Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados. [Options] · [View]
spal
Inserida em: Thursday, October 23, 2008 3:28:30 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 1/9/2006
[anatr wrote:]
Olá outra vez
a Cistografia, é uma sonda que se poe na pilinha para ver se faz refluxo
a Cintigrafia é uma injecção na veia, que faz contraste e dá para ver se ele ficou com alguma lesão devida à infecção urinária
É isto, não é? Sim
Tenho uma outra dúvida: eu tinha a impressão que a médica me tinha dito para lhe dobrar a dose de trimetropim 5 dias antes de fazer o exame, mas à pouco fui ler no boletim de sáude, que diz: 5 dias a dobrar o antibiótico com começo no dia do exame.
devo ir pelo que está escrito?Eu faria o que está escrito
o que acham?
mais uma vez OBRIGADA

Bj

Susana e Afonso (14/09/2004)

Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados
Bebés a fazer profilaxia contra infecções urinárias
Pediatria - Infecções urinárias
anatr
Inserida em: Friday, October 24, 2008 10:55:31 AM

Membro desde: 2/5/2007
OBRIGADA!
vou fazer o que está escrito!
Bjs
sara sousa
Inserida em: Friday, October 24, 2008 1:26:01 PM
Ranking: Newbie

Membro desde: 10/23/2008
Olá a todas! Desejo rápidas melhoras para todos os vossos filhotes.
A filipa tem 11 meses e esteve internada no HSJ aos 3 meses. Já efectuou vários exames e toma Ceclor de 12h-12h. Ontem fez uma cistografia e o técnico disse que tinha refluxo activo no rim esquerdo, ou seja, tem refluxo quando faz xixi. Agora tenho consulta no dia 11 de Nov. Alguém sabe quais serão os próximos passos?
Obrigada
Sara
spal
Inserida em: Friday, October 24, 2008 4:32:19 PM

[sara sousa wrote:]
Olá a todas! Desejo rápidas melhoras para todos os vossos filhotes.
A filipa tem 11 meses e esteve internada no HSJ aos 3 meses. Já efectuou vários exames e toma Ceclor de 12h-12h. Ontem fez uma cistografia e o técnico disse que tinha refluxo activo no rim esquerdo, ou seja, tem refluxo quando faz xixi. Agora tenho consulta no dia 11 de Nov. Alguém sabe quais serão os próximos passos?
Obrigada
Sara

Olá

Em princípio, a tua menina irá fazer consultas regulares e manter a profilaxia enquanto tiver o refluxo.
Por norma com o crescimento desaparece, aconteceu com o meu filhote. Nalguns casos, é preciso fazer uma pequena intervenção cirúrgica (simples e sem cortes) para reconstruir alguma coisa que não esteja bem no aparelho urinário, mas são casos menos frequentes e implicam refluxos com grau elevado e malformação de algumas partes do aparelho urinário.
Provavelmente, fará uma cintigrafia, caso não tenha fieto já para avaliar se tem lesões no rim.
De qualquer forma, quem irá determinar o que terá de ser feito é o/a médico/a que a segue.
Sabes qual o grau de refluxo?
O meu tinha no rim direito, grau III/IV.

sara sousa
Inserida em: Saturday, October 25, 2008 10:29:10 PM
Ranking: Newbie

Membro desde: 10/23/2008
Obrigada pela resposta...
Ainda não tenho o relatório do exame, em princípio 4ª feira. A cintigrafia já foi feita antes do cums. A filipa apresentava duas cicatrizes, uma em cada rim. Efectivamente a médica disse-me que em casos mais raros recorriam a umas injecções de silicone e em último recurso a cirugia. Relativamente à profilaxia esta ainda deverá ser mantida por mais algum tempo. Continuarei a dar as novidades para que estas também possam servir de ajuda para quem delas necessite. Até breve
across
Inserida em: Sunday, October 26, 2008 5:23:00 PM

Membro desde: 3/21/2008
Boa tarde a todas,

Tivemos ontem o 1º contacto com a profilaxia.

Na minha eco das 33 semans, foi detectado que o meu menino tinha o bacinete dilatado (4mm). Eu andei sempre a dizer aos medicos este pormenor, mas parecia que ningu´´em ligava e achavam que não era nada de especial. Na consulta dos 2 meses fui a outro pediatra que me prescreveu logo um eco e analises tipo urina II . Resultados: Dilatação do bacinete do rim esquerdo 7mm e analise urina tudo ok.

Indicações: Sempre que tiver febre tenho de ir logo fazer a análise á urina e tenho de lhe dar 0,15 ml de trimetropim a 1% 1* por dia.

Daqui a um mês nova eco e pela conversa do pedi da cistografia já não me livro. SadSadSad

Duvidas:

Alguém me sabe dizer se esta dilatação poderá ser grave ou não?
Como detecto que o meu menino têm infecção, se ele não fizer febre?
Caso a cistografia diga que não há refluxo terei de continuar com o trimetropin? A dilatacção diminuará com o tempo sem medicação?

O meu vicio actualmente é:

http://www.eurobilltracker.com/?referer=134639

spal
Inserida em: Monday, October 27, 2008 11:29:10 AM

[sara sousa wrote:]
Obrigada pela resposta...
Ainda não tenho o relatório do exame, em princípio 4ª feira. A cintigrafia já foi feita antes do cums. A filipa apresentava duas cicatrizes, uma em cada rim. Efectivamente a médica disse-me que em casos mais raros recorriam a umas injecções de silicone e em último recurso a cirugia. Relativamente à profilaxia esta ainda deverá ser mantida por mais algum tempo. Continuarei a dar as novidades para que estas também possam servir de ajuda para quem delas necessite. Até breve

Olá Sara,

Só hoje via a pm porque não tive notificação de que a tinha.
O Afonso manteve a profilaxia até desaparecer o refluxo (quase 2 anos).
Vais ver que vai correr tudo bem.

spal
Inserida em: Monday, October 27, 2008 11:37:04 AM

Olá

Daquilo que aprendi aqui com as mãmãs que têm/tiveram filhotes com dilatação no rim, a dilatação em si não é problemática, pode ser só fisiológica e com o tempo desaparece.
Pode ir aumentando ou diminuindo ao longo do tempo.
Se o teu menino diminuir consideralvelmente o apetite ou se estiver muito rabugento podem ser sinais de infecção.
O trimetropim não actua sobre a dilatação, faz com que a urina fique estéril, ou seja, sem bactérias, evitando as infecções urinárias.
Por aquilo que percebi também, depois de verem que não tem refluxo e se a dilatação estiver dentro de determinados valores (que não te sei dizer com exacatidão quais são) deixa de tomar o trimetropim.

Tem calma. Vai correr tudo bem.

Bj

[across wrote:]

Duvidas:

Alguém me sabe dizer se esta dilatação poderá ser grave ou não?
Como detecto que o meu menino têm infecção, se ele não fizer febre?
Caso a cistografia diga que não há refluxo terei de continuar com o trimetropin? A dilatacção diminuará com o tempo sem medicação?

spal
Inserida em: Wednesday, November 05, 2008 11:13:13 AM

Olá

Fez ontem 3 anos que o meu filhote foi internado com a 2a pielonefrite (infecção urinária que atinge os rins, no caso dele o direito). Tinha tido a 1ª 6 semanas antes, quando fez 1 ano.
Como devem calcular tive muito medo que ficasse com alguma sequela.
E sempre que voltava a febre, lá íamos para o hospital para fazer colheita de urina.
Felizmente com a mudança da profilaxia diária, nunca mais teve nenhuma infecção.
Não ficou com sequelas e o refluxo urinário (refluxo vesico-uretral) que tinha provocado as infecções desapareceu.
Deixo estas palavras para quem esteja a passar por uma situação semelhante.
Pensamento positivo!!!

EliGee
Inserida em: Wednesday, November 05, 2008 11:27:45 AM

Membro desde: 4/21/2008
[spal wrote:]

O trimetropim não actua sobre a dilatação, faz com que a urina fique estéril, ou seja, sem bactérias, evitando as infecções urinárias

Olá! A minha filha está a fazer Trimetoprim... análises á urina tipo II detectaram possível infecção urinária e estamos á espera dos resultados da 2ª recolha e da urocultura. a eco não detectou reflhuxo. Entretanto começou o Trimetoprim. Fiquei com a impressão que a médica disse que era antibiótico. Não é de facto?

Beijinhos!

spal
Inserida em: Wednesday, November 05, 2008 11:41:45 AM

[EliGee wrote:]

O trimetropim não actua sobre a dilatação, faz com que a urina fique estéril, ou seja, sem bactérias, evitando as infecções urinárias

Olá! A minha filha está a fazer Trimetoprim... análises á urina tipo II detectaram possível infecção urinária e estamos á espera dos resultados da 2ª recolha e da urocultura. a eco não detectou reflhuxo. Entretanto começou o Trimetoprim. Fiquei com a impressão que a médica disse que era antibiótico. Não é de facto?

Beijinhos!

É um antibiótico que actua sobre infecções urinárias.
É usado muito frequentemente como profilático em pequenas doses, de modo a esterilizar a urina, ou seja, a matar bactérias que andem por lá.
A cistouretrografia miccional é o único exame que permite o diagnóstico de refluxo (RVU) (http://docs.google.com/View?docid=dgszrg23_6drv8dk). A ecografia permite ver se há dilatação e outras coisas, mas não o refluxo.

Dá uma espreitadela aqui, tens vários artigos sobre infecções urinárias:
http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&t=260005

Qual é a dose que faz? Vai fazer por 10 dias ou mais? Se for mais é para fazer profilaxia.

Depois diz qual os resultados da urocultura.

Bj

EliGee
Inserida em: Wednesday, November 05, 2008 12:04:43 PM

Bem tinha ficado desconfiada... a médica que lhe fez a eco disse: «do que é possível ver numa eco... está tudo bem.» Pois... do que é possivel...

O pediatra dela esta fora do país e só volta dia 12. Foi a medica que o substitui nessas ocasioes que receitou o antibiotico e passou a eco e as análises á urina. Fiquei com indicação para fazer Trimetoprim até á consulta com ele. Percebi que ela não se quiz comprometer com mais pedidos de exames, nem terapeuticas por não ser a pediatra da filipa... So sei os resultados na proxima terça feira. Quarta tenho consulta com ele. Volto cá para dizer os resultados e o que se segue (do que andei aqui a espreitar já percebi que isto de infecções urinárias em bébés dá "pano para mangas"... oh, meu deus, não em apetecia nada ter se submeter a minha piquena a mais exames, coitadinha...bah!)

Obrigada Spal!

Beijinhos!

spal
Inserida em: Wednesday, November 05, 2008 12:49:28 PM

Calma, vamos por partes. Primeiro convém ver os resultados da urocultura, depois é matar o "bicharoco" caso se confirme e depois investigar e vigiar.
Para além disso, o facto de ter infecção, caso se confirme, não quer dizer que tenha refluxo.
Os exames variam também em função da idade deles.
O facto de a eco estar normal, indica que se tiver infecção, está apenas na bexiga.

ONeves
Inserida em: Wednesday, November 05, 2008 2:52:24 PM

Membro desde: 1/4/2008
Olá
ainda não tinha colocado aqui a historinha da Míriam.
Em Agosto, aos 4 meses, fez infecção urinária, confirmada na UrinaII mas ainda sem lesões na eco. Tem estado a fazer Trimetropim até agora.
Ontem fomos de novo à Estefânea para consulta e vai fazer em Dezembro UrinaII, 10 dias depois cistografia e em Janeiro nova consulta.
Fui confrontada pelo facto de para a cistografia por vezes ser necessária a sedação por Midazolam (e é aqui que está a minha reticência...) será mesmo necessária a anestesia?? na informação por escrito que me deram menciona ser necessária apenas para crianças com mais de 12 anos mas o médico alertou-me para o facto de que se acriança não colaborara terá de ser sedada mesmo que seja muito mais pequena que isso, até me deram um documento para assinar no sentido de consentimento (ainda não assinei). Como foi convosco?? Foi necessária a sedação?

Temos dois bons motivos para sorrir

www.pedroemiriam.blogspot.com

O nosso parto:
http://foruns.pinkblue.com/yaf_postst249104_Parto-gemeos.aspx

És ou vais ser mãmã de gémeos? junta-te a nós http://groups.yahoo.com/group/GRUPO_DE_GEMEOS/
EliGee
Inserida em: Wednesday, November 05, 2008 3:22:44 PM

Calma, vamos por partes. Primeiro convém ver os resultados da urocultura, depois é matar o "bicharoco" caso se confirme e depois investigar e vigiar.
Para além disso, o facto de ter infecção, caso se confirme, não quer dizer que tenha refluxo.
O facto de a eco estar normal, indica que se tiver infecção, está apenas na bexiga.

PoisConfused ... mas a médica passou a eco com indicação: «para despiste de refluxo vesico-ureteral» Assim já não sei ao certo o que é que ela andou a ver...Confused Confused Confused

Mas sim, acho que agora é esperar pelos resultados e ver o que o pediatra tem a dizer.

Obrigada!

spal
Inserida em: Wednesday, November 05, 2008 3:30:50 PM

PoisConfused ... mas a médica passou a eco com indicação: «para despiste de refluxo vesico-ureteral» Assim já não sei ao certo o que é que ela andou a ver...Confused Confused Confused

Mas sim, acho que agora é esperar pelos resultados e ver o que o pediatra tem a dizer.

Obrigada!

O facto de ter dilatação renal pode ser um indicío de refluxo, mas não necessariamente. às vezes não há dilatação e não há refluxo, outras há refluxo e não há dilatação.
Em caso de infecção há quem faça eco (faz parte do protocolo) para ver como estão os rins, se apresentam feridas, dilatações, etc...Isto porque há 2 tipos de infecção urinária, cistite (bexiga) e pielonefrite (rim).
http://www.apurologia.pt/acta/4-2006/inf-urin-cria.pdf na página 3, coluna da direita.

spal
Inserida em: Wednesday, November 05, 2008 3:32:02 PM

ONeves
Inserida em: Wednesday, November 05, 2008 3:35:23 PM

[ONeves wrote:]
Foi necessária a sedação?

Não.
E foi na Estefânea? Que idade tinha?

O nosso parto:

És ou vais ser mãmã de gémeos? junta-te a nós http://groups.yahoo.com/group/GRUPO_DE_GEMEOS/
spal
Inserida em: Wednesday, November 05, 2008 3:42:36 PM

Não.

Foi no British Hospital e tinha 14.5 meses, vinha de 2 internamentos e detestava que o agarassem, pensava que o íam espetar e pôr o cateter, mas ficou bem agarrado por mim e pela auxiliar.

ONeves
Inserida em: Thursday, November 06, 2008 7:13:50 PM

Não.

Foi no British Hospital e tinha 14.5 meses, vinha de 2 internamentos e detestava que o agarassem, pensava que o íam espetar e pôr o cateter, mas ficou bem agarrado por mim e pela auxiliar.

Obrigada
Espero do fundo do coração que não seja necessária a anestesia.

O nosso parto:

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum