Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

as 1ºas birras e contrariedades como lidar com elas ? [Options] · [View]
spcostap
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 3:07:09 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 5/15/2008
Olá!

abro este tópico pq gostava que me dissessem como estão a reagir e a actuar nas birras dos vossos filhotes.

tenho uma menina de 15 meses que desde mto cedo noto que têm uma personalidade mto vincada e detesta ser contrariada (não sei se por mimo se por feitio mesmoConfused

como vocês fazem para os contrariar ? do género se querem mexer numa coisa que não podem e vocês dizem que não. como reagem eles e vocês?

a minha filha por exp agora anda numa fase que para sair para rua vai no carrinho se a tiro do carro na rua nem que me esfole a consigo voltar a pôr...ainda no domingo passado tive de desisitir de a forçar a ir no carro pq a choradeira era tanta que a miúda jáestava roxa!!

como é que reagem a estas situações ? Partilhem as vossas experiências pf !!

bem sabemos que não existem modelos perfeitos mas às vezes a troca e partilha de ideias ajuda-nos a todas

um beijinho
[Sponsor]
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 3:07:09 PM

[]
spal
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 3:14:40 PM

Membro desde: 1/9/2006
Olá

Tal como disseste não existem modelos perfeitos, até porque todas as crianças são diferentes.
No entanto, acho que há algumas coisas que são importantes:
- definir bem na nossa cabeça e de quem vive com a criança o que deve e não fazer.
- não impôr demasiadas regras, se ouvem sempre não, acaba por não funcionar.
- ser coerente, ou seja, manter sempre o mesmo comportamento em situações análogas
- não desautorizar o outro (pai/mãe)
- dizer não e apresentar alternativa (por ex, não pode mexer na televisão, mas pode mexer nos brinquedos, etc...)
- quando se diz não, repetir no máximo 2 a 3 vezes. Depois da última vez, a criança tem de ser afastada do objecto. Eventualmente ficar de castigo, o chamado "time-out" - sentada sem brinquedos durante 1 minuto por idade
- birra pura (esperneanço, chorar aos gritos, bater com a cabeça nas paredes) deve ser ignorado
- reforçar os comportamentos positivos
- mostrar que comportamentos negativos implicam castigo

Susana e Afonso (14/09/2004)
Eu sou a gaja das
Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados
Bebés a fazer profilaxia contra infecções urinárias
Pediatria - Infecções urinárias
MJSFS
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 3:31:16 PM

Membro desde: 5/18/2007
A minha com 15 meses não queria saber da cadeirinha, agora com quase 2 anos se vê a cadeira (está na mala do meu carro), chora porque quer andar nela. Se tenho tempo e disponibilidade faço-lhe a vontade, caso não me seja possível, explico-lhe que não pode ser porque temos de ir fazer isto ou aquilo. Ela chora mas eu não ligo e acaba por passar.

O não mexer nas coisas é realmente complicado. Eu tirei ou mudei o que estava em casa e não fazia falta de forma a evitar andar sempre atrás dela a dizer- Não mexe! Não podemos apenas negar-lhes algo, temos de dar alternativas. E quando se portam bem, devemos dizer-lhes que isso é bom, mostrar-lhes que estamos contentes. Quando é mesmo algo que não pode mexer ou fazer, primeiro explico o porqué, caso não aceite repito que não pode ser. Se insistir, então dependendo da situação, ou ignoro ou pego nela e venho-me embora.

rdeville
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 4:38:38 PM

Membro desde: 4/27/2007
Olá,

Eu também tenho uma filha com 15 meses cheia de caracter.

Quando digo não, é não e ela costuma respeitar ou se não está para aí virada faz birra. Eu deixo-a fazer birra, explico-lhe calmamente porque é que é não e distraío-a com outra coisa, normalmente funciona. Quando não funciona, deixo-a fazer birra e ela lá se acalma passado um bocado. Como disse a Spal, a coerência é muito importante e funciona.

Essa que contas do carrinho têm acontecido com a cadeira do carro, voltar a sentá-la na cadeira do carro é um drama, chora, tenta sair, quer vir para o colo. Eu explico-lhe que tem que se sentar ali, que não pode vir para o meu colo, volto a sentá-la, ela chora um bocadinho e depois passa-lhe.

Podes ler uns livros também, eu comprei dois indicados por uma mãe aqui do fórum, um chama-se "Disciplina positiva", Jane Nelsen, McGraw Hill, o outro chama-se "A criança e a disciplina", Brazelton. Pode ainda ser cedo para aplicar muitas das coisas que eles dizem mas dá para indo ter uma ideia de como lidar com as birras e ir prevenindo as birras que ainda estão para vir. Pelo que percebi aos 15 meses as birras ainda não são a sério.d'oh!

Beijocas,

Raquel.

http://lechatparti-em-pt.blogspot.com
spal
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 5:59:32 PM

Membro desde: 1/9/2006
[rdeville wrote:]
Pelo que percebi aos 15 meses as birras ainda não são a sério.d'oh!

São geralmente uma pequena amostra...

Susana e Afonso (14/09/2004)
Eu sou a gaja das
Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados
Bebés a fazer profilaxia contra infecções urinárias
Pediatria - Infecções urinárias
spcostap
Inserida em: Thursday, August 28, 2008 9:52:20 AM

Obrigada pelas vossas dicas e experiÊncias !!

beijinhos
amitaf
Inserida em: Thursday, August 28, 2008 1:07:36 PM

Membro desde: 1/17/2008
Eh!Eh

O Gonçalo tem birras para dar e venderSmile Smile

Acho mesmo que é uma birra gigante... Deixa-me com os cabelos em pé,e olhem que eu deixo-o no chão a fazer as suas "birrites" e nem assim melhoram.

Beijinhos

Agora andamos a três

spcostap
Inserida em: Monday, September 01, 2008 5:00:40 PM

E quando a coloco no chão, por exp se vamos a uma café...ela anda para lá a brincar e depois lembra-se sempre de "fugir", eu digo-lhe "Aqui ao pé da mãe", claro que ela foge, o mesmo quando se acha mto mulherzinha e quer ir a pé e não de carro...então para além de o percurso demorar mais de 2 horas Smile consegue sempre optar pelo caminho que não é o nosso, qdo a corrijo é gritos de se fugir!!...enfim estes últimos tempos têm sido uma aventura, um desafio diário...mas também o melhor de todos !!!
helenareis
Inserida em: Thursday, September 04, 2008 4:11:24 PM

Membro desde: 8/30/2007
Ola,

E quando com 10 meses já fazem birras das grandes? Não pode ser contrariado, grita, chora, estica-se todo, atira-se para o chão...eu falo com ele, mudo o tom de voz...e nada!!! Com esta idade, penso que não entende muito bem..e dar-lhe uma palmadita as vezes tb nao me parece que resolva o problema...mas já a dei...acho mesmo cedo, nunca pensei...as pessoas dizem que ele tem uma personalidade muito forte! Tou preocupada...isso é bom ou mau...O que fazer aos 10 meses?

Os vossos tb comecaram assim tão cedo a mostrar quem manda lá em casa?Smile

Bjs

HR

inesj
Inserida em: Thursday, September 04, 2008 5:30:35 PM

Membro desde: 3/28/2008
[spal wrote:]
Pelo que percebi aos 15 meses as birras ainda não são a sério.d'oh!

São geralmente uma pequena amostra...

AMOSTRA!!!! Nem me digas a minha tem 16 meses e já faz das dela, já passou a fase de não querer sentar-se na cadeirinha no carro e no carrinho de passeio, esticava-se toda tipo tábua a não havia maneira de a sentar, mas passou agora já não se importa.
No entanto agora não quer ser contrariada em nada, gosta mt. de "ler" revistas mas de vez em quando lembra-se de as comer e se lhe tiro atira-se logo para trás a espernear e a despentear-se todarofll , quando não se pode atirar vinga-se no cabelo despenteia-se toda parece que está a pôr o champoo, fica toda desgrenhadarofll mas se tiver alguma coisa perto trata logo de atirar com tudo , mas eu não lhe dou valor para ela perder a mania, geralmente tento dar-lhe alternativas agora quando lhe quero tirar uma revista ou outra coisa qualquer em que não quero que mexa, mostro-lhe 1º outra coisa que sei que ela gosta e depois de ela agarrar tiro-lhe a outra sem dramas.
Bjs.

A minha fofinha nasceu c/28 sem. gestação, 740g!Querem conhecer a nossa história?

Afilhadas: Suse5 - O Martim Já nasceu! 30.07.2008 Raquelle Patricia79 DPP 26-01-2009 Soneka baby Duarte
rdeville
Inserida em: Thursday, September 04, 2008 5:40:37 PM

As birras com estas idades ainda não são nada...

Hoje a minha filha esteve especialmente chatinha. Acordou cedíssimo, não dormiu mais, fez berreiro cada vez que a meti na cama, queria 100% da minha atenção quando eu estava a tentar fazer-lhe o almoço, vinha para perto de mim fazer birra.

O que eu não percebo (inesj, deves sofrer do mesmo mal) é como é que isto não é nada e como é que se aguenta pior que isto? d'oh!

No meio disto tudo, fiquei impressionada com a paciência de santo que tenho, tenho uma paciência... nunca pensei que fosse possível, eu não era assim.

APPM
Inserida em: Thursday, September 04, 2008 5:47:57 PM

Membro desde: 5/23/2007
Estou com o mesmo problema... mas aos 9 meses e meio! Já por duas vezes o Gonçalo vez birra de bater com o pé no chão e esticar-se todo, e quando está ao colo atira a cabeça para trás a fazer fita... não gosto nada destas atitudes dele, e sei que têm tendência para piorar, por isso gostava de saber o que fazer agora que começaram... Por vezes é porque está a mexer em algo que não deve e eu tiro-lhe da mão, outras vezes é porque está ao colo e depois não quer ir para o chão, outras é simplesmente a mudar a fralda, não sei mesmo o que fazer, ele sempre teve um feitio danada e sempre foi muito refilão, o meu marido diz que o mimo demais (ele está em casa comigo por isso a culpa só pode ser minha), mas eu com esta idade não sei o que estou a fazer de errado! Normalmente ignoro a birra e continuo a fazer o que estou a fazer, mesmo que ele esteja a ser contrariado, será a melhor atitude?

Jocas

Afilhadas: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10 xanasoffia O MARTIM NASCEU DIA 16/10/2008 Vonny DPP - 01/12/2008 É uma LAURA!!! anabd DPP - 30/12/2008 É uma MARIANA!!! Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
inesj
Inserida em: Thursday, September 04, 2008 6:17:53 PM

Membro desde: 3/28/2008
O que eu não percebo (inesj, deves sofrer do mesmo mal) é como é que isto não é nada e como é que se aguenta pior que isto? d'oh!

No meio disto tudo, fiquei impressionada com a paciência de santo que tenho, tenho uma paciência... nunca pensei que fosse possível, eu não era assim.

Pois ..... eu tb. não tenho grande paciência, salta-me a tampa com mt. facilidade, mas com ela não vale a pena ficar nervosa ainda é pior, agora estou numa de ignorar, é melhor assim espero que seja uma fase como a de não querer sentar-se, vamos ver!
Acho que estão a querer mostrar a personalidade deles e nesta fase é que temos de lhe mostrar quem é que manda sem nos descontrolármos.

A minha fofinha nasceu c/28 sem. gestação, 740g!Querem conhecer a nossa história?

Afilhadas: Suse5 - O Martim Já nasceu! 30.07.2008 Raquelle Patricia79 DPP 26-01-2009 Soneka baby Duarte
CibeleC
Inserida em: Thursday, September 04, 2008 10:24:10 PM

Membro desde: 4/21/2007
Bem, é curioso que apareça aqui este tópico hoje porque foi precisamente hoje que me comecei a questionar sobre estas coisas.
A Raquel tem 10 meses e na verdade é super bem disposta nunca fez birras.
O máximo que faz até agora é desafiar-me como por exemplo nesta situação:Hoje estava a dar-lhe o jantar e começou a bater com as mãos com toda a força no tabuleiro. Quanto mais dizia para ela parar mais ela batia, depois parava e ria para ver o que eu fazia.
É claro que isto não é uma birra mas fez-me questionar sobre o que fazer porque está visto que dizer "não" e coisas que tal não vão dar resultado nenhum com a menina Smile

rdeville
Inserida em: Friday, September 05, 2008 12:21:44 PM

A Jeanne começou a testar os limites a partir dos 9 meses, mais ou menos. Aos 11 meses já percebia o que é o "não". Começava sempre bem disposta, a rir mas quando começou a perceber que não podia deixar de achar tanta graça a partir de terceira/quarta vez. Continua a testar os limites, às vezes aceita bem, outras nem tanto.

Dizer "não" dá resultado mas é preciso dizer muitas vezes, às vezes passa-se o dia inteiro a dizer não. Mas depois eles aprendem a dizer não também e passam os dias inteiros a dizê-lo. Laughing

sm_36
Inserida em: Wednesday, September 10, 2008 6:00:53 PM

Membro desde: 1/31/2008
A minha filhota desde muito cedo que faz birra, quando digo "NÃO" desata num berreiro tremendo ao ponto de se ferrar a ela própria. Quando chego ao Shopping e a coloco no carrinho é berreiro na certa. Quando estamos em casa e ela vai para outra divisão chamo-a milhares de vezes e ela faz de contas que nem me houve. Muitas das vezes não sei o que fazer perante estas situações, já falei com a pediatra que me diz para eu não lhe ligar mas penso que não pode ser assim porque desta forma ela nunca vai ter disciplina, julgo eu.....

Outra situação que me está a deixar um pouco perturbarda é a seguinte: estive duas semanas de férias com ela e após estas semanas voltou outra vez para a minha sogra, pois acreditam que ela quando chega ao final do dia faz de contas que não me conhece, nem um beijinho me dá Sad.

No local de trabalho tenho duas colegas que tem filhos quase da idade da minha e às vezes à hora de almoço estamos a trocar experiências, o certo é que eu nem abro a boca porque fico tão triste só de ouvir que os fihos delas são meiguinhos e carinhosos e a minha simplesmente não me liga. Será normal???????
CibeleC
Inserida em: Wednesday, September 10, 2008 10:08:41 PM

Membro desde: 4/21/2007
Hoje estava a por a Raquel no sling e ela começou a bater-me com as mãos no peito, a puxar-me pelos lábios... enfim, aquelas coisas que aleijam mesmo.

Disse-lhe um NÂO bem dito e ela fez beicinho e desatou a chorar! Ah, Ah! Foi a primeira vez que fez isso Smile
Coitadinha! Mas mantive a compustura e ela calou- se tão rápido como começou Smile

mar 28
Inserida em: Thursday, September 11, 2008 5:40:36 PM

Membro desde: 12/13/2006
SM 36

A minha piolha também não fica nada incomodada quando a deixo com as avós, mas se por acaso a minha mãe vai a nossa casa, quando ela vai embora faz uma birra! Chora mesmo! E eu fico assim Sad

Nas férias nos primeiros dias chorava sempre que via a avó, depois habituou-se a estar comigo e passou.

Também gostava que ela me desse beijinhos e abraços, mas ela não é de meiguices Smile

Enfim, nem todos são iguais... mas o sorrisinho dela diz tudo angelpink

Não fiques preocupada, cada um demonstra afecto à sua maneira Smile

A minha também é craque nas birras, principalmente quando saímos de casa Neutral

sm_36
Inserida em: Friday, September 12, 2008 9:33:56 AM

Membro desde: 1/31/2008
Estou a ver que a minha filha não é modelo único Smile . Ela também não é de meiguices mas como tu dizes o sorrisinho dela já diz tudo Wink

BJ
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum