Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Introdução demasiado repentina dos sólidos? [Options] · [View]
sweetmummy
Inserida em: Saturday, September 06, 2008 1:21:34 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 11/17/2007
Olá,

Fui ontem ao pediatra mas como a pediatra do Afonso está de licença de parto fiquei com algumas dúvidas em relação ao que disse este pediatra que a substitui.

Ele disse-me que o Afonso estava excelente em relação ao peso/desenvolvimento e para continuar a dar maminha até aos 6 meses em exclusivo. Eu disse-lhe que provavelmente não iria ser fácil pois começo a trabalhar dia 6 de Outubro (dia em que faço 2 anos de casada bounce ) e a bomba extratora de leite e eu nunca nos demos muito bem (sujo-me toda, ás vezes não tiro nada, chateia-me andar sempre a esterelizar as 100000 peças daquilo...).

Então o que ele propôs foi o seguinte, para ser eu a fazer a introdução dos sólidos e para ele ficar o máximo de tempo possível só com a maminha:
1a semana antes de começar a trabalhar - aos 5 meses exactos do Afonso - começar a dar a papa durante 4 dias substituindo a mamada da noite. Findo esses 4 dias começar com a sopa e fruta (ambas na mesma refeição ao almoço).

A minha dúvida é a seguinte:
- Pelo que tenho ouvido dizer: introduzem-se as papas no 4º mês e só no mês a seguir é que se introduzem a sopa e a fruta.
- Não acham que ao introduzir tantos sólidos de uma vez ele vai ficar baralhado? Será que não lhe fará mal?
Ele tem estado só a maminha e de repente com uma data de coisa nova ele é capaz de estranhar, já não falando do facto de ele começar a creche logo a seguir.
O que acham? O que vocês fariam? Seguiriam o conselho dele ou ligariam á médica que está de licença (ela deu-me autorização para o fazer) para tirar dúvidas?

[Sponsor]
Inserida em: Saturday, September 06, 2008 1:21:34 PM

[]
rdeville
Inserida em: Saturday, September 06, 2008 1:48:39 PM

Membro desde: 4/27/2007
Olá,

Eu introduzi os sólidos aos 4 meses da minha filha. Comecei por dar papas por ser parecido com o leite, depois dei fruta e legumes, por exemplo, a uma refeição pêra cozida, na refeição seguinte abóbora. Segui as receitas dum livro que se chama "1, 2, 3 uma colher de cada vez".

Basicamente, não respeitei o começar os sólidos aos 6 meses nem o dar só uma coisa durante vários dias, dei poucas coisas diferentes durante vários dias. Nunca houve qualquer problema de alergia ou outro. Quis que ela começasse os sólidos comigo e antes de entrar na creche.

Decici ser eu a estabalecer o plano de introdução de sólidos, já que não há consenso nenhum entre pediatras, entre políticas e médicos de diferentes países, etc., etc. Por isso, resolvi apostar no instinto.

A bomba para tirar leite é um desespero, só a usava mesmo quando tinha subidas de leite e a minha filha estava a dormir e não mamava.

Beijocas,

Raquel.

http://lechatparti-em-pt.blogspot.com
garca
Inserida em: Saturday, September 06, 2008 1:55:54 PM

Membro desde: 3/29/2007
Olá, olha, o que a minha pediatra me disse foi para introduzir primeiro a papa (apenas porque sendo doce eles aceitam melhor) uma vez por dia e passado uma semana a 10 dias dependendo da aceitação dele, introduzir a sopa (só batata, cenoura e abóbora por enquanto) e a fruta (maçã ou pera) como segunda refeição. Eu assim fiz e correu muito bem. Até fiz com a diferença de uma semana pois ele aceitou a papa lindamente, alias adorou logo a papa e chorava a pedir mais Very Happy
É possível que ocorram alguns "distúrbios" intestinais nesta adaptação aos sólidos, não fiques muito preocupada Smile.
Beijocas

*verinha*
Inserida em: Saturday, September 06, 2008 2:12:18 PM

Membro desde: 5/3/2007
Eu começei pela sopa e uma semana depois começei a papa, e ela não ficou baralhada, aceitou bastante bem.
Varia muito e pediatra para pediatra, uns querem um mês de intervalo outros dizem que basta uma semana

Afilhada:Analu24

bekas
Inserida em: Saturday, September 06, 2008 2:19:36 PM

Membro desde: 10/1/2007
ola mama
o melhor mesmo era manter a amamentaçao exclusiva ate aos 6 meses mas visto que nao vai poder ser entao vou-te dizer como foi com a minha filha..mas ela começou os solidos aos 4 meses pois ja bebia biberao..
foi assim : aos 4 meses iniciou as papas ( o medico disse para ser aos 4 meses e meio mas ela nao andava a beber bem o leite por isso iniciei antes)..15 dias depois iniciou as sopas ( seria proximo dos 5 meses mas como eu iniciei mais cedo as papas as contas nao bateram certo com a tabela do medico..iniciei as sopas e a fruta ao mesmo tempo com 4 meses e meio)
as papas devem ser sempre sem gluten ate aos 6 meses...as sopas comecei por uma base batata + abobora e 3 dias depois juntei um legume verde no nosso caso foi a alface..a cada 3 dias mudava o legume verde..a cenoura so introduzi muito mais tarde pois ela era muito obstipada..a fruta começou no dia seguinte a 1ª sopa e começou pela pera crua..depois 3 dias a maça..
nem sempre segui as instruçoes do medico pois acho que em alguns aspectos o nosso bom censo tem de prevalecer..mesmo em relaçao aos legumes a introduzir a minha filha ja comia corgete e xuxu na altura em que mandou introduzir..
bjx e se precisares e so dizer

sweetmummy
Inserida em: Monday, September 08, 2008 1:38:55 AM

Membro desde: 11/17/2007
Obrigada pelas vossas respostas Smile . Já agora sabem-me dizer qual a papa que eles geralmente aceitam melhor? Já me falaram da da Milupa mas na creche a que têem é a da Nutribén. Tenho receio de o habituar com a da Milupa (que segundo parece é mais doce) e depois ele estranhar a da Nutriben na creche...

lamarosa
Inserida em: Monday, September 08, 2008 1:54:21 AM

Membro desde: 4/14/2008
Isso de se iniciar as papas ou as sopas em determinada idade é subjectivo. Depende dos pediatras, depende dos bebes, depende dos pais...
Posso contar-te o meu caso: consegui amamentar em exclusivo até aos 5 meses (tirei os 5 meses de licença e depois mais 15 dias de ferias).
Aos 5 meses como ele ia inciar a creche comecei por minha iniciativa (não perguntei ao pediatra, ele sempre me deixou muito á vontade nesse aspecto) a introduzir a papa. Fi-lo porque achei que para ele seria menos stressante começar em casa, com a mãe do que no colégio com estranhos. E comecei pela papa porque é mais docinha, seria mais facil a adaptação á colher.
Uma semana depois iniciei a sopa e fruta, porque era esta refeição que ele iria fazer no colégio. Davam papa ao lanche, mas como consegui horario para o ir buscar ao lanche, consegui manter a maminha.
Quanto ás papas sempre usei Milupa e sinceramente no colegio, não sei qual usam. Mas qd ele começou a lanchar, não estranhou.
Se vires que ele estranha a solução é levares tu as papas. Mas deixa-o experimentar, é bom diversificar.
O meu conselho é sempre seguir o nosso instinto de mães. Ninguém conhece melhor os nossos filhos que nós.

AFILHADA: AndreiaMario
madadias
Inserida em: Monday, September 08, 2008 8:07:45 AM

Membro desde: 3/25/2008
[sweetmummy wrote:]
Obrigada pelas vossas respostas Smile . Já agora sabem-me dizer qual a papa que eles geralmente aceitam melhor? Já me falaram da da Milupa mas na creche a que têem é a da Nutribén. Tenho receio de o habituar com a da Milupa (que segundo parece é mais doce) e depois ele estranhar a da Nutriben na creche...

Tudo o que fizeres em relação à alimentação do teu bébé, tenta conjugar com a creche. Temos que trabalhar sempre em conjunto com a creche em tudo para que a adaptação/reacção à alimentação corra pelo melhor.
bjs
Madalena

*verinha*
Inserida em: Monday, September 08, 2008 10:28:52 AM

Membro desde: 5/3/2007
[sweetmummy wrote:]

Eu dei a 1ª papa da Nutribén, mas ela não gostou lá muito, depois passei a dar Milupa e já comia melhor, mas assim que lhe dei a provar a Cerelac não quer outra coisa, adora as da Cerelac e são bastante boas

Afilhada:Analu24

verafrts
Inserida em: Monday, September 08, 2008 10:41:01 AM

Membro desde: 9/6/2007
Olá,

Eu introduzi a papa aos 4 meses, esta semana com 4 meses e meio introduzo a sopa e a fruta só aos 6... isto por indicação da pedi do M.

Beijinhos

Vera e Miguel

Madrinha: Anjo de luz
Afilhadas: piu * tartaruga * tmaia * projectodegente* Morgana75*carlavc

Evolução do meu tesourinho:
0 m - 3125 g , 49 cm
1 m - 3600 g , 53 cm
2 m - 4900 g , 57 cm
3 m - 5835 g , 60,5 cm
4 m - 6740 g , 64 cm
5 m - 7785 g
6m - 8165g, 67 cm