|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 1/30/2008 Mensagens: 311 Localização: Porto/Gaia
|
Olá meninas! Gostaria de "ouvir" as vossas opiniões relativamente à posição de dormir do bebé. Tenho lido que é ainda um assunto com opiniões divergentes entre os próprios pediatras, de modo que me questiono qual será a mais correcta. Pelo que tenho lido, de barriga para baixo é completamente desaconselhado nos primeiros tempos, a não ser com bastante vigilância mas mesmo assim não é recomendável. Aliás, é a posição que acarreta maior nº de casos de morte súbita nos recém-nascidos. Alguns pediatras aconselham colocar o bebé de lado para que, em caso de vómito, não sufoque com o próprio leite, no entanto, há outros que defendem que a posição mais segura é mesmo de barriga para cima e que em caso de vómito o próprio recém-nascido tem o reflexo de voltar a cara. Uma pessoa fica sem saber qual será realmente a posição mais segura. Os números indicam-nos que a posição barriga para cima é a que relata menos casos de morte súbita. O que vocês aconselham? Como fazem ou fizeram? O que vos foi aconselhado pelo pediatra? Beijinhos
Madrinha: Rit@knãoDesisteAfilhada: Acoreshttp://photos1.hi5.com/0038/852/203/fQFjiB852203-02.jpghttp://www.psi_clinica.no.comunidades.netwww.outcome.com.pt
|
|
|
|
[]
|
|
Membro desde: 5/6/2007 Mensagens: 262 Localização: kristiansand, Noruega
|
Olá  Eu sempre deitei a minha bebé de barriga para cima e ela vira a cabecita para um dos lados (no inicio sempre para o lado esquerdo e eu tinha que ir virando para o direito quando dormia  ) Em relação a bolsar, logo na maternidade, ela bolsou e virou a cabecita para sair  ... Eles são espeeeertos.... Beijinhos e boa gravidez.
|
|
Membro desde: 1/16/2006 Mensagens: 4,220 Localização: Grande Lisboa
|
Olá! A "teoria" actual é que devem dormir de barriga para cima. Confesso que a mim, esta teoria não convenceu... A Mariana dormiu sempre de lado. De cada vez que acordava, quando a deitava novamente ia virando para um lado e para o outro. Claro que mal se começou a mexer mais, eu deitava-a de lado e ela virava-se de barriga para cima. Ainda não falei com o pediatra em relação a isto, vou falar da próxima vez e depois logo vejo se me convencem que de facto o mais seguro é de barriga para cima  Beijocas Filipa&Mariana&Maria A minha madrinha é a deliciosa Sofia Rubina: http://www.osbolinhosdasofia.blogspot.com/A minha afilhada é a doce Diba
|
|
Membro desde: 4/24/2008 Mensagens: 646 Localização: Cascais
|
[JoanaSantos wrote:]Olá meninas! Gostaria de "ouvir" as vossas opiniões relativamente à posição de dormir do bebé. Tenho lido que é ainda um assunto com opiniões divergentes entre os próprios pediatras, de modo que me questiono qual será a mais correcta. Pelo que tenho lido, de barriga para baixo é completamente desaconselhado nos primeiros tempos, a não ser com bastante vigilância mas mesmo assim não é recomendável. Aliás, é a posição que acarreta maior nº de casos de morte súbita nos recém-nascidos. Alguns pediatras aconselham colocar o bebé de lado para que, em caso de vómito, não sufoque com o próprio leite, no entanto, há outros que defendem que a posição mais segura é mesmo de barriga para cima e que em caso de vómito o próprio recém-nascido tem o reflexo de voltar a cara. Uma pessoa fica sem saber qual será realmente a posição mais segura. Os números indicam-nos que a posição barriga para cima é a que relata menos casos de morte súbita. O que vocês aconselham? Como fazem ou fizeram? O que vos foi aconselhado pelo pediatra?
Beijinhos Eu sempre ouvi que a melhor posição é a de barriga para cima porque o bebe dorme sempre com a cabeça inclinada para o lado (instintivamente) e se no inicio não chegam lá nós podemos inclinar a cabeça deles. Barbara MADRINHA E AFILHADA - PATRICIA12 - DPP 07/12 - É UMA BEATRIZ!!!---- AFILHADA - VRUTE - DPP 19/12 - É UM TOMÁS!!!!!!!!!!!!!!
|
|
Membro desde: 1/16/2006 Mensagens: 4,220 Localização: Grande Lisboa
|
Olá outra vez! O pediatra da Mariana também é de opinião que os bebés devem dormir de costas, de barriga para cima. Podes ver mais, aqui: http://amrf.no.sapo.pt/RN_1_Consulta.pdfBjs Filipa&Mariana&Maria A minha madrinha é a deliciosa Sofia Rubina: http://www.osbolinhosdasofia.blogspot.com/A minha afilhada é a doce Diba
|
|
Membro desde: 1/18/2008 Mensagens: 109 Localização: Montijo
|
Na Maternidade e mesmo nas aulas pré-parto ensinaram-me a pôr o bebe a dormir de lado e com a cabeçeira ligeiramente levantada.
 img369.imageshack.us/img369/9152/991948lpyhjzz9smaq3.gif
|
|
Membro desde: 9/10/2007 Mensagens: 272 Localização: Montijo
|
o que sempre aprendi (como enfermeira) é que deve ser deitado de lado... pois mesmo tendo o reflexo de virar a cara quando bolsam/vomitam... é melhor não arriscar se a quantidade for grande mesmo que eles virem a cara, podem engasgar-se ou aspirar o vómito. Por isso, para mim, até prova em contrário: virar de lado!! Eu - 27 anos. Ele - 33 anos Em treinos desde Abril 2008. Sou pré-mama e madrasta. (se me quiserem perguntar algo, mandem sempre PM: ando aqui a viajar pelo forum e posso não responder...)
|
|
Membro desde: 4/13/2008 Mensagens: 116 Localização: montijo
|
|
|
Membro desde: 1/9/2006 Mensagens: 6,355 Localização: Arredores de Lisboa
|
Olá As recomendações da OMS são de barriga para cima com a cabeça de lado. No entanto, em muitas maternidades ainda recomendam deitar de lado. PS - Na maternidade onde nasceu o meu filho deitavam-no de lado, mas o rapaz virava-se sempre e ficava de barriga para cima: 
Susana e Afonso (14/09/2004)  Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados Bebés a fazer profilaxia contra infecções urinárias Pediatria - Infecções urinárias
|
|
|
Guest |