Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Pragmatismo ou negligência? [Options] · [View]
maria guita
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 10:26:47 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 7/21/2008
Olá a todas.

Estou de 22 semanas e um pouco apreensiva pois pela leitura, fórum e conversa com outras grávidas apercebo-me que os GO's destas mandam fazer muitas análises, rastreios e essas coisas e eu, até agora, fiz análises de rotina no 1º trimestre - nem sequer foi rastreio pois fui logo para a amniocentese e até aí percebo que não valha a pena empatar tempo com factores de risco se se vai logo para este exame máximo - mas nunca fiz a análise da glicémia, por exemplo (apesar de ter sempre valores muito baixos nas rotinas), ela não me mede nunca a tensão arterial e nas consultas de rotina só me pesa, pergunta-me como me tenho sentido, passa-me o ferro e afólico e pronto... acham isto normal? Embora não ache que se deva complicar o simples, acho tudo muito aligeirado porque apesar de a minha gravidez estar até agora a correr lindamente - engravidei à 1ª, não tive nunca enjoos, sinto-me linda e muito feliz - a verdade é que tenho 37 anos, é o meu primeiro filho (filha) e queria perguntar se posso esperar um parto normal, enfim, questões que qualquer mãe "estreante" tem. Agora vou à consulta a 08/09 para mostrar a morfológica e não sei como abordar esta questão... já agora, em que altura se deve ir fazer a ginástica pré-parto? Conhecem sítios - recomendáveis - em Lisboa?

Agradeço a vossa ajuda e obrigada
[Sponsor]
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 10:26:47 AM

[]
sunrise
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 10:34:44 AM

Membro desde: 12/10/2007
Compreendo a tua ansiedade mas se fizeste amniocentese já ficaste livre de uma carrada de análises. E quanto aos diabetes acho que só fiz no último trimestre.

Quanto ao tipo de parto ela só poderá dizer-te mais para o fim, avaliando a bacia e o tamanho do bebé.

A tensão arterial é que me parece estranho ela não medir (ainda por cima tendo em conta a tua idade). Mas não tens que ter problemas com a abordagem. Pergunta directamente. Mas se vais mostrar a morfológica de certeza que ela vai falar disso (o bebé é grande, pequeno etc).

JInhos

Sara Doula
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 10:48:24 AM

Membro desde: 9/21/2007
Olá Maria!

Antes de mais nada, parabéns pela gravidez!

Em relação ás tuas perguntas ... Muitos exames e testes não é necessáriamente bom, por isso não te stresses muito com isso. Eu não fiz metade dos exames que muitas mães daqui fazem, e sempre me senti muito à vontade com isso porque sabia que os que fazia eram os realmente necessários. A questão que colocas em relação ao rastreio e amniocentese é exactamente o que referiste, como vais fazer a amnio, não vale a pena estares a fazer um teste que indica se se deve ou não fazer a amnio. Em relação à glicémia, geralmente só se faz se os valores de rotina não deram muito bons, que não é o teu caso.
Medir a tensão pode ou não ser feito. A maioria dos médicos faz, mas se te tens sentido bem, então é porque se calhar não vale mesmo a pena. Além disso, eu tenho a ideia que os problemas mais graves com a tensão (pré-eclâmpsia e afins) surgem mais no final da gravidez, por isso se calhar a partir de dada altura vais começar a medir a tensão.

Quanto ao parto normal, acho óptimo que te vás preparando agora para isso. Estuda bastante o assunto e informa-te bem das coisas que podes e deves fazer para o conseguires. Há dois locais que eu recomendo para a preparação para o parto porque são sítios onde o curso é dado tendo em conta as evidências científicas mais recentes e onde se estimula a tomada de decisões consciente e informada pelo casal. São eles o Barrigas & Bébés (www.barrigasebebes.com) e o Centro Pré E Pós Parto (www.preeposparto.com).

De restro relaxa e aproveita a gravidez. Vais ver que vai correr tudo lindamente!

Bjs Smile

Sara - Mãe, Doula, Educadora Perinatal e Conselheira em Aleitamento Materno pela OMS/UNICEF

Estás grávida? Já pensaste nos benefícios que o acompanhamento por uma doula tem para ti e para o bébé? Se quiseres saber mais visita o meu site ou manda-me uma PM com as tuas questões!

Tens algum problema de cólicas ou sono (sestas muito curtas, acordar várias vezes de noite para mamar, precisar de colo ou de mamar para adormecer, não dormir na caminha, etc)? Estás grávida e queres evitar este tipo de problemas? Sabes o que é o Trabalho Parental Consciente e como é que as suas estratégias podem ajudar pais e bébés? Podes saber mais aqui.

Susanna
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 10:53:20 AM

Membro desde: 5/22/2008
Acho que é tão importante este momento da tua vida e os médicos sabem disso e não tem que levar a mal as nossas duvidas. Acho que deves entrar com um papelinho na mão(é o que eu faço) com as perguntas todas que tens a fazer e pede-lhe mesmo para te medir a tensão,ele está lá tambem para isso. Quanto à glicemia,fiz no 1º,2º e 3º trimestre a curva da glicemia de 1hora,mas como tinha os valores altos na ultima,fiz há pouco a curva das 3horas e o resultado foi bom. Mas acho que muitos médicos só fazem no ultimo trimestre. Quanto ao tipo de parto que vou ter,a médica nunca me disse nada,nunca fiz toques nem ctg´s e tenho consulta agora só às 38semanas(se não parir entretanto). Por isso tambem estou na incognita.

Não andes tão preocupada que só te faz mal a ti e ao bebé, mas confronta o teu médico.

Beijinhos

DPP – 05Outubro Nasceu a minha linda princesa Amy - 06 Outubro

MADRINHA - anabf - Nasceu o Rodrigo no dia 03/09

AFILHADAS - Susana32 - Nasceu o Tiago dia 22/09 ~~ nicinha - Nasceu a Laura dia 25/09
sweetyfeisty - Nasceu o Fernando dia 30/09 ~~ ButterflyKitty - Nasceu a Catarina dia 14/10 ~~ Lili80

"/>

BELOVED BABIES SETEMBRO/OUTUBRO 2008

LISTA MAMÃS SETEMBRO/OUTUBRO 2008

mamãcoelha
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 11:00:05 AM

Membro desde: 7/9/2008
É isso mesmo. As outras mamãs já te responderam e bem.
Qt à preparação para o parto, normalmente tb há aulas nos centros de saúde, porque não te informas no teu, está na altura ideal para isso.
jinhosSmile

Já tenho uma afilhada a Saraswati
maria guita
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 5:38:35 PM

Obrigada a todas! Eu na realidade tenho sempre a tensão muito baixinha, Graças a Deus e essa característica tem-se mantido porque tenho eu própria medido e há uns dias tinha 9.5-6.5; a questão é que eu acho que deveria ser a médica a tomar essa iniciativa e não eu, é por isso. Mas percebo perfeitamente tudo o que me disseram e de facto faz sentido. Vou checar os cursinhos pré-parto. A minha bebé deverá nascer lá para 14 de Dez; acham que se começar o curso lá para Outubro é tarde?
Patrial
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 11:20:40 PM

Membro desde: 7/4/2008
olá maria_guita!
Ainda ontem perguntei à enfermeira do C S, sobre os cursos de preparação para o parto, ela diz que se devem fazer entre as 28 e 32 semanas, pois é quando se começa a ter algumas contracções de preparação, o que facilita a aprendizagem.
Quanto às análises, o meu médico só me vai mandar faze o da glicémia a partir das 28 semanas. Mede-me sempre a tensão, pesa-me e agora até já me mediu o útero, mas nas férias por exemplo fui medir a tensão a uma farmácia, pois andava com dores de cabeça. Devem ser de outra coisa, que a tensão continua baixinha. Não sei com que periodicidade vais ao médico, mas podes sempre ir medindo na farmácia ou em casa, monitorizando, e na próxima consulta aborda o tema, nem que lhe perguntes o que ele acha das tuas tensões, a ver se ele acusa o toque...
Beijinhos e tudo a correr bem.

[size=3]UPM 04/04/08; 1ª Eco: 21/05/08 6s5d, tudo ok!!; 2ª Eco: 30/06/08 12s3d, 6,2 cms de gente, é um rapaz!!! http://www.youtube.com/watch?v=PkMtuDy-b0M, 3ª Eco(Morfológica): 8/09/08 22s3d P50/P75 http://www.youtube.com/watch?v=53doG0ElY7E, 4ª Eco: 06/10/08 26s3d P50/75, 1015 grs de paixão!!!, 5ª Eco :17/11/09 32s3d P50/75 2075 grs!!!; DPP 09/01/2009; Madrilhada: Moongi;O nosso blog:http://tzeroazul.blogspot.com/blog Mamãs de Janeiro http://janeiro09.blogspot.com/
Pati +
maria guita
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 11:58:29 PM

Obrigada a todas vós, do coração. Já agora, "Sara Doula", já me iscrevi no "preeposparto" e vou iniciar o cursinho em Outubro, dia 6! Adorei a forma como trtaram de tudo, sem complicação, tudo muito prático, comom precisamos! Depois vou dando notícias sobre como corre!
Beijinhos a todas!
Beuzinha
Inserida em: Friday, August 29, 2008 11:05:26 AM

Membro desde: 8/6/2008
[maria guita wrote:]
Olá a todas.

Estou de 22 semanas e um pouco apreensiva pois pela leitura, fórum e conversa com outras grávidas apercebo-me que os GO's destas mandam fazer muitas análises, rastreios e essas coisas e eu, até agora, fiz análises de rotina no 1º trimestre - nem sequer foi rastreio pois fui logo para a amniocentese e até aí percebo que não valha a pena empatar tempo com factores de risco se se vai logo para este exame máximo - mas nunca fiz a análise da glicémia, por exemplo (apesar de ter sempre valores muito baixos nas rotinas), ela não me mede nunca a tensão arterial e nas consultas de rotina só me pesa, pergunta-me como me tenho sentido, passa-me o ferro e afólico e pronto... acham isto normal? Embora não ache que se deva complicar o simples, acho tudo muito aligeirado porque apesar de a minha gravidez estar até agora a correr lindamente - engravidei à 1ª, não tive nunca enjoos, sinto-me linda e muito feliz - a verdade é que tenho 37 anos, é o meu primeiro filho (filha) e queria perguntar se posso esperar um parto normal, enfim, questões que qualquer mãe "estreante" tem. Agora vou à consulta a 08/09 para mostrar a morfológica e não sei como abordar esta questão... já agora, em que altura se deve ir fazer a ginástica pré-parto? Conhecem sítios - recomendáveis - em Lisboa?

Agradeço a vossa ajuda e obrigada

Olá Maria Guita!

Não te preocupes, pois estando bem encaminhada a gravidez... corre tudo bem!
A tua médica está a seguir o procedimento normal!
O facto de teres 37 anos passa logo para amniocentese, evitas os rastreios bioquímicos! Outros médicos já não o exigem, mas depende da apreciação de cada um!
O teste da glicose deve ser feito no 2º trimestre perto das 24 semanas! Ainda vais a tempo!
Relativamente a aulas pré-perto, podes questionar a enfermeira/médica se o fazem no teu Centro de Saúde ou Hospital!

Podes te sentir um pouco ansiosa, mas estando uma gravidez a correr bem, não há motivos para complicá-la!
Pessoalmente, sou muito relaxada, tenho vários médicos na família (mãe inclusivéWink e as minhas gravidezes foram seguidas no CS. Esta última passou para o hospital por ter sido de risco (descolamento da placenta). Mas já tá tudo bem!

Saboreia esta gravidez... pois, como dizes, está a correr lindamente!

cinanina
Inserida em: Thursday, September 11, 2008 10:35:22 PM

Membro desde: 5/10/2008
Eu achei um bocado de perda de tempo fazer o rastreio. Fiz o rastreio e deu 1/1993. Imagina a minha cara... Confused Estava à espera de ter um resultado normal e qdo vi aquilo fiquei sem vontade nenhuma de fazer a amnio. Mas como tenho 39 anos o médico fez-me ver que o rastreio é só para trissomia 21 e que a amnio detecta um conjunto enorme de possíveis problemas... é quase "obrigatório" fazer. Em certos casos são coisas que se podem tratar "in utero".
Disse ao médico: mas o risco de aborto é mto maior, é de 1 em cem. Ele respondeu-me que esses cálculos eram feitos no geral e que num sítio com experiência o risco era muito menor.
Enfim, até ao dia da amnio passei um tormento. Na véspera não dormi a pensar em desistir de tudo.
Lá acabei por fazer e soube hoje que não há risco de trissomias. Falta receber os restantes resultados.
Mas enfim, isto para dizer que qdo se está na idade em que é recomendada amniocentese, o rastreio não serve para nada.

Carta ao Pai Natal de Sebastião
Titta
Inserida em: Tuesday, September 16, 2008 9:49:47 AM
Ranking: Member

Membro desde: 1/3/2006
olá maria eu tinha 36 quando engravidei da Laurinha, apenas fiz o rasteio mais nada e tive uma gravidez maravilhosa. Se eu fosse a ti seguia o teu instinto, mais nada,quanto a ginástica, anda muito é a melhor ginástica que podes fazer...Boa sorte e disfruta deste período que é simplesmente maravilhoso,
joquinhas, titta e laura
www.vouterumbebe.blogspot.com

Beijokas doces,
Titta e Laura

o inicío de um novo mundo

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum