Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Pedido de colaboração [Options] · [View]
EstPerdas
Inserida em: Tuesday, March 04, 2008 11:16:07 PM
Ranking: Newbie

Membro desde: 3/4/2008
Boa noite a todas (os) as(os) participantes.
O meu nome é Ana Fonseca, sou aluna de Mestrado da Faculdade de psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e estou neste momento a estagiar na Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Daniel de Matos de Coimbra. Nesta Maternidade, tem-se tentado desenvolver um trabalho sistemático na intervenção e no acompanhamento psicológico de senhoras e famílias que passam por um situação tão difícil como é uma perda gestacional ou neonatal.

No contexto do trabalho de Mestrado, propus-me avaliar os beneficios do acompanhamento psicológico (tal como é prestado na Materindade Daniel de Matos) nestas situações, sendo o nosso principal objectivo verificar que aspectos do acompanhamento psicológico são mais adequados e que aspectos devem ser restruturados.

Para que as conclusões do estudo se revistam de maior validade, seria importante comparar os resultados com senhoras que não tiveram um acompanhamento psicológico estruturado subsequente à perda.

Neste sentido, vinha solicitar a colaboração de todas as senhoras que:
- tenham tido uma ou mais perdas acima das 20 semanas de gestação;
- e não tenham tido acompanhamento psicológico estruturado subsequente à perda.

A colaboração consistiria no preenchimento, anónimo e confidencial, de uma ficha de dados e de três questionários. Se desejarem colaborar, o que agradecia, basta enviarem um e-mail para estudo.perdas@gmail.com

Quando receber o e-mail, reenvio-vos os questionários, em ficheiro Word. Agradeço que posteriormente preencham os questionários, salvem o documento Word e os reenviem para o mesmo e-mail.
Saliento novamente que todos os dados serão tratados apenas de forma global e conjunta, pelo que é garantida a total confidencialidade dos dados a que tivermos acesso.

A vossa colaboração será muito importante, e poderá ajudar-nos a melhorar a qualidade e estrutura da intervenção psicológica disponibilizada.
Com os resultados desta investigação, pretendemos avaliar a utilidade e a forma mais adequada de proporcionar às pessoas o acompanhamento psicológico em situações de perda gestacional.

Obrigado!
Para qualquer esclarecimento sobre o estudo, podem contactar-me para o mesmo e-mail.
Ao dispor,

Ana Fonseca

[Sponsor]
Inserida em: Tuesday, March 04, 2008 11:16:07 PM

[]
veneza
Inserida em: Wednesday, March 05, 2008 8:05:49 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 11/3/2007
Olá, Ana,
O meu caso não se enquadra no estudo, porque foi antes das 20 semanas, mas quero dizer-te que fui tratada na Daniel de Matos e não tive qualquer aconselhamento psicológico.
Fico contente por haver pessoas a dar atenção a este problema - a falta de acompanhamento após uma situação tão traumática como o aborto espeontâneo.
Dá notícias quando sair o estudo.
Beijinhos e bom trabalho

Aborto Retido em Junho 07 (11 semanas e 6 dias)
De volta aos treinos: Agosto 07
31 Março 08: Positivo!
26 Abril Eco 8s - 1,5cm de gente, coração a bater!!!!
14 Maio Consulta 10s - tum tum tum - coração a bater!!!
26 Maio Eco 12s - 5,5cm de gente, coração a bater, "suspeita" de pilocas!!
11 Junho Consulta 14s - tum tum tum!
16 Junho 15s - o primeiro movimento do meu piolho!!!
A partir das 16s - é a festa do mexe-mexe!

golden
Inserida em: Wednesday, March 05, 2008 11:16:57 PM

Membro desde: 1/18/2008
Olá Ana,passa tb no site da Artemis.
Elas concerteza tb te ajudarão.
Bom trabalho.
afilipah
Inserida em: Thursday, March 06, 2008 5:43:25 PM

Membro desde: 1/10/2006
Olá Ana,

Penso que é um bom estudo, mas também tive todas as minhas perdas antes das 10 semanas, por isso não se aplica a mim. Na minha opinião o acompanhamento psicológico deveria ser acoselhado para todos os casos, pois mesmo as perdas nas primeiras semanas são altamente traumatizantes.

Bom trabalho

Ana

www.sonho-adiado.blogspot.com

Maio 2006 - Aborto espontâneo
Dezembro 2006 - Aborto espontâneo
Abril 2007 - Teste gravidez positivo
Maio 2007 - Aborto retido (Curetagem)
Outubro 2007 - Teste gravidez Positivo
Novembro 2007 - Aborto Incompleto (Curetagem)
Janeiro 2008 - Inicio consultas infertilidade HSM
Março 2008 - HSG OK. Análises hormonais OK em geral apenas Prolactina um pouco alta, mas o Dr. não axou relevante.
Abril 2008 - Resultado cariótipo: Translocação Genética nos cromossomas 14 e 15, possivel causa dos abortos de repetição.
Inscrição para adopção.
Maio 2008 - proxima consulta

EstPerdas
Inserida em: Friday, March 07, 2008 1:13:08 AM

Obrigado pela disponibilidade.

Quanto ao patamar das 20 semanas, ao estabelecer este limite, não pretendemos de forma alguma qualificar as perdas perinatais em termos do sofrimento que implicam - esse nunca poderia ser determinado pelas semanas de gestação.

Porém, uma vez que se trata de um trabalho de investigação com recursos, objectivos e tempo limitado, somos obrigados a fazer escolhas, e a fundamentar essas escolhas com base em critérios definidos e globalmente aceites pela comunidade científica.

A gravidez implica diversas mudanças ao nível psicológico. Existem aspectos característicos de uma fase mais inicial da gravidez, e outros característicos da fase final da gravidez. Também de acordo com várias classificações, nomeadamente da Organização Mundial de Saúde, as perdas que ocorrem numa fase inicial da gravidez são consideradas abortos espontâneos e as perdas que ocorrem na fase final (a partir das 20/22 semanas de gestação) são consideradas perdas perinatais.

Tendo em conta as limitações (recursos, tempo) que já referi, considerámos que seria preferível delimitar o período escolhido, para que seja possível uma caracterização e uma análise melhor conseguida. Da mesma forma, optámos por não incluir no estudo as interrupções médicas da gravidez, porque também se revestem de especificidades.

A seu tempo, esperamos poder estender este estudo, e a avaliação da intervenção psicológica, ás outras situações de perda gestacional e neonatal.
sissa27
Inserida em: Friday, March 07, 2008 4:05:10 PM

Membro desde: 10/17/2007
Olá, Ana Fonseca
eu já contribuí com o meu testemunho, e não doeu nadaLaughing

Bom trabalho

A tentar a * desde: Dez. 2005
33 anos
Hormonas: Ok
Espermograma: Ok
Hisperosalpingografia15/02/2008: OK
Compatibilidades: 24/03/2008: OK
Consulta na Ferticentro: 8/05/2008
Início ttt: 2 dufine 8/05/2008
TPC: Muco hostil 16/05/2008
IIU: junho 08

Boa sorte a todas Wink
QUE VENHAM DAÍ MUITOS POSITIVOS
clover
EstPerdas
Inserida em: Friday, March 07, 2008 9:49:53 PM

Obrigado Simone!

Espero que isso incentive mais pessoas a colaborar Smile

Ana
EstPerdas
Inserida em: Wednesday, April 02, 2008 1:18:21 AM

Minhas senhoras...

Não querendo ser chata (mas tendo consciência que estou a ser um bocadinho)..venho pedir que, quem puder participar e ainda não o tenha feito participe!!

Estou com pouco tempo e ainda nao consegui o número de senhoras necessário para ter um grupo "representativo"...

Por favor, ajudem!!

Obrigado!
Sarahpc
Inserida em: Friday, May 02, 2008 11:32:22 AM

Membro desde: 4/5/2008
Olá Ana!!

Só agora vi o teu tópico..n sei s ainda precisas d respostas ao inquérito..mas s precisares diz qq coisa

beijocas

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum