fez recentemente um alerta aos pais: dar demasiada água a um bebé com menos de seis meses pode provocar uma complicação grave, habitualmente designada por «intoxicação pela água» (hiponatremia).

Os bebés são mais vulneráveis a esta complicação pelo baixo volume de sangue em circulação e pela imaturidade dos seus rins, que faz com que libertem grandes doses de sódio juntamente com a água em excesso. Essa libertação pode levar a um perigoso decréscimo no nível de sódio, o que afecta a actividade cerebral e pode, em casos extremos, levar ao coma.

Os sintomas de uma «intoxicação pela água» são irritabilidade, sonolência e outras perturbações do estado de humor, seguidas de baixa temperatura corporal, edema (inchaço) e suores na face, convulsões. Os primeiros sintomas podem ser muito subtis, por isso os pais podem não ter dado conta de nenhuma alteração significativa até chegarem as convulsões.

Bebés que frequentam programas de adaptação ao meio aquático podem beber enormes quantidades de água durante uma sessão. Os pais devem estar atentos a este facto e evitar ao máximo que o bebé engula água.

Dar água a um bebé com menos de seis meses pode ainda ter consequências a nível do seu desenvolvimento, sobretudo se for dada regularmente. A água substitui no estômago do bebé o lugar do leite, rico em nutrientes, e pode reduzir o seu apetite para mamar, condicionando assim o seu crescimento.

Mesmo em situações excepcionais...
É claro que os pais temem o risco de desidratação, sobretudo quando o calor se torna excessivo, ou quando há vómitos e diarreias. Mas, mesmo nestes casos, um bebé que está a ser amamentado recebe do leite materno toda a quantidade de água necessária - o leite materno tem 87 por cento de água na sua constituição.

Mesmo que haja perdas de líquido excepcionais, amamentar com mais frequência é suficiente para evitar a desidratação, até porque no início da mamada, o leite é mais diluído - contém mais água do que no final. Se está a ser alimentado por leite adaptado também não deverá necessitar de água, salvo por indicação médica.

Se um bebé tem perdas de líquido acentuadas pelo calor excessivo, por vómitos ou diarreia e a sua alimentação já é constituída por sólidos pode ser oferecida água, mas sempre em doses reduzidas. »

Qual a vossa opinião?

[Sponsor]
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 11:54:46 AM

[]
EliGee
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 12:50:28 PM

Membro desde: 4/21/2008
Olá!

Desconhecia este artigo mas sempre me foi dito pelo pediatra que o leite materno (bem como o artificial) contêm agua na sua composição. Além do mais, os rins dos bébés até aos 6 meses (pelo menos) são imaturos e incapazes de processar uma grande quantidade de agua, ficando sobrecarregados, o que me faz todo o sentido e deve trazer as tais consequencias descritas no artigo que transcreveste.

Além do mais, estado suficientemente hidratados pela alimentação, os bébes geralmente recusam a agua, preferindo o leite, o que por si só deve ser um indicador de hidratação.

Sei também que é possível a qualquer pai ou mãe verificar o estado de hidratação dos filhos: a moleirinha está deprimida (está para baixo)? Quando se puxa a pele da barriga ela leva mais de 2 segundos a voltar ao estado inicial? Isto são sintomas de desidratação que podem exigir observação medica. Mas isto imagino que só seja possivel a crianças com diarreias, febres muito altas ou subnutridas, caso contrário está tudo bem!

A minha piolha tem quase 1 ano e só há umas semanas começou a aceitar agua em quantidades maiores, mas não bebe mais do que uns 50ml por dia, calculo.

Mas é um bom tópico este. Há mesmo muitos pais que insistem nisto de dar agua e ficam preocupados quando eles não bebem!

beijinhos

ONeves
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 1:01:37 PM

Membro desde: 1/4/2008
[luisa78 wrote:]
Bom dia mamãs, estive a ler o seguinte artigo.
Sinceramente não sei bem o que pensar.
O meu filho já tem 1 ano e 5 meses e a verdade é que só começou a querer e aceitar beber água tinha quase 1 ano! É um facto que mamou na mama em exclusivo até aos 6 meses e até aos 9 (já não era em exclusivo). Nunca forcei , mas ele não aceitava água.
O pediatra sempre disse para eu não me preocupar pois enquanto ele não precisasse rejeitaria e isso significaria que estava suficientemente hidratado!

Mas vejam e comentem:

«Não deve oferecer-se água a bebés com menos de seis meses. Mesmo que sintam sede, a bebida que devem beber é leite materno ou, em alternativa, leite especial adaptado. A equipa de médicos do Centro Infantil Johns Hopkins, em Baltimore, fez recentemente um alerta aos pais: dar demasiada água a um bebé com menos de seis meses pode provocar uma complicação grave, habitualmente designada por «intoxicação pela água» (hiponatremia).

Os bebés são mais vulneráveis a esta complicação pelo baixo volume de sangue em circulação e pela imaturidade dos seus rins, que faz com que libertem grandes doses de sódio juntamente com a água em excesso. Essa libertação pode levar a um perigoso decréscimo no nível de sódio, o que afecta a actividade cerebral e pode, em casos extremos, levar ao coma.

Os sintomas de uma «intoxicação pela água» são irritabilidade, sonolência e outras perturbações do estado de humor, seguidas de baixa temperatura corporal, edema (inchaço) e suores na face, convulsões. Os primeiros sintomas podem ser muito subtis, por isso os pais podem não ter dado conta de nenhuma alteração significativa até chegarem as convulsões.

Bebés que frequentam programas de adaptação ao meio aquático podem beber enormes quantidades de água durante uma sessão. Os pais devem estar atentos a este facto e evitar ao máximo que o bebé engula água.

Dar água a um bebé com menos de seis meses pode ainda ter consequências a nível do seu desenvolvimento, sobretudo se for dada regularmente. A água substitui no estômago do bebé o lugar do leite, rico em nutrientes, e pode reduzir o seu apetite para mamar, condicionando assim o seu crescimento.

Mesmo em situações excepcionais...
É claro que os pais temem o risco de desidratação, sobretudo quando o calor se torna excessivo, ou quando há vómitos e diarreias. Mas, mesmo nestes casos, um bebé que está a ser amamentado recebe do leite materno toda a quantidade de água necessária - o leite materno tem 87 por cento de água na sua constituição.

Mesmo que haja perdas de líquido excepcionais, amamentar com mais frequência é suficiente para evitar a desidratação, até porque no início da mamada, o leite é mais diluído - contém mais água do que no final. Se está a ser alimentado por leite adaptado também não deverá necessitar de água, salvo por indicação médica.

Se um bebé tem perdas de líquido acentuadas pelo calor excessivo, por vómitos ou diarreia e a sua alimentação já é constituída por sólidos pode ser oferecida água, mas sempre em doses reduzidas. »

Qual a vossa opinião?

Cada um com a sua opinião, varia muito de médico para médico.
A pediatra dos meus está na neonatologia da MAc e diz que é muito triste ver crianças recem-nascidas entrarem desidratadas nas urgências da MAC e sempre recomendou dar água aos meus, quer bebessem do meu leite ou não, e é o que tenho feito.

Temos dois bons motivos para sorrir

www.pedroemiriam.blogspot.com

O nosso parto:
http://foruns.pinkblue.com/yaf_postst249104_Parto-gemeos.aspx

[url=http://www.glitter-graphics.com]

És ou vais ser mãmã de gémeos? junta-te a nós http://groups.yahoo.com/group/GRUPO_DE_GEMEOS/
Deanutrix
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 1:31:31 PM

Membro desde: 8/6/2007
Pois, nao sei que pense, porque sempre li que a partir do momento em que comecam com os sólidos devem beber água. Se bem que sou da opiniao que o bebé só beberá se quiser e precisar. Nao sou nada de obrigar a minha filha seja a comer seja a beber. A minha filha bebe muito bem água (uns 200ml por dia), mas acho que se ela nao tivesse sede nao beberia.

Já agora, onde viste esse artigo?

Soninha30
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 1:52:44 PM

Membro desde: 6/27/2008
Agora que começou o calor, a Pediatra do meu bebé recomendou que se desse água, mas doses pequenas, é preferível do que ter um bebé desidratado...o meu só bebe leite adaptado e nesse caso, é diferente dos bebés que bebem leite materno.
Mas isso varia de Pediatra para Pediatra...Smile

bluelight
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 1:58:17 PM

Membro desde: 4/3/2008
Gostaria de saber a origem desse artigo para tirar copia e levar ao pedi do meu anjo, pois na ultima consulta fiz exactamente essa pergunta e ele me aconcelhou a dar agua ao bebe. E eu disse q tinha lido q a OMS desaconcelhava dar agua a bebes q so bebem leite materno, e ele disse-me então na proxima consulta para eu levar copia do documento q diz isso. :S

jinhos

Data da ultima mestruação ~20/09/2007
Teste a urina - 19/10/2007 - NEGATIVO (falso lol)
Teste ao sangue - 22/10/2007 - POSITIVO (tempo de gestação - ~4semanas)
Já nasceu..dia 17/06/2008 ás 19:07 com 3,160gr e 47 cm...
http://foruns.pinkblue.com/yaf_postst249592_A-minha-experiencia.aspx

madrinha: sally
afilhada: grey blue eyes DPP:17/06/2009
Deanutrix
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 2:02:35 PM

Membro desde: 8/6/2007
[bluelight wrote:]
Gostaria de saber a origem desse artigo para tirar copia e levar ao pedi do meu anjo, pois na ultima consulta fiz exactamente essa pergunta e ele me aconcelhou a dar agua ao bebe. E eu disse q tinha lido q a OMS desaconcelhava dar agua a bebes q so bebem leite materno, e ele disse-me então na proxima consulta para eu levar copia do documento q diz isso. :S

jinhos

Sim, é verdade que bebés que sao só amamentados nao precisam de água. Mas acho que em casos de calor extremo é mais fácil dar água do que estares de 20 em 20min a sacar das mamas para dar de mamar. Além disso eles de início nao bebem mais que 10 ou 20 ml.

Lai
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 3:26:25 PM

Membro desde: 8/3/2006
Olá,

O artigo é este: http://www.mae.iol.pt/artigo.php?id=956144&div_id=3638
Depende muito de pediatra para pediatra...mas desde a primeira consulta que me disseram para nunca dar agua ao bebe, se notar que ele está com sede para dar a mama e nada mais.

Beijinhos

lamarosa
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 3:49:55 PM

Membro desde: 4/14/2008
Esse artigo é alarmante e desinformativo.
Para que essa complicação acontecesse uma criança teria que beber litros de água.
Não faz mal dar água a um bebe seja de que idade for.
É verdade que o leite materno tem as quantidades de liquido suficientes logo não é necessario dar água, mas se se der não faz mal nenhum.

AFILHADA: AndreiaMario
Mimizita
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 3:54:06 PM

Membro desde: 3/31/2008
O meu pequenito desde que bebe cerca de 20 a 30 ml de água não tem que ser estimulado para fazer cócó... parece-me preferível a aguinha à estimulação Smile
Aranha
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 3:58:46 PM
Ranking: Newbie

Membro desde: 7/23/2008

Estou a ver que cada pediatra diz uma coisa...

O meu pequenote nasceu em Março de 2007, e quando fui ao peso com ele a enfermeira perguntou-me se não lhe dava água, como fazia muito calor poderia dar-lha.
Quando fui ao pediatra com ele, o mesmo perguntou-me se não lhe dava água, ao que respondi que sim.
Ele disse-me que fazia bem pois estava muito calor e não é nada agradável ver bebés desidratados, como por vezes apareciam na urgência do hospital.

Tem tudo a ver com o nosso instinto, e como é 1.º filho surgem sempre muitas questões e preocupações que com o tempo vão passando.
feijoca
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 4:36:49 PM

Membro desde: 9/16/2006
Eu acho que não faz mal nenhum oferecer água, se quiserem bebem, se não quiserem não bebem, é porque não lhes faz falta. O meu só começou a querer água a partir dos 12 meses, mais ou menos... Antes disso provava e olhava para mim com cara de "mas que porcaria é esta?". Agora gosta tanto que é uma das 10 ou 12 palavras que diz! Smile

Beijocas,

Sarah

Soninha30
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 7:12:54 PM

Membro desde: 6/27/2008
[Mimizita wrote:]
O meu pequenito desde que bebe cerca de 20 a 30 ml de água não tem que ser estimulado para fazer cócó... parece-me preferível a aguinha à estimulação Smile

É verdade...a água ajuda imenso a estabilizar a flora intestinal, bem como amolecer as fezes...Smile

Patchi
Inserida em: Tuesday, August 05, 2008 7:57:19 PM

Membro desde: 1/7/2006
oi

eu sempre li que não se deve dar agua a bebes
o meu pediatra dizia para oferecer, mas se recusa-se para não insistir
só em casos de doença é que tinha de dar agua a colher

Bjs, Patchi e André

Estás em casa e queres ganhar € com o teu computador ?
clica aqui, regista-te nestes 2 link´s hoje mesmo.

- http://emcasaganhareuroscomocomputador.blogspot.com

ou - ESTE JÀ ME PAGOU Wink .

http://sandrafanha.spaces.live.com
http://www.meubebezinho.com.br/bebe/andreramos
estrellavera
Inserida em: Wednesday, August 06, 2008 1:25:32 AM

Membro desde: 8/9/2007
A Magui bebe leite adaptado e desde as 2\3 semanas começou a beber agua ou chá com o calor que tem estado tenho lhe oferecido mais e ela bebe.........

arosa33
Inserida em: Wednesday, August 06, 2008 9:32:40 AM

Membro desde: 1/17/2008
Olá,
só mais uma achega: em caso de febre deve dar-se àgua ao bebé, especialmente no Verão. O meu menino com 6 semanas teve uma infecção com febre altíssima e a primeira coisa que o pedi me disse foi "de-lhe àgua".
Bjs

LuaCheia
Inserida em: Wednesday, August 06, 2008 12:01:07 PM

Membro desde: 2/27/2008
olá Smile,

A minha bebé está a fazer 2 mesitos, mas já na consulta de 1 mês eu coloquei essa questão à Pedi, e esta disse q nos dias de mt calor para lhe oferecer no intervalo das mamadas (estava com LM + LA, agora só LA), se bebesse mt bem, se ñ quisesse para eu ñ ficar preocupada. Confused

Mas para nunca dar logo a seguir ao leitinho, nem mt proximo da mamada, para ñ encher o estômago de água e ñ ter espaço para o leitinho!

Se nós qd está mt calor e transpiramos sabe-nos bem a água, a eles tb.
A ñ ser q seja Leite Materno, e a mamã vá oferecendo a mamoca de vez enquando para saciar a sede. (uma vez q pode dar maminho à descrição) Smile

Para quem dá LA como eu, no intervalo devo oferecer a águinha... tanto mais q a minha bebé transpira imenso nos dias de mt calor.

Mas este tema é como tds, cada Pedi tem a sua opinião, e às vezes bem diferentes, vamos lá nós entender isso. Boo hoo!

Acho q no meio de qualquer opinião, o nosso bom senso como mamãs tb deve perdurar.

LuaCheia

O parto relâmpago da minha Estrelinha: http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&t=249525

Madrinha: Nesha
Madrinha: Xoxa
Strat
Inserida em: Wednesday, August 06, 2008 12:13:34 PM

Membro desde: 7/18/2007
Também dou água ao meu por causa do calor, bebe uns 10 ml por dia se tanto... é coisa nenhuma mas quando quer morde um bocadinho na tetina e entra alguma água, quando ñ quer simplesmente rejeita e ñ bebe.
Pra sobrecarregar o rim , é como dizem, teria q beber litros seguidos em pouco espaço de tempo ...

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum