Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Método Estivill para ensinar as crianças a comer [Options] · [View]
ica
Inserida em: Tuesday, September 16, 2008 12:31:38 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 7/7/2004
Fiz uma busca no forum e só encontrei este método relativamente a ensinar as crianças a dormir.

Foi publicado recentemente um livro dele com este tema (ensinar as crianças a comer)

Alguém conhece, já leu, experimentou, ou conhecem alguem que o tenha feito? Se sim resultados?.

Obrigada

Bjs

Ica

Afilhada: Sufiland
[Sponsor]
Inserida em: Tuesday, September 16, 2008 12:31:38 PM

[]
elke
Inserida em: Tuesday, September 16, 2008 3:32:42 PM

Membro desde: 10/27/2006
Só conheço para dormir Whistle Whistle

beijinhos

Madrilhada- Sarafofa1 É um menino DPP- 31 de Dezembro
Madrinha- Tisha1978
Madrinha- Mãe Lara
Afilhada- Mãe babada
Afilhada- Hope 2008 Será menina ou menino? DPP- 27 de Maio
hfviegas
Inserida em: Tuesday, September 16, 2008 5:00:24 PM

Membro desde: 7/14/2008
Só li isto "Mas o método, propriamente dito, vem depois. Estivill e Domènech ditam as regras: se a criança se põe a cuspir a comida, os pais insistem, sem levantarem a voz, sem se enervarem, sempre com um sorriso (é aqui que alguns pais, ao lerem o livro, vão desatar às gargalhadas). A insistência dura três minutos (é olhar para o relógio). Depois, com o mesmo sorriso seráfico, os pais devem levantar o prato, limpar a boca ao insuportável rebento e fazer de conta que a refeição terminou. Passados mais três minutos, volta a sentar-se a criancinha na cadeira, a pôr-lhe o babete e a tentar tudo de novo. Claro, com o sorriso apoucado de sempre. A criança vai achar que enlouqueceu. E se calhar come por receio, porque já se sabe que os malucos são capazes de tudo. Mas experimente. O método é científico"

LOL
EliGee
Inserida em: Tuesday, September 16, 2008 5:09:39 PM

Membro desde: 4/21/2008
Também só conheço para dormir... e não duvido que produza resultados, afinal de contas a teoria é básica: chorar até se habituar a adormecer sozinho. Não estou de acordo com este método e nunca o utilizei. Sei que os resultados dependeriam sobretudo da minha força de vontade em não voltar atrás e sei que nunca seria capaz de deixar a minha filha chorar até adormecer! Mas é uma questão pessoal. Para comer o método é idêntico e esse já me parece mais sensato. Afinal de contas, para se adormecer é preciso sentirem-se seguros (o que não acredito que se sintam os bébés que choram até dormir!) mas para comer não! Realmente só come quem tem fome e se a tiver há-de comer!

Mas é a minha opinião...
Beijinhos!

flag
Inserida em: Tuesday, September 16, 2008 5:15:08 PM

Membro desde: 2/11/2008
[hfviegas wrote:]
Só li isto "Mas o método, propriamente dito, vem depois. Estivill e Domènech ditam as regras: se a criança se põe a cuspir a comida, os pais insistem, sem levantarem a voz, sem se enervarem, sempre com um sorriso (é aqui que alguns pais, ao lerem o livro, vão desatar às gargalhadas). A insistência dura três minutos (é olhar para o relógio). Depois, com o mesmo sorriso seráfico, os pais devem levantar o prato, limpar a boca ao insuportável rebento e fazer de conta que a refeição terminou. Passados mais três minutos, volta a sentar-se a criancinha na cadeira, a pôr-lhe o babete e a tentar tudo de novo. Claro, com o sorriso apoucado de sempre. A criança vai achar que enlouqueceu. E se calhar come por receio, porque já se sabe que os malucos são capazes de tudo. Mas experimente. O método é científico"

LOL

não sei se é pra rir, mas tiveste muita piada! lol
ainda não parei de rir!! (e o meu patrão a olhar para mim...) rofll rofll rofll rofll rofll rofll roflmao roflmao roflmao roflmao roflmao roflmao

bjinhos

rui e matilde

hfviegas
Inserida em: Tuesday, September 16, 2008 5:18:11 PM

Encontrei mais isto: http://www.aquimama.com/ninos-1a3-anos/estivill_comer05.shtml

Método Estivill: también para aprender a comer
Consejos prácticos
Recomendaciones previas antes de aplicar el método:

• Fijar un lugar, siempre el mismo, para que el niño coma.

• Que sea un ambiente sereno donde pueda concentrarse en la tarea que tiene por delante: comer.

• Conviene que sea sólo una persona la que dirija y acompañe la comida del niño.

• La estimulación positiva (antes, durante y al final de la comida) es básica para afianzar el aprendizaje en el pequeño.

• Se seguirán los pasos en las cuatro comidas: desayuno, comida, merienda y cena.

El método:

• Se disponen los objetos asociados (sillita, babero, vaso, plato y cubierto) en el lugar en que se ha decidido que comerá el niño.

• Se retirarán cada vez que hagamos la pausa y se volverán a poner cuando reanudemos el siguiente intento.

• Se hace un primer intento de que coma durante 3 minutos.

• Si rechaza la comida, se para el proceso y se recoge todo.

• Durante los 3 próximos minutos, nos dedicamos a hacer otras cosas.

• Empieza el segundo intento, que durará ahora 4 minutos. Se procede con todo el ritual de nuevo. Si, transcurrido el tiempo previsto, el niño sigue sin comer bien, se para el proceso y se vuelve a recoger todo.

• Durante los 4 próximos minutos, nos dedicamos a hacer otras cosas.

• Empieza el tercer intento, que durará 5 minutos. Es el último. Si aún se resiste a comer, pasado el tiempo prescrito, se para el proceso y se recoge todo. Hasta la próxima comida.

• Si en cualquiera de los intentos el niño empieza a comer con regularidad, seguiremos dándole la comida aunque sobrepasemos el tiempo previsto. ¡Se trata de que aprenda a comer, no a comer rápido!

• No nos alarmemos si el niño no come apenas las primeras veces. Tampoco si pierde peso al principio; no es importante. Está comprobado que, siguiendo este método, nunca un niño ha perdido peso de forma patológica.

La comida

La merienda

La cena

El desayuno
hfviegas
Inserida em: Tuesday, September 16, 2008 5:34:12 PM

Andei a fazer umas pesquisas e encontrei pouca coisa sobre o novo livro, li num blog alguem que aplicou este método e resultou.

Este Sr. é sempre muito polémico mas o que é certo é que quem utiliza estes "métodos cientificos" a maior parte fica satisfeito, se vai deixar sequelas nas crianças dúvido, existem coisas bem piores e as crianças ultrapassam-nas né?

BABS
Inserida em: Tuesday, September 16, 2008 5:38:51 PM

Membro desde: 7/2/2007
Não sei, não li... mas se for com a mesma teoria do "dormir" não concordo... esse médico devia ser novamente criança e "sefrer" na pele o próprio método!!!

Bjinhos

Aconselho o "mi niño no me come" de Carloz Gonzalez...

BABS

santi&mami
Inserida em: Tuesday, September 16, 2008 5:52:14 PM

Membro desde: 8/29/2008
Esses métodos são um tt ao quanto bizarros, não?

Td é cronometrado, 3 minutos para nós é uma coisa para uma criança parece uma eternidade!Dar, parar, tirar, espererar, voltar a sentar...!ui que estafa!Até pode resultar mas realmente o bebé vai ficar a pensar que os papás tão meio apanhadinhos, não?

Deixar um bebé berrar até adormecer? E os finanços??O meu ja ficou a chorar por birra e apnhei cá um susto qd o vi ficar preto que nem era capaz de o deixar chorar até à exaustao para dormir!Até acho cruel!

Enfim o melhor método é o nosso instinto e fazermos as coisas à medida que vão surgindo, não quer comer?Talvez precise de um intervalo maior ou que a mamã cante (se for como eu é melhor ter vidros duplos!!), não dorme agora, brinca mais um bocadinho ou então fica na cama a ver o mobile andar de roda e a ouvir musica até o sono vir...adpatamos as coisas à medida das nossas necessidades e às necessidades dos nossos filhos.

é a minha opinião!

jinhos
bekas
Inserida em: Thursday, September 18, 2008 10:51:30 PM

Membro desde: 10/1/2007
ola mamas
nao conheço o livro mas ja tinha ouvido falar..em relaçao ao metodo para adormecer o bebe acho que nao é la muito etico deixar a criança a chorar durante minutos a fim ate que acaba por adormecer de cansaço de tanto chorar...Sick Sick nao me parece bem mas ha quem tenha experimentado e tenha resultado...ok..
em relaçao a esse de ensinar a comer posso dizer que as vezes quando a minha filhota faz birra para comer, esperneia, cospe a sopa, etc, eu tiro-a da cadeirinha dela e deixo-a ir brincar..depois de 5 ou 10 minutos vou busca-la e falando carinhosamente levo-a ate a cadeira e digo que esta na hora dela ir papar..as vezes resulta..come pouco mas come...
agora que fica com a avo e com o pai come ainda melhor do que comia comigo..Sad Sad acho que ela percebia que o facto de nao comer mexia com o meu sistema nervoso e aos poucos começou a usar essa arma contra mim..como estou tao pouco tempo com ela agora nao quero andar a ralhar e a po-la nervosa..quero aproveitar ao maximo o tempo em que estamos juntas e isso faz com que eu deixasse de stressar com as refeiçoes..ela anda a comer muito melhor..a sopa e a avo que da e eu chego a horas de lhe dar o lanche e olhem que ela passou a comer melhor ao lanche do que comia..
so espero que nao seja apenas uma fase...d'oh!

feijoca
Inserida em: Friday, September 19, 2008 2:53:06 AM

Membro desde: 9/16/2006
Só a paciência de estar a cronometrar (e já agora não fala a que distância se deve estar da criança, em centímetros?), pôr a comida, tirar a comida, mais cronómetro etc.

Estou com a BABS, recomendo vivamente o livro do Dr. Carlos González que faz uma abordagem mais humana e menos cronometrada do problema.

Beijocas!

Sarah

sunrise
Inserida em: Friday, September 19, 2008 9:41:30 AM

Membro desde: 12/10/2007
[hfviegas wrote:]

LOL

lllllloooooooollllllllllllll

Lady_Bug
Inserida em: Friday, September 19, 2008 9:44:46 AM

Membro desde: 4/1/2008
Eu aguardo ansiosamente a publicação do 'Método Estivill para o bebé deixar de ser tão comilão' eat

RitaKiko
Inserida em: Friday, September 19, 2008 9:54:25 AM

Membro desde: 1/29/2007
[Lady_Bug wrote:]
Eu aguardo ansiosamente a publicação do 'Método Estivill para o bebé deixar de ser tão comilão' eat

LOLOLOLLL

Caalex
Inserida em: Friday, September 19, 2008 9:55:41 AM

Membro desde: 1/3/2005

Tenho 2 cá em casa!!!

Mas conforme vão crescendo vão tornando-se mais selectivos, "isto é muito bom!" "isto não é bahhh!", tirando o facto de uns dias gostar de uma coisa e outros não: hoje gosta de ervilhas mas não gosta de tomates, amanhã gostará de tomates mas não de ervilhas!

É raríssimo dizer que não quer comer, ter que passar por isso todos os dias deve ser muito difícil.

ica
Inserida em: Friday, September 19, 2008 10:27:00 AM

Membro desde: 7/7/2004
[Caalex wrote:]

É raríssimo dizer que não quer comer, ter que passar por isso todos os dias deve ser muito difícil.

Exactamente é mto dificil.

Quando uma criança é drastica no seu comportamento relativamente à comida, ao ponto de não almoçar na escola e ficar sem comer das 09h às 16h00, minhas amigas, as atitudes devem ser mais radicais.

Uma mãe desesperada que já tentou de tudo e nada resultou, descobriu este livro e só pretende saber se de facto alguém conhece e se sabem se teve resultados.

Sendo assim e se ninguém o conhece, acho que vou até À FNAC folhea-lo a ver se vale a pena

Obrigada de qualquer forma

Bjs

Ica

Afilhada: Sufiland
celia_marques
Inserida em: Friday, September 19, 2008 11:37:55 AM

Membro desde: 10/3/2007
ica, penso que deves realmente tentar.

Eu li o método estivil para adormecer e não se trata de deixar chorar até adormecer, temos é de ter um pouco de paciencia e lê-lo, nem é preciso muita porque lê-se num instantinho. Penso que o do comer pode ajudar-te. O meu fedelhim também não gosta muito de comer ,,, mas lá vai comendo.

Olho para ti e fico calada, não existem palavras no mundo ,,,

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum