Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs! [Options] · [View]
mãede3
Inserida em: Sunday, August 10, 2008 10:54:54 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 7/28/2008
as crianças até aos 15 dias devem ser alimentada de 2 em 2 horas mesmo que os tenhamos que acordar?

beijocas

APPM
Inserida em: Monday, August 11, 2008 7:34:13 PM

Membro desde: 5/23/2007
[mãede3 wrote:]
as crianças até aos 15 dias devem ser alimentada de 2 em 2 horas mesmo que os tenhamos que acordar?

beijocas

Oi,

Bem, a questão de acordar o bebé para mamar nos primeiros 15 dias (ou às vezes até mais) tem a ver com o facto do bebé recuperar o peso que perde à nascença, e também pelo facto destes estarem habituados a receber alimento dentro da barriga sem precisar pedir ou até mesmo acordar! Se o bebé recuperar bem quando nasce, não há razão para o acordar... Mas se o bebé não recuperar rapidamente ou se numa semana não aumentar bem de peso, deve aumentar-se o número de mamadas de forma a aumentar a produção de leite e consequentemente o bebé aumentar de peso!

Espero que tenha esclarecido!

Jocas

Afilhadas: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10 xanasoffia O MARTIM NASCEU DIA 16/10/2008 Vonny DPP - 01/12/2008 É uma LAURA!!! anabd DPP - 30/12/2008 É uma MARIANA!!! Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
carlavc
Inserida em: Monday, August 11, 2008 8:23:52 PM

Membro desde: 8/23/2007
Estive a ler atentamente todos os links e achei-os muito interessantes.

Eu quero amamentar e espero conseguir ter leite durante bastantes meses.

Quero que o meu bébé tenha todo o leitinho que precisar.

Madrilhadas Xanah e Sweetdream

Madrinha do Coração Hfreitas ( Lena ), JonasNuno e Verafrts

Afilhadas Aneira, Vtaborda, Raio de Sol e Ana Luísa327

APPM
Inserida em: Monday, August 11, 2008 8:59:32 PM

[mãede3 wrote:]
O meu único receio é de facto a MINHA falta de sono. Eu sou uma pessoa nervosa e ansiosa e uma noite mal dormida agrava substancialmente o meu estado. Com um bebé que coma por exemplo de 2 em 2 horas, tenho de repensar bem como vai ser quando nascer e tentar arranjar forma de dormir também durante o dia. A ver vamos como vai correr.

Beijocas e obrigada pela informação disponibilizada.

Nos primeiros tempos eles são mais incertos a mamar, e como o nosso peito ainda está a regular a produção de leite, não devemos ter horários e realmente torna-se cansativo... Mas as recém-mamãs devem realmente descansar muito, dormir quando o bebé dorme (mesmo que sejam só umas sentinhas durante o dia) e deixar um pouco a lida da casa... Com o tempo os horários começam a estabelecer-se (eles começam a diferenciar o dia da noite, e começam a ter horários mais certos) e aí já conseguimos organizarmo-nos melhor!

Desejo-te boa sorte!

Jocas

Afilhadas: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10 xanasoffia O MARTIM NASCEU DIA 16/10/2008 Vonny DPP - 01/12/2008 É uma LAURA!!! anabd DPP - 30/12/2008 É uma MARIANA!!! Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
APPM
Inserida em: Monday, August 11, 2008 9:11:10 PM

[susat4 wrote:]
têm de me explicar como se eu fosse mt burra, o que no que toca a este assunto não deixa de ser verdade!!!!

eu sempre ouvi dizer que á mulheres que não têm leite! Verdade ou mentira?
E que há leites que não alimentam os bébes e estes choram com fome?

estes acontecimentos podem ser alterados deixando a criança mamar sempre que deseja?

bem eu vou ler o material fornecido, vr se consigo elucidar-me.

