|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 9/19/2007 Mensagens: 321
|
Flor de Lótus... eu compro, isto é ... troco Se ela não fala com os filhos, não vai a casa deles porque acha que é uma socialite.... então é muito fixe!!!! Fixe, fixe é qd deixam de falar connosco e não fazem visitas - se é o teu caso - eu compro!!!!
|
|
Membro desde: 8/10/2007 Mensagens: 201
|
|
|
Membro desde: 7/2/2007 Mensagens: 2,525 Localização: Carcavelos
|
Bem meninas... ontem fui fazer visita de médico lá a casa dela... assim "cumpria a obrigação" e era muito pouco tempo... Quando fui dar de mamar, desta vezão saiu mesmo de lá... mas eu não tinha reparado que ela la continuava (eu estava apaixonada a olhar para o filhote, e nem reparei) quando dei conta fiz uma cara (acho que devo ter espumado pela boca) e ela foi-se logo embora... O rodrigo tem os 2 dentinhos de baixo a rebentarem... e comentámos isso com a minha sogra: "Ah que bom!!! Mas então vai deixar de mamar, não é!?!?" Deu-me vontade de dizer "o seu filho sempre teve dentes (dd que o conheço) e sempre mamou na minha mama..." mas depois achei melhor ficar calada, e depois responder, "ele não mama com os dentes, mama com a lingua" e nisto só lá fiquei 10 minutos, porque apareceu um colega nosso para nos entregar o convite para o casamento deles... bendita a hora!!! Olhem... muito sinceramente não acredito muito nessa de "educar a sogra" porque eu desde inicio, que nunca lhe fiz mal, nem lhe dei razões para ela ser assim... ela simplesmente é uma ressabiada, pois não consegue imaginar o filho dela comigo... temos pena!!! É mesmo do feitio dela... Em relação a ela ter levado a minha foto à bruxa, eu ja disse ao meu marido e jurei por tudo o que me é mais sagrado... se eu algum dia venho asaber que ela levou a foto do Rodrigo à bruxa, ela NUNCA MAIS VÊ O NETO... mas acreditem... porque se for preciso eu emigro para bem longe!!! Eu juro, e prometo aqui ao meu filho, que se ele nunca me pedir opinião sobre a namorada, eu não vou dar, e vou tentar (mesmo que não goste dela) encontrar todos os pontos positivos da rapariga e fazer deles a definição dela! Bjinhos a todas!

|
|
Membro desde: 4/1/2008 Mensagens: 3,434 Localização: Aveiro
|
[Deinha wrote:][catbiz wrote:]Flor de Lótus... eu compro, isto é ... troco Se ela não fala com os filhos, não vai a casa deles porque acha que é uma socialite.... então é muito fixe!!!! Fixe, fixe é qd deixam de falar connosco e não fazem visitas - se é o teu caso - eu compro!!!! Subescrevo!!! Não há nenhuma técnica pra que isso aconteça sem que os nossos gajos fiquem tristes/zangados connosco?? Aceito sugestões!! No meu caso tenho sorte, porque ele próprio diz que tê-la com ele, nem dada! (A mãe)
|
|
Membro desde: 4/13/2008 Mensagens: 116 Localização: montijo
|
boas isto das sogras tem muito q se diga...mas mais vale n tentar dar muita importancia q ainda damos em doidas  falar é facil ne? mas ao menos ainda nos vamos rindo de algumas situaçoes (isto depois de passarmos p elas claro..ou entao as vezes ficamos c raiva de n respondermos de certa forma ou n reagirmos de maneira diferente...isto porque nunca estamos a espera de algumas situaçoes mas enfim...isto pelo menos acontece comigo... e do q mais me irrita é q n aturo nem uma decima da minha mae  ) um grande beijinho para todas e vamos continuando a partilhar estes lindos momentos c as nossas queridas sogrinhas

|
|
Membro desde: 6/25/2007 Mensagens: 3,809 Localização: perto de lisboa
|
[Deinha wrote:][catbiz wrote:]Flor de Lótus... eu compro, isto é ... troco Se ela não fala com os filhos, não vai a casa deles porque acha que é uma socialite.... então é muito fixe!!!! Fixe, fixe é qd deixam de falar connosco e não fazem visitas - se é o teu caso - eu compro!!!! Subescrevo!!! Não há nenhuma técnica pra que isso aconteça sem que os nossos gajos fiquem tristes/zangados connosco?? Aceito sugestões!! miga eles ficam sempre! o meu nem te digo nada,nunca discuti com ele,desde que o meu rapaz nasceu por causa da mae dele(pq n gosto das atitudes dela)imaginas o que vem a seguir. mas eu ja lhe disse n discuto com ele por causa seja de quem for. ate deixo a mae pegar nele,pois se n pega morre. o tomás é um menino que ainda dorme muito de dia ,se n dorme fica chato e ela dz sempre tá sempre a dormir,só querm ele a dormir n percisa de dormir aiiiiiiiiiii o que eu tenho de aguentar calada para n me chatear
 madrinhas: luciaamaro,mamaaflita,syrafilhadas: mama aflita ( ALVARO MIGUEL ) nasceu no dia 20/12/07 Playmobil ( FRANCISCO ) nasceu dia 3/1/08 SallY ( Santiago) syr ( SARA ) nasceu no dia 31/01 Rumar(benedita) nasceu dia 28 de abril rosinhas (ines) nasceu no dia 17 de abril Dulce74 dpp 25/05/08 (Daniel) 27 de maio palsilva- Beatriz nasceu no dia 4/07/08 Rafaela1984 dpp 21 de julho (LEANDRO) sun14 dpp 8 de agosto menina ( Carlota ) ladycipriana 7 de setembro susat4 (susana) dpp 19 de Setembro Rodrigo ou ?? Lisa-e-Matilde ( Matilde) 11 de outubro ana_doe81 19novembro ( GIL ) anagomes11 16/01/2009 cvferreira 2 Positivos no dia 03.05.2008 dpp Ana Rosa dpp provavel 4/1/09 ( Beatriz ) Lpereira dpp provavel 28/12/08 ou 01/01/09 menina matilde Cataryna
afilhadas TreinantesSá Treinante,Sugarpops,Vs,Sonya_Carmo nosso topico(saudades)
|
|
Membro desde: 12/31/2007 Mensagens: 142 Localização: Algarve
|
|
|
Membro desde: 3/19/2008 Mensagens: 478 Localização: Porto
|
A minha não é má, não xateia e está sempre preocupada qd vou lá a casa se já comi, se quero comer, se gosto disto ou daquilo Mas às vezes tem umas pérolas: - Vira-se para o meu namorado e tem a fantástica ideia de lhe pedir pa ele comprar uma casa em nome dele, iam todos viver para lá e quando nós nos casassemos ela saía...resposta do filho: "Nem pensar, quando chegasse a altura tu não saías!!" Eles não têm uma boa relação, até porque parece que só sabem falar aos berros...vamos ver como as coisas correm daqui para frente...
Sandra   
|
|
Membro desde: 11/9/2007 Mensagens: 107 Localização: Lisboa
|
Olá,
Desculpa, mas realmente é hilariante.
Ainda não tive a (in)felicidade de passar por nada disso pq o pimpolho ainda não nasceu, passei realmente por outras situações, mas como sou uma rapariga que não gosta de aguentar...coloquei os pontos nos iii's logo no segundo ano de casamento, e já lá vão 12.
Mas estou a ver que vou ter que fazer o mesmo agora, dado que andam a opinar sobre a forma como há-de ser o parto, a ver vamos, à terceira a resposta está pronta, não gosto de comparações nem as admito.
Mas voltando ao teu problema, se queres um conselho ignora-a ostensivamente, e se for preciso diz-lhe o que tens a dizer, não vale a pena aguentares e dares cabo da tua saúde, responde na mesma moeda e de forma convicta e educada, se não resultar, responde torto, para alguém que leva a foto à bruxa não há se calhar outra forma de agir.
Se fosse comigo, com a situação da bruxa, não voltava a por os pés na minha casa, nem o neto voltava a ver.
ivalente
Antes de 2005 tratamentos com dufine
Em 2005, gravidez ectopica, perdi a trompa esquerda
Tratamentos com gonal periodicamente até Novembro de 2007
FIV - Dezembro de 2007 - Prof. Calhaz Jorge
Agosto de 2008 - Nasce o Pimpolho
|
|
Membro desde: 1/31/2008 Mensagens: 634 Localização: Porto
|
Olá,
Eu sei que são nossas sogras mas também são mães dos nossos maridos mas o certo é QUE NÃO À PACHORRA PARA AS ATURAR. A minha não a vendo DOOOUUUU. Quê quer, quêm quer? ehehehehe
BJ
|
|
Membro desde: 2/22/2008 Mensagens: 1,008 Localização: Lisboa
|
Eu devo ser mesmo uma ds poucas excepções. Adoro a minha sogra. Ela agora está fora mas volta dentro de umas semanas e eu já estou cheia de saudades dela
MariaClara
|
|
Membro desde: 12/10/2007 Mensagens: 1,627
|
|
|
Membro desde: 2/15/2008 Mensagens: 47 Localização: seixal
|
Só hoje entrei neste tema e estou farta de me rir! Não me sinto só, que bom! A minha sogra é tão boa, que nem o filho lhe liga e sempre que lhe telefone é para se chatear. Eu vi logo o tipo de bicha q era a senhora. De forma que fui logo morar para a Margem Sul e deixei mãe e sogra em Lisboa. Tem a vantagem de que como tem de apanhar vários transportes para lá chegar, não vão sem boleia e serem convidadas!! MORAR JUNTO DA SOGRA, JAMÉ!!!! Ao princípio de casada quando ia lá a casa era só par ver com o dedo esticado se havia pó nos móveis; para criticar a roupa que eu tinha para lavar (sim, porque ela acha um disparate mudar de roupa todos os dias, que o filho em solteiro só mudava de roupa qando ela entendia...) enfim... Quando o meu boneco nasceu não quis lá ninguém e eu fiz cesariana. Fiz tudo sozinha com a ajuda do meu marido. Depois o meu filho ficou com a minha mãe até aos 2 anos e passava a vida a telefonar-lhe para ver o neto. Até a minha mãe já estava farta dela!!! quando ele yinha 2 anos eu transitei de emprego e fiquei 2 meses em casa com o neto. Sabem quantas vezes ela ligou para saber dele? ZERO!!! Como não estava com a minha mãe, já não havia ciúmes e já não lhe interessava. Agora já está muito velhota, mas a maldade mantém-se, mas eu digo-lhe tudo o que penso e ela disse ao meu marido q tem medo da minha língua. è para que saiba q eu sou como os malucos, mas cinismos para mim não dá! E ainda hoje parece q não gosta de ver o filho a dar-me um beijo. E quando nos casámos não o queria deixar trazer as coisas dele lá de casa, foi um filme! Atirou-lhe com a mala e fartou-se de dizer mal da festa do nosso casamento. para a qual ela colaborou com ZERO escudos. Nós e o meu pai é q pagámos tudo. Até os bolinhos que ela serviu na cas dele foi o meu pai que pagou. E a toalha que pôs na mesa era e é da minha mãe. Nunca mexeu uma palha pelo casamento. E isto é só um décimo! Sogras existem mesmo para nós sabermos o que é o inferno na Terra!
|
|
Membro desde: 8/30/2007 Mensagens: 222
|
OI, foi bom ler este forum... não me sinto sozinha...sp tive uma relação de sincera amizade com aminha sogra até o meu R nascer. há 6.5meses atrás...a partir daí tem sido um verdadeiro inferno...revejo me em tudo o que tem escrito! Tou farta...até já discuto com o meu marido ...apesar de não o kerer fazer..e saber que os estou a magoar...mas, ele proprio la no fundo(e isso tb me doi) esta mto desiludido c a mae...desde q o miudo nasceu deixou de me ajudar...não ajuda em nenhum aspecto, nunca comprou nada p neto, primeiro era q não keria comprar antes dele nascer...pk bla bla bla...e agora ja nasceu ha tt tempo..e nada?! olhem...se nao fossem os meus pais...ajudam nos imenso...e eles q precisam de roupa nova todas as semaninhas...mas não so em termos economicos...os meus pais ajudam-nos a cuidar dele se precisamos...e sabem onde moram? no Algarve...fazem 300klm as vezes p fikar c o neto...pk precisamos de ir a um casamento ...enfim...acham que os meus sogros mudariam a vida deles p causa do neto? NEPIA!! Enfim...e keriam tanto um neto...moram perto...e nada...ajudar ca em casa, nada, ficar com o neto , muito raramente, e so p situaçoes profissionais, e as vezes...e economicamente não ajudam nem um centimo....enfim... Ando saturada da minha sogra...e ja q n ajuda nada...se ao menos estivesse caladinha...mas, está sp sp tb c opinioes parvas...no me tempo bla bla bla...old school...grhhhhhhhhhhhhhh!! k paciencia k temos de ter...  Até chegou ao ponto de quando dava de mamar...tirava me o menino da mama...pk keria arrotar...axam isto norma?!? já disse ao meu marido...se fikar c uma depressao por parto posso dever mto a ela... enfim é mau dizer isto...mas tenho me aguentado muito bem...mas, há umas semanitas p ca...k, p motivos tb profissionais...ando c os nervos em franja...e ela n me ajuda nada...  Desculpem o meu desabafo...mas tb precisa partilhar a minha negra experiencia ...das Sogras! k passou de anjo para diabo...complentamente..até as minhas amigas proximas reparam isso...é impressionante...pk o meu caso...perdi uma amiga...p isso estou mto mto mto mto em baixo!! Não sei...se será que ela pensa q não serei boa mae?!?!? e quer assumir essa posição perante o neto...esse papel É NOSSO p a VIDA TODA, LINDAS!! Axo que elas gostavam ...de voltar a ser maes dos nossos netos...mas sem as noites mal dormidas, sem os €€€ q se gasta...sem td o q é desvantagem...enfim!! TIREM o CAVALINHO da CHUVA...né? Bjs HR
|
|
Membro desde: 8/1/2007 Mensagens: 685
|
[BABS wrote:][angelabb wrote:]É que realmente eu não estava mesmo com pachorra para aquilo e foi logo a minha mãe!!! A minha mae tb já me fez algumas... mas a ela eu respondo... O problema é que com a minha sogra tenho sempre o problema de não me querer chatear com o meu marido... há coisas que eu até me calo por completo, mas fico fula pelo facto do meu marido não dizer nada!!! Infelizmente nesse aspecto o meu marido deixa muito a desejar... não é capaz de chamar a mãe à razão, mesmo quando ele concorda comigo... Enfim... ACHO QUE O MAIOR PROBLEMA COM AS SOGRAS ESTÁ AÍ...os maridos não demonstram o lado protector que nós temos e então aos olhos das sogras nós é que somos umas exageradas. Eu sempre gostei da minha sogra porque apesar de estarmos pertos e convivermos socialmente, sempre foi cada uma na sua nem ela opinava sobre a nossa vida ´nem eu sobre a dela. Agora quado a minha filha naceu aconteceram as primeiras chatices, porquê? Porque nós com as nossas mães estamos á vontade e com a sogra não, e para não haver grandes problemas deviam ser eles a intervir...para não ficarmos só nós mal na fotografia  o problema é que lhes passa tudo ao lado, eu com o meu marido já discuti o assunto e ele agora até vai chamando a mãe á razão.

|
|
Membro desde: 5/19/2008 Mensagens: 168
|
Acho que é o tema que mais gosto de ler
Talvez por ficar com a noção, que os meus sogros não são do espaço
ou eu uma grande implicativa.
depois de nascerem os netos, tudo muda.
Cuidado meninas, que tiveram as vossas crias à pouco tempo
Eu fiquei com uma depressão pós parto, diagnosticada já o meu filhote tinha 4 meses
Tudo por causa dos meus sogros abelhudos (com a cunhada no meio), e tb da inércia do meu marido
que era incapáz de dizer alguma coisa aos pais.
O ideal é tentar meter logo um travão. dizer ao marido, com calma, para ele resolver o assunto
Beijocas
22/12/2005 - Nasceu o meu Tesouro 25/09/2008 - Positivo ( Lá para final de Maio/09 vêm lá mais 2 Potes de ouro )
|
|
Membro desde: 5/20/2008 Mensagens: 207 Localização: Lisboa
|
Oi oi  Mamas tenham cuidado com o que dizem porque qualquer dia tambem vão ser sogras hehehe lol Eu não podia passar sem contar a minha "historia" Eu tive sorte porque o meu homem viu a mãe que tinha  Aconteceram-me muitas coisas por isso vou tentar resumir  A primeira cena que a minha sogra fez foi: Tava eu com o meu marido na sala de partos (o Afonso estava quase a nascer  ) e na sala de espera a minha mãe com a minha sogra alias a minha sogra chegou e nem a comprimentou pos-se num canto  Enfim passado algum tempo aproxima-se da minha mãe e começa a dizer: S: o meu filho é muito novo e voces andam a preciona-lo!!! M: Eles é que quiseram ter um filho tão novos tivessem juizo antes de fazer as coisas (Tem toda a logica) S: Para mim o Miguel (meu homem) devia era voltar para casa e pagava uma pensão!!! M: Voce deve ser maluca?!?!?! A minha filha não é nenhum brinquedo!! Voce deve pensar que o seu filho chegava abria as pernas a minha filha e ia embora?!???!?!?! .... Enfim a discução (na sala de espera da maternidade) mantevesse ainda durante algum tempo foi mesmo necessario o segurança lá ir (segundo o segurança a minha sogra foi mesmo muito mal educada...) porque o raio da mulher não parava de insultar a minha mãe e ainda hoje estou espantada de a minha mãe não lhe ter dado umas lambadas Mas isto não ficou por aqui é que ela depois andou a tentar a virar o meu homem contra mim e o resto da familia dele  mas felizmente o marido dela já sabia como ela era hehehe Entretanto houve mais uns quantos problemas causados por ela.. Mas posso dizer que o meu homem é um grande HOMEM pois viu a mãe que tinha que foi viver para outro lado e nem se despedio dele nem do neto e quando ele precisou dela ela "mandou-o a fava". Hoje em dia mal fala com ela e posso vos dizer LIVREI-ME DA MINHA SOGRA      ehehehehehehe Só espero que voces consigam mostrar aos vossos homens a mãe que ele tem e nunca deixem ela vencer  A minha ao inicio pensava que tinha vencido pois ele deixava-me sozinha em casa para ir ter com ela mas hoje em dia já vio quem ganhou  PS: Desculpem o testamento 
 O meu pimpolho no primeiro mês de vida na MAC  O meu pimpolho já em casa com 2 mesinhos  Afilhada: saral_2000
|
|
Membro desde: 5/22/2008 Mensagens: 33 Localização: Barreiro
|
Olá a todas Identifico-me com quase tudo o que li aqui...Raios partam as sogras. A história com a minha já dura há tanto tempo como a relação que tenho com o "home". BABS a minha também teve a infelicidade de me chamar uns nomes nada bonitos, fazia parelha com a ex dele...ligavam aos meus pais a dizer que eu era isto e aquilo Um episódio... Eu e ele juntámo-nos...ela mais a ex apareciam la em casa (sim pk ela tinha a chave, dada pelo filho) e dp iam dizer a vizinhança toda que eu era um P** pk andava nua em casa (hello, estava na MINHA casa), inclusive ligou para o tlf do meu pai para dizer isto. Outro episódio... Telefonava ao filho, a dizer para ir la a casa (eu nao ia pk n tava para aturar a mulher) pk se tava a sentir mal, ele ia e afinal era so para ele tar la em casa dela com a ex, pk keria k eles fizessem as pazes. Entretanto a outra juntou-se e teve uma menina. Mas o raio da mulher n sossegou, enquanto ele foi casado com ela, não descansou enqto nao os separou, dp do divorcio quis que eles se juntassem. (whatever) Estava eu grávida do meu pimpolho e achando que ela tinha mudado um bocadinho, pk ficou contente por ter um neto...pediu-me para a levar ao tribunal que tinha que la ir tratar n sei do k...levei-a...pelo caminho não se calou com a cantiga..."o meu filho ker voltar para a ex...ela disse que falou com ele e que ele esta so a espera que tenhas o bebé e que te deixa" Nesse dia danei-me, meti-a fora do carro e vim embora. Depois nasceu o meu pimpolho, NUNCA a deixei opinar sobre a educação, alimentação, vestuario ou fosse o que fosse do meu filho, e ela ficou toda ofendida. Quer que eu o deixe em casa dela quando for trabalhar...  Mas n fica, felizmente ainda tenho avós novas que podem tomar conta dele. Ligou-me aos berros para me dizer que criou 2 filhos e que estão vivos...sim CLARO!!! um deles caíu de um escadote com 3 anos e ficou com um atraso e o meu marido foi atropelado e ficou sem calcanhar... NAO OBRIGADO Por estas e por outras, visito-a o menos que posso, mais ou menos de 15 em 15 dias e só quando ele tambem vai. A criancinha normalmente vai a dormir, mas ela anda de volta dele para o acordar e quando o acorda chama-o. Ele só tem 4 meses, é obvio que ainda não responde ao nome...ent diz que ele não é nd inteligente e que não lhe liga nenhuma e vira-lhe as costas  ...e eu fico parva  (é incrível mas é verdade) Desculpem la o testamento mas tb estava a precisar do desabafo...PAGO para ficarem com a minha sogra  Beijinhos a todas e MUITA paciência

|
|
Membro desde: 2/27/2008 Mensagens: 3,163 Localização: almada
|
[Sus3 wrote:]Estava eu grávida do meu pimpolho e achando que ela tinha mudado um bocadinho, pk ficou contente por ter um neto...pediu-me para a levar ao tribunal que tinha que la ir tratar n sei do k...levei-a...pelo caminho não se calou com a cantiga..."o meu filho ker voltar para a ex...ela disse que falou com ele e que ele esta so a espera que tenhas o bebé e que te deixa" Nesse dia danei-me, meti-a fora do carro e vim embora.
Fizeste tu muito bem. Há pessoas mesmo mal educadas.
|
|
Membro desde: 3/11/2008 Mensagens: 446
|
[Sus3 wrote:]Olá a todas Identifico-me com quase tudo o que li aqui...Raios partam as sogras. A história com a minha já dura há tanto tempo como a relação que tenho com o "home". BABS a minha também teve a infelicidade de me chamar uns nomes nada bonitos, fazia parelha com a ex dele...ligavam aos meus pais a dizer que eu era isto e aquilo Um episódio... Eu e ele juntámo-nos...ela mais a ex apareciam la em casa (sim pk ela tinha a chave, dada pelo filho) e dp iam dizer a vizinhança toda que eu era um P** pk andava nua em casa (hello, estava na MINHA casa), inclusive ligou para o tlf do meu pai para dizer isto. Outro episódio... Telefonava ao filho, a dizer para ir la a casa (eu nao ia pk n tava para aturar a mulher) pk se tava a sentir mal, ele ia e afinal era so para ele tar la em casa dela com a ex, pk keria k eles fizessem as pazes. Entretanto a outra juntou-se e teve uma menina. Mas o raio da mulher n sossegou, enquanto ele foi casado com ela, não descansou enqto nao os separou, dp do divorcio quis que eles se juntassem. (whatever) Estava eu grávida do meu pimpolho e achando que ela tinha mudado um bocadinho, pk ficou contente por ter um neto...pediu-me para a levar ao tribunal que tinha que la ir tratar n sei do k...levei-a...pelo caminho não se calou com a cantiga..."o meu filho ker voltar para a ex...ela disse que falou com ele e que ele esta so a espera que tenhas o bebé e que te deixa" Nesse dia danei-me, meti-a fora do carro e vim embora. Depois nasceu o meu pimpolho, NUNCA a deixei opinar sobre a educação, alimentação, vestuario ou fosse o que fosse do meu filho, e ela ficou toda ofendida. Quer que eu o deixe em casa dela quando for trabalhar...  Mas n fica, felizmente ainda tenho avós novas que podem tomar conta dele. Ligou-me aos berros para me dizer que criou 2 filhos e que estão vivos...sim CLARO!!! um deles caíu de um escadote com 3 anos e ficou com um atraso e o meu marido foi atropelado e ficou sem calcanhar... NAO OBRIGADO Por estas e por outras, visito-a o menos que posso, mais ou menos de 15 em 15 dias e só quando ele tambem vai. A criancinha normalmente vai a dormir, mas ela anda de volta dele para o acordar e quando o acorda chama-o. Ele só tem 4 meses, é obvio que ainda não responde ao nome...ent diz que ele não é nd inteligente e que não lhe liga nenhuma e vira-lhe as costas  ...e eu fico parva  (é incrível mas é verdade) Desculpem la o testamento mas tb estava a precisar do desabafo...PAGO para ficarem com a minha sogra  Beijinhos a todas e MUITA paciência Devíamos te a hipótese de mandar ir para outro planeta umas quantas pessoas por mês...
|
|
|
Guest |