|
|
Ranking: Newbie
Membro desde: 8/15/2008 Mensagens: 4 Localização: Porto
|
Olá, Gostava de saber se alguém já teve estes resultados nas análises ao sangue enquanto grávida.
As minhas médicas (particular e hospital) ficaram apreensivas, pq nunca lhes apareceu nenhum caso de grávidas com estes resultados, porque indicam que estou imune mas também tive contacto com o virus.
Já mandaram sangue meu para o Instituto Ricardo Jorge em Lisboa e os resultados são inconclusivos e dizem que não existe rubeola em Portugal devido à alta eficácia da vacina. Dizem que pode ser persistencia da vacina, mas não garantem que não possa ser uma reinfecção e neste caso trata-se de um problema de saude pública.
Andam a estudar o meu caso e por este motivo gostava de saber se alguém passa ou passou pelo mesmo.
Neste momento estou grávida de 15 semanas e só vou poder fazer amniocentese às 19 semanas, porque nessa altura vão poder ter a certeza se o feto está infectado ou não, se se tratar de reinfecção, e também para estudo do cariótipo fetal.
Obrigado a quem me puder ajudar.
|
|
|
|
[]
|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 1/17/2008 Mensagens: 207 Localização: lisboa
|
Olá! Antes de mais parabéns e não fiques aflita pois tenho a certeza que vai estar tudo bem com o teu bebé. Esses resultdos indicam infecção recente. Só se está imune quando já se teve contacto com o vírus. O que acontece contigo é que provavelmente os médicos têm medo que essa infecção tenha sido no início da gravidez. Com esse resultado normalmente faz-se de seguida o teste da avidez do IgG para datar com maior precisão a data da infecção. Acredito mesmo é que tenhas tido uma resposta muito eficáz à vacina, a mim sucedeu isso mas com a da hepatite. Penso que se tivesses tido uma rubéola mesmo que ligeira te terias apercebido e alias como te disseram isso seria extremamente raro. Mesmo que a tivesses tido de facto isso não significaria que o teu bebé tivesse ficado afectado. Acredito que não pasa de um susto e em breve espero que venhas cá dar as boas notícias. Só uma pergunta, porque é que vais fazer a amniocentese tão tarde? Pode-se fazer a partir das 16 semans. Beijinhos
|
|
Membro desde: 5/22/2008 Mensagens: 1,316 Localização: S.Domingos de Rana
|
|
|
|
Obrigado pela força!
A amniocentese só pode serfeita às 19 - 20 semanas, porque se for necessário confirmar se o feto está infectado só pode ser nessa altura e assim evito fazer duas vezes a amniocentese (tiram o liquido amniotico para fazerem o PCR e o cariotipo fetal).
Até ando bastante relaxada, mas claro que um pouco na expectativa. Mas as minhas médicas são preocupadas e fazem tudo para ajudar; telefonam-me e dão força. Elas dizem que tem quase a certeza que é persistencia da vacina, mas ainda vão fazer mais estudos.
Obrigado!!!
|
|
Membro desde: 2/11/2008 Mensagens: 591 Localização: Entre a praia e a serra!
|
Olha só te posso contar o caso da minha mãe. Quando ela estava grávida do meu irmão também teve um resultado positivo à rubeola mas os médicos disseram que era grave e tal e a minha mãe passou toda a gravidez a sofrer imenso até que decidiu que independentemente de como estivesse o meu irmão que o aceitaria. Ele nasceu bem saudável e não tem qualquer problema... já tem 22 aninhos!! Tenta relaxar que não deve ser nada. Espera pelo resultado do teste. Os médicos têm razaão, a vacina é muito eficaz. Bjocas Sócia n.º 25 do Clube Em Busca da Cegonha Até Dezembro de 2008O meu céu já tem sol e lua... agora precisa de uma estrelinha!Fim da pílula: Agosto 2007 Início do 2º ciclo de treinos: 14 de Agosto de 2008 (paragem em Set, Out e Nov devido a um quisto hemorrágico)Início do 3º ciclo de treinos: 16 de Novembro de 2008 + ACFOLAfilhadas: susanita25 (Numa pausa, mas por pouco tempo!) e Portela (POSITIVO! Vais ser mamã minha querida!) Madrinha: susanita25
|
|
Membro desde: 1/10/2007 Mensagens: 1,526
|
Eu tive no outro dia um resultado positivo de infecção por toxoplasmose e concluiu-se que era um erro de calibração das máquinas do laboratório. Vai com calma e faz uma contra-análise! A minha médica até apresentou queixa do laboratório de análises. JInhos Fer
Madrinha: WishAfilhada: Fladybird
|
|
Membro desde: 5/28/2007 Mensagens: 160
|
A única coisa que interessa é o IgM. Se o IgM for positivo revela infecção.
O IgG só revela a ausencia ou presença de imunidade. Por exemplo para quem tem IgG positivo e IgM negativo revela que está vacinada.
O IgM positivo é que é problemático porque diz que estás com infecção do virus.
Convem confirmar o resultado (sem duvida!) e fazer a avidez para ver se é uma infecção recente.
|
|
|
Olá!
Já chegou o resultado do Instituto Ricardo Jorge e diz que tive contacto com a rubeola há mais de 3 meses, ou seja, foi antes de engravidar. Mesmo assim as minhas médicas dizem que uma vez que vou fazer a amniocentese retira-se mais um bocadinho de liquido amniotico e faz-se a análise para despistar infecção do feto (e para eu ficar mais descansada).
Mesmo assim daqui a um ano tenho que voltar a fazer esta análise à rubeola para saber de o contacto foi uma reinfecção ou persistencia da vacina. Se foi reinfecção é considerado problema de saude publica e tem que ser denunciado.
Mas o que interessa é que já fico um bocadinho mais descansada e agora a minha preocupação é que o rastreio deu positivo e só no dia 17 é que faço a amniocentese e só passados mais ou menos 10 dias é que tenho o resultado.
Já estou a ver que vai ser sofrer até ao fim...
Agora é só esperar e relaxar o máximo que puder.
|
|
Membro desde: 9/22/2008 Mensagens: 1
|
Olá! Poderia me ajudar? No site da SBIM (Sociedade Brasileira de Imunizações) no que diz à contra-indicação, afirmam que pessoas que têm contato ou são companheiros de gestantes não podem tomar a vacida. Bom, isso não foi falado em nenhum momento na campanha publicitária contra a rubéola. Sendo assim, quando eu estava grávida de 4 semanas meu marido se vacinou contra a doença. Este ano eu não me vacinei, pois já sabia que estava grávida. Estou com 12 semanas e nos meus exames pré-natais deu IGM e IGG positivos para rubéola. Refiz o exame e deu a mesma coisa. Minha médica pediu outros (avidez) que ainda não ficaram prontos. O que pode ter ocorrido? Posso estar com rubéola mesmo tendo me vacinado ano passado? A vacinação do meu marido este ano pode ter alguma relação com o fato? Obrigada pela atenção. [Xana1979 wrote:]Olá, Gostava de saber se alguém já teve estes resultados nas análises ao sangue enquanto grávida.
As minhas médicas (particular e hospital) ficaram apreensivas, pq nunca lhes apareceu nenhum caso de grávidas com estes resultados, porque indicam que estou imune mas também tive contacto com o virus.
Já mandaram sangue meu para o Instituto Ricardo Jorge em Lisboa e os resultados são inconclusivos e dizem que não existe rubeola em Portugal devido à alta eficácia da vacina. Dizem que pode ser persistencia da vacina, mas não garantem que não possa ser uma reinfecção e neste caso trata-se de um problema de saude pública.
Andam a estudar o meu caso e por este motivo gostava de saber se alguém passa ou passou pelo mesmo.
Neste momento estou grávida de 15 semanas e só vou poder fazer amniocentese às 19 semanas, porque nessa altura vão poder ter a certeza se o feto está infectado ou não, se se tratar de reinfecção, e também para estudo do cariótipo fetal.
Obrigado a quem me puder ajudar.
|
|
|
Olá!
Relativamente ao meu caso também fiz o teste de avidez que indicou que tive contacto com a doença há mais de três meses, ou seja, foi antes de engravidar. Porque é possível uma reinfecção por rubeola. E no meu caso aconselharam fazer a amniocentese às 20 semanas para saber efectivamente se o feto está infectado, apesar do resultado da avidez. Como trabalho com crianças posso ter tido contacto com a doença através das crianças ou ser persistência da vacina, ou seja, os testes da rubeola podem estar tão sensíveis que detectam os teus anticorpos contra a doença devido à vacinação.
Eu já fiz a amniocentese, mas só sei o resultado dia 26. Por isso não vale a pena stressar, porque provavelmente não é nada de grave e pode mesmo ser a persistência da vacina.
Nestes casos temos que aprender (forçosamente) a ser pacientes e a saber esperar. Só devemos stressar na altura em que tivermos motivos reais para isso.
Muitos beijinhos e felicidades!
P.S. Vai dando notícias.
|
|
|
Guest |