Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Mães de Setembro-Outubro 2008 [Options] · [View]
carladelca
Inserida em: Sunday, August 31, 2008 7:37:53 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 5/6/2008
Olá mamãs! Boa tarde!

Fico contente que tenham novidades fresquinhas, ou seja, rolhões a sair! Assim mesmo é que é! Smile Ando cada vez mais ansiosa, pois duas mamãs que moram aqui ao pé de mim, também estão a levar camainho - uma já teve o seu rebento e outra está a perder o rolhão e com contrações.

anabf... nervosa? BEijocas e muito boa sorte!

dacar... fiquei com pena de não ter ido até santa cruz... é tao pertinho!!! Podia ter ido distrair-me, mas nem me lembrei! Fica para a próxima!

Susanna, parabéns para ti pelas 35 semanas e para mim pelas 34 semaninhas!

Madrinha Judith... está mesmo quase!!! Vamos lá a isso!

Hel, a minha princesa tb se mexe menos... muito menos! friends deve ser normal!

susana 32 - ainda bem que estás melhorzinha! Beijocas!

Mari... como foi o fim de semana, sem maridão!?

Quanto à abertura do tópico na pediatria, acho a ideia da susanna original e não tenho melhor! Quanto à pessoa que o deve abrir... se ninguém o abrir até lá... penso que a anabf, quando chegar do Hospital é uma boa pessoa para o fazer! Na primeira página poderiamos colocar o nome da mamã, do pimpolho, data de nascimento, peso e altura ao nascimento! O que acham?

Madrinhas:Judith e susat4
Afilhadas: aispdias - o Tomás nasceu a 28/09! bebecas_07 -o Hugo nasceu a 09/09 (é um pequeno muito forte, como a mãe)! Anocas22 - o Rodrigo nasceu a 10/09!Anita78 - será mamã em Julho de 2009! eclipse - o Afonso nasceu a 01/10! MATS - o Tiago nasceu a 11/10!
dacar
Inserida em: Sunday, August 31, 2008 7:45:15 PM

Membro desde: 3/8/2008
[carladelca wrote:]

dacar... fiquei com pena de não ter ido até santa cruz... é tao pertinho!!! Podia ter ido distrair-me, mas nem me lembrei! Fica para a próxima!

Quanto à abertura do tópico na pediatria, acho a ideia da susanna original e não tenho melhor! Quanto à pessoa que o deve abrir... se ninguém o abrir até lá... penso que a anabf, quando chegar do Hospital é uma boa pessoa para o fazer! Na primeira página poderiamos colocar o nome da mamã, do pimpolho, data de nascimento, peso e altura ao nascimento! O que acham?

Realmente foi uma pena não teres ido, pois estava mta gente e uma noite bastante agradavel comparada com a tarde que parecia que ia chover. Agora só no proximo mes de Julho e Agosto 2009.
Mas tambem faço as feirinhas da Lourinhã no ultimo sabado de cada mes, pode ser que ainda nos vejamos algum dia embora agora não vá tão depressa, mas penso que lá para a primavera regresse.

Isso do tópico acho fantastico! concordo a 1000% Smile e com as informações dos nos pimpolhos/as

MADRINHA - Nokas4
AFILHADAS
- Taniab-DPP 23 Setembro - JOANA já nasceu 07/09/08 3.310kg
-MarthaKristina DPP 26 Outubro - LARA já nasceu 29/10/08 3.760kg

O meu artesanato www.caracol-azul.blogspot.com

Barrigas de Amor- a minha familia Very Happy

A razão da minha existência

Lista das mamãs de Setembro - Outubro de 2008
Beloved babies de Setembro/Outubro de 2008
carladelca
Inserida em: Sunday, August 31, 2008 7:50:37 PM

Membro desde: 5/6/2008
Mamãs... uma coisinha que tenho estado a pensar... os antigos contavam nove luas a partir do momento que o bebé era feito, ou a partir da data da última menstruação? Eram são luas novas ou cheias? Ou ambas servem?

Bj

agora não sei se me fiz entender!d'oh!

Madrinhas:Judith e susat4
Afilhadas: aispdias - o Tomás nasceu a 28/09! bebecas_07 -o Hugo nasceu a 09/09 (é um pequeno muito forte, como a mãe)! Anocas22 - o Rodrigo nasceu a 10/09!Anita78 - será mamã em Julho de 2009! eclipse - o Afonso nasceu a 01/10! MATS - o Tiago nasceu a 11/10!
pmacamano
Inserida em: Sunday, August 31, 2008 8:25:49 PM

Membro desde: 2/24/2008
Mamãs... uma coisinha que tenho estado a pensar... os antigos contavam nove luas a partir do momento que o bebé era feito, ou a partir da data da última menstruação? Eram são luas novas ou cheias? Ou ambas servem?

Bj

Carla, nao sei se ambas servem, mas sei que são ciclos de 28 dias e que os bebes podem nascer entre a 9ª e 10ª lua, sendo que nascem 3 dias antes ou depois de cada lua.

Ás 35 semanas Ás 37 semanas

Madrinha: Anabf e MATS
Afilhadas: Tristina,Vandicha, MATS e manso.joana
Afilhados virtuais: Hugo (filhote da Bebecas)
Beloved Babies de Setembro/Outubro

Mfiuza
Inserida em: Sunday, August 31, 2008 8:37:30 PM

Membro desde: 4/9/2008
Ola a todas!
Tambem concordo com o nome do tópico, os dados dos pinpolhos, e de quem deve abrir o mesmo. por mim concordo com tudo.

Parece q ta quase, já nao consigo dormir nada, cada vez q me viro na cama tenho uma dor muito forte na virilha esquerda que até fico paralizada....

Madrinha ainda bem que te sentes melhor...

carladelca nao entendo nada das luas, desculpa mas nao te posso ajudar. so sei q amanha é lua nova, dia 8 quarto crescente, dia 16 lua cheia, 23 quarto minguante e dia 30 lua nova.

vamos a ver se chego a lua cheia..... a minha DPP é dia 18 não sei se o simao tem vontade de esperar, já so se mexe mesmo umas 15 vezes cada 12 horas, anda mais calmo ou melhor apertadinho.....

catarinalr se a analise streptococcus é aquela do cotonete gigante a mim tb deu positivo. nao me falaram nada da epidural só que tenho de fazer um tratamento de 4 horas antes do simão nascer...

Beijo grande para todas grouphug

bem agora tenho de sair daqui pq o papa tb quer usar o computador!!!! Whistle Whistle Whistle Whistle

Madrinha Susana3
pmacamano
Inserida em: Sunday, August 31, 2008 8:55:49 PM

Estava aqui a escrever a minha sebenta quando percebi que o bebe estava a reagir ao som das teclas!!!!chick Será que por ele estar taõ habituado a ouvir-me mexer no pc e a dar aulas que são sons que ele gosta? Também passo a vida a cantar e, ás vezes, a dançar e a brincar com as cadelas...será que isso vai influencia-lo de alguma forma?
Ai, Ai...já começo a ter saudades da barriga...

dacar
Inserida em: Sunday, August 31, 2008 9:24:49 PM

Bj

Sempre ouvi dizer que eram luas novas, mas como nunca liguei mto a isso não tenho bem a certeza.
Carladelca advinha o que tive a fazer agorinha mesmo??........mmmmm ARROZ DOCE. Tou só espera que arrefeça para o provar. Foi a receita da minha mãe, vamos ver se calha bem eat

A Dânia está num alvoroço aqui dentro que me magoa imenso, será normal! é que se continua assim daqui pouco fura-me a barriga com tanta força que ela espeta julgo eu os pés.

Agora vou passar um pouquito a ferro Uupiiiiii............bah BangHead mas tem de serangry

Beijocas

MADRINHA - Nokas4
AFILHADAS

pmacamano
Inserida em: Sunday, August 31, 2008 9:31:30 PM

Digam-me uma coisita: alguem ja fez a cama do bebe? É que nao sei quando devo por os lençois e assim na cama.Question Confused

claudia067
Inserida em: Sunday, August 31, 2008 10:40:48 PM

Membro desde: 1/15/2008
[pmacamano wrote:]
Digam-me uma coisita: alguem ja fez a cama do bebe? É que nao sei quando devo por os lençois e assim na cama.Question Confused

Oi, eu montei o berço, mas sem lençóis. Esses, coloco no dia que voltar para casa!!

~~ Beloved Babies de Setembro/Outubro 2008 ~~

">http://
dacar
Inserida em: Sunday, August 31, 2008 10:51:26 PM

[pmacamano wrote:]

Eu tambem tenho tudo montadinho e nos sitios, mas pôr os lençois só mesmo no dia em que o bebé vier para casa.

Agora vou descansar, pois tenho os pés doridos de tar a passar ferro.

Beijocas

MADRINHA - Nokas4
AFILHADAS

MATS
Inserida em: Sunday, August 31, 2008 11:37:43 PM

Membro desde: 5/14/2008
Ola mamas!!!

Tem sido dificil aparecer por aqui mas hoje ca estou eu e ja vi k ha mtas novidades.

Parabens as mamas dos apressadinhos! espero k tenha corrido tudo bem.

Quando fiquei gravida a avo do meu namorido falou-me em nove luas cheias.

Quanto a cama do bebe, segundo os antigos, nao é bom fazer a cama antes deles nascerem, a cama deve ser feita no dia em k vao pra casa. sei k sao supertiçoes mas eu prefiro nao correr riscos e vou cumprir a risca.

Mas falando agora de mim...

Ando num turbilhao de pensamentos, sentimentos, duvidas e sinceramente nao sei o k fazer e/ou pensar. Sinto-me nervosa, angustiada,mas principalmente ansiosa e revoltada, pk infelizmente no nosso pais é preciso ter alguma disponibilidade financeira pra se ter um acompanhamento medico a serio. Nao gosto, nem confio no medico ( medico de familia ) k me tem seguido a gravidez, nunca prestou mta atençao e so me passou para o hospital as 30 semanas resultado a primeira consulta com a obstetra é so as 37 semanas. Nao sei nada em concreto sobre o meu filho e axo k a consulta é muito tarde. Desde k tive a ameaça de parto k tenho tido contracçoes mas noto-as cada vez mais frequentes. O k é k hei-de fazer? Alguem me sabe dizer? Eu tenho a minha cabeça numa confusao tao grande... Cada dia k passa sinto k é pior. Aptece-me xorar, mas ao mesmo tempo nao consigo.
Desculpem a confusao mas ja nao sei nada, alguem me consegue ajudar?

bjinhos!!!

arkblue">O Tiago nasceu no dia 11-10-2008 com 50cm e 3320g. É o menino dos meus olhos.

Madrinha : carladelca
pmacamano

Afilhada: pmacamano
Lara13
Inserida em: Sunday, August 31, 2008 11:46:41 PM

Membro desde: 8/2/2007

Olá mamãs lindas!! Obrigado pelas respostas, vou tentar ver então no Jumbo, na feira nao me lembrei, nao sei se dará para ir a alguma, queria ter tudo pronto esta semana.

A Oshyo costuma ter coisas tao giras mas nao encontrei nada aberto ou que dê, a maior parte é tudo muuuuito curto, tipo noites loucas e nao noites numa maternidade entendem..?

Ai, ai, rolhão mucoso, as horinhas a chegar, voces estao a por-me nervosa!!!Confused o meu humor nao anda nada bom e tou a ficar muito nervosa, tenho medo de me desorientar agora que falta tao pouco...

Bjokinhas e boas horinhas e curtas para quem está mesmo quase Smile

[/url)

Madrinha e Afilhada: Shiva Bebé LARA
Susana32
Inserida em: Monday, September 01, 2008 12:24:17 AM

Membro desde: 8/25/2007
Hoje vim so mesmo dar um beijihno rapido rapido, hoje acordei as 06.40 da manha com dores q até um grito dei d'oh!, nao vou abusar de estar sentada. Durante o dia nao tive nada, graças a Deus, tb, sempre deitadinha, o maridinho comprou-me um jogo de estrategia, e faz o almoço Very Happy Hoje o jantar arrisquei eu.

Amanha vou ao GO, tentar perceber o q sao estas dores (isto nao me parece nada normal, dá-me ideia q 20 a 20 minutos já tive dores suf para ter um parto, e com epidural maravilha (pode ser q o panico passe) e a ver se se acelera a data de nascimento. (Vou tb dizer-lhe q tenho medo que ao nascer me provoque estas dores (nao sei como é q isto funciona e estas misturadas com as outras d'oh!

Amanha venho dar novidades e espero q boas Very Happy

smooch

friends

Madrinha - Susanna DPP 05/10 - Nasceu no dia 06/10 às 17.22 (parabéns)
Afilhada - Mfiuza DPP 17/09 - Nasceu no dia 16/09 às 6.15 da manhã (parabéns)
Hel
Inserida em: Monday, September 01, 2008 7:41:37 AM

Membro desde: 5/9/2008
anabf:
está tudo a torcer por ti!!!! Alguma tem de ser a 1ª!

dacar:
estive mesmo para passar em Sta Cruz este fim-de-semana. Mas, não gosto muito de lá ir nessa altua, há sempre mais confusão, mais gente. Passei lá grande parte da minha adolescência e juventude! Mas, esta semana devo um saltinho à praia!

Susanna:
parabéns a nós pelas 35 semanas! Estamos as 2 mesmo com tempos semelhantes!!! Quero tanto que chegue depressa o dia 18 para ver se a piolha continua sentadinha. Mas, tenho de me aguentar...

Judith:
quase... quase.... força! friends

Carladelca:
gostei da tua idéia para o tópico pediatria. Quanto à outra questão, a das luas:

Tanto quanto sei contam-se 9 luas a partir da data da concepção do bebé.

A minha foi concebida algures na semana de 7 Janeiro – Lua nova – está prevista para dia 4 Outubro – são 9 luas novas até lá ( a última é em 29 Setembro).
Tens aqui um calendário lunar para te facilitar a contagem! Wink
http://www.lacquaproject.com/front/index.php?page=calendario-da-lua-2008

Catarinalr
mais um rolhão ao ar! Very Happy
A minha análise também deu positivo. A GO não me disse nada em relação à anestesia. Apenas tens de ser tratada antes do parto ocorrer, para que não haja contacto do bebé com o dito bicharoco no canal de parto.
Se fizer cesariana, o perigo de contagio é menor mas, também terei de ser tratada porque pode haver ruptura das membranas.

Vai correr tudo bem. Temos é de ser tratadas na altura.

claudia067:
boa sorte com a consulta!

Susana32:
esperamos novidades da tua consulta!

tópico na pediatria:
gostei da idéia da Susanna e das que a carladelca acrescentou!

Às restantes meninas um grouphug. Mais uma semana à nossa frente.
Estou desejosa que chegue dia 18 para ver em que posição está a piolha o que vai acontecer.

A Leonor nasceu, de cesariana, a 24 Setembro, às 38s + 4d.
| |

Madrinhas:
Cat80 - A valente Lúcia veio ao Mundo a 04/09
Mfiuza - O Simão chegou a 16/09

Afilhadas:
Lucy80 - DPP 27 Janeiro
meninapekinina - A Luna nasceu a 19/09
Afilhado virtual: O lutador Hugo da Bebecas, nasceu a 09/09
Susanna
Inserida em: Monday, September 01, 2008 10:36:21 AM

Membro desde: 5/22/2008
Olá meninas. Tive uma noite fixe,excepto das 4.00 às 5.00. Pois andei a pé pela casa de um lado para o outro com umas malditas areias a incomodarem-me a uretra,mas depois de beber muita agua e ir de novo ao wc, lá saíram algumas para a sanita. Parecia que tinha vindo da praia. Entretanto fiquei desperta,mas acabei por tomar um comprimido para dormir e pimba, foi até às 10.00. Nada mau,estou satisfeita.

Então e meninas dos rolhões,como estão? E mais rolhões, temos ou não? Isto está uma emoção!!!

Fiquei contente de gostarem do novo nome que sugeri para o tópico. Estou de acordo que seja a anabf a abri-lo.

Querida madrinha, que achas? Acho que talvez devias de abri-lo já hoje que é dia 01Setembro e depois vais lá plantar o teu nomezito e pormenores quando vieres para casa com o teu pimpolho. Não sei, que achas?
E como estás? Como te sentes linda? Imagino. Mas conta lá.

Susana32 - Que dores são essas linda? Tu vai mas é ao hospital. Fiquei preocupada com o teu relato desta noite.
Beijoca para ti.

ButterflyKitty - Onde estás afilhada? Não te leio. Está tudo bem?

Um beijinho grande para as meninas todas. Este mês reina o nosso tópicobanana banana

DPP – 05Outubro
MADRINHA - anabf
AFILHADAS - Susana32 e ButterflyKitty
"/>

DPP – 05Outubro Nasceu a minha linda princesa Amy - 06 Outubro

MADRINHA - anabf - Nasceu o Rodrigo no dia 03/09

AFILHADAS - Susana32 - Nasceu o Tiago dia 22/09 ~~ nicinha - Nasceu a Laura dia 25/09
sweetyfeisty - Nasceu o Fernando dia 30/09 ~~ ButterflyKitty - Nasceu a Catarina dia 14/10 ~~ Lili80
-Nasceu a Margarida dia 25/10

"/>

BELOVED BABIES SETEMBRO/OUTUBRO 2008

LISTA MAMÃS SETEMBRO/OUTUBRO 2008

anabf
Inserida em: Monday, September 01, 2008 10:59:42 AM

Membro desde: 3/24/2008
Olá lindas

Obrigada pelas palavras estou deveras emocionada, muito obrigada mesmo.

A minha consulta é só às 15.30, por isso devo vir cá depois dar as novidades, por mimi ia já esta noite p o hospital p tero Rodrigo amanhã...vamos lá ver o que a médica me diz.

Em relação ao abrir o tópico, não me imporo nada de abrir, e posso já abrir hoje, pois é dia 1 de Setembro e posso já colocar lá os nomes das mamãs que já tiveram os apressados, não sei se repararam a Sofia. que tinha DPP para hoje teve o seu bebé ontem.

Vou andando por aqui até à hora de almoço.....joquinhas

Mamãs de Setembro-Outubro 2008 /Beloved Babies de Setembro/Outubro de 2008
Madrinha - dbreves (o António nasceu dia 26/9 com 2630 gr e 49 cm
Afilhadas - pmacamano (o Leonardo nasceu dia 16/10 às 14.32 com 3215 gr e 47 cm) e Susanna (a Amy nasceu dia 6/10 às 17.22 com 2830 gr e 48 cm e Afilhado: o valente Hugo
36 Sem. A Tuxa
vandicha
Inserida em: Monday, September 01, 2008 11:23:27 AM

Membro desde: 3/22/2008

Bom dia barrigudas giras........

Não tenho passado por cá...... com o maridão ao pé de mim....não tenho tempo...desculpem, mas já tinha tantas saudades.....que não o largo!! lolololololol

Agora de manhã estive a ler tudinho, mas não me organizei por forma a responder a cada uma individualmente!!!

à excepção da anabf - - princesa, lá vais hoje para a consulta em que a GO vai ditar as regras..... Que bom!!!! Que tenhas depressa o teu Rodrigo nos braços...é tudo o que te desejo!
Quanto ao facto de seres tu a abrir o tópico da Pediatria, acho excelente......Concordo!! Very Happy Very Happy

Carla - deves estar no centro de emprego né??? Que seca.....mas boa sorte!!!

Susana32 - é hoje a consulta com o GO? Espero que sim, para vermos o que é isso amiga.......

Afinal ainda me lembro de algumas hã??????

Smile Smile

A todas as meninas que perderam o rolhão mucoso...... talvez esteja para breve....TUDO DE BOM!!!!!!

Susana - essas malditas continuam a fazer dorzecas e a sair né?????

Confused Confused Confused

Agora eu..... vou amanhã ao GO....vamos ver!!! Continuo apreensiva com a minha tensão (se bem qu tem estado melhor e controlada), mas se Deus Quiser há-de estar tudo bem!!!
Acho que amanhã o GO vai marcar a data......estou num misto de ansiedade com medo.....sei lá.....

Ainda me falta comprar as fraldas para levar para o Hospital, e um soutien de amamentação para mim.....

Falta tb fazer a malota...... Very Happy

Mts e mts beijinhos

Mãmas de Setembro - Outubro de 2008

Madrinha - mina25 e pmacamano

Afilhada - Lili80
Susanna
Inserida em: Monday, September 01, 2008 11:35:31 AM

Membro desde: 5/22/2008
[anabf wrote:]
Olá lindas

Obrigada pelas palavras estou deveras emocionada, muito obrigada mesmo.

A minha consulta é só às 15.30, por isso devo vir cá depois dar as novidades, por mimi ia já esta noite p o hospital p tero Rodrigo amanhã...vamos lá ver o que a médica me diz.

Em relação ao abrir o tópico, não me imporo nada de abrir, e posso já abrir hoje, pois é dia 1 de Setembro e posso já colocar lá os nomes das mamãs que já tiveram os apressados, não sei se repararam a Sofia. que tinha DPP para hoje teve o seu bebé ontem.

Vou andando por aqui até à hora de almoço.....joquinhas

Queremos novidades logo que voltares. Entretanto acho uma optima ideia de abrires já hoje e pores lá os mais apressados.

Sofia. - Parabens seus apressados !!! balloons balloons

Vandicha - Welcome back !!!! É verdade, as minhas malditas lá vão incomodando mas saindo aos poucos. Já não sei o que é viver sem mal estar,mas depois passa.
Beijinhos

DPP – 05Outubro
MADRINHA - anabf
AFILHADAS - Susana32 e ButterflyKitty
"/>

DPP – 05Outubro Nasceu a minha linda princesa Amy - 06 Outubro

MADRINHA - anabf - Nasceu o Rodrigo no dia 03/09

AFILHADAS - Susana32 - Nasceu o Tiago dia 22/09 ~~ nicinha - Nasceu a Laura dia 25/09
sweetyfeisty - Nasceu o Fernando dia 30/09 ~~ ButterflyKitty - Nasceu a Catarina dia 14/10 ~~ Lili80
-Nasceu a Margarida dia 25/10

"/>

BELOVED BABIES SETEMBRO/OUTUBRO 2008

LISTA MAMÃS SETEMBRO/OUTUBRO 2008

ButterflyKitty
Inserida em: Monday, September 01, 2008 11:38:50 AM

Membro desde: 8/23/2008
Olá a todas as mamãs!! Como foi esse fim de semana?
Pelo que li houve grandes progressos para algumas mamãs,ainda bem, mais nascimentos não tarda nada Smile
Deste lado, um fim de semana calminho, com a pimpolha a fazer as suas habituais sessões de "surf" na barriga da mãe (adoro!!), noites mais ou menos bem dormidas, claro com idas ao wc...
Madrinha Susanna, estou bem Smile Ao fim de semana é quando posso estar mais com o marido e aproveitar todos os miminhos que ele pode dar a mim e à pimpolha, por isso não dei notícias.
Esta semana vou fazer eco, mas axo que na mesma nãovai dar para ver a cara da minha borboletinha, estou convencida que a grande surpresa, só no dia.
Essa questão das luas quem está sempre atenta é a minha mãe, que até já me disse que se a neta não nascer a 29 de Set, há-de ser lá para 7 de Out, que é por causa da lua, por isso, não sei.... há-de ser quando Deus e a borboletinha quiserem Smile
Hoje é mais um dia de lavar roupinha, por isso, a todas as mamãs, um dia feliz Smile
Bjs! Carla

DPP: 09 de Out
Madrinha: Susanna

www.a-nosa-estrela.blogspot.com
Mari1950
Inserida em: Monday, September 01, 2008 11:47:42 AM

Membro desde: 2/26/2008
Bom dia a todas!

Ainda não tive tempo de me actualizar porque estou cheia de trabalho e em casa não tenho computador que avariou, espero que esta semana fique pronto...

Fui buscar as minhas análises... a da glicémai está mesmo nos limites.... depois de 1 hora deu 128 e o valor de referência é 130... será que o médico me vai mandar fazer mais alguma análise???? De resto pareceu-me tudo bem.

Logo tenho consulta... estou uma pilha de nervosssssssssssssssd'oh! d'oh! d'oh! Depois venho dar novidades....
Espero que estejam todas bem uma vez qu enão tive tempo de ler nada para trás... vou tentar ver antes do almoço.

Beijinhos até já

Madrinha: Susat4

Afilhadas
: Susat4, Smiley Marta e Catarinafal

MAIS UMA AFILHADA!!!!!!: Teresa, DPP 31 de Outubro, vai ser mamã de uma Ana Carolina!!!!

O Santiago nasceu dia 7 de Outubro, às 21h00, com 3.300kg e 50 cm de parto normal (com uma pequena ajuda de forceps!)

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum