|
|
Ranking: Member
Membro desde: 3/25/2008 Mensagens: 17 Localização: Seixal
|
[ccmct wrote:]Pois, mas o Pedro nunca começou como auxiliar de acção médica..............era um disparate. Não comecei como auxiliar de acção médica, mas fiz muito trabalho que dizia respeito aos quer aos auxiliares quer aos enfermeiros, no entanto isso só me veio a enriquecer os meus conhecimentos, como se diz " o saber não ocupa lugar". Quanto a salários comecei por receber menos do que alguns enfermeiros do hospital.
|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 4/27/2005 Mensagens: 362
|
Bem eu tenho as minhas miudas numa creche em que as educadoras são todas bastante novas. Têm no máximo 2/3 anos de serviço se tiverem. E sinceramente não me preocupa esse facto. São carinhosas, educadas e mto atentas ás crianças. Já é o teceiro ano que a mais velha vai lá estar e nunca houve problemas fisicos (essa de deixarem as crianças cairem das varandas?!)...´ Não considero que a experiência seja assim tão importante, a experiência vai-se fazendo dia a dia assim como a descoberta das próprias crianças. Nós como pais tbém não temos experiência qdo chegamos a casa com o bébé e vamos aprendendo aos poucos. Agrada-me a humildade e amizade das educadoras da creche das minhas filhas e isso sim são valores que devem ser passados ás crianças. As educadoras estão lá para os projctos educativos terem um sentido e trabalharem neles mas tbém estão lá para ajudar os pais a formar os filhos, a educá-los...isso sim é de valorizar. Interessam-me mais as educadoras que tenham integridade e respeito pela criança do que as que têm mta experiência.
Felicidades Maggie
|
|
Membro desde: 7/14/2008 Mensagens: 84 Localização: Almada
|
[camilatomás wrote:]Exactamente.
Uma coisa é ser interno; outra é ser auxiliar de accao medica.
Tal como uma coisa é fazer um estagio profissional como educadora; outra é ser auxiliar de educaçao.
Estamos a falar de coisas diferentes, que muitas vezes têm vindo a ser confundidas... Eu que me considero uma voz da oposição neste caso e apesar de concordar em practicamente tudo o que camilatomas disse nos post´s anteriores, devo dizer que não confundo nenhuma das profissões, apenas considero que não é nada descabido uma instituição crer contratar para auxiliar uma recem-licenciada em educadora de infancia ao invés de uma pessoa sem qualquer formação. Apesar de existirem pessoas sem formação muito melhores auxiliares que recem-licenciados, nem vou discutir isso. Afinal foi a própria camilatomas a dizer que as 14 educadoras disponibilizaram-se para fazer trabalho de auxiliar, só a camila recusou mas muito provavelmente porque pode, o que eu tenho tentado realçar desde o inicio deste tópico é que devido à conjuntura económica e ás dificuldades de arranjar emprego, porque é que uma instituição podendo contratar à "partida" uma pessoa com melhores competências para ser auxiliar há-de contratar uma pessoa sem formação logo com menos probabilidade de ser tão competente quanto a recem-formada.
|
|
Membro desde: 4/5/2008 Mensagens: 75 Localização: Lisboa
|
Boa noite. Gostava de deixar a minha opinião. Penso que a crise chega a todos as pessoas tentam sempre ter o mais barato. Se os directores dos colegios, têm coragem de oferecer esses valores e esses trabalhos para os quais as pessoas nao estao habilitadas, so cabe às pessoas aceitarem ou nao. Acho que a Educadora Ana Figueira quis desabafar, tal como escreveu no topico, e fez muito bem. Não aceitou, óptimo. Não desist e continue. Em relação aos anos de experiencia, eu prefiro SEMPRE que as educadoras sejam novinhas, porque: - Querem demonstrar que são boas funcionárias (aos patrões e aos pais); - Têm muito mais disponibilidade psicológica para tomarem conta das crianças, do que pessoas mais velhas; - Aguentam muito mais qualquer tipo de brincadeiras, do que as pessoas com mais anos de experiência; - Etc, etc... Por isto, agrada-me ver um colegio com educadoras novas ao invés das mais velhas, que já têm lugar garantido quer trabalhem muito ou pouco aom as crianças. Obrigado.
|
|
Membro desde: 1/26/2008 Mensagens: 2,650
|
Existem cursos técnicos de auxiliar de infância nivel III , em escolas profissionais e ficam com habilitação a nivel do 12º ano.
Helena e Beatriz
|
|
Membro desde: 5/10/2008 Mensagens: 1,114
|
[MafaldaPinto wrote:]Boa noite. Gostava de deixar a minha opinião. Penso que a crise chega a todos as pessoas tentam sempre ter o mais barato. Se os directores dos colegios, têm coragem de oferecer esses valores e esses trabalhos para os quais as pessoas nao estao habilitadas, so cabe às pessoas aceitarem ou nao. Acho que a Educadora Ana Figueira quis desabafar, tal como escreveu no topico, e fez muito bem. Não aceitou, óptimo. Não desist e continue. Em relação aos anos de experiencia, eu prefiro SEMPRE que as educadoras sejam novinhas, porque: - Querem demonstrar que são boas funcionárias (aos patrões e aos pais); - Têm muito mais disponibilidade psicológica para tomarem conta das crianças, do que pessoas mais velhas; - Aguentam muito mais qualquer tipo de brincadeiras, do que as pessoas com mais anos de experiência; - Etc, etc... Por isto, agrada-me ver um colegio com educadoras novas ao invés das mais velhas, que já têm lugar garantido quer trabalhem muito ou pouco aom as crianças. Obrigado.
Isso é tudo verdade, mas agora tb se pode perguntar se é uma opinião justa para as profissionais mais "antigas"...
 Carta ao Pai Natal de Sebastião
|
|
Membro desde: 7/2/2007 Mensagens: 2,581 Localização: Carcavelos
|
Olá Ana Figueira... Realmente, acho que tens o direito de te sentir indignada... Não conheço nenhum médico que tenha começado por auxiliar de acção médica... por isso não vejo o porquê de ser "obrigatório" passares por auxiliar de educação... Não desfazendo o trabalho de auxiliar... são trabalhos completamente distintos, mas os 2 importantes, pois a Educadora jamais poderia fazer um bom trabalho se tivesse que "tomar conta" das crianças... No infantário onde está meu filho, são 4 auxiliares e são elas que fazem mais o trabalho na sala... mas a Educadora é que tem a responsabilidade da organização e de toda a coordenação na educação... Parece que em Portugal, em época de crise de emprego, as entidades patronais abusam de quem precisa de trabalhar, realizar-se profissionalemtne e ganhar tb o seu sustento... Há em muitos hospitais a tendencia de contratar enfermeiros como auxiliares de acção médica... é como dizes... ter um serviço qualificado pagando por um não qualificado! e como o emprego anda mal para todos, alguns sujeitam-se e infelizmente dá incentivo aos que empregam desta maneira! Boa sorte na tua carreira!! Bjinhos BABS

|
|
Membro desde: 7/2/2007 Mensagens: 2,581 Localização: Carcavelos
|
[MafaldaPinto wrote:]Boa noite. Gostava de deixar a minha opinião. Penso que a crise chega a todos as pessoas tentam sempre ter o mais barato. Se os directores dos colegios, têm coragem de oferecer esses valores e esses trabalhos para os quais as pessoas nao estao habilitadas, so cabe às pessoas aceitarem ou nao. Acho que a Educadora Ana Figueira quis desabafar, tal como escreveu no topico, e fez muito bem. Não aceitou, óptimo. Não desist e continue. Em relação aos anos de experiencia, eu prefiro SEMPRE que as educadoras sejam novinhas, porque: - Querem demonstrar que são boas funcionárias (aos patrões e aos pais); - Têm muito mais disponibilidade psicológica para tomarem conta das crianças, do que pessoas mais velhas; - Aguentam muito mais qualquer tipo de brincadeiras, do que as pessoas com mais anos de experiência; - Etc, etc... Por isto, agrada-me ver um colegio com educadoras novas ao invés das mais velhas, que já têm lugar garantido quer trabalhem muito ou pouco aom as crianças. Obrigado.
Também concordo... Afinal as "novinhas" vêm com muito mais vontade de fazer novos trabalhos... Algumas educadoras mais velhas (não são todas, claro), fazem o que sempre fizeram... como em qualquer profissão era importante as reciclagens... o que se dá hj na faculdade, não é exactamente o mesmo que há 10 ou 15 anos atrás! Além de que não têm tanta paciência... Claro que tb há novinhas que deixam muito a deser... algumas por imaturidade, outras porque pertencem Àquela margem que é sempre excepção numa profissão... Bjinhos BABS

|
|
Membro desde: 7/14/2008 Mensagens: 84 Localização: Almada
|
[/quote]
Também concordo... Afinal as "novinhas" vêm com muito mais vontade de fazer novos trabalhos... Algumas educadoras mais velhas (não são todas, claro), fazem o que sempre fizeram... como em qualquer profissão era importante as reciclagens... o que se dá hj na faculdade, não é exactamente o mesmo que há 10 ou 15 anos atrás! Além de que não têm tanta paciência... Claro que tb há novinhas que deixam muito a deser... algumas por imaturidade, outras porque pertencem Àquela margem que é sempre excepção numa profissão...
Bjinhos BABS[/quote]
Exemplo: Duas instituições que praticam exactamente os mesmos preços e com uma infra-estrutura exactamente igual
A unica diferença é:
a A tem auxilares sem formação a B tem auxiliares recem-licenciadas em Educadora de infancia.
Como mamãs e papás que querem o melhor para os vossos filhos qual é a instituição que preferem a A ou a B?
|
|
Membro desde: 1/4/2008 Mensagens: 1,019 Localização: Em breve, pertinho do mar!!!
|
[Pedro Flores wrote:][ccmct wrote:]Pois, mas o Pedro nunca começou como auxiliar de acção médica..............era um disparate. Não comecei como auxiliar de acção médica, mas fiz muito trabalho que dizia respeito aos quer aos auxiliares quer aos enfermeiros, no entanto isso só me veio a enriquecer os meus conhecimentos, como se diz " o saber não ocupa lugar". Quanto a salários comecei por receber menos do que alguns enfermeiros do hospital. Pedro, estamos a falar de coisas diferentes. O Pedro fez trabalho que dizia respeito a auxiliares e enfermeiros, mas nao era auxiliar nem enfermeiro. Como educadora também fazia imensas coisas que no papel não eram da minha competencia, mas fazia-o. No entanto, nao era auxiliar. Era educadora. Entende? Era esta a diferença essencial. Nao era por nao ser auxiliar que ia deixar de pegar na esfregona para limpar o chao se um menino vomitasse, sempre tive a humildade suficiente para o fazer, mas o meu trabalho era de educadora. É esta a diferença... Mas tambem entendo os argumentos da hfviegas. Infelizmente o mercado de trabalho esta demasiado saturado no que concerne aos quadros superiores, e pura e simplesmente nao existe lugar para tanta gente, e isto em todas as areas. As empresas da industria farmaceutica, por exemplo, cada vez mais optam por contratar DIMs com formaçao superior. Em biologia, farmacia, marketing, relacoes publicas... deste modo conseguem trabalhadores com mais qualificacoes pelo mesmo preço. Infelizmente cada vez mais é esta a tendencia... Agora o que eu nao consigo admitir sao opinioes como as da mamã Foquinha. Nao sabia que ainda existiam tantos preconceitos e tanta ignorancia...
  CRIS, RITA E PATRÍCIA, MUITA FORÇA!!!!!!
|
|
Membro desde: 4/5/2008 Mensagens: 75 Localização: Lisboa
|
Isso é tudo verdade, mas agora tb se pode perguntar se é uma opinião justa para as profissionais mais "antigas"...
Uma pinião justa?? O que me parece que não é justo é estar uma pessoa a estudar tanto tempo, por vezes com grandes dificuldades com todas as despesas que isso acarreta, e depois oferecerem trabalhos que não se coadunem com os estudos. E não tem a ver com as educadoras (que é a profissão que aqui se discute), limparem o chão ou arrumarem as camas, que isto e numas circunstâncias normais as educadoras não se negam, ou pelo menos não se deviam. Agora a minha opinião de preferir as mais novas, é somente a minha opinião, tal como referi, o que por exemplo para a Cianinha, já terá outra opinião e como tal as mais velhas não deixaram de ter emprego, uma vez que há pessoas que pensam como eu e outras que pensam como a Cianinha.
|
|
Membro desde: 10/9/2008 Mensagens: 12 Localização: Lx
|
Já agora deixo, também, aqui a minha opinião (que pode ser contrasensual): Para quem não se apercebeu ainda (perdoem a ironia... não pretende ser ofensiva) vivemos numa crise financeira de larga escala!!! paralelamente o mercado de trabalho em Portugal, especialmente, na àrea da Educação (e não só  já está saturado há BASTANTE tempo... Assim, acredito que as considerações que devemos tirar daqui são: - Naturalmente que a obtenção de uma licenciatura (parece-me óbvio) não significa obtenção de emprego. Todos sabemos que a generalidade dos licenciados desempenha uma função profissional que não se coaduna com a sua formação académica. Já tive Educadoras a mandarem candidaturas espontâneas para o nosso colégio dispostas a fazerem trabalho de refeitório!!!! - A questão que se coloca neste caso concreto é que, em momento algum, uma Educadora pode desempenhar a função de Educadora e ser remunerada como auxiliar. Isso é tão só e somente ilegal!!! E é isso que não pode ser permitido e denunciado. Quanto ao facto de as Educadoras fazerem ou não fazerem, limparem ou não limparem, enfim... o brio profissional é uma decisão individual, mas acredito (e encaro a minha função e de todos os meus colaboradores) que se é possível fazer mais e melhor, devemos fazê-lo. Tudo o resto são apenas constatações de quão injusta pode ser a vida... (em 19 anos de trabalho já fiz de tudo um pouco e nem sempre relacionado com a minha formação académica.) Só posso desejar sorte ás Profissionais que aqui "postaram" na sua procura de colocação e evolução de carreira.
|
|
Membro desde: 8/16/2008 Mensagens: 68 Localização: Lisboa
|
[cinanina wrote:]Ninguém está a desprezar o seu curso, nem a sua profissão. Só vos estou a perguntar se o consideram mais ou menos importante dos que as outras que referi. Se um juiz só tem autonomia depois de 5 anos de curso + para aí 2 anos de especialização (CEJ) + 2 ou 3 anos de estágio... porque é que para tomar conta de 15 crianças de 3 anos basta tirar um curso de 4 anos? A mim custa-me deixar o meu filho com uma miúda de 20 anos que mal tem à vontade para cumprimentar os pais, o que me faz sentir um pouco melhor é ver lá a auxiliar... mas é claro que percebo que alguma vez tem que ser a primeira e tento dar-lhe o máximo apoio. Só que acharia bem melhor se ela tivesse feito um ano ao lado de uma educadora com experiência. Tal como nas outras profissões... Concordo 100%
|
|
Membro desde: 5/16/2008 Mensagens: 10 Localização: Lisbon
|
eu discordo a 101%
|
|
Ranking: Administration
Membro desde: 12/30/2006 Mensagens: 214 Localização: Lx
|
Bloqueado a pedido da autora do tópico.