Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados. [Options] · [View]
spal
Inserida em: Monday, January 21, 2008 11:10:03 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 1/9/2006
Lieber,

A gamacistografia é parecida com a urocistografia radiológica, mas não implica r-x, mas sim uma máquina de radiação gama.
Fica aqui um link que explica melhor o que é:
http://www.atomedical.pt/exames/exame.php?exame_id=9

O resultado da cintigrafia no nosso caso demorou cerca de 15 dias.

Quanto à profilaxia, o Afonso manteve-a durante quase 2 anos (desde os 12 meses até aos 34.5 meses) porque tinha refluxo.

Boa sorte para a cintigrafia.

Bj

Susana e Afonso (14/09/2004)
Eu sou a gaja das
Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados
Bebés a fazer profilaxia contra infecções urinárias
Pediatria - Infecções urinárias
spal
Inserida em: Monday, January 21, 2008 1:48:55 PM

[fi wrote:]
A minha filhota teve uma infecção urinária em Outubro e agora tem que passar por todo o protocolo que esta situação requere. Já fez a eco e não acusou nada.
Em Fevereiro temos a consulta de pediatria no hospital para depois ir fazer os exames. Tento não pensar muito nisso pois acho que vai ser um pouco stressante.
Agora estamos mais concentrados no primeiro aniversário dela que é já amanhã! Very Happy
Beijinhos e boa sorte a todos os que estão a passar pelo mesmo.

Olá Fi,

Ainda bem que a eco não acusou nada. Espero que os restantes exames continuem a não acusar nada.
Já agora, parabéns pelo 1º aniversário da Leonor.

Bj

Eu sou a gaja das
Lieber
Inserida em: Wednesday, January 23, 2008 3:24:20 PM

Membro desde: 4/26/2007
[spal wrote:]
Lieber,

A gamacistografia é parecida com a urocistografia radiológica, mas não implica r-x, mas sim uma máquina de radiação gama.
Fica aqui um link que explica melhor o que é:
http://www.atomedical.pt/exames/exame.php?exame_id=9

O resultado da cintigrafia no nosso caso demorou cerca de 15 dias.

Quanto à profilaxia, o Afonso manteve-a durante quase 2 anos (desde os 12 meses até aos 34.5 meses) porque tinha refluxo.

Boa sorte para a cintigrafia.

Bj

Spal,

desculpa não ter dito nada, mas só hoje vi a tua resposta. Obrigada pelo link que deixaste acheio muito esclarecedor. É uma grande ajuda para todas as etapas que temos de passar.

spal
Inserida em: Wednesday, January 23, 2008 3:29:40 PM

Lieber,

Não tens de pedir desculpa.
Como correu a cintigrafia? O rapaz reagiu bem ou nem por isso?

Eu sou a gaja das
Lieber
Inserida em: Wednesday, January 23, 2008 3:40:59 PM

Hoje estou mais animada, o Francisco ontem foi fazer a Cintigrafia. Deram-lhe a tal injecção e mandaram-me lá estar 3 horas depois, nesse intervalo não percebi se o que aconteceu foi culpa nossa se o líquido que injectaram ajudou. Ou seja depois de injectarem o líquido, mandaram-nos ir passear com o Francisco, como tínhamos um intervalo de 2h30m, fomos ao Continente de Leiria, tínhamos de almoçar e dar o almoço ao Francisco.
Ontem esteve um dia quente e o Francisco estava bem vestido, mal chegámos ao continente começou aos berros, a chorar, pensámos que era fome demos-lhe o biberão e ele continuava aos berros, fui ao fraldário mudei-lhe a fralda tirei-lhe a roupa e deixei-o só com um pólo fininho e um casaco finhinho. Mas deixei as collants, saí e ele continuou aos berros, tirei-lhe o casaco, mas nada o calava.
Tivemos de ir embora porque estavam todos a olhar para nós, eu estava desesperada.
No carro o berreiro continuava, até que decidi tirar-lhe as collants, parámos no intermarché e lá comprámos umas meias, enquanto estava sem nada começou a acalmar. Quando pusemos as meias ele calou-se, coitadito estava mesmo cheio de calor.
O meu marido só dizia que o líquido que lhe deram devia fazer calor, será que é? Fiquei mesmo com essa dúvida, ou será que era só calor por estar vestido (ele estava mesmo muito vestido no início) ?
Bem no meio de tanta coisa má, até foi bom ter sofrido com calor, pois acabou por adormecer na altura de irmos para o exame e esteve o exame todo a dormir. Fiquei tão contente e a médica só dizia, ainda bem que ele está a dormir, é menos um stress que sofre e realmente foi.
Pelo que a médica disse em principio está tudo bem, mas agora vão ver ao pormenor, disse que depois enviavam o exame para a médica que o estava a seguir. Só me resta esperar e torcer para que este me diga que está tudo bem.
Logo que saiba novidades conto.

obrigada pelos esclarecimentos um beijinho a todas e força para as mamãs que têm de fazer estes exames com os pequenitos.

hgeraldes
Inserida em: Wednesday, January 23, 2008 8:49:41 PM

Membro desde: 3/14/2007
Olá,

Alguém sabe em que consiste o exame Cintigrafia Corporal com DMSA??????????
É que o meu repolhinho vai fazer este exame e o médico não explicou....
Doubt Doubt Doubt

Obrigada

Helena

Nunca imaginei ser possível amar tanto...... também nunca imaginei que ser mãe doesse tanto.....

"Pessoas normais falam sobre coisas, pessoas inteligentes falam sobre idéias, pessoas medíocres falam sobre pessoas!"

spal
Inserida em: Thursday, January 24, 2008 11:32:45 AM

Olá Helena,

Creio que será a mesma que o Afonso fez em Maio de 2006.
Se quiseres posso explicar-te como correu.
De qualquer forma fica aqui um link que explica de uma forma mais técnica em que consiste:

http://www.atomedical.pt/exames/exame.php?exame_id=20

Eu sou a gaja das
hgeraldes
Inserida em: Thursday, January 24, 2008 12:45:18 PM

Membro desde: 3/14/2007
Olá Helena,

Creio que será a mesma que o Afonso fez em Maio de 2006.
Se quiseres posso explicar-te como correu.
De qualquer forma fica aqui um link que explica de uma forma mais técnica em que consiste:

http://www.atomedical.pt/exames/exame.php?exame_id=20

Olá Susana,

Pensei que depois do CUMS e não fazendo refluxo, o meu menino não precisaria de mais exames.............
Podes explicar como correu o exame do teu Afonso??

Obrigada

Helena

Nunca imaginei ser possível amar tanto...... também nunca imaginei que ser mãe doesse tanto.....

"Pessoas normais falam sobre coisas, pessoas inteligentes falam sobre idéias, pessoas medíocres falam sobre pessoas!"

spal
Inserida em: Thursday, January 24, 2008 12:58:00 PM

Helena,

Antes da cintigrafia deram-lhe a injecção e depois fomos passear com ele cerca de uma hora (mas sei de casos em que fazem intervalos de 3 horas entre a injecção e o exame - vê o post da Lieber). Quando o picaram chorou o mesmo que chora quando toma as vacinas - só o tempo de o picarem, depois acalma logo.
No exame, deitaram-no na máquina, que parece uam máquina de tac, mas cortada ao meio (não é um tubo) e prenderam-no com correias. Depois eu tive que lhe segurar os braços. Como detesta estar agarrado chorou o tempo todo, mas o exame em si não é doloroso e não é invasivo. Durou cerca de 10-15 minutos.

Como o teu é mais pequenito, se calhar nem liga muito se o prenderem e nem sequer chora.

Eu sou a gaja das
Lieber
Inserida em: Thursday, January 24, 2008 10:48:28 PM

Spal,
queria só desejar as melhoras do teu Afonso (já que me esqueci de o fazer nos dois posts anteriores, como os li à pressa acabei por cometer esta falha indesculpável) Embarassed Embarassed
já agora o teu filhote ainda faz refluxo? Ainda continua em exames e com antibioticos?
Coitados de vocês já estão peritos em exames, o Afonso tem sofrido bem Crying or Very sad Crying or Very sad

spal
Inserida em: Friday, January 25, 2008 10:17:57 AM

Olá Lieber,

Felizmente o Afonso está curado do refluxo, passou com o crescimento. Tivémos essa notícia em Agosto de 2007. Por isso, já não faz antibiótico.
Infelizmente descobrimos o refluxo da pior maneira, com uma infecção renal e internamento quando ele fez 1 ano (em 2005). Como o trimetropim não lhe fazia nada (a bicharoca era resistente), teve um novo internamento passado 6 semanas. Assim que mudou de antibiótico, já não teve mais nenhuma infecção pela mesma bactéria. Teve uma cistite em Dez2006/Jan2007, mas sem consequências e que facilmente tratámos.
O rim recuperou bem das infecções e não ficou com nenhuma sequela.

No meio disto tudo os exames foram a parte menos complicada. O que foi mais difícil foi entre os 15 meses e os 21 meses, em que esteve doente várias vezes e como no caso dele sempre que tinha febre mais de 24 horas, tinha de ir ao hospital fazer análises. Houve uma altura em que algumas enfermeiras já me conhecíam.
Depois era a espera pelos resultados, sempre com receio que tivesse uma nova infecção renal, dado o historial dele.

Foi por tudo isto que achei que devia criar um espaço de partilha.

Bj

Ps - Ah, esqueci-me de dizer. Não precisas de lhe desejar as melhoras, ele já não está doente. Mas de qualquer forma, obrigada pela preocupação.

Eu sou a gaja das
Lieber
Inserida em: Friday, January 25, 2008 8:47:23 PM

Olá Lieber,

Felizmente o Afonso está curado do refluxo, passou com o crescimento. Tivémos essa notícia em Agosto de 2007. Por isso, já não faz antibiótico.
Infelizmente descobrimos o refluxo da pior maneira, com uma infecção renal e internamento quando ele fez 1 ano (em 2005). Como o trimetropim não lhe fazia nada (a bicharoca era resistente), teve um novo internamento passado 6 semanas. Assim que mudou de antibiótico, já não teve mais nenhuma infecção pela mesma bactéria. Teve uma cistite em Dez2006/Jan2007, mas sem consequências e que facilmente tratámos.
O rim recuperou bem das infecções e não ficou com nenhuma sequela.

No meio disto tudo os exames foram a parte menos complicada. O que foi mais difícil foi entre os 15 meses e os 21 meses, em que esteve doente várias vezes e como no caso dele sempre que tinha febre mais de 24 horas, tinha de ir ao hospital fazer análises. Houve uma altura em que algumas enfermeiras já me conhecíam.
Depois era a espera pelos resultados, sempre com receio que tivesse uma nova infecção renal, dado o historial dele.

Foi por tudo isto que achei que devia criar um espaço de partilha.

Bj

Ps - Ah, esqueci-me de dizer. Não precisas de lhe desejar as melhoras, ele já não está doente. Mas de qualquer forma, obrigada pela preocupação.

Ainda bem que já está tudo bem, é um grande alívio, cada vez que eles adoecem ou têm problemas só desejamos que acabe depressa e bem. Realmente fazer-lhes análises é horroroso ainda por cima com essa frequência, é mesmo para nos deixar a nós e a eles de rastos. Que bom, já está tudo resolvido.
Ainda bem que criaste este espaço, falando por mim, eu estava mesmo a precisar, já estou a desesperar e o Francisco não passou nem metade do que o teu Afonso e outros/as pequenitos/as passaram como as mamãs descreveram. É verdade a espera dos resultados dos exames é vivida cheia de ansiedade e receios e quando as coisas correm mal é desconsolante, não é fácil sujeitarmo-los a tanto sofrimento.

spal
Inserida em: Monday, February 11, 2008 2:16:04 PM

Olá

Para além do filhote da Hgeraldes, quem mais vai fazer exames este mês?

Lieber,

Já sabes o resultado da cintigrafia?

Eu sou a gaja das
ninna2006
Inserida em: Monday, February 11, 2008 3:06:30 PM

Membro desde: 2/23/2007
Olá a todas

sim a Ninni vai fazer eco dia 19
tive a ler todos os testemunhos e fico com o coração apertadinhooooooo!!
Custa tanto ver bebes tão pequenos e já a terem q passar por tanto exame......
Estou desejando q chegue esse dia......espero q esteja td normal....mas agora ja tou com a pulga atras da orelha.... mesmo se a eco der td bem temos q fazer mais exames????
bjs

spal
Inserida em: Monday, February 11, 2008 3:33:28 PM

[fi wrote:]
A minha filhota teve uma infecção urinária em Outubro e agora tem que passar por todo o protocolo que esta situação requere. Já fez a eco e não acusou nada.
Em Fevereiro temos a consulta de pediatria no hospital para depois ir fazer os exames. Tento não pensar muito nisso pois acho que vai ser um pouco stressante.
Agora estamos mais concentrados no primeiro aniversário dela que é já amanhã! Very Happy
Beijinhos e boa sorte a todos os que estão a passar pelo mesmo.

Olá Fi

Já foram à consulta?

Eu sou a gaja das
spal
Inserida em: Monday, February 11, 2008 3:41:30 PM

[ninna2006 wrote:]
Olá a todas

Estou desejando q chegue esse dia......espero q esteja td normal....mas agora ja tou com a pulga atras da orelha.... mesmo se a eco der td bem temos q fazer mais exames????
bjs

Olá

Então a moça está melhorzinha? Já acabou o AB?
Vais ver que vai correr tudo bem.
Quanto aos exames terá que ser o médico a determinar o tipo de exames a fazer. Não vale a pena estares preocupada com isso agora.
De qualquer forma, mesmo que os tenha de fazer, são exames que não são tão maus como parecem, a colheita sub-púbica deve ser mil vezes pior.

O Afonso fez os exames todos de que temos falado porque teve infecção urinária renal e tinha refluxo urinário (Refluxo vesico-uretral - RVU).

Calma e se precisares, passa por aqui.

De qualquer forma, se leres este tópico e o outro vês que a maior parte dos bébés que tiveram infecções urinárias não ficaram com sequelas, nem sequer tiveram mais do que uma. O meu filhote é uma das excepções neste grupo, não pela sequelas, que felizmente não teve, mas sim pelo n.º de infecções e porque tinha RVU.

Bj

Eu sou a gaja das
nezinha
Inserida em: Monday, February 11, 2008 4:07:24 PM

Membro desde: 8/6/2007
[ninna2006 wrote:]
Olá a todas

bjs

O Gabriel, além do antibiótico, só fez eco. O ecografista disse que devia repetir aos 6 meses, mas a pediatra disse que não havia necessidade, que só repetiria aos 12 meses, que o protocolo é assim. Até para estas coisas é "porque diz o protocolo", ou "o protocolo destas situações requere isto, ou aquilo".

Mas, na minha opinião, não importa quantos exames tenham que fazer, o importante é estar tudo bem e ficar tudo bem.Neutral

É claro que não gostamos que os nosso bebés sofram, quem gosta!????????Doubt Mas, como diz o ditado, mais vale prevenir.....................Rolling Eyes

E nós estaremos sempre ao lado deles para tentar minimizar alguma dor que causem os exames.

Beijinhos e tudo bom para todos os nossos bebés.

Minie
Inserida em: Monday, February 11, 2008 5:25:39 PM

Membro desde: 1/16/2008
Olá a todos
Pensei muitas vezes se havia de escrever o que se passou com a minha princesa, não quero de modo algum preocupar ainda mais as mães cujos filhos estão a submeter a alguns exames. No entanto, cada caso é um caso. A minha princesa foi fazer uma cistografia dia 29 de Janeiro, mas durante o exame a médica viu que algo não estava bem e mandou-nos para uma sala de ecografias. Conclusão: a argalia estava situada ao lado da bexiga! Fiquei assustada. É raro acontecer mas disseram que é possivel que tenha feito um 2º trajecto. Hoje estou muito nervosa porque amanhã vão tentar fazer o exame de novo.
Entretanto na sexta fomos fazer uma ecografia, e o médico disse que é possivel que exista alguma má formação urológica devido ao rim esquerdo ter desaparecido, e disse-nos para nos irmos mentalizando que esses casos são resolvidos com cirurgias...não imaginam como tenho andando, não consigo me esquecer do que foi dito e custa-me imenso tal como a todas voçês ver os nossos filhos tão pequeninos já a sofrer.

Afilhada: Tisabel24
Lieber
Inserida em: Monday, February 11, 2008 6:28:14 PM

Olá

Para além do filhote da Hgeraldes, quem mais vai fazer exames este mês?

Lieber,

Já sabes o resultado da cintigrafia?

Acho que já chegou ao hospital, mas ainda não me disseram nada, por isso deduzo que esteja tudo bem. Estou a aguardar que me digam alguma coisa, se entretanto não disserem nada, telefono para lá. Logo que saiba virei aqui dizer. Obrigada pela preocupação.
beijinhos

fi
Inserida em: Monday, February 11, 2008 7:52:01 PM

Membro desde: 8/2/2006
Olá spal,
Fomos hoje á consulta no HGO e correu tudo bem. Já temos os dois exames marcados. O primeiro, a cintigrafia vai ser já no dia 22. O outro só em Maio. A dra também disse para parar o trimetropin e por isso hoje já nao lhe vou dar.
Agora é mesmo aguardar.
Espero que esteja tudo bem. Eu vou dando notícias!
Beijinhos e obrigada.

Fi e Leonor
A Leonor é uma flor!

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum