Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Sindrome de Hellp [Options] · [View]
Flor de Liz 21
Inserida em: Saturday, August 23, 2008 5:03:52 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 8/16/2007
Estava grávida de 39 semanas. Deitei-me no dia 10 de Julho com uma leve dor de estomago, mas nao dei qualquer importancia. No dia seguinte acordei com a mesma dor, mas bastante mais intensa. Pensei que iria passar. Tive cuidado com a alimentação e passei o dia a beber chá de cidreira. A dor não passou e piorava á medida q o tempo passava. Com medo de tomar qualquer medicamento q pudesse fazer mal á minha bebé, decidi ligar á minha GO para lhe perguntar o que podia tomar para aliviar esta terrivel dor. A GO disse q era melhor passar pelas urgencias a saber se estava tudo ok. Ligou ao colega q estava de serviço e quando cheguei o médico já estava á minha espera. Entrei ás 18:30 do dia 11. Viram-me a Tensão arterial que estava mais alta q o normal (150/80 mmHg). Eu pensei que estava alta por ter andado todo o dia com dores. Repetiram mais tarde e já estava mais baixa. Fiz ctg, tudo ok, toque com colo permeavel a 1 dedo, que já tinha na consulta anterior. O médico pediu análises urgentes e quando os resultados chegaram disse-me, sem me alarmar, qua havia umas pequenas alterações a nível das enzimas do figado e das plaquetas. Ía ficar nas urgências umas 2 ou 3 horas em observação e depois repetia análises. Eu pensei que devia ter comido qualquer coisa q me fizesse mal e o médico não me adiantou mais nada para eu n ficar preocupada. Entretanto deu-me um ulcermin para o estomago que eu tomei e nada me fez. Pareçe q a dor estava cada vez pior. Repeti as análises por volta das 21 h e o médico só me disse q os resultados n estavam melhores. Eu n liguei mt. Disse-me que podia comer e comi pois estava cheia de fome. Pouco tempo depois começei a sentir tonturas e sentia-me cansada. O médico disse q ía ficar internada mas para n me preocupar pois se estivesse tudo bem dava-me alta o dia seguinte. Fui internada para a obstetricia ás 23 h e achei estranho a enfermeira dizer-me para retirar brincos ou outros objectos pois podia ter q ir para cesariana. Disse q era melhor retirar o mei pijama e vestir uma camisa moda hospital, daquelas abertas atrás. Achei muito esquesito mas estava tão cansada q só me apetecia deitar e dormir. O meu marido acompanhou-me até ao quarto e depois teve q ir embora. Cerca das 0h repeti análises. Dormi e pelas 3 h a enfermeira entra pelo quarto e diz que tinha q ir com urgencia para a cesariana, o médico já estava á minha espera no bloco operatório. Ela explicou-me o q se estava a passar e disse que o médico tinha diagnosticado um sindrome chamado s. de hellp.

Síndrome HELLP é uma complicação obstétrica com risco de vida, sendo considerada por muitos uma variação da pré-eclâmpsia. Ambas as condições podem aparecer na gravidez ou as vezes após o parto.

HELLP é a abreviação dos três principais elementos da síndrome:

H - Hemólise, do inglês: Hemolytic anemia;
EL - Enzimas hepáticas elevadas, do inglês: Elevated Liver enzymes;
LP - Baixa contagem de plaquetas, do inglês:Low Platelet count;

Só tive tempo de telefonar ao meu marido o q se estava a passar e ele saiu de casa a correr e foi para o hospital.
Entretanto eu segui para o bloco operatório, o médico estava á minha espera, explicou-me tudo o q se estava a passar e disse q para não haver risco para mim nem para a minha bebé tinhamos q partir imediatamente para cesariana. Fiquei um pouco triste pois sempre idealizava passar por um parto normal mas dadas as circunstancias eu queria era ficar bem e q nada acontecesse á minha Leonor.
Levei anestesia geral e a minha Leonor nasceu no dia 12 de Julho de 2008.

Depois da casariana repeti varias vezes as análises que a pouco e pouco começaram a estabilizar.

Agradeço muito á minha Go e ao Go que me atendeu nas urgências, nem eu me sentia doente e uma dor de estomago é algo que por vezes me aconteçe e não dei grande importância.

Aprendi uma lição, o nosso corpo avisa-nos, ás vezes por pequenos sinais que as coisas não estão bem. Tudo correu bem mas podia não ter sido assim.

Há por aqui alguem com experiência identica?

12 de Julho 2008

Madrinha - Catibe
A minha experiência - s. hellp

http://www.neobux.com/?r=sirilo
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=sirilo
[Sponsor]
Inserida em: Saturday, August 23, 2008 5:03:52 PM

[]
María
Inserida em: Saturday, August 23, 2008 11:03:13 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 12/14/2007
Olá Smile

Não passei por isso, nem conhecia, mas venho aqui deixar-te um beijinho e dizer-te o quanto estou feliz por tudo ter corrido bem.
E agradeço-te por deixares aqui o teu testemunho, irá com certeza ajudar muitas Mães e irás identificar-te com outras Smile

Com 4 meses meço 68 cm e peso 7.930 kg!

http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=maya75
http://www.neobux.com/?r=Maya75
Anjodiogo
Inserida em: Friday, September 05, 2008 2:34:57 PM
Ranking: Newbie

Membro desde: 8/21/2008
Olá Flor

Em primeiro lugar deixa-me dar-te os parabéns e dizer-te que és uma mulher cheia de sorte, tens a tua Leonor contigo.

Eu passei por um Hellp em 31.05.06, tinha 33 semanas.
Acordei por volta das 6 da manhã, com vomitos ( o que não foi de estranhar, pois durante toda a gravidez foi assim), por volta das 10,00h fiz ruptura da bolsa de água, e entrei em trabalho de parto.
Quando cheguei ao Hospital do Barreiro (onde todos sem excepção fora não 5 mas 10 estrelas), ao efectuar a ecografia verificaram que o meu bebé já não tinha batimento cardiaco, tive o meu anjo de parto normal eram 12,00h nasceu de parto normal com 33 semanas e com 1,950kg), cerca de 30 minutos após o parto comecei a sentir-me mal o sangue não estancava, as forças eram poucas ou nenhumas.
Entrei no bloco operatório, uma vez que suspeitaram que não tivesse expulsado totalidade da placenta, com o risco de não saber se sairia de lá com ou sem o útero, pois a hipótese que nos foi colocada era a de que só depois de verem e caso não conseguissem estancar o sangue, retirarem o orgão, felizmente não aconteceu.
A Unidade de Cuidados intensivos acolheu-me, as transfusões eram constantes, as plaquetas não subiam, estive 10 dias em perigo de vida, no que os médico diziam no limbo.
Até que ao 11º dias as análises começaram a melhorar, vários RX diários, Várias análises diárias, várias ecos diárias, até que um dia me disseram que o perigo já tinha passado.
Dps de muitos meses a ser vigiada por equipas de Ginecologia/obstericia, uma vez que fui sempre uma grávida dita "normal", dps de recebido o relatório do Instituto de Genética do Porto, dps de todas as consultas a que fui eu e o meu marido submetidos, foi nos finalmente dito que poderia voltar a tentar engravidar e que as hipoteses de me voltara a acontecer um hellp, eram as mesma que uma mãe que nunca tivesse tido nada.
Em Outubro de 2007 voltei a engravidar, o sol brilhava novamente, ate que um dia perdi um pouco de sangue, fui a correr para o Barreiro, onde a minha GO me disse que o bebé estava bem tinhamos batimento cardiaco, e mandou-me para repouso, voltei lá 4 dias dps para nova eco de vigilância e nesse dia o coraçãozito já não batia.
Restava-nos aguardar que o meu corpo expulsasse o bebé que tanto desejava-mos, o que aconteceu uns dias depois, fui novamente para o hospital para ser observada e ficar sob vigilância.
A minha GO disse que tinha tido um aborto espontâneo e que uma gravidez nada tinha haver com a outra.
Neste momento desde Janeiro que tentamos engravidar novamente e as coisas simplesmente não acontecem.
Como vez não foste a única, e olha que aqui pelos meus lados dps de eu saber que tinha tido um Hellp, conheci mais mães a quem tinha sucedido o mesmo.

Um beijo grande e felicidades para os 3.

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum