Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Aqui por casa... [Options] · [View]
Mariaregina
Inserida em: Tuesday, March 18, 2008 6:22:01 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 7/8/2003
Olá a todas!

Estou em casa desde o inicio de Dezembro e o meu bebé nasceu em Janeiro.
Durante o dia estou sozinha com ele em casa. O marido no trabalho, a mais velha no infantário.
Como de noite me levanto várias vezes para dar o leitinho, mudar fralda e não adormeço logo de seguida, de dia estou muito em baixo, cansada e desmotivada para sair e fazer o que quer que seja em casa.
Ele dorme soninhos curtos o que também não me permite deitar/descansar um bocadinho.
Quando o meu marido chega a casa com a menina já à hora de jantar, sinto-me pessimamente por não lhes dar a devida atenção, especialmente a ela. Sad
Chega cheia de genica e quer a mamã e eu nem sou capaz de brincar com ela. Quer atenção, quer que eu brinque e leia histórias, mas na maioria das vezes qdo chegam estou a fazer o jantar, outras vezes nem sou capaz de o fazer e remediamos com qualquer coisa Sad
Sinto-me uma porcaria de mãe, de esposa...
O que vale é o meu marido ser fantástico e fazer ele tudo quando eu não consigo, mas não queria que fosse assim...
Queria ter mais energia e não vou lá com vitaminas, que já estou a tomar.
Mas o que eu gostava que partilhassem comigo, é se há mais alguém aqui que passe o dia assim como eu, sem ninguém da familia por perto para fazer companhia e ajudar.
Trabalho em casa há sempre muito, como é evidente, entre mudas de fraldas, biberões, roupinhas e lida da casa... o cansaço é que é muito e a desmotivação começa a atacar...
Não é que não goste de estar em casa com o meu bebé, não é isso, mas eu estava habituada a ter uma vida muito activa no escritório e como ele ainda é muito pequenino e não interage muito comigo, por vezes sinto-me aborrecida e deprimida
Confused

...e vocês?

Regina
[Sponsor]
Inserida em: Tuesday, March 18, 2008 6:22:01 PM

[]
lena.pereira
Inserida em: Thursday, March 20, 2008 10:31:32 PM

Membro desde: 1/7/2007
Olá,
porque não tentas sair um bocado com o bebé?
Vai até ao shopping ou até á praia apanhar ar fresco,os primeiros meses são dificeis e não temos tempo para nada e acabamos por nos render ao cansaço.
Bjinhos e não tarda nada tudo melhora vais ver Smile

espertinha
Inserida em: Thursday, March 20, 2008 11:36:41 PM

Membro desde: 2/25/2007
Olá, Regina,

É natural que tenhas dias difíceis, as hormonas ainda andam por aí a dificultar-te a vida... Eu também tive esse problema - não porque não pudesse, mas porque não queria ter cá sogras metidas em casa - e só conseguir dar a volta quando consegui descontrair em relação às tarefas da casa. Quando o papá voltou ao trabalho, ele, que foi incansável nas cinco semanas que esteve em casa, começou a desleixar-se um bocado, pois também chegava a casa cansado e "eu estava lá o dia todo". Eu também achava que, se estava o dia todo em casa, devia fazer todos os possíveis para não deixar coisas para ele fazer, além das tarefas que já eram dele antes de termos um filho. Comecei a aproximar-me de um nível de cansaço em que não tinha paciência para o bebé, e aí as coisas mudaram: se a loiça está suja, é porque ninguém a lavou, não quero saber, vou passear para o parque na mesma, e se o papá tiver algum problema com ter a cozinha desarrumada quando chegar a casa, ele que a arrume. Felizmente, tive todo o apoio dele nesta mudança de atitude, e a coisa tem corrido bem, nomeadamente desde que voltei ao trabalho Wink Mesmo assim, ainda hoje me faz confusão não ter tudo "em ordem", mas acho que é mais importante para o meu filho que eu esteja meia hora a brincar com ele quando chego do trabalho do que ter a roupinha toda em dia ou ter a sopinha feita na hora em vez de descongelada. Mas não foi (é ) fácil.

Mariaregina
Inserida em: Saturday, March 22, 2008 10:53:39 PM

Obrigada...

As vossas respostas foram importantes p mim. Vou fazer como dizem.
Sim... e a roupa vai passar a esperar.
lena.pereira
Inserida em: Saturday, March 22, 2008 11:58:50 PM

Membro desde: 1/7/2007
É assim mesmo.
Eu no inicio tb me senti um pouco em baixo, pq nem tomar banho conseguia até que aos poucos ia aprendendo a contornar situações, por ex. , de manhã a I. ia comigo na espreguiçadeira para o WC ela curtia o chuveiro e conseguia ficar 10min. sem querer colo assim eu conseguia tomar banho a correr e ficava com outro aspecto. Para fazer o jantar tb a levava na espreguiçadeira ia falando e fazia tudo muito rápido. Agora para poupar tempo aderi a congelar comida, sempre que faço massa com carne, faço calda a mais e congelo dá para outro dia fazer jardineira, é só tirar do congelador e já está. Ou tb faço arroz a mais que fica no frigorifico até 2 dias máx.
Para aspirar punha a piolha no Sling ou marsupio e não é que ela curtia Very Happy
Habituei a I. desde os 3 meses a deitar cedo, apesar de acordar algumas vezes durante a noite entre as 21 e as 22 consigo fazer algumas coisitas, como sopas e dar um jeitinho às roupas.
Aos poucos vais conseguir vais ver, a minha filhota nos 1ºs meses ficava quase o dia todo ao colo era muito cansativo.
Bjocas!!!!

beanie
Inserida em: Sunday, March 23, 2008 12:07:29 AM

Membro desde: 7/11/2007
Olá
Eu tenho uma linda menina com dez meses que é a luz da minha vida.
Foi um bebé muito desejado e que demorou a chegar. Toda a minha gravidez foi passada em estado de graça.
Quando ela nasceu passei por um período complicado. Se por um lado estava muito, muito feliz, por outro sentia-me muito cansada e desamparada.
Os primeiros tempos foram bastante difíceis. Ela chorava muito, tinha imensas cólicas, dormia mal e não pegou no peito, pelo que eu tirava leite com a bomba de três em três horas, de dia e de noite.
E não tive qualquer ajuda durante este período. Infelizmente a minha mãe já partiu e senti uma tristeza imensa por não tê-la comigo naquele momento. A minha sogra também não ajudou em nada...
O meu marido deu-me todo o apoio, mas como ele tinha que trabalhar eu estava sempre sozinha durante o dia e não foi fácil. Não conseguia tomar banho nem comer porque a baby não me deixava, enfim...

Portanto, como vês, não és a única. Acho que é normal sentirmo-nos assim nos primeiros tempos. O cansaço, a mudança, as hormonas deixam-nos mais sensíveis e deprimidas.

Eu comecei a sair de casa com a baby todos os dias para passear e a preocupar-me menos com a casa. Se estivesse desarrumada, paciência, eu ia arejar na mesma. O maridão jantou muitas vezes uma tacinha de cereais... e, por vezes, continua a jantar...
Os passeios faziam bem à bebé, que ficava mais calma e relaxada, e a mim, que via gente e descontraía.
Em pouco tempo voltei a sentir-me bem.
Acho que a solução passa por relativizar certas coisas, como os trabalhos domésticos, e aproveitar esse tempo em casa para desfrutar verdadeiramente do bebé, passeando com ele e fazendo coisas que nos façam sentir bem.

Espero que ultrapasses depressa esse "baby blues"

Beijinhos

espertinha
Inserida em: Sunday, March 23, 2008 7:27:25 PM

Valente, valente, Regina! Smile

Nem sempre é fácil dar uma volta radical àquilo que foram as nossas prioridades durante tanto tempo, e por isso, sempre que me sinto "a correr", obrigo-me a pensar: tenho mesmo que correr? Tem mesmo que ser tudo hoje? É claro que é fundamental que todos em casa colaborem Wink

Ros
Inserida em: Monday, April 07, 2008 10:54:14 PM

Membro desde: 8/20/2007
Também começo a entrar numa fase difícil, embora ainda esteja nos primeiros 15 dias, até mesmo fisicamente ainda estou em baixo, mas vou dar tempo ao tempo, pois sei que e muito ecdo.
Daí a minha pergunta: Quando vocês começaram a arejar e a conseguir ir retomando a rotina?

Mariaregina
Inserida em: Monday, April 07, 2008 11:24:27 PM

[Ros wrote:]
Também começo a entrar numa fase difícil, embora ainda esteja nos primeiros 15 dias, até mesmo fisicamente ainda estou em baixo, mas vou dar tempo ao tempo, pois sei que e muito ecdo.
Daí a minha pergunta: Quando vocês começaram a arejar e a conseguir ir retomando a rotina?

Sim, ainda tiveste o bebé há muito pouco tempo e é mais que natural que fisicamente ainda estejas muito em baixo.
Agora... e acho isto muito importante:
Ando a fazer psicoterapia, porque para mim isto estava a tornar-se demais e o meu psicólogo disse que o chamado "Baby blues" que é aquela fase em que há uma alteração hormonal, a descida dos estrogénios, que nos põe a chorar sem motivo algum, é cerca de 15 dias após o parto e se tudo correr bem, dura outros 15 dias e passa.
O pior, que é o que se está a passar comigo agora, é apartir do terceiro/quarto mês após o parto, que é quando pode então surgir a verdadeira depressão pós-parto e aí não há arzinho fresco de passeio ou ida ao cabeleireiro que resolva. É caso para prevenir, acautelar antes de aparecer. Se eventualmente acontecer é procurar ajuda profissional para não deixar evoluir e tornar-se em algo realmente grave.
Eu tive há 4 anos uma grande depressão pós parto por não querer tomar nada e por ter procurado ajuda muito tarde, um ano depois.
Agora com o segundo filho, já a entrar noutra, já ando em tratamento, sem medos, sem preconceitos.
Os meus filhos precisam de mim e eu de estar bem para eles e para o marido, senão sofremos todos.
Se acharem que de alguma forma vos poderei ajudar, disponham quando quiserem. Estarei por aqui.
Beijinhos Wink
IsabelP
Inserida em: Tuesday, April 08, 2008 10:30:41 AM

Membro desde: 4/19/2007
Revi-me em todo o teu post inicial...

Só lá para os 4 meses do André é que comecei a gostar de estar em casa.

Quando comecei a trabalhar então comecei a ser eu.

Quanto ao cansaço...Crying or Very sad Crying or Very sad , o meu filho só teve e nos deu descanso, +/-, a partir dos 26 meses... Sofreu muito de cólicas, dentes e ouvidos...

Agora não é de dormir muito, mas lá vai dormindo, lá tem os seus maus sonhos, ou frio, às vezes mais doentito do nariz/garganta, mas já é bem melhor... Abrandaram os dentes, isso sim... Ainda estamos desde os 26 meses a aguardar pelos 4 últimos molares...espero que venham no verão...

As melhoras

espertinha
Inserida em: Thursday, April 10, 2008 2:03:53 PM

[Ros wrote:]

Olá,

Eu só consegui ter uma rotina por volta dos quatro meses... não quero desanimar-te... A verdade é que depende muito das pessoas, depende do bebé; há mães que conseguem criar uma rotina mais facilmente, e eu andava um bocado perdida porque tinha dificuldade em perceber o que fazia o meu filhote chorar Embarassed Desde que voltei ao trabalho, a educadora tem dado uma ajuda preciosa, e começou logo na semana de transição, em que eu passava os dias no infantário com o T. Gostava de ter tido esta "formação" Very Happy mais cedo!

CarlaGV
Inserida em: Wednesday, April 16, 2008 9:51:18 AM

Membro desde: 9/24/2007

So consegui uma rotina por volta dos 6 meses...Confused
como ja disseram esquece a lida da casa... facilita a tua vida, nao te sintas culpada... nao e possivel fazer tudo, o teu bebe precisa de ti... e isso e que e importante.

a lida de casa, nos contratamos uma empregada para ir duas vezes +por semana limpar, e manda mos a roupa para passar numa engomadoria....
so tinha de fazer o jantar... e muitas vezes nem isso conseguia fazer...
o marido ajudava bastante, mas como chegava a casa por volta das 21 queria era estar com o bebezito....Very Happy
por isso investimos na ajudaVery Happy

As vezes gastamos dinheiro tao desnecessariamente... foi uma questao de prioridades, cortamos nuns custos e contratamos sanidade mental!Very Happy
vai ao cafe todos os dias, vai para um centro comercial passear um pouco e ver as montras...
eu sei que e dificil... mas faz um esforço, sai com o teu bebe...

ms_carvalho
Inserida em: Saturday, April 19, 2008 7:04:48 PM

Membro desde: 7/18/2007
É muito complicado Regina... Acho que todas as mães passam por isso. Eu felizmente tenho uma Santa mãe que me trata da roupa durante a semana... Não ter roupa para lavar ao fim de semana é já um grande descanso... Ficamos só com a casa para orientar.
Eu, durante a semana, não faço rigoramente nada para além do essencial: basicamente fazer a cama, cozinhar e meter loiça na máquina de lavar e pouco mais.
A minha prioridade é estar com a minha filha...
E tu devias fazer o mesmo: estar com os teus filhos é mais importante que essa roupa que está no cesto para passar.
Saí com o teu bebé, não fiques em casa a pensar no que tens que fazer...

Eu sei que é difícil... Eu demorei +/- 4 meses a estabelecer um rotina familiar... Ai pois é... E começei a trabalhar 3 semanas depois da Teresinha nascer...

Beijinhos
Marta

ps. toca a animar!!!!Smile

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum