Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Que água dar? [Options] · [View]
NewMum
Inserida em: Friday, January 04, 2008 4:20:59 PM
Ranking: Member

Membro desde: 7/16/2007
Vou começar muito em breve a dar papinha ao meu pequenote. Como o pediatra recomendou uma papa láctea e HA, vou ter que adicionar água fervida. A minha dúvida é qual a água que devo utilizar...ouvi dizer que deve ser pouco mineralizada...qual é que os vossos pediatras recomendam???
E já agora, ferver a água para eles beberem até quando??? Rolling Eyes

Dúvidas de quem só tem dado maminhas... Very Happy

[Sponsor]
Inserida em: Friday, January 04, 2008 4:20:59 PM

[]
ana ribeiro
Inserida em: Friday, January 04, 2008 4:24:05 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 7/2/2002
O que tenho ouvido dizer é que se fervermos água, não convém fazê lo com água minelarizada, porque perde muitos dos seus componentes ao ser fervida...por isso devemos usar da torneira...
Mas pode também usar água mineralizada...
O Guilherme toma suplemento juntamente com a maminha e uso água mineralizada, da marca Pingo Doce.
Bjinhos e boas papasSmile

Ana, Margarida & Guilherme

Os vossos olhares deixam me sem palavras
Amo vos como daqui à lua e da lua aqui

Henzita
Inserida em: Friday, January 04, 2008 4:26:27 PM

Membro desde: 8/20/2007
O pediatra do Diogo disse que podiamos dar água da torneira fervida ou água engarrafada que não deve ser fervida.
Praticamente desde que nasceu que bebe água engarrafada e nunca fervi, vou alternando as marcas, Luso, Vitalis, Pingo Doce.... etc etc. Uma vez comprei da EVIAN que comparada com as outras é carissima e não sei se foi coincidência ou não mas fazia-lhe muitas cólicas, eu tb experimentei a água e não gostoRolling Eyes .
BjinhosSmile

"Virá o dia em que a morte de um animal será considerada crime, tal qual a morte do Homem" Leonardo da Vinci

mlpato
Inserida em: Friday, January 04, 2008 4:40:52 PM

Membro desde: 4/21/2005
Olá,

eu semprei usei para as minhas duas filhotas água del cano....

Beijocas Lúcia, Margarida e Leonor

bekas
Inserida em: Friday, January 04, 2008 4:59:10 PM

Membro desde: 10/1/2007
ola
agua da torneira fervida e a melhor...Smile
Zenite
Inserida em: Saturday, January 05, 2008 1:32:51 AM

Membro desde: 9/8/2007

agua da torneira fervida é o mais seguro. A fervura mata qualquer microbio indesejável. As aguas engarrafadas nunca se sabe por onde andaram.
Tantas vezes ouvimos historias de lotes de agua que estavam contaminadas por causa de uma falha no sistema. Eu não arrisco no meu bebe.

http://mamasbebesecompanhia.blogspot.com

ana_c_g
Inserida em: Saturday, January 05, 2008 12:26:05 PM

Membro desde: 3/19/2007
Também uso água da torneira. Fervo e coloco num termo para usar durante o dia. Dá para preparar o suplemento e a papa.

Esporadicamento uso água engarrafada (tenho sempre algumas garrafas de meio litro de água mineralizada para uma emergência, por ex: a água do termo acabar e o miúdo estar com fome e não dar para esperar, etc).

Bjs,
Ana

jonas e nuno.
Inserida em: Saturday, January 05, 2008 2:25:37 PM

Membro desde: 4/20/2006
olá

o melhor é mesmo alternar desde da torneira ás de garrafão e até qd ? até esterilizares os biberons e chupetas ou seja até começar a gatinhar e ele andar com as mãozinhas no chão deixa de fazer sentido a estrelização

bjs fofos smooch friends
ma joão e nuno

http://www.serprematuro.com/2007/10/nuno.html

Afilhada:Carlavc
Afilhado: B. Zcbarros

margarida1
Inserida em: Sunday, January 06, 2008 7:54:01 PM

Membro desde: 11/15/2007
Olá, a minha pediatra aconselhou papa não láctea para dar com o meu leitinho. Já que estás a amamentar, porque não experimentas?
Djerba
Inserida em: Monday, January 07, 2008 9:17:51 AM

Membro desde: 11/2/2004
[mlpato wrote:]
Olá,

eu semprei usei para as minhas duas filhotas água del cano....

Smile eu tb...

"Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. O romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."

Luis Fernando Veríssimo
NewMum
Inserida em: Monday, January 07, 2008 11:39:15 AM
Ranking: Member

Membro desde: 7/16/2007
Obrigada a todas pela vossa ajuda!

Entretanto, este fim-de-semana já começou com a papinha (feita com agua da torneira Smile ) e adorou, comeu a papa quase toda!

Margarida, eu bem que preferia dar papa não láctea, mas como vou ter que começar a trabalhar em breve, é precisamente para substituir uma das mamadas que não vou poder dar-lhe.... É uma pena de facto, mas a legislação deste país relativamente à maternidade e ao aleitamento ainda está muito aquem dos países do norte da Europa....Sad

occm
Inserida em: Monday, January 07, 2008 3:46:31 PM

Membro desde: 2/8/2006
Mamãs, trabalho no ramo e recomendo que NUNCA fervam a água da torneira para dar aos vossos filhotes! Fervam água engarrafada!
A fervura mata as bactérias, mas digo-vos que os produtos quimicos ficam lá todos (e acreditem que são muitos) para não falar do estado das redes de distribuição!
A água mineral ou a água de nascente não sofrem qualquer tratamento quimico mas também tem controlo microbiológico antes do engarrafamento; qq contaminação que possa entretanto surgir elimina-se com a fervura!
Eu tenho sempre fervido água engarrafada. Não convém estar aberta muito tempo...
bjnhs
Verokas
Inserida em: Tuesday, January 08, 2008 1:18:32 PM

Membro desde: 6/5/2007
[occm wrote:]
Mamãs, trabalho no ramo e recomendo que NUNCA fervam a água da torneira para dar aos vossos filhotes! Fervam água engarrafada!
A fervura mata as bactérias, mas digo-vos que os produtos quimicos ficam lá todos (e acreditem que são muitos) para não falar do estado das redes de distribuição!
A água mineral ou a água de nascente não sofrem qualquer tratamento quimico mas também tem controlo microbiológico antes do engarrafamento; qq contaminação que possa entretanto surgir elimina-se com a fervura!
Eu tenho sempre fervido água engarrafada. Não convém estar aberta muito tempo...
bjnhs

Concordo plenamente em não utilizar a água da torneira. Tem muitos produtos químicos que são piores que muitas bactérias!!! EU uso água engarrafada marca Pingo Doce e Vitalis.

Beijocas

Zenite
Inserida em: Tuesday, January 08, 2008 1:33:39 PM

[occm wrote:]
bjnhs

sinceramente nunca pensei que agua da torneira fervida pudesse ser tão má. Mas a fervura não elimina tb qq produto tóxico? Fiquei parva c esta noticiaSurprised estava convencidissima q o melhor seria agua da torneira, inclusive tenho uma conhecida de uma amiga q trabalha nas aguas e sempre me aconselhou agua da torneira fervida a agua engarrafada.

estamos sempre a aprender.Smile

occm
Inserida em: Tuesday, January 08, 2008 2:15:10 PM

Completando...
as águas de abastecimento são cada vez mais controladas (tb não são veneno)! O IRAR (instituto Regulador de Águas e Residuos) controla as entidades gestoras (câmaras, SMAS, EPAL, Empresas do grupo águas de portugal, etc) obrigando-as a cumprir o disposto na legislação (e a legislação está cada vez mais apertada); É ao IRAR que temos (nós, entidades gestoras) que dar contas de tudo no que respeita ao abastecimento, resultados das análises, incumprimentos, etc. É tb a este instituto que se devem dirigir em caso de queixa contra a vossa entidade gestora (se tiverem reclamado do estado da água e ela não tiver ligado nenhuma, por ex.).
No entanto, no caso da microbiologia, por ex., a legislação obriga a que o valor paramétrico seja zero (obviamente), mas esta "possivel" contaminação é eliminada com o uso de cloro (normalmente hipoclorito, vulgo lixivia, por ter maior efeito residual), o qual n tem valor limite definido; isto faz com que algumas vezes se "carregue" no cloro para garantir que não vai haver incumprimentos na microbiologia (bactérias coliformes, Escherichia Coli, Enterococos e clostridiuns perfrigens) daí o cheiro a lixivia qdo abrimos a torneira, principalmente de manhã e com água quente...
Quando a origem de água é superficial (albufeiras), a turvação implica uso de coagulantes/ floculantes; muitas vezes recorre-se a acrilamida (que só por si é uma neurotoxina) ainda que o tipo e concentração usados sejam controlados para evitar danos à saúde (nada de alarmismos).
Para retirar cheiro e sabores usa-se carvão activado... por vezes é necessário corrigir o pH com cal...
enfim, estes são alguns exemplos! Mas nada de alarmismos, o produto final (água distribuida) é controlada tb do ponto de vista quimico... mas atendendo a que os bebes são tão indefesos e tem sistema imunitário ainda tão fraquinho, eu prefiro ir pelo seguro e não dar nada disto... Atenção que o Delegado de Saúde da vossa área tb é informado sobre o estado da água distribuida e é a ele que cabe actuar em caso de perigo para a saúde pública, já que tal é um acto médico!
O meu marido tem a mesma formação que eu e a mesma opinião; falámos com o pediatra e ele tb acha preferivel a água engarrafada...
Qualquer dúvida disponham!
LuciaAmaro
Inserida em: Tuesday, January 08, 2008 2:25:56 PM

Membro desde: 4/12/2007
Eu ultimamente compro a agua marca pingo doce ja viram q diz la especial para lactentes?
Acho q e por ser pouco mineralizada
eu ca em casa ja usava agua engarrafada pois a agua del cano nao me sabe bem e desde q mudei para esta casa comecei a ter mais gastroentrites Doubt e verdade q tb sou um pouco sensivel mas.......
pelo sim pelo nao n arriscAngel

Zenite
Inserida em: Tuesday, January 08, 2008 10:07:53 PM

occm: obrigada pela explicação muito clara. Fiquei convencidíssima. Nunca mais uso água da torneira no meu bebe. Prefiro arriscar com a engarrafada.

Obrigada mais uma vezVery Happy Very Happy

claudiarocha
Inserida em: Wednesday, January 09, 2008 5:24:29 PM

Membro desde: 8/1/2007
Olá!
Fala-se aqui em não deixar a água aberta durante muito tempo. Quantos dias no máximo deve estar uma garrafa aberta? Será o mesmo que um sumo, 3/4 dias?

occm
Inserida em: Thursday, January 10, 2008 10:22:35 AM

Eu sugiro que fique aberta menos tempo, 2 dias no máximo. Se não consumirem água engarrafada em casa e for só para os bebes, comprem garrafas em vez de garrafão...
bjnhs
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum