Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Febre - o que fazer. [Options] · [View]
spal
Inserida em: Monday, May 14, 2007 5:01:23 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 1/9/2006
O que deve saber e fazer, quando o seu filho tem… FEBRE

A febre é habitualmente a resposta do organismo a uma situação infecciosa benigna, de curta duração. Durante os primeiros anos de vida as crianças têm várias vezes febre sem que isso deva ser motivo de preocupação. Tanto infecções virais (viroses) como bacterianas podem originar febre.
 Deve medir a temperatura com um termómetro. Pode medir a temperatura no canal auditivo, na axila (crianças crescidas) ou no recto (bebés).
Uma criança tem febre quando tem uma temperatura superior a 38º C.
Para tentar que a temperatura decresça:
 Não agasalhe a criança, mantenha-a fresca, com roupas leves;
 Dê-lhe um banho de imersão morno;
 Reforce a ingestão de líquidos;
 Dê-lhe um medicamento para baixar a febre.

Se a criança ficar prostrada, aparecerem manchas na pele, tiver dificuldade em respirar, ou vomitar repetidamente pode a situação ter-se agravado, devendo a criança ser observada com urgência.
Se a febre não ceder ao fim de 3 dias deve voltar a ser observada pelo médico assistente.

Susana e Afonso

[Sponsor]
Inserida em: Monday, May 14, 2007 5:01:23 PM

[]
MartaeMadalena
Inserida em: Monday, May 14, 2007 5:58:49 PM

Membro desde: 4/12/2007
Olá a todas!

Concordo com tudo, excepto com o banho morno. Fiz isso com a minha bebé e ela reagiu muito mal (hipotremia), nunca mais, febre e banho... é só para alertar as mamãs.

Bjs

rsc
Inserida em: Monday, May 14, 2007 9:55:20 PM

Membro desde: 10/3/2005
Olá,

Susana, obrigada pela excelente ideia.

Concordo com a Marta, e aproveito para deixar a informação que tenho (da linha saúde 24 e da pediatra das minhas filhas): o banho morno actualmente já não é aconselhado, pq mt facilmente provoca hipotermia - a temperatura baixa muito rapidamente. O que se deve fazer é primeiro ir tirando a roupa num ambiente de temperatura amena e se mesmo assim a febre não baixar, ir molhando a testa, axilas e virilhas com um paninho molhado em água morna.

Felicidades,
Rita, Margarida e Joana

Receitas e outras aventuras de vida doméstica Smile
gracebel
Inserida em: Tuesday, May 15, 2007 8:28:38 AM

Membro desde: 9/21/2006
Olá Susana!

Obrigada pela tua iniciativa de esclareceres as mamãs que têm sempre dúvidas sobre como agir em determinadas situações, como é o meu casoVery Happy

Beijinhos
Carla

vanessap
Inserida em: Tuesday, May 15, 2007 9:24:35 AM

Membro desde: 10/22/2003
Olá a todas,

Relativamente ao banho, a 1ª vez que o Daniel teve convulsões, sem eu saber o que era e o que fazer, a única coisa que nos ocorreu foi pôr no banho depressa para reanimar pois estava inconsciente e assim que o pusemos na água reanimou logo a chorar e conseguimos baixar a febre altíssima que tinha....
Acho que cada caso é um caso...

Vanessa e Daniel
spal
Inserida em: Tuesday, May 15, 2007 11:19:45 AM

Membro desde: 1/9/2006
Olá,

As informações que pus aqui são de um folheto do Hospital Amadora Sintra do ano de 2005.

Como estou a transcrever informação de um folheto, não quis alterar a informação que dele consta, uma vez que não sou a autora. Optei então, por manter a informação que consta do folheto, sem fazer alterações.

Nos últimos meses, tenho ouvido que agora já não se dá banho para baixar a febre nalguns hospitais.
Em alternativa, já ouvi diversas técinas: enrola-los em toalhas molhadas; molhar a cabeça com compressas, etc...

Por isso, quando tiverem informação que seja diferente ou que complemente o que transcrevi, deixei aqui. É importante termos o máximo de informação.
E eu agradeço o vosso contributo.

Susana e Afonso

Juja71
Inserida em: Wednesday, August 01, 2007 1:46:03 PM

Membro desde: 8/7/2002
Olá,

Eu habitualmente utilizo as toalhas molhadas e costuma resultar.
O banho às vezes é um grande choque e se a febre estiver muito alta pode fazer pior.
Quanto aos restantes sintomas, eu já tive com a minha filha mais velha uma situação muito grave e ela para além das febres altas, ficou com o corpo com manchas, e muito prostrada, nestes casos, o melhor é a criança ser vista por um médico imediatamente.

Bjokas
Júlia
Socris
Inserida em: Friday, August 10, 2007 7:39:53 PM

Membro desde: 8/8/2007
Olá o que a pediatra do meu filho me aconselhou (e ela tb é pediatra no Amadora - Sintra) foi:

Tem febre se tiver temperaturas
>ou = 37,5 na axila
> ou = 38 rabinho ou na testa

O que fazer:
1º Despir rapidamente
2º Ben-u-ron 6 em 6 horas
Ben-u-ron 8 em 8 horas
3º Banho morno

Mas felizmente ainda n foi preciso

Sónia e Rodrigo 3 meses + 11 dias

">http://lilypie.com][/url]
Ritagameiro
Inserida em: Wednesday, January 09, 2008 11:20:06 PM

Membro desde: 1/4/2008
O banho morno deve dar-se sim,mas não é de qualquer maneira!
O principal erro é a criança está com 40 e toca a mete-lo na banheira, o que é uma asneira!Deve dar-se o antipirético e quando a temperatura já estiver a baixar (39,5 ou 39) é que se deve dar o banho, pois pode causar choque térmico e a criança não reagir bem ou fazer mesmo hipotermia!
Outro factor a ter em conta é a temperatura da água! Esta deve ser um grau acima da temperatura corporal, ou seja, se a criança está com 39, o banho deve estar a 40. E não, não queima!

scalca
Inserida em: Monday, February 04, 2008 11:56:50 AM
Ranking: Member

Membro desde: 1/4/2008
[MartaeMadalena wrote:]
Olá a todas!

Concordo com tudo, excepto com o banho morno. Fiz isso com a minha bebé e ela reagiu muito mal (hipotremia), nunca mais, febre e banho... é só para alertar as mamãs.

Bjs

Atenção aos banhos quando os bebes têm febre. A mim aconselharam-me no Hospital a não dar banho devido ao choque termico que pode ocorrer no corpinho da criança, mas sim arrefecer com panos à temperatura normal, (muitos bebes reagem mal aos panos humidos no corpo .... quem não reagiria????!!!) debaixo das axilas e nas virilhas, e vestir-lhe roupas mais frescas , tornar o ambiente mais fresco, para ir naturalmente baixando a temperatura, não descurando o antipiretico.
fernando braz
Inserida em: Sunday, March 23, 2008 11:12:22 AM
Ranking: Newbie

Membro desde: 3/23/2008
ola bom dia, gostaria de uma ajudinha se possivel, o meu filhote tem 22 meses, está com gripe e febre, não é que o malandro não aceita tomar xarope nem supositório?a minha dúvida é saber se deitasse o xarope dentro do biberon com leite faria efeito?obrigada pela atenção
mae2
Inserida em: Sunday, March 23, 2008 11:34:27 AM

Membro desde: 3/19/2007
oLÁ!
Não sei responder ao certo, mas penso que sim...mas é melhor ler na bula do xarope. É pena não aceitar o supositório, é mais rápido o efeito e com menos efeitos secundários! Boas melhoras e um bom domingo de Páscoa!
Sofia Rocha-Santos
Inserida em: Sunday, March 30, 2008 4:55:25 PM
Ranking: Newbie

Membro desde: 3/30/2008
Olá!
O meu filhote tem um aninho e, felizmente, os episódios de febre foram sempre muito ligeiros. Tenho, no entanto, uma dúvida. Ele está constipado e teve alguma febre, mas, agora, não consigo perceber se tem ou não. Meço a temperatura via rectal através de um termómetro da Chicco. Acontece que se insiro apenas a ponta metalizada (cerca de 1 cm), tem 36,8º, se insiro mais (cerca de 2 cm), tem 37,4º.. Bem sei que só é preocupante acima dos 38º. De qualquer forma, uma temperatura baixinha tb pode ser sintomático de alguma coisa não estar bem. Não consigo perceber qual é a temperatura certa..
Têm alguma experiência quanto a este assunto?

Muito obrigada,
Sofia Rocha-Santos
Lieber
Inserida em: Sunday, March 30, 2008 5:05:24 PM

Membro desde: 4/26/2007
[Sofia Rocha-Santos wrote:]
Olá!
O meu filhote tem um aninho e, felizmente, os episódios de febre foram sempre muito ligeiros. Tenho, no entanto, uma dúvida. Ele está constipado e teve alguma febre, mas, agora, não consigo perceber se tem ou não. Meço a temperatura via rectal através de um termómetro da Chicco. Acontece que se insiro apenas a ponta metalizada (cerca de 1 cm), tem 36,8º, se insiro mais (cerca de 2 cm), tem 37,4º.. Bem sei que só é preocupante acima dos 38º. De qualquer forma, uma temperatura baixinha tb pode ser sintomático de alguma coisa não estar bem. Não consigo perceber qual é a temperatura certa..
Têm alguma experiência quanto a este assunto?

Muito obrigada,
Sofia Rocha-Santos

Sofia a temperatura baixa é a temperatura normal do teu bebé, todos nós temos a nossa temperatura corporal e claro que ela pode variar, assim sendo, só é considerado sintomático de alguma coisa não estar bem acima dos 38º, porque ái já não é uma temperatura normal, mas sim uma temperatura elevada é o estado febril.
A temperatura normal do corpo vai dos 36º até aos 37,9º, normalmente a partir dos 38º ou 38,4º é que é considerado febre.

Alessandrantunes
Inserida em: Monday, March 31, 2008 9:54:20 AM

Membro desde: 3/28/2008
A uns meses atras o Renato teve febre, nem c benuron, nem c banho, nem despido, nem toalhas,nem mm as indicaçoes do saude 24h(pois eram exactamente o q eu andava a fazer) o faziam abaixar a febre. teve a noite e o dia td a base de benurons e brufen indicado pela pediatra. o brufen para os miudos ainda lhe fez subir mais ainda a temperatura. ate q eu tive q ligar p o meu marido(q por nossa sorte trabalha a dois passos de casa) p irmos a correr p o hospital. pk o Renato ja estava a passar dos 40 graus.

so de lembrar da nossa afliçao p k ele n fexasse os olhos, sinto o frio a bater na espinha. e qnd ele tem febre ja entramos os dois de alerta.

o mais estranho e q ele tem febres altas do nada. o meu irmao era igual
ainda hj de madrugada ele ja estava c 38 de febre e eu ja fikei tipo cao de guarda. mas de manha ja tava baixa. mas avisei logo a ama, se ele tivesse uma pontinha de febre p avisar k eu ia logo busca-lo.

o saude 24 hs sao mto prestaveis. smp q haja algum problema ligo logo p eles, pois eles proprios mandam um fax p o hospital sobre o q se passou.

Bejos a tds Alessandra
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum