|
|
Ranking: Newbie
Membro desde: 7/16/2008 Mensagens: 3 Localização: lisboa
|
bom dia alguem tomou fluoxetina enquanto tentava engravidar ou mesmo durante a gravidez?
o meu psiquiatra aconselhou-me a tomar por ter uma depressão (obsessiva-compulsiva). este diagnóstico foi efectuado hà 6 meses.eu só hoje comecei a tomar medicação porque não aguento mais. o aborto que sofri hà 3 semanas acabou comigo de vez.
tenho receio das consequências que a medicação pode ter no decurso da gravidez e como se podem reflectir no meu bébé.
alguém me pode dar umas dicas?
obrigada e bjs
|
|
|
|
[]
|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 3/10/2008 Mensagens: 557 Localização: Porto
|
Olá linda Eu andava a tomar Fluoxetina ITF quando engravidei da 1ª vez, o meu médico mandou-me parar imediatamente e comecei com o ácido fólico; entretanto essa gravidez terminou num aborto retido às 8 semanas. Não creio que uma coisa tivesse nada a ver com outra, foi coincidência. Entretanto, como já tinha deixado, aproveitei e não retomei porque como tinha intenção de voltar engravidar dali a uns tempos não valia a pena começar para interromper. Passados uns meses eu andava mesmo em baixo animicamente e o meu médico voltou a receitar-me a fluoxetina; só que como eu achava naquela altura que já poderia estar grávida, ele disse para eu fazer o teste e só reiniciar a fluoxetina caso desse negativo... como foi positivo olha tive de passar sem ela... Por isso, segunda a opinião do meu médico, fluoxetina e gravidez não devem coexistir. De qualquer modo, o meu problema era de cansaço e algum desânimo, não tinha problemas complicados, e deu para interromper o tratamento; se os teus problemas são mais sérios e precisas de tratamento, se calhar os medicos podem encontrar uma maneira de tu fazeres o teu tratamento sem prejudicar o bebé. Beijinhos e boa sorte.
        Madrinha: AL77
|
|
Membro desde: 5/22/2008 Mensagens: 1,364 Localização: S.Domingos de Rana
|
Olá. De acordo com a bula não parece ser muito prejudicial. É mais perigoso deixares de tomar de repente,podes piorar a tua depressão ou ter uma recaída bem pior. Acho que se não queres mesmo tomar devias sim fazer um desmame progressivo. Corres menos risco de recaídas.Fala com o teu médico para ele te indicar como fazer o desmame. GRAVIDEZ ou ALEITAMENTO A fluoxetina pode ser usada durante a gravidez, mas com precaução, especialmente durante o final da gravidez ou imediatamente antes do inicio do trabalho de parto, visto terem sido notificados os seguintes efeitos em recém-nascidos: irritabilidade, tremor, hipotonia, choro persistente, dificuldade de sucção e em dormir. A fluoxetina e o seu metabolito, norfluoxetina são excretados no leite materno humano. Têm sido notificados acontecimentos adversos em crianças a serem amamentadas. No caso do tratamento com fluoxetina ser considerado necessário, a descontinuação da amamentação deverá ser considerada; no entanto, se se mantiver a amamentação, deve ser prescrita a dose mínima eficaz de fluoxetina. DPP – 05Outubro Nasceu a minha linda princesa Amy - 06 Outubro MADRINHA - anabf - Nasceu o Rodrigo no dia 03/09AFILHADAS - Susana32 - Nasceu o Tiago dia 22/09 ~~ nicinha - Nasceu a Laura dia 25/09 sweetyfeisty - Nasceu o Fernando dia 30/09 ~~ ButterflyKitty - Nasceu a Catarina dia 14/10 ~~ Lili80 -Nasceu a Margarida dia 25/10                "/> BELOVED BABIES SETEMBRO/OUTUBRO 2008LISTA MAMÃS SETEMBRO/OUTUBRO 2008
|
|
Membro desde: 3/6/2006 Mensagens: 343
|
Olá, Realmente o ideal é não tomar medicamentos durante a gravidez, principalmente, durante os 1ºs 3 meses, mas qdo há situações complicadas, faz mais mal ao bebé a doença que a mãe tá a atravessar k a medicação. Tenho 1 amiga que esteve na mesma situação k tu e ainda tentou reduzir e até mesmo tirar a medicação, mas começou logo a sentir as consequências. O psiquiatra aumentou-lhe a dose do ansiolitico e diminuiu ligeiramente o anti-depressivo. Não havia outra hipótese! Com 1 vigilância muito apertada, conseguiu ter 1 boa gravidez e nasceu 1 lindo menino, saudável e forte. Esclarece bem as coisas com o teu psiquiatra. Boa sorte! bjs Jota http://www.fertilityfriend.com/home/1cfc58
|
|
Membro desde: 9/23/2007 Mensagens: 135 Localização: Barreiro
|
Olá
Concordo plenamente com a Jota. NA minha opinião deverá sempre perguntar ao médico se não um medicamento que nao passe a placenta. Há medicamentos que podem provocar complicações sérias mas outros que nao se podem deixar de tomar e por isso com uma vigilancia do medico pode se tomar. Eu tomei anti depressivo durante toda a gravidez pq nao podia passar sem ele, tomo ha varios anos, o médico simplesmente me mudou o medicamento para outro que não prejudicasse o bebe. As pessoas que tem hipertensao ou diabetes tb nao podem deixar de tomar!
As minhas filhas gemeas sao saudaveis.
Mandei PM
|
|
Membro desde: 8/16/2008 Mensagens: 80
|
A depressão não é uma coisa fácil nem dá para generalizar porque cada caso é um caso (acho eu). Eu também tive muito medo, no meu caso estava a tomar Sertralina quando engravidei e descobri que estava grávida com 5 semanas de Sertralina e Pilúla. O meu psiquiatra aconselhou-me a desmamar a Sertralina como precaução (ou seja se fosse realmente necessário, que remédio senão tomar) e desmamei os 100mg que tomava, em 3 a 5 dias. Ele transmitiu-me confiança ao dizer que o contexto hormonal da gravidez era protector e que se calhar eu nem ianecessitar mesmo da "moleta". Passei o 1º trimestre bem, realmente não senti necessidade. Só agora por volta das 20 semanas é que tenho tido alguns episódios de inicios de crises de pânico. Ele disse que se quisesse, já podia tomar sertralina que não fazia mal ao bébé mas eu ainda não a tomei, ando a tentar segurar as pontas porque como tive uma primeira gravidez que teve que ser interrompida por malformações (um azar, não foi nada genético nem nenhum medicamento), apesar de já ter tido depois um filhote, fica sempre o fantasma do "E SE...?" (e se eu tomar alguma coisa que faça mal ao bébé? Não quero voltar a passar por tudo ne novo). Por isso tenho tentado aliviar a minha cabecita, mas dia 4 vou outra vez falar com o psiquiatra dos "meus fantasmas". Por isso tenta relaxar, não penses demasiado nisso, porque se engravidares só necessitas de estar atenta para agirem rapidamente na terapêutica, ou suspender ou usar um fámaco mais inofensivo, há sempre uma solução para tudo. Treina pensamentos positivos e tenta relaxar, eu sei que não é fácil  mas tenta mesmo assim. Beijinhos e força
|
|
|
Guest |