Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Baptizar ou n... [Options] · [View]
Rute C. Santos
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 4:05:16 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 9/30/2006
Olá, primeiro acho que se és catolica e acreditas em Deus têm significado batizares o teu menino.
A minha história em relacção a isso foi eu acredito em Deus mas não tenho relegião quando a minha filha foi operada e não me davam grande esperança a maioria da minha familia queria me forçar a batizar a menina lá no Hospital, eu simplesmente respondi primeiro de tudo não quero pensar que a minha filha vai morrer segundo se for o caso disso acredito que Deus a irá receber como todos os outros é uma criança pura e inocente se o vosso Deus só deixa entrar ou só cura quem é da relegião dele então não muito obrigado.
Escusado será dizer que ficaram indignados mas eu quero lá saber se a minha filha quando for maior e me pedir para ser batizada eu batizo caso contrario não é batizada.

Beijinhos e faz o que o teu coração mandar,

Rute Santos
rbalmeid
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 4:11:07 PM

Membro desde: 8/13/2007
[Djerba wrote:]
[deinhac wrote:]
Posso dar a minha opiniao de não católica?

Acho que a fé é sem duvida uma força interior que está dentro de cada um e, quando existe, existe principalmente para dar paz e tranquilidade.
Se estás com esse feeling é porque decerto, ao baptizares o teu baby, vais sentir essa paz de espirito que provavelmente procuras e por isso acho que o deves fazer, sim. Smile
E lá por estares separada não quer dizer que não haja festejos, afinal se o baptizado é uma celebração, deves festejar!!

beijocas

Pois acho q focaste o mais importante... tb acho q é por aí! Ou entao nem teria esta duvida, certo?

O festejo ja é mais complicado... creio q seria um pco constrangedor!

Ola!

Baptizar é mesmo uma escolha pessoal... Mas festa devias fazer sim. Nao precisa de ser uma festança, mas é um dia dedicado ao teu menino em que ele merece uma roupa bonita, muitas fotos, prendas e um bolinho. Voces estao a festejar o vosso filho lindo e isso nao tem nada que ver com estarem separados ou juntos! Vao ser sempre pai e mae dele e tenho a certeza que isso vos faz feliz aos dois, logo toca a festejar!

Beijinhos

Rute

Bebes e Mamas marcianas de 2008 - topico na pediatria

Cesariana de urgência as 35 semanas. O Bruno fica em cuidado intensivos.
Ao 5º dia de vida deixa o CPAP. Ao 6º dia de vida vem ao meu colo pela primeira vez e começa tomar leite por sonda. Ao 9º dia de vida sai dos cuidados intensivos e da incubadora. Ao 10º dia de vida começa como biberao.
Ao 11º dia deixam-me dar maminha!!!!! Ao 12º tiram-lhe os electrodos, deixa o monitor e o oximetro. Ao 13º dia tira o soro, acabam os tubos, cabos e afins! Ao 14º dia acabou-se o "parto" e o Bruno veio para casa!!!!
CIA congenita... à espera que feche pray1 pray1 pray1 pray1
BABS
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 6:13:12 PM

Membro desde: 7/2/2007
[BABS wrote:]
Olá...

Antes de mais, é importante que realmente penses no assunto... pois se o Baptizares sem qualquer convicção não será mais do que uma festa para gastar dinheiro e para receber prendas... A ser baptizado, seria sem festa, uma coisa apenas para avos bisavos e tios; não ha dinheiro nem paciencia opara mais

Quanto ao menino gostar no futuro ou não... vou só deixar uma explicação:

No baptizado, quem se compromete com a educação na Fé do Menino são os pais e os padrinhos... ele não se está a comprometer com nada, para isso existe o Sacramento da Confirmação (Crisma) que ele poderá (ou não) fazer por opção.

As questões que tens que colocar a ti própria é:
Acreditas em Deus e em Jesus Cristo? Não, mas os avos sim!
Acreditas de a Educação na Fé Cristã é importante no desenvolvimento do teu filho? Não, mas os avos sim!Acreditas nos Sacramentos como sinais visiveis de Deus? Não, mas os avos sim!
Se responderes a estas questões (para ti) saberás responder sem qualquer dúvida à quesão que aqui colocas!

Eu sou Católica praticante... sou catequista (embora desde que nasceu o Rodrigo, tenha ficado um pouco mais longe) e vou baptizar o Rodrigo porque EU acredito e porque foi isso que prometi no dia do meu casamento...

Acho que é uma decisão mais importante que a própria festa... e por isso só no teu íntimo poderás responder!

Da mesma forma que se baptizares agora o teu filho tem a possibilidade de confirmar ou não, se não baptizares ele tb tem a possibilidade de se baptizar mais tarde... A questão é... se acreditas, batiza-o se não acreditas, deixa que ele mais tarde se interesse pelo assunto.

Eu baptizei-me aos 17 anos porque eu quis, mas se tivesse sido baptizada em bebé teria a oportunidade de confirmar esse sacramento com o sacramento do Crisma, onde a partir do qual sou considerada "adulta na Fé" perante a Igreja!!!

Ah... e podes ter a certeza que em caso extremo qualquer pessoa o pode baptizar (se assim o quiseres) e que não nenhuma criança que não vá para o Céu por falta de Baptismo...
Se ele nunca ouviu falar em Deus, como o pode conhecer? ou Não?
E não te preocupes... não vai acontecer nada!

Bjinhos
BABS

PS - Eu não sei o que tem o teu piolho... por isso desculpa-me se não te estiver a compreender bem... bjinhos!

Obrigada pelo teu post super completo por isso respondo-te apenas a ti!

A fazer o baptizado seria pelos avos, não por nós pais... seria como q um agrado! Como catequista achas incorrecto? é q eu mesmo não acreditando, respeito muito e jamais pretenderia fazer algo q fosse contra as "normas"...

Sei q pode parecer um pco estranho, mas deixa-me balançada...

Seria algo super simples, nada mais q um encontro de familia! Não tem logica ser diferente ate pq eu e o pai estamos separados... logo, n ha nada p festejar!

Depois ha toda a "burocracia" do processo... somos solteiros temos um filho e estamos separados!

Faz-me mta confusao... mas sinto que é um "agrado" q poderei fazer aqueles que tanto fazem por mim/nós (pais e sogros)

Bjs e Obg

A questão continua a ser um pouco a mesma... a razão pela qual se Baptiza...
Se os teus pais/sogros respondem SIM Às questões que te coloquei e se tu não te opões, não vejo qualquer mal...

Vejo mal quando ninguem ninguém dá valor ao Sacramento mas decidem fazer apenas pela Festa... entendes?

Quantos casais não se casam pela Igreja da mesma forma??? Isso eu acho ridiculo...
Mas por exemplo, O noivo não acredita em Deus, mas a noiva sim, acho muito bem que se casem pela Igreja, porque um deles quis e o outro não se opos...

Se baptizares porque é essa a vontade dos avós do menino, tens tu que ter a certeza que não te opões... e perceber que dde futuro, terás um papel adicional na vida do teu filho... educar na Fé, ou pelo menos não te opores que os avós o façam...

Não sei se estou a ser claro... e isto porque acima de tudo essa é uma decisão muito intima...

Bjinhos grandes
BABS

pat2000
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 6:27:06 PM

Membro desde: 4/29/2008
Olá,

Os meus pais decidiram que nenhum dos filhos iria ser baptizado e foi isso que fizeram. Nenhum de nós se importou com isso e não tivémos problemas.
Quando o meu ex-marido quis baptizar a minha filha acabei por concordar embora um pouco a contragosto e o que me aconteceu foi que ela é baptizada mas o meu filho não é e agora não conseguimos chegar a acordo sobre ele (como, quando, novos padrinhos (porque quem tinhamos convidado para madrinha já não é uma pessoa das minhas relações...)).

Resumindo, só sei que se fosse hoje não a teria baptizado e teria deixado que fosse ela a escolher quando fosse mais velha.

bjs

Patricia

bia1976
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 6:36:18 PM

Membro desde: 9/16/2008
Olá!

Eu gostava de baptizar o meu se bem que para o meu marido é indiferente, no entao nós só somos casados pelo civil, não casamos pelo religioso, será que o padre pode implicar com isso? Afinal a criança não tem culpa das nossas opções,certo?
BABS
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 6:38:46 PM

[pat2000 wrote:]
Olá,

Os meus pais decidiram que nenhum dos filhos iria ser baptizado e foi isso que fizeram. Nenhum de nós se importou com isso e não tivémos problemas.
Quando o meu ex-marido quis baptizar a minha filha acabei por concordar embora um pouco a contragosto e o que me aconteceu foi que ela é baptizada mas o meu filho não é e agora não conseguimos chegar a acordo sobre ele (como, quando, novos padrinhos (porque quem tinhamos convidado para madrinha já não é uma pessoa das minhas relações...)).

Resumindo, só sei que se fosse hoje não a teria baptizado e teria deixado que fosse ela a escolher quando fosse mais velha.

bjs

Patricia

Compreendo a tua situação, mas deixa-me só corrigir (nem é bem corrigir, mas alertar... não sei)
Independentemente de que altura a criança é baptizada, ela tem sempre a possibilidade de mais tarde não seguir esse caminho...

No caso dos teus pais, provavelmente eles proprios não são praticantes e foi melhor deixarem o tempo falar por si...

No meu caso até foi um pouco mais controverso... o meu pai era para ser padre, e como era numa de "obrigação" (a minha avó tinha feito uma promessa, blá, blá... uma história muito comprida, que resumida, fez uma asneira, embora a intenção fosse a melhor) e quando saiu do seminário criou um ódio muito grande a toda a Instituição IGREJA... então era contra os baptismos e tudo...
Eu nunca ouvi falar de Deus em minha casa... a verdade é que encontrei o MEU caminho e acabei por ser eu a querer ser baptizada!

Neste momento, como católica, é meu dever (porque me comprometi no dia em que recebi o sacramento do Matrimónio) baptizar os meus filhos e educa-los segundo a Lei de Cristo... Isto faz sentido porque eu Acredito...
Se as pessoas não acreditam, acho relamente que a melhor opção é não baptizar, sem no entanto "impedir" que um dia mais tarde essa pessoa queira seguir O caminho...
(da mesma maneira que é importante eu não "obrigar" o meu filho a ser católico... mas inevitaelmente é essa a educação que lhe dou, porque é no que eu acredito) Lol... será que me entenderam!?
lolol

Bjinhos
BABS

BABS
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 6:51:53 PM

Obrigada pelo teu post super completo por isso respondo-te apenas a ti!

A fazer o baptizado seria pelos avos, não por nós pais... seria como q um agrado! Como catequista achas incorrecto? é q eu mesmo não acreditando, respeito muito e jamais pretenderia fazer algo q fosse contra as "normas"...

Sei q pode parecer um pco estranho, mas deixa-me balançada...

Seria algo super simples, nada mais q um encontro de familia! Não tem logica ser diferente ate pq eu e o pai estamos separados... logo, n ha nada p festejar!

Depois ha toda a "burocracia" do processo... somos solteiros temos um filho e estamos separados!

Faz-me mta confusao... mas sinto que é um "agrado" q poderei fazer aqueles que tanto fazem por mim/nós (pais e sogros)

Bjs e Obg

Ah...
Deixa-me só acrescentar...

1º - Esquece as normas... a Religião (apesar de parecer o contrário) é feita do Coração... e é ele que tens que ouvir!!!

2º - Se decidires baptizar, há sempre razão para festejar... estás a celebrar a Vida do teu filho!!!

3º - Se és Solteira, perante a Igreja não és separada... Sinceramente não sei (nesse ponto) como estão as coisas a nível "burocrático"... mas se conheces o tal padre que compreende a vossa situação.. está resolvido!

Bjinhos
BABS

Ana&Leonor
Inserida em: Wednesday, September 24, 2008 3:16:24 PM

Membro desde: 2/2/2008
Acho que nunca li uma opinião que transmitisse tão bem aquilo que penso e sinto como a opinião dada pela Babs.

Baptizamos os nosos filhos quando somos católicos (mesmo que não practicantes), e comprometemo-nos por eles a educá-los na Fé porque assim o decidimos por eles, assim como decidimos os colégios que vai frequentar etc...no fundo, coisas que eles por ainda serem pequeninos não podem decidir por eles.

Se decidires baptizar o teu filho para fazer a vontade aos avós, não vejo mal nenhum nisso, mas tens que permitir que eles incutam nele a vida cristã, pois no fundo é o que compromete aos pais e padrinhos quando são os mesmos a manifestar a vontade do Baptismo, e se assim não for não faz sentido o baptizado.

Ao teu filhote caberá mais tarde seguir ou não esse caminho.

Agora, deixem-me corrigir algo que algumas mamãs aqui disseram: "Se ele quiser um dia ser Baptizado que o diga".
Por norma, ninguém que não tenha sido Baptizado desde pequeno vai querer sê-lo de livre vontade se não tiver crescido num ambiente de Fé, ou seja, o que quer dizer é que numa casa em que os pais não são cristãos nem sequer falam do assunto, isso fará com que a pessoa ao crescer nem sequer saiba o que é o Baptismo nem para que serve...logo, não verá motivos para o querer... (A Babs é uma excepção mas isso é porque ela é uma querida! Wink )

Eu baptizei a Leonor porque sou católica e porque no matrimónio me comprometi a guiar a minha vida e dos meus filhos pela Fé e pela vida Cristã.
Não digo que a partir dessa altura passes a ir à misa e a rezar com ele mas se achas que isso te fará sentir melhor mesmo que seja para fazer a vontade aos avós avança! Wink

MJTMP
Inserida em: Wednesday, September 24, 2008 3:50:52 PM

Membro desde: 6/8/2007
Nós decidimos baptizar o nosso filhote, foi baptizado no Santuário da N.S. de Fátima, pois antes e durante a gravidez houve uns contratempos, e sempre pedi mto á N.S que protegesse o nosso filho!
A verdade é que tudo correu bem e em forma de agradecimento ele foi lá baptizado, Ela é a madrinha dele e assim vai ser habituado a chama-La.
Temos uma imagem bem grande no quarto das visitas, do tamanho da original, e levamo-lo lá e dize-mos sempre..."Olha é a madrinha"...

Tanto eu como o meu marido, temos a nossa convicção. Confesso que não vou á missa, como dia S.Tomé, "a fé está dentro de nós".

Cabe ao meu filho mais tarde, decidir no que acreditar...

Eu nasci dia 7 de Dezembro e os meus pais baptizaram-me dia de Natal! Já o meu marido, só foi baptizado qdo fez a 1ª comunhão.

Não o faças por obrigação, se por um lado decidires não o fazer, ele mais tarde pode escolher ser baptizado....por outro lado, se o baptizares, ele mais tarde irá escolher o que seguir, e no que acreditar... Smile

Acho que acima de tudo, segue o que o teu coração te diz (o que ele te diz? Sim ou não?) Smile

Bjinhos

Maria José & Gonçalo

TC
Inserida em: Wednesday, September 24, 2008 4:09:11 PM

Membro desde: 5/19/2008
[Ana&Leonor wrote:]

Agora, deixem-me corrigir algo que algumas mamãs aqui disseram: "Se ele quiser um dia ser Baptizado que o diga".
Por norma, ninguém que não tenha sido Baptizado desde pequeno vai querer sê-lo de livre vontade se não tiver crescido num ambiente de Fé, ou seja, o que quer dizer é que numa casa em que os pais não são cristãos nem sequer falam do assunto, isso fará com que a pessoa ao crescer nem sequer saiba o que é o Baptismo nem para que serve...logo, não verá motivos para o querer... (A Babs é uma excepção mas isso é porque ela é uma querida! Wink )

Oi
Acredita que a babs não é nenhuma excepção. Já fui a 3 baptizados de adultos que cresceram sem nenhuma influencia católica.
No entanto eu cresci numa família católica, tal como o meu namorido, somos ambos baptizados, e não casamos, e não vamos baptizar o piolho.
Acredito em Deus, mas não me identifico com nenhuma religião.

Faz o que te manda o coração.
Bjocas

22/12/2005 - Nasceu o meu Tesouro
25/09/2008 - Positivo ( Lá para final de Maio/09 vêm lá mais 2 Potes de ouro )
BABS
Inserida em: Thursday, September 25, 2008 1:56:47 AM

[TC wrote:]
[Ana&Leonor wrote:]

Oi
Acredita que a babs não é nenhuma excepção. Já fui a 3 baptizados de adultos que cresceram sem nenhuma influencia católica.
No entanto eu cresci numa família católica, tal como o meu namorido, somos ambos baptizados, e não casamos, e não vamos baptizar o piolho.
Acredito em Deus, mas não me identifico com nenhuma religião.

Faz o que te manda o coração.
Bjocas

Por acaso, no dia em que me baptizei, foi mais uma colega minha...
Nem sempre isso acontece, mas há mais casos como o meu (ainda bem...)

Bjinhos
BABS

BABS
Inserida em: Friday, September 26, 2008 5:06:46 PM

Djerba.. depois vem contar a tua decisão Very Happy
Já agora gostavamos de saber o resto Razz

Bjinhos
BABS

Marijvp
Inserida em: Friday, September 26, 2008 6:00:41 PM

Membro desde: 7/8/2008
... nsei o q faça!

Nunca pensei em baptizar o menino, tal como nunca pensei em m casar; actualmente, devido a doença dele, os meus pais e sogros teem falado nesta situação...

Honestamente n sei o q faça?!?!?
N m parece q seja algo q s faça p agradar aos outros, mas ao mesmo tempo, penso q se eu tivesse essa convicção e o fizesse por mim tb poderia "correr o risco" de o menino n gostar no futuro!

Confused

Olá mamã,

Vou tentar ser muito breve, li os comentários das outras mamãs, principalmente o da mamã catequista e acho certo tudo aquilo que ela diz, porque no fundo se é um sacramento religioso deveríamos fazer consciente e com fé no acto.
A mim felizmente ou infelizmente a vida já me fez perder muitas dessas crenças e fé, pelo que decidi que o meu filho/a, não iria fazer nem profissoes de fé nem nada disso, a não ser que seja de livre vontade dele ir, nunca o proibiria nem deixaria de participar.
Quanto ao baptizado, por mim e pelo papá, o bebé seria apenas registado, mas comos os avós, tanto maternos(principalmente estes) como paternos ficariam muito desgostosos se não o baptisassemos, optamos por Baptizar, não vamos contrariados, mas se podemos fazer os avós felizes, porque não??

Acho que Deus não ficará zangado se baptizarmos a criança para com isso fazermos alguem feliz.
Esta é a minha opinião, espero que ninguem fique zangado com ela.

Aceito todas as outras opiniões e no fundo até concordo e penso que deveria ser como estas mamãs dizem, mas acho que desde que nada seja feito com sentido prejurativo, logo não existe mal.

Aproveito para dizer que desde criança que fui católica praticante, fiz os sacramentos todos que um praticante deve fazer, frequentei grupo coral e grupo de jovens, mas infelizmente a vida fez-me por em causa tudo aquilo que a doutrina ensina, isto só para entenderem um pouco o porque desta minha opinião.

Bjinhos e acima de tudo faz o que o teu coração mandar

Este é o meu lema de vida "Não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe" por isso aproveito tudo de bom que a vida me dá, mesmo as mais insignificantes, e enfrento as coisas más com calma e paciencia pois sei que não durarão pra sempre. Até hoje tem resultado

A minha Madrinha: SININHO33
BABS
Inserida em: Friday, September 26, 2008 7:03:41 PM

[Marijvp wrote:]

Aproveito para dizer que desde criança que fui católica praticante, fiz os sacramentos todos que um praticante deve fazer, frequentei grupo coral e grupo de jovens, mas infelizmente a vida fez-me por em causa tudo aquilo que a doutrina ensina, isto só para entenderem um pouco o porque desta minha opinião.

Sabes... a mim tb me aconteceram umas coisas "mnos bonitas"...
Mas acredito que a "A Igreja não é... Somos"
Ou seja... a Igreja é feita pelos Homens, bons e maus e por isso há erros como em qualquer lado!

E é por acreditar que sou pedra numa construção maior, que tento fazer o meu papel... mas tb já pensei muitas vezes mandar tudo à fava!!! Como te compreendo!

Bjinhos e tudo de bom!
BABS

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum