Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Mãmãs dos Bébés de Setembro 2007 [Options] · [View]
lismarcela
Inserida em: Monday, October 13, 2008 12:25:11 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 1/13/2008
Nós por cá já comemos um pouco de tudo, excepto mesmo os mariscos e a carne de porco. De qualquer forma, são alimentos que eu pouco uso, por isso o que cozinho para nós, a minha filha também come. Evita-se o sal e as gorduras e as natas, por exemplo, uso de soja. Quanto ao leite, a médica desaconselhou-me o de crescimento, por isso dou-lhe o mesmo que eu já usava, vigor s. lourenço m/g. É um bocado mais caro, mas eu gosto mais.
De resto é uma alegria constante. Imaginem vocês que tive o mês todo de agosto a insistir para ela andar e nada. No 2º dia de ama após as férias começou a dar os 1ºs passos. Claro que a ama ficou toda contente e eu fartei-me de rir!!!
Um beijo grande a todas as mamas babadas e uma boa semana de muuuuuuuiiiito trabalho, pois isto de sermos mães é trabalho triplicado!!!
Dulce
Inserida em: Monday, October 13, 2008 1:13:14 PM

Membro desde: 11/26/2002
Olá a todas as mamãs,

Antes de mais os parabéns para todas e para os filhotes. Também fui mãe em Setembro de 2007, mas só hoje reparei que existia este tópico.

É bom poder saber o que fazem com os vossos bebés porque assim ajuda em certas etapas. Hoje vou com o Afonso ao pediatra e vou colocar-lhe imensas questões devido às vossas experiências.

Beijos e obrigada,

Dulce

pestinha
Inserida em: Monday, October 13, 2008 2:30:02 PM

Membro desde: 5/31/2007
[Dulce wrote:]
Olá a todas as mamãs,

Antes de mais os parabéns para todas e para os filhotes. Também fui mãe em Setembro de 2007, mas só hoje reparei que existia este tópico.

É bom poder saber o que fazem com os vossos bebés porque assim ajuda em certas etapas. Hoje vou com o Afonso ao pediatra e vou colocar-lhe imensas questões devido às vossas experiências.

Beijos e obrigada,

Dulce

Bem vinda ao nosso cantinho...

susananeves e dulce : como novas mamãs aqui do tópico dos bebés mais lindos de Setembro 2007, não deixem de se inscrever na lista.

Basta preencher estes "requisitos":

Nick --- Nome da mamã --- Nome do bébé --- Data de nascimento --- Local de nascimento --- Peso --- Comprimento

nezinha ---Nazaré --- Gabriel ---- 01/09/2007 --- Hospital de Bragança --- 2,720Kg --- 48cm

whiteleaf --- Amanda --- Beatriz --- 01/09/2007 --- Hospital Central do Funchal --- 3,540Kg --- 49cm

...

Deixem os vossos dados que depois eu acrescento-vos na lista.

Ah e não deixem de aparecer por cá, sempre que possam, é claro!

Bjinhos

Flordestufa
Inserida em: Monday, October 13, 2008 2:48:31 PM

Membro desde: 10/8/2008
Ola pestinha,

Aki vai então os dados para a lista:

susananeves --- Susana --- Beatriz --- 23/09/2007 --- Hosp SAMS --- 2,810 Kg --- 46 cm

Smile

Bjinhos

smooch

pestinha
Inserida em: Monday, October 13, 2008 8:48:59 PM

[susananeves wrote:]
Ola pestinha,

Aki vai então os dados para a lista:

susananeves --- Susana --- Beatriz --- 23/09/2007 --- Hosp SAMS --- 2,810 Kg --- 46 cm

Smile

Bjinhos

smooch

Já estás na lista. Mto bem vinda aqui ao nosso cantinho.

Bjinhos

pestinha
Inserida em: Monday, October 13, 2008 8:50:42 PM

Mamãs de Setembro:

Nick --- Nome da mamã --- Nome do bébé --- Data de nascimento --- Local de nascimento --- Peso --- Comprimento

nezinha ---Nazaré --- Gabriel ---- 01/09/2007 --- Hospital de Bragança --- 2,720Kg --- 48cm

whiteleaf --- Amanda --- Beatriz --- 01/09/2007 --- Hospital Central do Funchal --- 3,540Kg --- 49cm

Lénia --- Lénia --- Sofia --- 01/09/2007 --- Hospital São Bernardo, Setúbal --- 3,330kg --- 49cm

Rut80 --- Rute Ribeiro --- Leonor --- 03/09/2007 --- Hospital da Luz, Lisboa --- 3,010kg --- 48cm

ana pensadora --- Ana Cravo --- Ana Carolina --- 04/09/2007 --- Hospital Amadora Sintra --- 3,815Kg --- 50cm

Ninna2006 --- Paula --- Mariana ou Ninni --- 09/09/2007 --- Hospital Distrital de Faro, Faro --- 2,990Kg --- 47,5cm

lismarcela --- Luísa --- Camila --- 11/09/2007 --- Estefânea, Lisboa --- 3100Kg --- 48cm

anapimentel --- Ana --- Duarte --- 13/09/2007 --- Hospital S. Francisco Xavier, Lisboa --- 2,795Kg --- 48cm

SilviaRR --- Sílvia --- Rodrigo --- 13/09/2007 --- Maternidade Dr. Daniel de Matos, Coimbra --- 3,150kg --- 47cm

AnaCustodio--- Ana --- Teresa Margarida --- 13/09/2007 --- Hospital Barlavento Algarvio, Portimão --- 3,760kg --- 51,5 cm

pestinha --- Sandra --- David --- 14/09/2007 --- Hospital S. Marcos, Braga --- 3,555kg --- 50cm

celia_marques --- Célia --- Vítor João --- 16/09/2007 --- Maternidade Daniel de Matos, Coimbra --- 3,250kg --- 48cm

persiana --- Raquel --- Guilherme --- 17/09/2007 --- Hospital S. Bernardo, Setúbal --- 2,995Kg --- 48m

PeKerrucha --- Gisela --- Mara --- 19/09/2007 --- Centro Hospitalar do Alto Minho, Viana do Castelo --- 2,260Kg --- 43cm

LuciaAmaro --- Lúcia --- Matilde --- 20/09/2007 --- MAC, Lisboa --- 3,670Kg --- 49,5cm

Sandi --- Sandra --- Catarina --- 20/09/2007 --- Hospital Espírito Santo, Évora --- 3,340Kg --- 48 cm

AeroGuida --- Guida --- Catarina --- 21/09/2007 --- Hospital N. Srª do Rosário, Barreiro --- 3,205Kg --- 48cm

Clowdia --- Cláudia --- Diana --- 22/09/2007 --- Hospital S. Francisco Xavier, Lisboa --- 2,880Kg --- 49cm

susananeves --- Susana --- Beatriz --- 23/09/2007 --- Hospital SAMS --- 2,810 Kg --- 46cm

Rosemary --- Rosa --- Diogo --- 23/09/2007 --- Clínica Stº António, Lisboa --- 3,290Kg --- 49,9cm

Verokas --- Vera --- Miguel --- 24/09/2007 --- Hospital S. Francisco Xavier, Lisboa --- 3,475Kg --- 49cm

xalitas --- Ana --- Maria --- 24/09/2007 --- Hospital Sto António, Porto --- 2,935Kg --- 48cm

AlexP --- Sílvia --- André --- 25/09/2007 --- Hospital S. Bernardo, Setúbal --- 2,795kg --- 49,5cm

Mar.P --- Marlene --- Dinis --- 25/09/2007 --- Hospital N. Srª da Oliveira, Guimarães --- 3,956Kg --- 50.5cm

Beca21 --- Ana Maria --- Catarina --- 25/09/2007 --- Ordem da Lapa, Porto --- 2,660Kg --- 46cm

ana ribeiro --- Ana --- Guilherme --- 26/09/2007 --- CUF Descobertas, Lisboa --- 4,050Kg --- 51cm

Pcristina --- Paula --- Mafalda --- 26/09/2007 --- MAC, Lisboa --- 2,620Kg --- 47cm

dulce --- Dulce --- Afonso --- 28/09/2007 --- CUF Descobertas --- 3,415Kg --- 47cm

nellynavega --- Nelly--- Joana --- 29/09/2007 --- Hospital de Gaia, V.N. Gaia --- 3,040Kg --- 49cm

rufer --- Cláudia --- Francisco --- 30/09/2007 --- Casa de Saúde da Boavista, Porto --- 3,530Kg --- 50cm

anarita2007 --- Rita --- Mafalda --- 30/09/2007 --- Hospital Padre Américo, Penafiel --- 2,740Kg --- 46,5cm

ana ribeiro
Inserida em: Monday, October 13, 2008 10:15:13 PM

Membro desde: 7/2/2002
Hoje o Guilherme passou a cadeira dos 'grandes'...
Não o tinha mudado ainda porque ele ia lindamente no ovo e nunca se queixou e achei que ia mais protegido...mas aquilo já pesava muiiito no braço...
Ele adorou, claro...Very Happy
Mas como hoje à tarde fomos por a carrinha na revisão dos 30.000kms e apanhámos um taxi para vir para casa e para não tirar a cadeira do carro, veio no ovo e não se queixouWink

Ahhhh...o malandro do Napoleão (gato) comeu, pela 2ª vez, uma filete de solha que tinha feito para o Guilhermed'oh!Laughing

Dulce...bem vinda ao cantinho dos bebés mai' lindos do planeta...e arredoresVery HappyWink

Piu
Inserida em: Tuesday, October 14, 2008 10:08:04 AM

Membro desde: 2/4/2006
Olá meninas!

Posso invadir o vosso tópico por momentos? Vim só dizer-vos que faço disto, para o caso de vos interessar!

Beijinhos a todas.

CLICA AQUI!
pestinha
Inserida em: Tuesday, October 14, 2008 10:23:34 AM

Olá meninas, nem sabem o que nos aconteceu no final da semana passada...

O meu David na 6ª feira passada veio para casa do infantário pq vomitava tudo. Aliás ele já tinha vomitado o leitinho antes de sair de casa.
Achei estranho, mas como aquilo tinha vindo aquando de uma tosse levei-o à mesma para o infantário.
Passadas 2h ligaram-me para o ir buscar.
Nesse dia vomitou 5 vezes e fez uma ou outra diarreia.
Liguei ao pediatra e ele mandou dar Motilium 20 a 30m antes de comer, 3x ao dia. Disse para não insistir mto com a comida e hidratar bem, dando-lhe mtos líquidos, principalmente bebidas açucaradas para parar os vómitos.

Dei-lhe então chá com açúcar, coca-cola e água. (não sei se sabem, mas a coca-cola é do melhor para para vómitos e diarreia. Tirem bem o gás e ofereçam aos bebecas, vão ver que é milagroso)

O David esteve um bocadito mal, não tinha sossego em lado nenhum, nem de maneira nenhuma. Era um desespero vê-lo assim, nem sequer conseguia dormir.

Mas na 6ª à noite já comeu uma sopinha de batata e cenoura e sábado à noite já estava bem melhor.

Os papás é que no sábado à noite tb apanharam a gastro e estiveram a "morrer" no fds. Foi horrível!!!

O David foi o menos afectado, eu estive mal, mas o papá nem se fala. Coitado, esse sim, esteve mesmo a "morrer".

Mas já passou e estamos todos bem, espero que tão cedo não nos pareça outra.

Pelo que me contam, anda aí uma grande virose de gastro. Tenham cuidado e fiquem atentas.

Bjinhos

Flordestufa
Inserida em: Tuesday, October 14, 2008 10:51:25 AM

Ola Ana e meninas,

A minha pipoca também só à 2 dias para cá que começou a andar na cadeira virada para a frente. Até agora andava no ovo, como é pequenina ficava mesmo bem lá, mas como me emprestaram uma cadeira eu aproveitei e mudei-a. Agora já vê o mundo de frente! ehehehe Smile Wink

Outras novidades:

Ontem já começou a dar mais passinhos....qualquer dia começa a correr tudo!!!!! vai ser ve-la a correr atras da cadela e a cadela a fugir dela...... lololol pac1 pac3

À refeição agora quer é comer sozinha, não deixa ninguem dar-lhe a comida. Então decidimos por a comida a frente dela e lá fica toda entretida a comer, com as mãos...claro!!!! eat

Pestinha,
Fico contente por saber que já está tudo bem com vocês. Eu nunca passei por isso, mas tenho uma amiga que teve o bebe dela assim e imagino o aflitivo que não deve ser ver os nossos bebes assim!!! Confused A minha pipoca como fica com a avó acaba por estar mais protegida dessas doenças malditas! Pray whew

Beijinhos

smooch

ana ribeiro
Inserida em: Tuesday, October 14, 2008 11:12:08 AM

Sandra...continuação de melhoras para todos...
É verdade, andam aí umas viroses malucasConfused
O Guilherme está um bocado ranhoso e com tosse...que era pouca mas agora está um bocadinho pior...vamos lá ver se não tenho de ir à pediatra...
Hoje fiquei em casa com ele, pois estou sem carro...agora está a dormir... e eu devia aproveitar para fazer alguma coisa porque com ele acordado não dá para fazer nadad'oh! Boo hoo!
Mas a vontade é...nenhumaSick
sandraneves...o Guilherme comer sozinho tá quieto...entorna a comida toda e/ brinca com ela no prato...mas gosta de comer como os grandes...comidinha partidinha, dar lhe à boca e ele come lindamente...mas antes tem sempre de comer a sopinha com o peixe/carne...

Flordestufa
Inserida em: Tuesday, October 14, 2008 3:32:08 PM

Também dou sempre a sopa primeiro, mas como agora ela come o 2º prato já só lhe faço sopa de legumes! A sopa é muito importante, então dou sempre primeiro.....ela de vez em quando faz birra snooty mas basta dar os anuncios na TV e é ve-la abrir a boca! tv Parece estar já enjoada da sopa, tanto que nós damos-lhe o 2º prato e ela come, e a fruta então nem se fala....adora! yum

De qualquer maneira, ainda vou-lhe dando comidinha mais light.....carne / peixe cozido, batata / arroz / massa cozida com pouco sal....enfim, aquela comidinha que só comemos quando estamos doentes ou de dieta!!!

Acho que a frase: " ao 1 ano já podem comer tudo " não é para ser bem seguida à letra, i.e, podem comer tudo mas não tudo ao mesmo tempo....Por exemplo, até a Bea fazer 1 ano a sopa nao levava nem cebola, alho, sal e de repente já pode comer com isso tudo.....a minha cunhada queria logo dar-lhe sopa com isso tudo, arroz frito super condimentado, enfim.....eu disse logo NAO! Shame on you A meu ver , ela pode comer tudo mas introduzindo as "novidades" aos poucos, também para o organismo dela se habituar aos novos sabores.

Que acham? undecided

Bjinhos

persiana
Inserida em: Tuesday, October 14, 2008 6:45:57 PM

Membro desde: 3/13/2007

Acho que a frase: " ao 1 ano já podem comer tudo " não é para ser bem seguida à letra, i.e, podem comer tudo mas não tudo ao mesmo tempo....Por exemplo, até a Bea fazer 1 ano a sopa nao levava nem cebola, alho, sal e de repente já pode comer com isso tudo.....a minha cunhada queria logo dar-lhe sopa com isso tudo, arroz frito super condimentado, enfim.....eu disse logo NAO! Shame on you A meu ver , ela pode comer tudo mas introduzindo as "novidades" aos poucos, também para o organismo dela se habituar aos novos sabores.

Que acham? undecided

Bjinhos

Plenamente de acordo!!!
Aqui em casa o 2º prato vai ser introduzido lentamente já que o Gui não quer comida em pedaçosd'oh! ... novos sabores: vai experimentando, mas sem pressas!!!

meu blog: http://persiana.blogs.sapo.pt/ ....... as minhas cadelas Labrador: http://maratita.home.sapo.pt

ao nascer: 2,995 kg, 48 cm ....... 12 meses: 9,630 kg, 75,5 cm

ana ribeiro
Inserida em: Tuesday, October 14, 2008 7:38:42 PM

Que acham? undecided

Bjinhos

Concordo plenamente...cada coisa a seu tempo...chateia me imenso que queiram 'entupir' as crianças com tudo...eu também não deixo...gostem ou não...o filho é meu
Cá em casa, é assim que fazemos...
O Guilherme adora comer da nossa comida...no nosso prato, mas se lhe puser o prato à frente ou ele reparar que lhe estou a dar do prato dele, já não quer...esperto, hã?Very Happy mas a mamã é mais esperta...vai passar a pôr a comida dele num prato normal e vou dandoLaughing e vou continuar a por lhe um prato à frente e ver o que ele fazWink

pestinha
Inserida em: Tuesday, October 14, 2008 8:14:30 PM

Acho que a frase: " ao 1 ano já podem comer tudo " não é para ser bem seguida à letra, i.e, podem comer tudo mas não tudo ao mesmo tempo....

Acho que tens toda a razão!!! A partir de 1 ano já podem experimentar + coisas, e coisas novas que até à data eram proibidas, mas tudo aos poucos e poucos.
Não é para entrar logo a matar. Não lhe vamos servir logo umas tripas à moda do Porto ou um cozido à Portuguesa. Bad Grin

Para já tenho dado a experimentar algumas coisas. Ainda noutro dia estavamos a comer gelatina e o David a olhar, mas com aquele olhar a pedir mesmo. Dei-lhe um pouco e ele nem gostou mto. Mas não passou disso.
Qq dia vou experimentar dar-lhe chocolate a provar, só para ver se ele gosta e se faz alguma reacção alérgica.
Ele nem da coca-cola gostou mto... BangHead

Ah, e o 2º prato cá em casa ainda não foi mto bem introduzido e mto menos aceite..Confused Agora no infantário sim, o terrorista come a sopinha e o 2º prato mto bem. angelyellow

Bjinhos

AnaCustodio
Inserida em: Wednesday, October 15, 2008 4:13:17 PM

Membro desde: 6/8/2006
Por exemplo, até a Bea fazer 1 ano a sopa nao levava nem cebola, alho, sal e de repente já pode comer com isso tudo.....

Olá!

Eu concordo com tudo o resto que disseste mas...cebola e alho??? Alho é das melhores coisas para a circulação e cebola também faz muito bem. A sopa da minha filhota não passa sem 1 cebola inteira e 2 dentes de alho!! Dá muito mais sabor á sopa e faz muito bem. Mesmo para cozer carne ou peixe eu coloco um dente de alho na água, assim não se nota tanto a falta de sal. ZERO sal, isso sim, faz muito mal.

Eu cá por casa já faço as sopas só de legumes e dou-lhe a carne e o peixe á parte, com arroz, legumes ou massa!! Mas já me apercebi que a minha é das poucas aqui dos bebés mais lindos que gosta desta ideia.

Mais uma ideia, é irem dando a sopa e na colher colocarem os pedacinhos de carne ou peixe. É muito importante para eles começarem a sentir os pedacinhos e aprenderem a mastigar. Note-se que a minha filhota ainda só tem 2 dentinhos!! mas já mastiga como gente grande!!

Ah quanto a virus... cá em casa também apareceu ... O pai apanhou mas fraquinho, depois foi a filhota que vomitou 3 vezes num dia, depois o filhote que andou um bocadinho pior... e claro EU também tinha que ter. Muita água, não comer (mesmo nada) só se não houvesse vómitos há umas horas, chá e pão ou torradas... parece ter resultado. Já estamos todos bons. Nâo chegámos a ir ao médico, nestas coisas acho que nem vale a pena, só se for para trazer mais bichinhos para casa. Durou uns 5 dias ... mas cada um só esteve mal 2 dias (percebem?).

Beijocas e as melhoras

Quem anda à chuva molha-se!!! Vem aí um freixeneto/a para alegrar ainda mais as nossas vidas!!

Flordestufa
Inserida em: Wednesday, October 15, 2008 4:39:39 PM

Ana,

Por acaso nunca coloquei nem cebola nem alho na sopa da Bea.....também foi algo que nunca me lembrei nem questionei a pediatra sobre isso! Neutral d'oh!

De qualquer maneira, agora com 1 aninho já lhe dou a sopa e o 2º prato de carne ou peixe. Ela tambem ainda só tem os 2 dentinhos de baixo e está a aparecer agora um dentinho em cima e também mastiga muito bem a comida! Smile Ela neste momento até está mais receptiva ao 2º prato do que à sopa....parece enjoada de sopa! Confused Adora massa.... yum e comer com as mãos!
Wink
Em relação ao virus, por enquanto não anda por aki....e espero que nem venha! whew

Bjinhos e as melhoras

smooch

ana ribeiro
Inserida em: Wednesday, October 15, 2008 8:43:25 PM

Eu cebola também coloco...e quando não me esqueço alho...hoje, p.e., coloquei...
O Guilherme, embora não coma ainda sozinho, gosta muito de comer a comida partidinha aos bocados...isso não é problema...adora mastigar...só ainda não come sozinho e come pouco, na minha opinião, do 2º prato, daí continuar a dar lhe a sopa ainda com o peixe/carne.

ana ribeiro
Inserida em: Wednesday, October 15, 2008 9:29:44 PM

Hoje apanhei 2 sustos com os meus filhos...
1º a Margarida...apareceu me na sala com a boca cheia de sangueConfused...gritava como se lhe estivessem a fazer mal porque não pode ver sangue...eu tentei acalmá la e perguntei lhe o que tinha acontecido...só chorava...depois lá apontou para...a gillette do paid'oh!...não sei o que lhe deu...sinceramente...fez um corte no lábio que demorou um bocado a estancar...para piorar, ela não deixava mexer...felizmente acabou por passar...
Perto da hora do jantar, o Guilherme estava em pé agarrado à porta da sala...quis agarrar se à minha perna, não dei conta, não parei...pimba...foi de boca conta a porta...resultado...fez um golpe no lábioConfused...chorou um bocadinho, mas passou...ainda consegui que jantasse...
Ele já dorme e ela está muito caladinha na cama...ou já dorm também ou para lá caminha...

Clowdia
Inserida em: Wednesday, October 15, 2008 10:44:49 PM

Membro desde: 4/19/2007
Olá meninas!

As melhoras aos meninos atacados pelas viroses malandras. Que passem depressinha! Felizmente cá por cada não temos tido disso... a última maleita foi uma constipação que a Di fez o favor de pegar (!!!) ao resto da familia! Bem, de chorar a rir...ela está constipada 1 dia apenas, e depois passa a todos com quem contactou, eu, o pai, os avós o tio... crazy fever

As melhoras da Margarida ( sei que não devia mas n consigo deixar de achar piada a imaginá-la a tentar fazer a barba como o pai... eheheh.. desculpa... foi um perigo de facto.)

Concordo com a questão da alimentação. Eles a partir de um ano podem comer de tudo, mas apenas em certas condições, nomeadamente tudo o que seja cozinhado com pouco sal, pouca gordura e de forma simples.... logo aí já se corta boa parte do conceito de todo. Ò pestinha, tripas à moda do Porto?!?! Jesus! lipssealed sick Laughing

Tb estou a dar o segundo prato aos poucos, e ela prefere bocados partidinhos para comer, com a mão ou com o garfo. Hoje dei-lhe ervilhas com bocadinhos de ovo e cenouras cozidinhas, sempre precedidos de um prato de sopa. A sopa só comeu após mto teatro, como tem sido hábito agora grrrr , mas o resto comeu mais ou menos bem... tb era pouca quantidade que ela estava cheia de sopa.

Já anda muito melhor... com os bracitos para baixo, e cai bastante menos... mas ontem fez o primeiro galo na cabecita... tem ali um belo alto, mas nem chorou muito...

Outra mania que ganhou agora...trepar e sentar-se no parareito da lareira.... acham normal?!?.... vai até lá, trepa, vira-se e senta-se... esta minha filha tem com cada uma!!! crazy

Outra... chupar toalhetes dodot... se os apanhar, anda com eles na boca como se fossem uma chucha... o mesmo com a escova de dentes dela... clown

Anda-me pela casa a rosnar, porque a minha mãe lhe ensinou que é assim que faz a Becas qd brinca com a cordinha.... e o gato faz Fffffff ffffff .... faz adeus, a galinha põe o ovo, palminhas, e manda beijinhos. Se apanhar o telemóvel, mete-o na orelha e diz, táaaaaa, se apanhar uma chave vai à fechadura da porta tentar mete-la lá...

Bem, outra coisa, e à laia de curiosidade, agora que começou a andar fui-lhe comprar umas botinhas da chicco, pq só tinha sandálias, e que quase n lhe servem... pois bem... calça o 20 !!!! shocked Que numero calçam os vossos piolhos?!? Eh?

Então e o nosso encontro... não acham que era giro juntar os putos e ver a reacção?!? grouphug

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum