|
|
Ranking: Member
Membro desde: 7/16/2007 Mensagens: 29 Localização: Lisboa
|
Vou começar muito em breve a dar papinha ao meu pequenote. Como o pediatra recomendou uma papa láctea e HA, vou ter que adicionar água fervida. A minha dúvida é qual a água que devo utilizar...ouvi dizer que deve ser pouco mineralizada...qual é que os vossos pediatras recomendam??? E já agora, ferver a água para eles beberem até quando??? Dúvidas de quem só tem dado maminhas...
|
|
|
|
[]
|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 7/2/2002 Mensagens: 2,777 Localização: Linha Sintra
|
|
|
Membro desde: 8/20/2007 Mensagens: 2,183
|
O pediatra do Diogo disse que podiamos dar água da torneira fervida ou água engarrafada que não deve ser fervida. Praticamente desde que nasceu que bebe água engarrafada e nunca fervi, vou alternando as marcas, Luso, Vitalis, Pingo Doce.... etc etc. Uma vez comprei da EVIAN que comparada com as outras é carissima e não sei se foi coincidência ou não mas fazia-lhe muitas cólicas, eu tb experimentei a água e não gosto  . Bjinhos
" Virá o dia em que a morte de um animal será considerada crime, tal qual a morte do Homem" Leonardo da Vinci
|
|
Membro desde: 4/21/2005 Mensagens: 4,162
|
Olá, eu semprei usei para as minhas duas filhotas água del cano.... Beijocas Lúcia, Margarida e Leonor
|
|
Membro desde: 10/1/2007 Mensagens: 1,543 Localização: lisboa
|
ola agua da torneira fervida e a melhor...
|
|
Membro desde: 9/8/2007 Mensagens: 838 Localização: Lisboa
|
|
|
Membro desde: 3/19/2007 Mensagens: 219 Localização: Corroios
|
|
|
Membro desde: 4/20/2006 Mensagens: 4,998 Localização: Some where over the rainbow
|
olá o melhor é mesmo alternar desde da torneira ás de garrafão e até qd ? até esterilizares os biberons e chupetas ou seja até começar a gatinhar e ele andar com as mãozinhas no chão deixa de fazer sentido a estrelização
bjs fofos  ma joão e nuno http://www.serprematuro.com/2007/10/nuno.html *  *  *  *  Afilhada:Carlavc Afilhado: B. Zcbarros
|
|
Membro desde: 11/15/2007 Mensagens: 130
|
Olá, a minha pediatra aconselhou papa não láctea para dar com o meu leitinho. Já que estás a amamentar, porque não experimentas?
|
|
Membro desde: 11/2/2004 Mensagens: 1,909
|
|
|
Ranking: Member
Membro desde: 7/16/2007 Mensagens: 29 Localização: Lisboa
|
Obrigada a todas pela vossa ajuda! Entretanto, este fim-de-semana já começou com a papinha (feita com agua da torneira  ) e adorou, comeu a papa quase toda! Margarida, eu bem que preferia dar papa não láctea, mas como vou ter que começar a trabalhar em breve, é precisamente para substituir uma das mamadas que não vou poder dar-lhe.... É uma pena de facto, mas a legislação deste país relativamente à maternidade e ao aleitamento ainda está muito aquem dos países do norte da Europa....
|
|
Membro desde: 2/8/2006 Mensagens: 759
|
Mamãs, trabalho no ramo e recomendo que NUNCA fervam a água da torneira para dar aos vossos filhotes! Fervam água engarrafada! A fervura mata as bactérias, mas digo-vos que os produtos quimicos ficam lá todos (e acreditem que são muitos) para não falar do estado das redes de distribuição! A água mineral ou a água de nascente não sofrem qualquer tratamento quimico mas também tem controlo microbiológico antes do engarrafamento; qq contaminação que possa entretanto surgir elimina-se com a fervura! Eu tenho sempre fervido água engarrafada. Não convém estar aberta muito tempo... bjnhs
|
|
Membro desde: 6/5/2007 Mensagens: 321 Localização: Oeiras
|
|
|
|
|
|
|
Completando... as águas de abastecimento são cada vez mais controladas (tb não são veneno)! O IRAR (instituto Regulador de Águas e Residuos) controla as entidades gestoras (câmaras, SMAS, EPAL, Empresas do grupo águas de portugal, etc) obrigando-as a cumprir o disposto na legislação (e a legislação está cada vez mais apertada); É ao IRAR que temos (nós, entidades gestoras) que dar contas de tudo no que respeita ao abastecimento, resultados das análises, incumprimentos, etc. É tb a este instituto que se devem dirigir em caso de queixa contra a vossa entidade gestora (se tiverem reclamado do estado da água e ela não tiver ligado nenhuma, por ex.). No entanto, no caso da microbiologia, por ex., a legislação obriga a que o valor paramétrico seja zero (obviamente), mas esta "possivel" contaminação é eliminada com o uso de cloro (normalmente hipoclorito, vulgo lixivia, por ter maior efeito residual), o qual n tem valor limite definido; isto faz com que algumas vezes se "carregue" no cloro para garantir que não vai haver incumprimentos na microbiologia (bactérias coliformes, Escherichia Coli, Enterococos e clostridiuns perfrigens) daí o cheiro a lixivia qdo abrimos a torneira, principalmente de manhã e com água quente... Quando a origem de água é superficial (albufeiras), a turvação implica uso de coagulantes/ floculantes; muitas vezes recorre-se a acrilamida (que só por si é uma neurotoxina) ainda que o tipo e concentração usados sejam controlados para evitar danos à saúde (nada de alarmismos). Para retirar cheiro e sabores usa-se carvão activado... por vezes é necessário corrigir o pH com cal... enfim, estes são alguns exemplos! Mas nada de alarmismos, o produto final (água distribuida) é controlada tb do ponto de vista quimico... mas atendendo a que os bebes são tão indefesos e tem sistema imunitário ainda tão fraquinho, eu prefiro ir pelo seguro e não dar nada disto... Atenção que o Delegado de Saúde da vossa área tb é informado sobre o estado da água distribuida e é a ele que cabe actuar em caso de perigo para a saúde pública, já que tal é um acto médico! O meu marido tem a mesma formação que eu e a mesma opinião; falámos com o pediatra e ele tb acha preferivel a água engarrafada... Qualquer dúvida disponham!
|
|
Membro desde: 4/12/2007 Mensagens: 429 Localização: cacém
|
Eu ultimamente compro a agua marca pingo doce ja viram q diz la especial para lactentes? Acho q e por ser pouco mineralizada eu ca em casa ja usava agua engarrafada pois a agua del cano nao me sabe bem e desde q mudei para esta casa comecei a ter mais gastroentrites  e verdade q tb sou um pouco sensivel mas....... pelo sim pelo nao n arrisc

|
|
|
|
|
Membro desde: 8/1/2007 Mensagens: 495
|
Olá! Fala-se aqui em não deixar a água aberta durante muito tempo. Quantos dias no máximo deve estar uma garrafa aberta? Será o mesmo que um sumo, 3/4 dias?
|
|
|
Eu sugiro que fique aberta menos tempo, 2 dias no máximo. Se não consumirem água engarrafada em casa e for só para os bebes, comprem garrafas em vez de garrafão... bjnhs
|
|
|
Guest |