O meu piolho tinha 5 meses quando lhe dei, por puro gozo, uma colher para a mão. A partir daí ficou completamente viciado! Levava-a à boca e simulava mastigar, tal como nos via fazer... Resultado: deixou de aceitar a papa e sopa dada por mim.
Hoje tem 8 meses e está exactamente na mesma! Recusa-se a comer seja o que for se for dado á colher (papa e sopa toca a ir pelo biberão), e só ele é quem tem autorização para levar a colher á boca lol...
E não há maneira de mudar isso... se lhe coloco um iogurte, por exemplo, à frente e a colher ao lado, fica todo contente, pega na colher e lá tenta ser ele a comer. Escusado será dizer que as sobrancelhas dele comem mais...

mas é giro de ver, é muito decidido no que quer e adora sentir-se independente. (Heh, mas só nisto, pois no resto... é mamã para tudo

).
Quanto à nossa comida, desde os 5-6 meses que o sento à mesa connosco. E ai de mim se de vez em quando não lhe dou a provar o que comemos (com os meus dedos, ou coloco à frente dele para ele proprio decidir se quer ou não).
Mas acho que cada bebé tem o seu feitio. E há tempo para tudo, se soubesse eu hoje que ele recusar comer papa e sopa dada por mim à colher, eu não tinha concretizado aquela ideia *genial*...