Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados. [Options] · [View]
nezinha
Inserida em: Friday, February 22, 2008 5:30:58 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 8/6/2007
[hgeraldes wrote:]
Olá mamãs,

O meu repolhinho foi hoje fazer a cintigrafia renal.
Quando lhe administraram o fármaco radioactivo ele chorou tanto......... Aliás mal começei a tirar a camisola que o choro começou. Como ele é gordinho queriam administrar na mão, mas não deixei. Sei que ele tem uma veia muito boa no braço esquerdo. E lá utilizaram a porcaria do garrote, o braçito do meu menino ficou vermelhíssimo.O choro foi horrível, ficou tão vermelhinho......e todo suadinho....... mal chegou ao meu colo acalmou e acabou por adormecer.......
A injecção foi por volta das 12:00 e às 14:00 lá estivemos nós novamente para "tirar umas fotos" aos rins. Aí ele portou-se muito bem!!!!!! Palrou, brincou e sorriu......
Durante o resto do dia tive de estar atenta ao xixi.... de 30 em 30 mnts tinha de mudar a fralda, ou seja, cada xixi mudo a fralda. Convém também ele beber muitos líquidos. Coitado, ainda à pouco arrotava e saía água....... Acho que se lhe carregar na barriga até sai água pelas orelhas......
Aparentemente, disse a técnica, os rins estão bem. Agora tenho de esperar 8 dias para que o resultado vá para o processo do Maria Pia e depois tenho de tentar falar com o médico para saber o resultado. Senão só na consulta que é em Maio.......

Bjokas grandes

Helena

Olá Helena,
é sempre chato quando os nossos meninos sofrem, .............. mas se é por uma boa causa.........

Ainda bem que em principio está tudo bem com o teu pequenino. Que as noticias sejam sempre boas.

Beijinhos e força, tudo há-de correr pelo melhor.

Beijinhos para o repolhinho tambémRazz

ninna2006
Inserida em: Friday, February 22, 2008 6:55:20 PM

Membro desde: 2/23/2007
Olá Very Happy

a Ninni ja fez a eco e portou-se muito bem Very Happy
Não foi detectado nada.....ou seja, segundo a eco está tudo bem com a princesa. Agora no inicio de março temos a consulta de Nefro.....vamos ver!!!
Estou mais aliviada mas mesmo assim.......na eco n se detecta se tem lesão nos rins pois não???
Obg pelo apoio Very Happy
beijocas

Spal muuuuuuuuuuuuuuuuiitoooo obrigada pelas palavras sempre reconfortantes Wink

fi
Inserida em: Sunday, February 24, 2008 6:34:19 PM

Membro desde: 8/2/2006
Na Sexta-feira lá fomos nós fazer a cistografia directa no HGO e a Leonor portou-se bem, não chorou muito. Detectaram logo que ela tem refluxo e fui falar com uma pediatra de lá que nos disse para estarmos atentos a alguma febre que apareça sem se perceber muito bem de onde vem e caso se mantenha para irmos logo ao HGO fazer uma análise à urina.
Referiu também que em 99% dos casos o refluxo passa com a idade, para não ficar preocupada mas apenas atenta.
Manteve que não vale a pena continuar com o trimetropin mas a pediatra da Leonor é de opinião contrária.
Ainda não retomei o trimetropin mas acho que vou recomeçar. Dp dentro de 9 a 18 meses irá repetir o exame para voltar a fazer ponto de situação.
Só vos digo que estou mais aliviada por ela já ter mais de um ano pois se voltar a ter outra infecção urinária as hipóteses de sequelas são menores.
Bjs a todas e boa sorte para todos os bebés em situações semelhantes.

Fi e Leonor
A Leonor é uma flor!

spal
Inserida em: Monday, February 25, 2008 10:49:03 AM

Membro desde: 1/9/2006
[fi wrote:]
Na Sexta-feira lá fomos nós fazer a cistografia directa no HGO e a Leonor portou-se bem, não chorou muito. Detectaram logo que ela tem refluxo e fui falar com uma pediatra de lá que nos disse para estarmos atentos a alguma febre que apareça sem se perceber muito bem de onde vem e caso se mantenha para irmos logo ao HGO fazer uma análise à urina.
Referiu também que em 99% dos casos o refluxo passa com a idade, para não ficar preocupada mas apenas atenta.
Manteve que não vale a pena continuar com o trimetropin mas a pediatra da Leonor é de opinião contrária.
Ainda não retomei o trimetropin mas acho que vou recomeçar. Dp dentro de 9 a 18 meses irá repetir o exame para voltar a fazer ponto de situação.
Só vos digo que estou mais aliviada por ela já ter mais de um ano pois se voltar a ter outra infecção urinária as hipóteses de sequelas são menores.
Bjs a todas e boa sorte para todos os bebés em situações semelhantes.

´
Olá

Enviei-te PM.
Já agora deixo aqui artigo sobre o RVU:

http://docs.google.com/View?docid=dgszrg23_6drv8dk

Bj

Susana e Afonso (14/09/2004)
Eu sou a gaja das
Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados
Bebés a fazer profilaxia contra infecções urinárias
Pediatria - Infecções urinárias
spal
Inserida em: Monday, February 25, 2008 10:51:10 AM

[ninna2006 wrote:]
Olá Very Happy

a Ninni ja fez a eco e portou-se muito bem Very Happy
Não foi detectado nada.....ou seja, segundo a eco está tudo bem com a princesa. Agora no inicio de março temos a consulta de Nefro.....vamos ver!!!
Estou mais aliviada mas mesmo assim.......na eco n se detecta se tem lesão nos rins pois não???
Obg pelo apoio Very Happy
beijocas

Spal muuuuuuuuuuuuuuuuiitoooo obrigada pelas palavras sempre reconfortantes Wink

Olá

A eco pode detectar dilatação e feridas. Mas não consegue saber como o rim funciona. Isso vê-se pela cintigrafia.
Pode nem sequer ter afectado o rim e a infecção dela ter sido só ao nível da bexiga (cistite).

Bj

Eu sou a gaja das
Lieber
Inserida em: Wednesday, February 27, 2008 11:02:28 PM

Membro desde: 4/26/2007
olá a todas,

ainda não tinha tido tempo de vir aqui contar a consulta do Francisco.
Já fomos à consulta com a pediatra do hospital e já tenho a cintigrafia comigo e o relatório, e o que está no relatório é que desconfiam que o Francisco tem Duplicidade Ureteral, ou seja pelo que percebi mais ou menos, tem 2 tubos que ligam à uretra em vez de um só, pode ser uma malformação do "tubo" que liga ao rim. Vamos fazer mais um exame, mais uma vez não sei o nome e se der tudo bem a médica diz que ficamos por aqui, suspendemos o antibiótico e não fazemos mais nada, se a suspeita for positiva ele tem de ser acompanhado até aos dois anos.
Agora resta esperar que corra tudo bem.
beijinhos e obrigada por tudo
virei cá contar o final desta infecção

spal
Inserida em: Thursday, February 28, 2008 5:07:46 PM

Olá Leonor,

Tens o relatório do CMUS?
É que tendo problemas nos ureteres, o CMUS já tinha detectado, pelo menos segundo este artigo:
"A cistografia radiológica é a única que permite observar o detalhe anatómico da árvore excretora e classificar o grau de RVU como preconizado pelo International Reflux Study. Deve ser preferida no sexo masculino por visualizar a uretra e afirmar a eventual presença de válvulas da uretra posterior. É também mais fiável no diagnóstico de duplicação, ectopia ureteral com ou sem ureterocelo, trabeculação da bexiga, diverticulo da bexiga ou corpo estranho."
http://docs.google.com/View?docid=dgszrg23_6drv8dk

Espero que seja uma suspeita infundada. Se não for, espero que seja uma coisa simples de resolver.

Bj

Eu sou a gaja das
Lieber
Inserida em: Thursday, February 28, 2008 6:45:14 PM

Peço desculpa não só à Spal, mas também às outras mamãs que me têm seguido, por não responder, mas o tempo é mesmo muito pouco.
hgeraldes, desculpa não te ter respondido, mas respondi-te e quando fui enviar a internet desligou-se e apagou tudo, não tive tempo para continuar.

spal, desculpa não te ter dito nada entretanto, mas mais uma vez só consigo ter tempo p vir ler, o Francisco tem estado doente (não sei se é bronquiolite), tenho hoje pediatra às 21h. A minha internet está meio avariada, tenho aqui um fio q de vez em quando resolve não querer trabalhar e fico sem Internet.

No relatório vem o seguinte: ambos os rins apresentam parênquima com características morfofuncionais praticamente normais, se considerados isoladamente, sem defeitos sugestivos de cicatrizes.
Deve referir-se um aspecto assimétrico, tendo o rim esquerdo dimensões e actividade funcional discretamente superiores ao contralateral, com alguma irregularidade parapiélica que pode sugerir duplicidade piélica, embora duvidosa.
Poderá eventualmente justificar-se um estudo renocintigráfico com MAG3.

Função diferencial: Esq- 52,5% Dir – 47,5%.

Já não sei o que pensar...

hgeraldes
Inserida em: Thursday, February 28, 2008 10:49:45 PM

Membro desde: 3/14/2007
[Lieber wrote:]
Peço desculpa não só à Spal, mas também às outras mamãs que me têm seguido, por não responder, mas o tempo é mesmo muito pouco.
hgeraldes, desculpa não te ter respondido, mas respondi-te e quando fui enviar a internet desligou-se e apagou tudo, não tive tempo para continuar.

spal, desculpa não te ter dito nada entretanto, mas mais uma vez só consigo ter tempo p vir ler, o Francisco tem estado doente (não sei se é bronquiolite), tenho hoje pediatra às 21h. A minha internet está meio avariada, tenho aqui um fio q de vez em quando resolve não querer trabalhar e fico sem Internet.

No relatório vem o seguinte: ambos os rins apresentam parênquima com características morfofuncionais praticamente normais, se considerados isoladamente, sem defeitos sugestivos de cicatrizes.
Deve referir-se um aspecto assimétrico, tendo o rim esquerdo dimensões e actividade funcional discretamente superiores ao contralateral, com alguma irregularidade parapiélica que pode sugerir duplicidade piélica, embora duvidosa.

Olá Lieber,

Não peças desculpa!!!!!!
Eu tou à espera do resultado da cintigrafia do meu menino..... hoje nem vou dormir descansada....amanhã ligo para o hospital.
Quanto ao exame do teu menino, pelo que parece ele tem o rim esquerdo dilatado....Olha, sabes que mais?? A parte do duvidosa pos-me mais confusa ainda!!!!!!!!!!!Embarassed Embarassed
Vais ver que não é nada. É só o rim dialtado.... e com a idade tem tendência a desaparecer!!!!!!!!!!!!! Pelo menos não o mandaram tomar antibiótico/ aumentar à dose (caso ainda esteja a tomar o antibiótico).
Enfim...... tantos exames para não haver certezas.....

Bjokas grandes e doses XL de paciência

Helena

Nunca imaginei ser possível amar tanto...... também nunca imaginei que ser mãe doesse tanto.....

"Pessoas normais falam sobre coisas, pessoas inteligentes falam sobre idéias, pessoas medíocres falam sobre pessoas!"

Lieber
Inserida em: Thursday, February 28, 2008 11:24:43 PM

Olá Lieber,

Não peças desculpa!!!!!!
Eu tou à espera do resultado da cintigrafia do meu menino..... hoje nem vou dormir descansada....amanhã ligo para o hospital. Ficamos mesmo ansiosas... torcemos para que esteja tudo bem com o teu bebé.Quanto ao exame do teu menino, pelo que parece ele tem o rim esquerdo dilatado....Olha, sabes que mais?? A parte do duvidosa pos-me mais confusa ainda!!!!!!!!!!!Embarassed Embarassed pois para mim foi uma surpresa e ainda não sei o que o médico quis dizer com o inconclusivo, mas como não me foi dito a mim 8foi a esposa do meu pai que trabalha no hospital que lhe pediu para ver o exame, pois ele também dá consultas no hospital) só me resta esperar pela consulta de rotina para perguntar ao meu pediatra o que é inconclusivo, agora que falei com a pediatra do hospital, acho que o pediatra dos meus filhos quis dizer que este exame deu tudo certo mas ainda há uma certa incerteza de que esteja tudo bem, por isso terá de fazer novo exame.Vais ver que não é nada. É só o rim dialtado.... e com a idade tem tendência a desaparecer!!!!!!!!!!!!! Pelo menos não o mandaram tomar antibiótico/ aumentar à dose (caso ainda esteja a tomar o antibiótico).
Enfim...... tantos exames para não haver certezas..... pois aí é que está o problema... é que os médicos mandaram continuar com o antibiótico, mas eu como quando ele saiu do hospital depois da infecçaõ urinária não lhe foi receitado antibiótico e os exames iam dando tudo bem, achei que não devia estar a encharcá-lo em antibióticos e parei por mim. Agora estou arrependida, mas ele nunca mais teve nenhuma infecção e na próxima consulta com o pediatra vou-lhe pedir outra vez que me receite o antibiótico para lhe voltar a dar.
Bjokas grandes e doses XL de paciência (agora tenho tido mais, mas no início faltou muita, tudo dava certo e continuavam a mandar fazer exames, pus tudo em causa)

beijos para ti também, boa sorte para amanhã e calma

Helena

spal
Inserida em: Friday, February 29, 2008 12:57:05 PM

Leonor,

Não tens que pedir desculpa, eu também estou como tu, quase sem tempo e pouco venho ao fórum.
No relatório do Afonso também havia assimetria funcionais (os valores eram semelhantes aos do teu menino) e aquilo que me explicaram é que é normal haver assimetria e que estava dentro de valores normais. Só seria de investigar se os valores estivessem com outros intervalos.
Qunato à duplicidade piélica, eles apontam como duvidosa, por isso é uma suspeita sem grandes certezas. O facto de sugerirem novo exame é para terem a certeza que é uma suspeita infundada.

O Afonso teve de fazer uma vez um ecocadriograma porque estava com as medições da tensão muito altas quando teve a 2ª pielonefrite e acabou por não revelar nada.

O exame em princípio é este:

http://www.atomedical.pt/exames/exame.php?exame_id=5

Eu sou a gaja das
Lieber
Inserida em: Friday, February 29, 2008 11:19:50 PM

[spal wrote:]

Leonor,

Não tens que pedir desculpa, eu também estou como tu, quase sem tempo e pouco venho ao fórum.
No relatório do Afonso também havia assimetria funcionais (os valores eram semelhantes aos do teu menino) e aquilo que me explicaram é que é normal haver assimetria e que estava dentro de valores normais. Só seria de investigar se os valores estivessem com outros intervalos.
Qunato à duplicidade piélica, eles apontam como duvidosa, por isso é uma suspeita sem grandes certezas. O facto de sugerirem novo exame é para terem a certeza que é uma suspeita infundada. Também penso assim.

O Afonso teve de fazer uma vez um ecocadriograma porque estava com as medições da tensão muito altas quando teve a 2ª pielonefrite e acabou por não revelar nada. Bem o Afonso está perito em exames, coitado!!
Eu desconfio que o Francisco não tem nada, mas tenho de me preparar para tudo.O exame em princípio é este:

http://www.atomedical.pt/exames/exame.php?exame_id=5 Eu não tenho a certeza, mas pareceu-me ouvir falar em Gamacistografia. Mas talvez esteja errada, logo que saiba qual é digo. Sei que o exame está marcado para 25 de Março, por isso ainda falta, só me resta esperar.

beijinhos

Lieber
Inserida em: Friday, February 29, 2008 11:21:45 PM

hgeraldes: ... Eu tou à espera do resultado da cintigrafia do meu menino..... hoje nem vou dormir descansada....amanhã ligo para o hospital...
Já sabes alguma coisa?

hgeraldes
Inserida em: Saturday, March 01, 2008 10:15:18 AM

hgeraldes: ... Eu tou à espera do resultado da cintigrafia do meu menino..... hoje nem vou dormir descansada....amanhã ligo para o hospital...
Já sabes alguma coisa?

Olá Lieber

Quem me dera saber de algo.............. telefonei para o ST.º António e avisaram-me que o relatório tinha sido entregue no Maria Pia no dia 25 de Fevereiro........ até agora ainda não consegui falar com o médico do Maria Pia...Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Na segunda volto à carga!! Nem que tenha de lá ir pessoalmente!!!
Obrigada.....
Bjokas

Helena

Nunca imaginei ser possível amar tanto...... também nunca imaginei que ser mãe doesse tanto.....

"Pessoas normais falam sobre coisas, pessoas inteligentes falam sobre idéias, pessoas medíocres falam sobre pessoas!"

spal
Inserida em: Monday, March 03, 2008 1:41:57 PM

http://www.atomedical.pt/exames/exame.php?exame_id=5 Eu não tenho a certeza, mas pareceu-me ouvir falar em Gamacistografia. Mas talvez esteja errada, logo que saiba qual é digo. Sei que o exame está marcado para 25 de Março, por isso ainda falta, só me resta esperar.

beijinhos

Bom, a Gamacistografia o Afonso também fez Rolling Eyes Aliás, eu perdi a conta a todos os exames e consultas. Então análises à urina nem se fala.
Pus o link porque como falaste em renograma, pensei que fosse esse.
Quando tiveres então certeza do exame e precisares de alguma coisa, falamos.

Bj

Eu sou a gaja das
spal
Inserida em: Monday, March 03, 2008 1:42:55 PM

Já sabes alguma coisa?

Olá Lieber

Quem me dera saber de algo.............. telefonei para o ST.º António e avisaram-me que o relatório tinha sido entregue no Maria Pia no dia 25 de Fevereiro........ até agora ainda não consegui falar com o médico do Maria Pia...Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Na segunda volto à carga!! Nem que tenha de lá ir pessoalmente!!!
Obrigada.....
Bjokas

Helena

Vais ver que está tudo bem.
Estou a torcer por isso.

Bj

Eu sou a gaja das
Lieber
Inserida em: Monday, March 03, 2008 10:15:19 PM

beijinhos

Bom, a Gamacistografia o Afonso também fez Rolling Eyes Aliás, eu perdi a conta a todos os exames e consultas. Então análises à urina nem se fala.
Pus o link porque como falaste em renograma, pensei que fosse esse.
Quando tiveres então certeza do exame e precisares de alguma coisa, falamos.

Bj

Logo que saiba que exame é digo-te. Obrigada
beijinhos

hgeraldes
Inserida em: Wednesday, March 05, 2008 6:43:14 PM

Olá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Telefonei, novamente, hoje para o Maria Pia. Finalmente consegui saber o resultado da cintigrafia: Tudo Normal, exame O.K.!!!!!!!!!
IIIIIIIIIIIIIIIIUUUUPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Agora convém vigiar com ecografia de 6 em 6 meses...

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

I Feel happy!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bjokas

Helena

Lieber
Inserida em: Wednesday, March 05, 2008 10:25:58 PM

Olá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Telefonei, novamente, hoje para o Maria Pia. Finalmente consegui saber o resultado da cintigrafia: Tudo Normal, exame O.K.!!!!!!!!!
IIIIIIIIIIIIIIIIUUUUPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Agora convém vigiar com ecografia de 6 em 6 meses...

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

I Feel happy!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bjokas

Helena

BOA!!!!!!!!!!!
haja alguém com óptimas notícias
Smile Smile Smile Smile

Fico muito contente por vocêsVery Happy Very Happy Very Happy

beijocas grandes

spal
Inserida em: Thursday, March 06, 2008 1:55:28 PM