Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Bronquiolite - o que fazer. [Options] · [View]
spal
Inserida em: Monday, May 14, 2007 5:14:17 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 1/9/2006
A bronquiolite é uma infecção viral dos pequenos brônquios que ocorre em crianças com menos de 2 anos. É geralmente causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e surge com maior frequência no Outono e Inverno.
Manifesta-se de início como uma constipação (secreções nasais, tosse, e febre baixa) e, 2-3 dias depois, surge dificuldade em respirar (pieira) e dificuldade em alimentar-se.

Cuidados a ter no domicílio:
 Cabeceira da cama elevada;
 Soro fisiológico no nariz, várias vezes ao dia (e antes das refeições);
 Aspiração nasal se tiver secreções nasais abundantes, 1 a 2 vezes ao dia;
 Aumentar a ingestão de líquidos;
 Refeições fraccionadas, sem insistir.

Deve recorrer ao serviço de urgência se o seu filho:
 Estiver prostrado;
 Apresentar uma respiração rápida;
 Meter para dentro a pele entre as costelas, em cada respiração;
 Abrir e fechar as asas do nariz;
 Apresentar uma cor azulada dos lábios ou da pele;
 Tiver febre alta durante mais de 3 dias.

Susana e Afonso

Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados - http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&t=233168

Bebés a fazer profilaxia contra infecções urinárias - - http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&t=231792

[Sponsor]
Inserida em: Monday, May 14, 2007 5:14:17 PM

[]
gracebel
Inserida em: Thursday, May 17, 2007 1:27:20 PM

Membro desde: 9/21/2006
Olá Susana!
Mais uma vez obrigada pela informação. Infelizmente, acerca da bronquiolite, já tenho experiência (uma aos 2 meses e outra aos 4). Em ambas nunca fez febre, no entanto, da 1ª já estava tão avançada que teve de ficar internado.

Beijinhos
Carla

spal
Inserida em: Thursday, May 17, 2007 4:28:24 PM

Olá,

Não tens que agradecer. Lembrei-me que tinha lá os folhetos e que podia passar a informação.
Soube por uma mãmã do fórum que podíamos solicitar ao administrador que colocasse as mensagens como fixas. Foi o que fiz. Assim, estão sempre visíveis.

Quanto a bronquiolites, o Afonso teve duas, muito ligeiras, mas começou cedo (5 semanas de vida; 5 meses), mas depois não teve mais nenhuma.

Susana e Afonso

Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados - http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&t=233168

Bebés a fazer profilaxia contra infecções urinárias - - http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&t=231792

Maria Pereira
Inserida em: Friday, May 18, 2007 10:05:37 AM

Membro desde: 10/14/2005
Olá Susana

Venho pedir a tua ajuda, como é que fazes para as mensagens ficarem sempre no inicio de todas, acho que é com o Stiky (não sei se escrevi bem) mas como é que faço? É que tenho o post da Lista da Mamãs e bebés no forum de "Outros Temas" e era giro qu ficasse logo no inicio, assim as mamãs novas do forum viam logo.

Bjs e obrigada

Maria Pereira

spal
Inserida em: Friday, May 18, 2007 10:22:43 AM

Olá Maria,

Mandas uma mensagem privada para a administração a solicitar que tornem essa mensagem em fixa.

Susana e Afonso

Maria Pereira
Inserida em: Friday, May 18, 2007 6:22:14 PM

Membro desde: 10/14/2005
Obrigada, minha kida

Beijocas para ti e para o Afonso e bom fim de semana

Maria Pereira

Trinity
Inserida em: Monday, December 24, 2007 4:41:23 PM

Membro desde: 12/26/2005
Olá mamãs.

Alguma de vocês me pode dizer onde é que eu poderei pôr o me filho a fazer ginástica respiratória?
É uma coisa que se pode fazer em casa, ou tem de ser feita por um médico \ enfermeiro?

O meu filho vai na 2ª bronquiolite, e a médica diz que se para a semana ele não estiver a 100% vai ter de fazer ginástica respiratória...

Andrea e João

Nevess
Inserida em: Thursday, December 27, 2007 10:20:26 AM

Membro desde: 8/23/2006
Ola Andrea,

O meu filhote ja fez o mes passado e vai voltar a fazer a partir de amanha ( 2ª bronquiolite ja com inico de pneumonia...estev quase a ficar internado nas vesperas de natal....)
Tems que ter um prescrição medica e é feito por um fisioterapeutico.
Beijinhos

Tanussca
Inserida em: Monday, January 07, 2008 4:31:11 PM

Membro desde: 1/7/2008
ola!!

obrigado por me esclarecerem, passei o ano com o meu filho internado no hospital com esse problema, nao sabendo do que se tratava.
ele começou com uma constipaçao.. que se tornou de tal forma complicada que teve 5 dias a levar oxigenio em Santa Maria, felizmente o maior susto ja passou... e la no hospital estavam imensos bebes com o mesmo problema. e preciso ter muita atençao. eu nao fazia ideia quais eram os sintomas.. mas agora ja estou alerta... espero que nao haja proxima vez...Smile

Tania

spal
Inserida em: Monday, January 07, 2008 5:21:57 PM

Espero que já esteja melhor.
O meu filhote teve com 5 semanas de vida.

Susana e Afonso

sandrampag
Inserida em: Monday, January 14, 2008 1:30:17 PM

Membro desde: 11/22/2006
Olá a todas!
O meu bebé estás internado com uma bronquiolite.
Entrou na urgência na 6ª feira dia 11/01 e desde esse dia que está a oxigénio.
Fui à pediatra e liguei para a SAUDE24 e todos achavam que eu devia estar a exagerar, mas a realidade é que ele está internado e ainda não sei quando sairá. É a primeira, mas já me avisaram que poderá não ser a única. Pelo menos espero que não volte a ficar internado com niveis de oxigénio no sangue tão baixos.
A partir de agora vou é logo para as urgências.
Bjs e melhoras pra todos os lindos e lindas doentinhos.

MBotelho
Inserida em: Tuesday, January 15, 2008 6:47:56 PM

Membro desde: 5/20/2007
Olá a todas!!!
É raro participar no forum mas ajuda-me imenso o que leio aqui.

A Sara desde que foi para o infantário (5 meses) volta e meia está constipada.Desde aí que todos os dias lhe coloco soro...aspiro...aerossois...etc...volta e meia começa com febres (38/39) e lá vamos nós para o Pediatra. O diagonóstico é sempre o mesmo: " muita ranhoca, ouvidos, garganta, nariz ligeiiiiramente inflamados e nada mais de alarmante... bronquios limpos. " As recomendações sempre as mesmas: muito soro, levantar a cabeceira da cama ( que se mantem desde o início), aerossol com atrovent 2 /3 vezes ao dia... e é tudo!!!
O pior é que ela está desde o início de Janeiro a fazer febre praticamente todos os dias (38` retal) e quase sempre ao fim da tarde quando a vou buscar ao infantário. Na semana passada fomos ao Pediatra e as recomendações as mesma de sempre!!! Apenas que aumentasse as vezes dos aerossois com atrovent (meia ampola) de 2 para 3 vezes por dia.
A Sara continua a fazer os 38 de febre de vez em quando, inclusive esta noite de madrugada fez 39`... esta cada vez mais obstruida do nariz e cheia de "gatos" (eu tanbem tenho estado muito costipada e como ainda estou a amamentar... )Estou com medo das bronquiolites!! Tenho o máximo quidado para que não apanhe frio,etc, etc, mas já não sei o que fazer???? Ela continua a comer bem e está bem disposta, dorme,etc... mas a maldita febre!!!
Desculpem o testamento mas o que acham que devo fazer???

Obrigada,
Manuela e Sara

Nevess
Inserida em: Tuesday, January 15, 2008 8:14:21 PM

Ola Manuela,
Mas ha quantos dias é que ela tem febre?
Eu por experiencia propria, o meu pimpolha ja andava com febre ha quase 10 dias.
No 1º dia urgencia ...conjuntivite....3 dias depois a febre não passava urgencia novamento....gastro viral....e uma semana depois....novamento as urgencias e 2ª bronquiolite ja com inicio de pneumonia....e é assim, das duas 1ª vezes estava com os bronquios limpos e no espaço de uma semana ficou assim...por pouco ficava la internado...tivemos la o dia inteiro a fazer aerosois com oxigenio....e como melhorou la o levamos para casa ( garças a Deus )
Se fosse a ti, ia a uma urgencia...acho que nunca é de mais termos preocupações com eles....pois febre ha mais de 3 dias ja é motivo de urgencia....quanto mais de mais....
Um beijinho grande e as melhoras

MBotelho
Inserida em: Tuesday, January 15, 2008 10:54:11 PM

Obrigada Nevess,

Ando a ver se evito de ir com ela para o hospital...expecialmente nesta altura que andam para aí um monte de viroses...por volta das 8h da noite, antes do jantar estava com 39`outra vezCrying or Very sad dei-lhe um benuron. ..mesmo assim comeu a papa toda. Acabei de lhe fazer o 3º Aerossol do dia (mesmo com ela a dormir...por acaso sabem se há algum inconveniente de se fazer o Aerossol a dormir?? Vocês fazem?? ) e vamos ver como corre a noite. Se amanhã continuar com febre vou ligar ao Pediatra.
Os 38`de febre já duram há mais de duas semanas, com altos e baixos, mas ainda não tinha passado daí...e como tenho confiança no médico dela...amanhã veremos, ele tanbém da consultas no Garcia da Horta que é um exelente Hospital, uma vez disse-me para ir lá ter com ele, mas felizmente a Sara ficou melhor e não foi necessário. Só de pensar em Hospitais fico em pánicoConfused Crying or Very sad

Beijocas

Nevess
Inserida em: Friday, January 18, 2008 8:23:05 AM

Sim, não ha problema nenhum em fazer com eles a dormir, desde que o "fumo" esteja directionado para o nariz e a boca.
Eu como cheguei a fazer de 3 em 3 horas, era de dia e de noite
As melhoras

Pimpinha26
Inserida em: Thursday, January 24, 2008 10:31:56 PM

Membro desde: 10/12/2007
Boa noite,
Segundo indicação do pediatra da minha filha não se deve fazer aerossol com o bébé a dormir, não perguntei o porquê mas se ele diz...

du2
Inserida em: Thursday, January 24, 2008 11:03:25 PM

Membro desde: 8/23/2007
Olá,
A Sofia está agora com a primeira bronquiolite e no sábado passado foi-lhe diagnosticada uma conjuntivite. Como ela não melhorava da expectoração e estava com tosse, voltamos ao pediatra hoje. No sabado tinha sido vista por outra médica e segundo o pediatra dela é natural que ainda não apresentasse a pieira "leve" que apresenta agora. de qualquer forma, vai fazer nebulizações de 8/8 horas com atrovent e ventilan+ soro fisiológico e tomar o rosilan de 12/12 horas (que é um horror, até mal cheira!). Em relação às nebulizações só disse para não fazer na cama antes de dormir, porque com o efeito desta o bebé pode dormir menos bem (tosse mais para libertar as secreções que entretanto ficam mais móveis). Recomendou que fizesse cerca de uma hora antes de dormir. Tb já lhe fiz a dormir anteriormente, mas agora nem sei se devo...

http://amorperpetuo.blogspot.com
MBotelho
Inserida em: Friday, January 25, 2008 10:25:28 AM

Olá,

Não sei se é pelo facto de estarem deitados mas quando fiz com ela a dormir, realmente nessa noite ela não passou muito bem... sempre a tossir e a ressonar... ultimamente tenho feito antes do banho (19h/19:30h)... mas a situação da Sara não é grave.

As melhoras dos piquinotes.
Joquitas,

Manuela & Sara

LL
Inserida em: Monday, January 28, 2008 5:29:50 PM

Membro desde: 3/5/2007
Crying or Very sad Crying or Very sad o eu piolho também está com bronquiolite, e faço-lhe as nublizações mesmo a dormir mas com ele sentado, a indicação foi que não devia ser deitado, ontem na cuf adormeçeu ao fazer e a enfermeira nãp dise nada!! bolas é tão chato vê-lo assim...

Pat + bébé pilinhas
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum