|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 4/1/2008 Mensagens: 1,983 Localização: Aveiro
|
Meninas, há aqui alguém que me possa dar algumas informações sobre bolsas de estudo, sejam elas atribuídas pela Segurança Social ou outra entidade? É que pretendo retomar os estudos este ano, e se por um lado posso ir para uma privada à noite e pedir o empréstimo universitário, por outro, como arranjei agora um part-time, podia candidatar-me a uma pública em regime diurno e "pedir" uma bolsa. Alguma entendedora da questão? Elucidem-me  Um beijinho.. Telma. Flor de Lótus, a invulgar.«A Lótus fecha-se ao anoitecer e submerge na água, para ao amanhecer emergir e florescer novamente, como que prestando homenagem ao sol nascente. Esta flor converteu-se no símbolo natural do sol, da criação e do “renascimento”. No Livro dos Mortos a Lótus é mencionada com uma citação: "Transforma a ti mesmo numa Lótus e terás a promessa de ressurreição".»  http://www.youtube.com/watch?v=44MI1ClSHUY
|
|
|
|
[]
|
|
Membro desde: 7/18/2007 Mensagens: 246 Localização: Lisboa
|
Olá, eu ando na fac pública em nocturno e tenho bolsa. As candidaturas são mais ou menos a partir de Maio. Vê o curso q queres, as fac e procura nos respectivos Serviços Sociais. Optei pla pública pq era mesmo o q eu queria e pedir empréstimos nestas alturas ñ é nada bom. Só em caso de urgência mesmo. Espero ter ajudado.

|
|
Membro desde: 4/1/2008 Mensagens: 1,983 Localização: Aveiro
|
Mas se puderes, diz-me algumas coisas: - O Serviço Social, é da Universidade que eu escolher?; - De que forma calculam se temos direito a bolsa? No caso de trabalhadores estudantes, é pelo IRS e vencimento auferido?; - No meu caso, que moro com os meus pais mas tenho IRS independente e trabalho, conta apenas o meu IRS? - O concurso é agora em Maio, e sai a tempo das candidaturas?; - No teu caso, cobre a totalidade das propinas?; - Sabes mais ou menos o índice de diferimento das requisições, ou seja, se há muita "nega" aos pedidos? Desculpa tantas perguntas, mas estou mesmo empenhada em concorrer este ano à faculdade, já que deixei o sonho para trás no ano passado. Não quero deixar passar muitos anos. Meninas que também saibam responder às minhas questões, não se inibam!  Um beijinho! Telma. Flor de Lótus, a invulgar.«A Lótus fecha-se ao anoitecer e submerge na água, para ao amanhecer emergir e florescer novamente, como que prestando homenagem ao sol nascente. Esta flor converteu-se no símbolo natural do sol, da criação e do “renascimento”. No Livro dos Mortos a Lótus é mencionada com uma citação: "Transforma a ti mesmo numa Lótus e terás a promessa de ressurreição".»  http://www.youtube.com/watch?v=44MI1ClSHUY
|
|
Membro desde: 1/26/2008 Mensagens: 1,040
|
Oi Telma! Consulta: http://www.dges.mctes.pt/DGES/ptpode ser que te ajude... No meu tempo, não me foi dada bolsa devido aos rendimentos dos meus pais e por termos casa própria... Tb não davam bolsas a trabalhadores... Actualmente não sei como funciona... Além de poderes consultar este site, informa-te nos serviços sociasi ou académicos da Faculdade/Universdade que escolheres. Bjos
|
|
Membro desde: 7/18/2007 Mensagens: 246 Localização: Lisboa
|
[Flor_de_Lótus wrote:]Mas se puderes, diz-me algumas coisas: - O Serviço Social, é da Universidade que eu escolher?; Sim- De que forma calculam se temos direito a bolsa? No caso de trabalhadores estudantes, é pelo IRS e vencimento auferido?; trabalhador -estudante é plo IRS e no meu caso tive q responder a um questionário onde pediam mt informação (depende das univs)- No meu caso, que moro com os meus pais mas tenho IRS independente e trabalho, conta apenas o meu IRS? se fazes IRS sozinha, o teu agregado familiar és tu, mas se vives com os teus pais, no meu questionário perguntavam isso, despesas q tinha com casa, deslocações, etc, etc, etc...- O concurso é agora em Maio, e sai a tempo das candidaturas?; quais candidaturas?? Só podes pedir bolsa se estiveres matriculada numa univ. No caso de ser o primeiro ano, os pedidos de bolsa são em Outubro acho eu. Os de Maio são pra quem já se vai inscrever no 2º ou seguintes anos.- No teu caso, cobre a totalidade das propinas?; Sou mãe solteira oficialmente no IRS ( o meu namorado inda ñ conta no meu agregado), tive um filho, tou deslocada da minha zona por razões profissionais, tenho uma renda q leva 80% do meu ordenado, tenho despesas de deslocação pra escola (passe) e recebo 100€ de bolsa mensal... Fica ela por ela... Paga propinas, mas ñ paga livros e material. O q vale é q o meu namorado ajuda em tudo o q é do bebé e noutras despesas, além de usar alguns livros q eram dele. Estudar nestas condições é um sacrificio pra ver se dou melhor vida ao meu filho do q a q eu tive enquanto criança.- Sabes mais ou menos o índice de diferimento das requisições, ou seja, se há muita "nega" aos pedidos? Ñ faço ideiaDesculpa tantas perguntas, mas estou mesmo empenhada em concorrer este ano à faculdade, já que deixei o sonho para trás no ano passado. Não quero deixar passar muitos anos. Acho mt bem. Eu deixei passar mts. Fui trabalhand, trabalhando e agora q tava a estudar, tive um filho. A vida passa depressa.Meninas que também saibam responder às minhas questões, não se inibam!  Um beijinho! Telma.

|
|
Membro desde: 2/29/2008 Mensagens: 96 Localização: Rio Tinto
|
Ola eu sou aluna bolseira. No meu caso a bolsa é atribuida pelo serviços socias da Universidade, q abrange todas as faculdades públicas pertencentes à Universidade em questão ( letras, ciencias, direito.....). As candidaturas para quem já está matriculado são agora em Maio ate dia 30, mas para quem vai entrar tens até Outubro. Só te podes candidatar depois de estares inscrita. Tem em conta o irs, recibos vencimento aregado familiar, despesas c habitaçao, farmacia, alimentaçao, transportes... O valor minimo são 100€/MES QUE APENAS TE DÁ PARA PAGAR a propina anual na totalidade ronda os 960€/ano. Mas mes depende dos rendimentos, podes ter bolsa superior até 300€. Sei q tb existem alunos que pedem bolsa + alojamento, para quem esta deslocado da sua área de residencia. Podes consultar por exemplo os Sasup (Porto), para ficares c uma ideia. www.sas.up.pt
|
|
Membro desde: 2/29/2008 Mensagens: 96 Localização: Rio Tinto
|
O agregado familiar é constituido por todas as pessoas q habitam com o candidato a bolsa, e entram todos os rendimentos de todos os elementos, pedem historial segurança social de todos elementos maiores de 16 anos. Eu como vivo sozinha e tenho irs sozinha, sou trabalhadora estudante e mae solteira,tenho direito a bolsa minima.
|
|
|
Guest |