Sabem eu sempre sonhei amamentar mas a minha mãe já me disse que o leite dela não era bom, e que me devia preparar para o biberão.... porque é que o leite não era bom? não sei...

Todas as mulheres têm a capacidade de produzir leite, só para teres uma ideia no fórum do SOS Amamentação há a história de uma senhora que adoptou uma bebé de 4 meses e com muita persistência e força de vontade conseguiu amamentar a menina por muito tempo!

A amamentação funciona na base da procura, quanto mais o bebé quer mais o peito produz, mas é claro que leva alguns dias a regularizar e às vezes é nesses dias que as mães desistem ou tentam suplementos e por isso o peito começa a produzir cada vez menos! Antigamente pensava-se que o colostro não alimentava as crianças e as mamãs que tinham a subida de leite mais tarde, eram culpabilizadas por não terem leite para alimentar os bebés, e afinal tinham algo muito melhor pois já está comprovado que o colostro (que não deixa de ser um tipo de leite) é rico em nutrientes e anti-corpos!

E também temos a questão da pega, se a pega não é correcta, o bebé não consegue extrair bem o leite e assim este vai deixando de produzir, e também pode causar dores e gretas nos mamilos...

O psicológico também conta muito, e o apoio dos familiares é essencial por isso no teu caso acho importante falares com os teus familiares e dizeres que estudaste esta questão e que esperas o seu apoio para uma amamentação de sucesso, até podes perguntar ao teu médico o que este acha pois tens esses antecedentes e queres precaver-te! E depois dizes aos teus familiares o que o teu médico te disse, pois se for um médico informado vai dizer-te que os antecedentes familiares não estão relacionados com uma amamentação de sucesso!

Espero realmente que consigas, desejo-te boa sorte!

Jocas

APPM
Inserida em: Monday, August 11, 2008 9:20:52 PM

[sweetmummy wrote:]

Eu tive o Afonso no Hospital Garcia da Horta e saí de lá quase doutorada em amamentar o meu filho. As enfermeiras de lá são espectaculares e totalmente pró-amamentação! A quem estiver ainda indecisa de ter ou não lá o bébé (como me aconteceu a mim) recomendo totalmente.
Bjs

Oi, sweetmummy!

O meu menino também nasceu no HGO e realmente no que toca a amamentação eles são espectaculares, é por isso que ganharam o título de "Hospital Amigo dos Bebés", e acho que a grande maioria das mamãs sai de lá a amamentar, outra maternidade que também já tem este título é a maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra!

Com a minha experiência, pensei realmente que todos os Hospitais e Maternidades seriam assim... E ao responder a um questionário no curso SOS Amamentação viu-se que todas nós pensávamos que a maioria dos bebés saiam da maternidade a serem amamentados em exclusivo, mas ao visitarmos uma maternidade que está a concorrer para ser "Hospital Amigo dos Bebés" deparámo-nos com uma realidade completamente diferente em que a maioria das mamãs estavam mal informadas, ou tinham sido incorrectamente aconselhadas pelos enfermeiros e pelo menos metade já estava a dar suplemento... e foi triste para mim deparar-me com essa realidade! Numa altura em que estamos tão inseguras, tão confusas, e emocionadas com tudo o que nos está a acontecer deveríamos ter ao nosso lado um apoio correcto e fiável, mas infelizmente por vezes são os profissionais de saúde que cometem erros e por falta de informação acabam por introduzir o suplemento ao primeiro obstáculo na amamentação!

Isto foi mais para vocês verem que devem estar informadas e acreditar em vocês e no vosso leite, pois nem sempre o que os profissionais de saúde dizem é lei! Por isso, informem-se bem, tirem as vossas dúvidas (terei todo o gosto em esclarecer aquelas que conseguir) e lutem para uma amamentação de sucesso, se realmente é esse o vosso desejo!

Jocas a todas e FELICIDADES

mãede3
Inserida em: Monday, August 11, 2008 11:51:07 PM

Membro desde: 7/28/2008
este tópico tem ajudado imenso, está decidido, nos primeiros tempos peço a uma pessoa que conheço para me vir limpar...gasta-se dinheiro em tanta coisa...porque não pedir ajuda e pagar o nosso descanso? O resto, tenho o maridão.Beijocas e estou aqui a ver se me lembro de mais dúvidas.obrigada patricia!!!

APPM
Inserida em: Wednesday, August 13, 2008 11:04:33 AM

Espero sinceramente que as futuras mamãs também aproveitem para se informarem e tirar dúvidas!

carladelca
Inserida em: Wednesday, August 13, 2008 3:08:13 PM

Membro desde: 5/6/2008
[APPM wrote:]
[susat4 wrote:]
têm de me explicar como se eu fosse mt burra, o que no que toca a este assunto não deixa de ser verdade!!!!

eu sempre ouvi dizer que á mulheres que não têm leite! Verdade ou mentira?
E que há leites que não alimentam os bébes e estes choram com fome?

estes acontecimentos podem ser alterados deixando a criança mamar sempre que deseja?

bem eu vou ler o material fornecido, vr se consigo elucidar-me.

Sabem eu sempre sonhei amamentar mas a minha mãe já me disse que o leite dela não era bom, e que me devia preparar para o biberão.... porque é que o leite não era bom? não sei...

Todas as mulheres têm a capacidade de produzir leite
Jocas

Eu tive um filho em Maio de 2004 e não tive pinga de leite. Sei que passei por um parto difícil e que o pós-parto não foi famoso, mas eu não tive pinga de leite. Se me contassem, se calhar eu não acreditava!

Desta vez, grávida de 7 meses, já sinto correr qualquer coisa pelos peitos enquanto dormo, coisa que nunca me aconteceu ma vida! Li o manual da amamentação que considero muito útil e afirmo a mim mesma que: EU VOU AMAMENTAR! E sei que há gente capaz de me ajudar neste fórum, como a mamã que colocou este tópico.
BJ

Madrinhas:Judith e susat4
Afilhadas: aispdias - o Tomás nasceu a 28/09! bebecas_07 -o Hugo nasceu a 09/09 (é um pequeno muito forte, como a mãe)! Anocas22 - o Rodrigo nasceu a 10/09!Anita78 - será mamã em Julho de 2009! eclipse - o Afonso nasceu a 01/10! MATS - o Tiago nasceu a 11/10!
APPM
Inserida em: Wednesday, August 13, 2008 5:20:32 PM

[carladelca wrote:]

Eu tive um filho em Maio de 2004 e não tive pinga de leite. Sei que passei por um parto difícil e que o pós-parto não foi famoso, mas eu não tive pinga de leite. Se me contassem, se calhar eu não acreditava!

Desta vez, grávida de 7 meses, já sinto correr qualquer coisa pelos peitos enquanto dormo, coisa que nunca me aconteceu ma vida! Li o manual da amamentação que considero muito útil e afirmo a mim mesma que: EU VOU AMAMENTAR! E sei que há gente capaz de me ajudar neste fórum, como a mamã que colocou este tópico.
BJ

Oi, Carla!

O psicológico é muito importante na amamentação... Se uma mulher tem problemas no parto, depressão pós-parto, ou algo do género a amamentação é quase impossível... Estas coisas acontecem, mas felizmente são raras!

Fico contente pela tua determinação e espero sinceramente que desta vez as coisas corram melhor! Podes contar comigo para o que for preciso.

Jocas e FELICIDADES

carladelca
Inserida em: Wednesday, August 13, 2008 5:23:07 PM

Membro desde: 5/6/2008
[APPM wrote:]
[carladelca wrote:]

BJ

Oi, Carla!

O psicológico é muito importante na amamentação... Se uma mulher tem problemas no parto, depressão pós-parto, ou algo do género a amamentação é quase impossível... Estas coisas acontecem, mas felizmente são raras!

Fico contente pela tua determinação e espero sinceramente que desta vez as coisas corram melhor! Podes contar comigo para o que for preciso.

Jocas e FELICIDADES

depressão pós parto... sei o que é! Infelizmente conheço a dita! Conto contigo para me ajudar desta vez! Acredito que tudo vai correr bem!

Bj

Madrinhas:Judith e susat4
Afilhadas: aispdias - o Tomás nasceu a 28/09! bebecas_07 -o Hugo nasceu a 09/09 (é um pequeno muito forte, como a mãe)! Anocas22 - o Rodrigo nasceu a 10/09!Anita78 - será mamã em Julho de 2009! eclipse - o Afonso nasceu a 01/10! MATS - o Tiago nasceu a 11/10!
APPM
Inserida em: Friday, August 15, 2008 11:40:14 AM

Encontrei mais informação para vocês!

Aqui fica o link: AMAMENTAR O SEU BEBÉ

Jocas a todas

APPM
Inserida em: Tuesday, August 19, 2008 11:43:43 PM

Então, meninas , já leram tudo? Não têm mais dúvidas? Disponham...

Se quiserem, também podem colocar dúvidas por PM, se se sentirem mais à vontade!

Ajudarei no que puder!

Jocas e FELICIDADES

APPM
Inserida em: Thursday, August 21, 2008 12:29:31 AM

Encontrei mais uma ajuda, espero que percebam inglês: Clutch Hold, este vídeo mostra como fazer uma pega correcta e mostra também uma posição que ajuda bastante na pega que é muito importante para o sucesso da amamentação!

Jocas a todas

suecosta
Inserida em: Thursday, August 21, 2008 12:41:23 AM

Membro desde: 10/11/2007
clap clap clap clap clap clap clap
muitos parabéns APPM, sempre esclarecendo e ajudando as mamãs e futuras mamãs! realmente amamentar é a coisa mais linda do mundo! para as futuras mamãs, digo para não se desesperarem nos primeiros dias pelo bebé não conseguir pegar na mama, ou com a subida do leite..realmente às vezes pode ser muito dificil, como eu por exemplo que tive um bebe muito pequenino que não tinha forças para puxar a minha mama e tive que tentar de todas as maneiras que ele agarrasse..e mesmo assim ainda foi muito dificil, ainda bem que o tive num hospital que é a favor da amamentação e em momento algum pensaram na hipotese de o dar suplemento, sempre me ajudaram e insistiram para ele mamar..até depois de sair da maternidade me telefonaram para saber como estava a correr..isso me ajudou imenso e o forum de amamentação também foi muito importante para mim, pois as meninas estavam sempre prontas a me ajudar, porque em situações dificeis e cansativas, so nos apetece desistir, mas é tudo questão de paciencia, força de vontade e buscar sempre ajuda em qualquer dúvida..nosso leitinho é a melhor coisa que podemos dar para nosso bebe e para ser sincera, no começo nao gostava nada de amamentar, mas agora é a coisa mais linda que faço para o meu filhote, dar o melhor que eu tenho para ele..e só de ver o sorrisinho nos rostos dele no meio da amamentação, que até escorre o leitinho, é o melhor presente que recebemos em troca!!!!
beijinhos a todas e que corra tudo otimamente!!!

APPM
Inserida em: Thursday, August 21, 2008 11:07:56 AM

[suecosta wrote:]
clap clap clap clap clap clap clap
muitos parabéns APPM, sempre esclarecendo e ajudando as mamãs e futuras mamãs! ...nosso leitinho é a melhor coisa que podemos dar para nosso bebe e para ser sincera, no começo nao gostava nada de amamentar, mas agora é a coisa mais linda que faço para o meu filhote, dar o melhor que eu tenho para ele..e só de ver o sorrisinho nos rostos dele no meio da amamentação, que até escorre o leitinho, é o melhor presente que recebemos em troca!!!!
beijinhos a todas e que corra tudo otimamente!!!

Obrigado, Sue!

Faço os possíveis para ajudar, pois sei que, apesar de ser algo muito natural há alguns obstáculos a ultrapassar e muitas dúvidas para esclarecer!

Há muitas mamãs que dizem o mesmo que tu... que ao início não gostavam de amamentar: pelo facto de termos de estar sempre disponíveis, pelo facto de sermos sempre nós a ter de acordar para dar leitinho ao bebé, pelo facto de por vezes ser cansativo, por nem sempre correr bem! Mas até essas mamãs, depois de ultrapassarem os primeiros tempos dizem que agora é um prazer, o melhor do mundo, podes ver pelo exemplo da BABS que diz que não gostava nada e agora é uma forte defensora da amamentação e também está a tirar o curso comigo!

Não sei se já coloquei aqui, mas há um tópico que mostra muito bem o prazer que é AMAMENTAR: O QUE EU ADORO NA AMAMENTAÇÃO, dêem uma espreitadela!

APPM
Inserida em: Friday, August 22, 2008 10:01:21 AM

Oi, Barriguitas!

Tenho estado a ler o "Manual de Aleitamento Materno" do Dr. Carlos Gonzalez, não é aquele que está no link pois esse é apenas um resumo, é mesmo um livro, que está disponível para compra no Site SOS Amamentação a 9.9€, eu aconselho a leitura pois dá para perceber muitas coisas sobre a amamentação e como já vos disse a informação é fundamental!

Ontem li uma parte que penso que vos vai interessar:

Preparação para a amamentação durante a gravidez

"Propuseram-se numerosas intervenções na preparação da grávida para a amamentação, mas ainda não foi demonstrada a eficácia de nenhuma delas e algumas podem até ser contraproducentes"

Vou resumir um pouco: apesar de em alguns locais vos disserem que devem colocar cremes específicos para fortalecer os mamilos, que devem esfregar os mamilos em toalhas turcas (disseram-me esta no curso de preparação para o parto), que devem estimular ou retorcer os mamilos, nenhuma destas técnicas é recomendada, pois não está comprovada qualquer eficácia destas práticas! E não vale a pena acreditarem que fazendo isto terão sucesso na amamentação e muito menos pensar que se tiverem alguma dificuldade foi por não terem feito alguma destas preparações!

"A única preparação útil durante a gravidez é a informação."

Antigamente a amamentação passava de geração em geração e mães ou outros familiares próximos ensinavam filhas, no entanto cada vez mais as pessoas afastam-se umas das outras, nas gerações anteriores às nossas nem todas amamentaram, e as futuras mamãs aprendem algumas coisas no curso de preparação para o parto ou nas consulta de vigilância da gravidez, mas isso não é suficiente pois é importante terem contacto com as veterenas da amamentação (e por isso é que adoro este fórum) e também é importante verem bebés a serem amamentados, e por isso vou fazer os possíveis para vos arranjar mais informação visual! Hoje em dia vê-se muitas imagens incorrectas da alimentação dos bebés e as mães podem imitar posições incorrectas, ou como já estão tão habituadas a ver bebés a serem alimentados por biberon poderão pensar (mesmo que inconscientemente que é o normal)!

Devo também informar-vos que o início da amamentação é muito importante para o seu decorrer com sucesso! Por isso, quando os vossos bebés nascerem informem os médicos que querem que eles sejam colocados ao pé de vocês o mais rapidamente possível para que possam oferecer o peito entre a primeira hora de vida, pois nessa altura o bebé tem o instinto de sucção mais inato, e se se deixar passar muito tempo (que acontece normalmente em casos de cesariana) pode complicar as primeiras mamadas e pode retardar a subida de leite!
Não digo que se não forem logo colocados à mama a amamentação fica logo comprometida, o que digo é que é preferível e as coisas correm melhor se o bebé for colocado a mamar na sua primeira hora de vida, ou se isso não for possível deverá ser o mais rápido possível!

O contacto pele a pele também é muito importante e no caso de partos normais, por vezes o bebé é logo colocado em cima da mãe sem ter nada vestido (ou pelo menos assim deveria ser) e o seu instinto é logo procurar a mama, e que o faz através do cheiro por isso evitem usar cremes com cheiros intensos ou até mesmo perfumes!

Deixo aqui um filme que fala sobre a amamentação na primeira hora de vida (infelizmente não está disponível em Português)!

Jocas a todas e espero que continuem a visitar este tópico

APPM
Inserida em: Friday, August 22, 2008 10:18:27 AM

Futuras mamãs,

Tenho tentado reunir o máximo de informação para vocês e vou colocando aqui artigos que penso serem interessantes e úteis para vocês, mas por vezes é esclarecendo dúvidas que poderei ter uma ideia melhor do que vos poderei informar...
Não sei se têm lido as informações que aqui tenho colocado, nem se as acham úteis, e penso que ao lerem devem surgir-vos dúvidas, por isso não hesitem em colocá-las, seja aqui ou por PM!

Aguardo um feed-back da vossa parte, para saber o que mais poderei fazer!

Jocas

Ben
Inserida em: Friday, August 22, 2008 1:58:07 PM

Membro desde: 5/23/2008
Olá APPM!

Tenho acompanhado atentamente o teu tópico desde o início e acredita q sempre q leio os artigos q recomendas quero cada vez mais conseguir dar a maminha ao João! E acredito que vou conseguir!

A minha mãe não me deu de mamar, pq segundo ela, não teve leite. O que eu penso que aconteceu foi que, pelo facto de eu ter nascido de cesariana e porque na altura não devia haver a informação que temos hoje, não insistiram muito ou demoraram muito tempo a pôr-me na mama e o leite dela não subiu.

Hoje, pergunta-me se quero dar de mamar e avisa-me sempre q ela não teve leite e eu posso não ter tb. Já lhe expliquei q não tem nada a ver e digo sempre q EU VOU DAR DE MAMAR! Smile

Quero agradecer-te pela informação q tens deixado aqui e, se não te importares, quando me surgirem dúvidas, posso contactar-te?

Bjinhos!
Carla

Carla e João

Madrinha: mariajoao1979: O Martim nasceu dia 6 de Junho!!! E é lindo!

Afilhada: Manuchao: O Gonçalo nasceu no dia 24 de Outubro!!!
suecosta
Inserida em: Friday, August 22, 2008 2:34:47 PM

Membro desde: 10/11/2007
[Ben wrote:]
Olá APPM!

Tenho acompanhado atentamente o teu tópico desde o início e acredita q sempre q leio os artigos q recomendas quero cada vez mais conseguir dar a maminha ao João! E acredito que vou conseguir!

A minha mãe não me deu de mamar, pq segundo ela, não teve leite. O que eu penso que aconteceu foi que, pelo facto de eu ter nascido de cesariana e porque na altura não devia haver a informação que temos hoje, não insistiram muito ou demoraram muito tempo a pôr-me na mama e o leite dela não subiu.

Hoje, pergunta-me se quero dar de mamar e avisa-me sempre q ela não teve leite e eu posso não ter tb. Já lhe expliquei q não tem nada a ver e digo sempre q EU VOU DAR DE MAMAR! Smile

Quero agradecer-te pela informação q tens deixado aqui e, se não te importares, quando me surgirem dúvidas, posso contactar-te?

Bjinhos!
Carla

olá!
a minha mãe teve a mesma "situação" que a tua mãe e eu não fui amamentada..ela temia muito que eu não tivesse leitinho também, mas olha..tenho a potes! ahahhaha
e digo-te que é o melhor que podemos dar e é lindo!!!

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum