Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Dúvidas na "politíca" do Infantário privado [Options] · [View]
pateta
Inserida em: Tuesday, May 06, 2008 8:51:54 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 11/17/2003
Bom dia Mamãs (e papás)

Tenho andado com a cabeça às voltas por causa do Infantário da Marta. Mas passo a explicar: no ano passado quando chegou a altura de fazerem os 15 dias de praia (que na verdade são 10 manhãs!!) eu paguei cerca de €140. Acontece que os meninos tiveram azar pois na 1ª semana de Junho choveu durante 3 dias, ora a Marta só foi 2 manhãs à praia na 1ª semana. Informei-me e não saíram do colégio nesses 3 dias (nem para dar um passeio para justificar o que pagamos!), na 2ª semana o tempo esteve melhor mas infelizmente a Marta a meio da semana apanhou uma gastroenterite e não foi à praia nos últimos 2 dias. Mas uma vez que foi por doença que ela faltou, já nem falo nesses dias... mas e os outros 3 que pagamos e os meninos nem sequer saíram do colégio? É que dividindo €140 por 10 dias dá €14 por dia (ou melhor por manhãWink. E até hoje não houve devolução, nem qualquer justificação, já para não falar nos recibos que nunca os vemos (os do valor que pagamos para a praia). Este ano a Marta anda na ginástica e só por isso pago mais €35 por mês. Qual não é o meu espanto que nas férias da Páscoa a Marta não teve ginástica pois o Instituto onde pertence, o colégio dela e onde praticam ginástica, está de férias e não há actividades!!!! Mas os €35 paguei na mesma e foram 4 aulas que ela não teve.
No mês de Abril o Prof. de ginástica não foi duas vezes porque estava doente e não tiveram 2 aulas, nem sequer de "substituição", mas no final do mês lá vinham os €35 pra pagar!!! Desde Fevereiro que andam para visitar a Reserva do lobo Ibérico em Mafra, na altura pediram €4 para a visita que deveria ter acontecido na semana seguinte. Como choveu já não foram mas garantiram-me que sería marcada outra data... até hoje!!!
Eh pá não é por nada, mas já pago por mês €181 fixos, mais €6.35 de alimentação por dia (se ela faltar não paga a alimentação, também ...já agora!), e aínda nos "chulam" com estas pequenas/GRANDES "********s"??????!!!
Digam-me por favor que algo está errado, e onde poderei reclamar!!!
Já liguei para o Min.da Educação que me disseram que não é com eles pois como se trata de um Instituto privado podem praticar os preços que bem entenderem...!? Já liguei para o Min.das Finanças, também não é com eles pela mesma razão. MAS AFINAL QUEM É QUE TEM MÃO NOS COLÉGIOS PRIVADOS???!!
Estamos mesmo entregues a um País, onde os GRANDES, vivem como bem entendem, quanto mais não seja a roubar os pequenos.

Irrra, tou danada!grrrr
O problema é que já andamos a ver outros colégios e mesmo os da Seg.Social, mas a Marta apercebeu-se e andou uma semana em pânico a perguntar se ía embora do "P........" (colégio) e nunca mais via os amiguinhos e a "C........." (a educadora), bolas também era de partir o coração fazer-lhe isto agora, não é por nada mas a Marta está neste colégio desde os 5 meses!
Bolas, bolas, bolas, não sei mesmo onde recorrer!!!Doubt
Desculpem e obrigada por me "ouvirem"!!!

Bjs
Paula e Marta

"Os teus olhos brilham como os farois de um carro à noite!"

O meu filme http://www.youtube.com/watch?v=7NrmkBdpysk

"Meu Deus: dai-me sabedoria para entender certas pessoas; porque se me deres força: parto-lhes as trombas!"

Faltam 22 dias para ir de férias...

[Sponsor]
Inserida em: Tuesday, May 06, 2008 8:51:54 AM

[]
Mãeaos30
Inserida em: Tuesday, May 06, 2008 9:14:52 AM

Membro desde: 4/1/2008
Bem, de facto, as respostas que te deram fazem algum sentido: é uma instituição privada, na parte dos preços, o Estado não se mete (já não é assim para o cumprimento da legislação).

Mas isso não impede que reclames no próprio infantário ou, pelo menos, peças explicações: já se sabe, se não fores tu a defender os teus direitos, podes esperar sentada.

Agora, imagino que não seja fácil arranjar problemas com as pessoas que tomam conta dos nossos filhos...

Boa sorte.
spal
Inserida em: Tuesday, May 06, 2008 9:22:12 AM

Membro desde: 1/9/2006
Já ligaste à deco? Se calhar é o melhor sítio para te informares.

Susana e Afonso

Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados - http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&t=233168

Bebés a fazer profilaxia contra infecções urinárias - http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&t=231792

pasfp
Inserida em: Tuesday, May 06, 2008 9:47:20 AM

Membro desde: 11/29/2007
Olá,
Se tivesse no teu lugar iria falar com a direcção da escola e expunha esses problemas e só após tomaria uma decisão.
se tentassem fazer a lavagem ao cérebro (pq é por aí que eles começam) punha um travão e começava a pedir realmente as explicações que me servem, se eles não resolvessem nada, não tirava a menina da escola pq ela já está habituada e uma coisa dessas tb não se faz e ela não tem a culpa, mas a ginástica acabava e podias fazer natação com ela ou inscreve-la cá fora noutra modalidade, a praia acho que não há nada a fazer pq ela vê os outros a ir e tb quer ir naturalmente, mas pedia um recibozito nem que fosse só para chatear e se recusassem aí reclamação à Deco.
Não sei se são obrigados a ter livro de reclamações, mas informa-te.
Eu já tive chatices no infantário da minha filha, mas as pessoas tem boa fé e a conversar nos entendemos e hoje em dia posso dizer que tou muito satisfeita até pq já percebi que as pessoas tentam conversar e chegar a um consenso, mas tive que reclamar de uma eduacdora e isso foi uma coisa que só fiz em ultimo recurso, mas não esperei por lavagens ao cérebro, disse ou a minha filha sai daquela sala e vai para outra (não sei qual arranjem-se) ou sai do infantário e a conclusão é que saiu da sala, mas como te disse foi em ultimo recurso pq a educadora fingia que não percebia o que eu lhe dizia e com ela não dava para conversar tive mesmo que ir à direcção.
Boa sorte e felicidades
Paula
pateta
Inserida em: Tuesday, May 06, 2008 11:47:23 AM

[pasfp wrote:]
Olá,
Se tivesse no teu lugar iria falar com a direcção da escola e expunha esses problemas e só após tomaria uma decisão.
se tentassem fazer a lavagem ao cérebro (pq é por aí que eles começam) punha um travão e começava a pedir realmente as explicações que me servem, se eles não resolvessem nada, não tirava a menina da escola pq ela já está habituada e uma coisa dessas tb não se faz e ela não tem a culpa, mas a ginástica acabava e podias fazer natação com ela ou inscreve-la cá fora noutra modalidade, a praia acho que não há nada a fazer pq ela vê os outros a ir e tb quer ir naturalmente, mas pedia um recibozito nem que fosse só para chatear e se recusassem aí reclamação à Deco.
Não sei se são obrigados a ter livro de reclamações, mas informa-te.
Eu já tive chatices no infantário da minha filha, mas as pessoas tem boa fé e a conversar nos entendemos e hoje em dia posso dizer que tou muito satisfeita até pq já percebi que as pessoas tentam conversar e chegar a um consenso, mas tive que reclamar de uma eduacdora e isso foi uma coisa que só fiz em ultimo recurso, mas não esperei por lavagens ao cérebro, disse ou a minha filha sai daquela sala e vai para outra (não sei qual arranjem-se) ou sai do infantário e a conclusão é que saiu da sala, mas como te disse foi em ultimo recurso pq a educadora fingia que não percebia o que eu lhe dizia e com ela não dava para conversar tive mesmo que ir à direcção.
Boa sorte e felicidades
Paula

Preparem-se que vem lá testamento
book
Pois então é assim: eu já tive chatisses com a antiga educadora da Marta e chamei-a várias vezes á atenção. Como ela nunca me tomou em conta (e é directora técnica), resolvi falar com a Directora mesmo do Colégio. Essa reportou-me para a Directora de Comunicação da Instituição... ufa, finalmente alguém com quem falar!!! No dia e hora marcados lá fui eu e o meu marido falar então com a tal Directora de Comunicação: (nós, ambos licenciados em Relações Públicas e Publicidade com algumas noções de comunicação e estratégia de comunicação, e sobretudo "paleio"!!) deparámo-nos com uma miúda recém licenciada (não faço ideia em quêWink aínda a cheirar a leite, Ok até aqui menos mal, mas quando começamos a expôr as nossas queixas, ela só dizia: "Ah, pois... sim?... claro... pois..." Enfim levámos com uma enxurrada de monossílabos e mais nada. Frizamos na nossa conversa que quando chega a comunicação para os meninos frequentarem a praia, só nos pedem o cheque no valor X e as horas em que os meninos devem estar no colégio para partirem. Nunca mencionaram para onde vão (qual a zona costeira, ou o nome da praia), como vão, quanto tempo ficam, etc, etc.
A Sra.Dra. Directora de Comunicação tranquilizou-nos que aínda nessa semana entraria em contacto connosco para nos informar acerca disso tudo... isto foi há 2 anos!!! até hoje, nunca mais ouvi a voz daquela menina...
Entretanto a educadora da Marta soube que nós tinhamos falado com outras pessoas (neste caso para uma parede) e a partir desse dia ficou bem mais azeda comigo, e eu raladinha!!!!... Desde que não se "vingasse" na Marta...
pois foi mesmo o que a p*** fez, mas não sabe com quem se foi meter!!!
Evil or Very Mad Sim porque comigo é uma coisa, entra a 100 sai a 500, mas com a Marta... "alto lá babalú". Então a Sra. Dra. Directora Técnica e educadora da Marta fez??
Nesse primeiro ano que a Marta frequentou a praia com o colégio, lá tiveram as duas semanas de manhãs de praia, logo no início a Sra Dra embirrou com o tamanho da toalha da Marta, que era mto grande (que era uma toalha de praia de bébé normalissíma), no dia seguinte mandei-lhe uma toalha de bidé!!! A Sra Dra ficou um bocado incomodada com a minha ousadia, mas pelo menos foi a minha vez de "gozar" um pouco com ela...nahnah . É claro que continuei a mandar a toalha de praia da Marta nos outros dias!! Então no último dia de praia foi a gota de água: no dia anterior eu avisei a auxiliar que a Marta no dia seguinte ía fazer análises, mas que era rápido pois o laboratório abria às 8.00h e como era ali perto, a Marta estaría às 9.30h para partirem para a praia! (isto tudo era treta, pois o meu pai tem um café lá ao lado e todos os dias vía a carrinha a partir por volta das 10.00h/10.30h!!! com os putos para a praia). Então no dia seguinte lá fui eu fazer as análises com a Marta, e como ela não colaborou (como sempre)desistimos e eram 9.15h liguei para o meu marido para avisar lá no colégio que eu e a Marta íamos a caminho (no caso de chegarmos depois das 9.30h). O meu marido ligou e atendeu a Sra Dra Directora Técnica e educadora da Marta que disse que esperavam no máximo 15m por nós. Tudo bem. Cheguei à porta do colégio às 9.35h e via a carrinha já ao funda da rua a caminho da praia!!! Entrei e perguntei à auxiliar porque é que já se tinham ido embora, e ela respondeu: "Não sei, só sei que a Dra. ...... hoje quis saír a horas, e realmente aínda perguntaram pela Marta pois estranharam ela aínda não estar lá (a Marta chega todos os dias ao colégio no máximo às 8.30h porque o meu marido entra às 9.00h e tem de a deixar lá no máximo a essa hora), e ela respondeu que se não estava... azar, os horários são para se cumprir!!!"
Imaginam como fiquei???
Não, ... fiquei aínda pior: perguntei à auxiliar para que praia costumavam ir (uma vez que a outra sonsa aínda não tinha dito nada), liguei para a minha chefe (impecável) e liguei ao meu marido para informar que eu ía levar a Marta à praia, isto na Costa da Caparica!!! Como eu disse, aquela Sra não sabia com quem estava a lidar! O meu marido como sabe que eu não regulo lá mto bem quando estou com os "azeites", disse para eu esperar por ele que íamos os dois então à praia pôr a Marta.
Quando chegámos à praia não imaginam a cara daquela gente toda!! Descalcei os sapatos, arregacei as calças e fui pôr a Marta no grupinho dela, perguntei onde estava a educadora dela, que estava "a banhos" com os outros miúdos. Então deixei a seguinte mensagem às outras educadoras e auxiliares: "Então façam-me o favor de dizer à Dra........ que fui eu e o meu marido que viémos de propósito trazer a Marta. É só para a Sra não pensar que se ficou a rir!"
Dei um beijo à Marta e virei costas. Ficou tudo com os "queixos no chão" neste caso na areia!!!sneaky
A partir daí imaginam a nossa relação, não??
Foi nessa altura que andamos a ver outros Infantários, chegamos mesmo a fazer uma pré-inscrição num Infantário que ía abrir na nossa rua.
Entretanto a mãe de um coleguinha da Marta disse-me que eles íam mudar de educadorapray1 , e que a tal educadora era excelente, toda a gente gostava dela, etc, etc. Decidímos dar mais uma oportunidade. O facto é que esta educadora não tem nada a ver com a anterior. A Marta adora-a, está sempre disponível, mas é muito exigente com eles, com ela os putos não fazem farinha, mas em contrapartida é muito AMIGA, é CARINHOSA (diz que adora dar beijos nas bochechas da Marta), enfim é daquelas que está lá a fazer o que deve: educar, impor regras, mas com conta peso e medida.
Não deixamos de procurar mais Infantários, mas íamos vendo que a Marta andava feliz da vida com a C........ (a educadora), fartava-se de falar nela, e o que fazíam com ela durante o dia, e aínda o faz. Daí as nossas reticências agora para a mudar...!embarassed Além disso é esta que os vai acompanhar até à primária.
Pronto vou acabarVery Happy Very Happy clap bounce
Este testamento é só para verem que não adianta falar com a direcção da escola, pois mesmo que me queixe à actual educadora, a outra parvalhona como aínda é a Sra.Dra. Directora técnica tem de passar tudo por ela.
Como vêm não vai ser fácil resolver esta questão dos preços, só se, como sugeriu a Susana, falar com a Deco, aínda por cima somos sócios...
Vou tentar...
Obrigada e principalmente por me "ouvirem"
Vou dando notícias

Bjs
Paula e Marta

"Meu Deus: dai-me sabedoria para entender certas pessoas; porque se me deres força: parto-lhes as trombas!"

Smiley_Marta
Inserida em: Tuesday, May 06, 2008 11:58:39 AM

Membro desde: 3/5/2008
Fala com a Deco mesmo. Eles são impecáveis, já por 2 vezes enviei email com questões e responderam-me por email e por telefone em 48h. Acho que tens toda a razão para reclamar. O que relatas aqui é muito comum acontecer nos colegios privados. Cobram por actividades mesmo quando faltam dias, alimentação mesmo quando as crianças faltam e até pelo mês de Agosto quando estão fechados.

Agora o facto de grande parte das instituições privada agir assim, não quer dizer que estejam correctas. Mesmo que o regulamento do colégio os salvaguarde nessas situações, não é necessariamente legal.

Por isso, fala mesmo com a Deco. Sabem tudo sobre estas ilegalidades.

Beijinhos e boa sorte. Sei bem como este tipo de conflicto com as pessoas que tomam conta dos nossos filhos mexem connosco.

Madrinha: Mari1950
Afilhada: Mina25 - DPP 14 Outubro

Aniversários da minha barriguinha:

- 4 semanas + 2 dias= 1 mês 18/01/2008
- 8 semanas + 4 dias= 2 meses 16/02/2008
- 13 semanas = 3 meses 18/03/2008 (14/03: 1ª eco 12 semanas+3dias. Tudo impecavel. Parece ser menino mas médico não arrisca. Análises do 1º rastreio)
- 17 semanas + 2 dias= 4 meses 17/04/2008 (11/04: resultado do 1º ratreio: negativíssimo). Aumentei 3Kg num mês!
- 21 semanas + 5 dias= 5 meses 18/05/2008 (16/05: Eco morfológica: Um saudável menino: o Diogo
- 26 semanas = 6 meses 17/06/2008
- 30 semanas + 2 dias= 7 meses 17/07/2008
- 34 semanas + 5 dias= 8 meses 17/08/2008

- 39 semanas= 9 meses 16/09/2008
DPP= 23/09/2008

Lista das Mamãs de Setembro-Outubro

Lista de Creches e Jardins de Infância
jpa
Inserida em: Tuesday, May 06, 2008 12:01:54 PM

Membro desde: 3/30/2007
Faz a queixa junto à Deco, mas sendo uma entidade privada, tem obrigatoriedade de ter um livro de reclamações. Pede-o. Se to recusarem, podes chamar a Polícia para que to entreguem. Explana a situação que nos contaste, incluindo valores e depois ela entrega-te uma cópia e fica com outra, que tem de remeter para a entidade reguladora num prazo curtinho. Se tiveres dúvidas que enviem, o que normalmente não acontece, porque para eles é pior a emenda que o soneto, podes enviar a tua cópia.

J.

Descobrir as Mandalas...
manelita4
Inserida em: Tuesday, May 06, 2008 12:07:22 PM

Membro desde: 8/15/2007
não tenho experiência directa ccom infantários,mas trabalho num instituto de línguas onde enviamos professores dar aulas em infantários,e nunca cobramos aulas que não foram dadas, seja por falta do professor ou feriado ou outro.....acho mal cobrarem as aulas não dadas se o professor faltou. agora a praia por causa do tempo, não sei....as condições deviam ser clarificadas logo no princípio

lol deves ser o terror da mulher!

http://sou-o-lucas.blogspot.com/
Mãeaos30
Inserida em: Tuesday, May 06, 2008 12:32:30 PM

Membro desde: 4/1/2008
Bem, a minha filha ainda nem está cá fora, não sei como vou reagir nestas situações, mas eu acho que reclamações à DECO e afins não ajudam e o mais provável é a criança sofrer as consequências (não estou a dizer que vão fazer mal à Marta, mas tratarem-na com má vontade já é suficientemente mau).

Eu acho que se não se consegue resolver directamente com a escola, o melhor é mesmo mudar.
pateta
Inserida em: Tuesday, May 06, 2008 12:36:59 PM

[manelita4 wrote:]
não tenho experiência directa ccom infantários,mas trabalho num instituto de línguas onde enviamos professores dar aulas em infantários,e nunca cobramos aulas que não foram dadas, seja por falta do professor ou feriado ou outro.....acho mal cobrarem as aulas não dadas se o professor faltou. agora a praia por causa do tempo, não sei....as condições deviam ser clarificadas logo no princípio

lol deves ser o terror da mulher!

terror???! Nã...Whistle ignoro-a. É o pior que se lhe pode fazer!!Bad Grin
Além disso não tenho medo de enfrentar seja quem for que se meta com a minha CRIA!!!!Evil or Very Mad grrrr
Agora em relação ao que se passa é realmente de lastimar, uma vez que a Marta só saírá com 6 anos.
Mas obrigada pelas dicas, vou mesmo tentar a Deco, e este ano elas que não se armem em campeãs comigosmartass porque vou mesmo pedir o recibo do que vou pagar da praia. Mesmo que não entre para o IRS (já me informei e não entra mesmo), é só pra chatear e pra não meterem aos bolsos!!money naughty
Obrigada, Bjs
Paula e Marta

Carmo1976
Inserida em: Tuesday, May 06, 2008 1:00:41 PM

Membro desde: 4/2/2007
Oi!
Outra sugestão: se conheceres mais algumas mamãs de colegas da tua filhota porque não se juntam e solicitam uma reunião à direcção para clarificação desses aspectos? Quando várias vozes se juntam é mais difícil "abafá-las", não é?
As tuas queixas são legítimas, eu acho que fazem todo o sentido, de certeza que haverá mais pais com essas tuas preocupações. Eu teria!

Boa sorte!
João

pateta
Inserida em: Tuesday, May 06, 2008 1:30:23 PM

[Carmo1976 wrote:]
Oi!
Outra sugestão: se conheceres mais algumas mamãs de colegas da tua filhota porque não se juntam e solicitam uma reunião à direcção para clarificação desses aspectos? Quando várias vozes se juntam é mais difícil "abafá-las", não é?
As tuas queixas são legítimas, eu acho que fazem todo o sentido, de certeza que haverá mais pais com essas tuas preocupações. Eu teria!

Boa sorte!
João

Obrigada João, mas tb já tentei (não imaginam o que eu já me mexi!!) e não resultou... a maior parte dos papás e mamãs ficaram a olhar para mim tipo: "E???? o que é que eu tenho com isso"? E sabem porquê? porque são daqueles papás que despejam ali os miúdos e não se preocupam com mais nada. Eu vejo quando vou buscar a Marta, outros papás que entram e saiem logo a seguir sem falar com ninguém. Pegam nos putos e "ala que se faz tarde"!!
Eu então fico lá sempre montes de tempo, falo com a auxiliar, quando aínda está a educadora falo com ela, pergunto se a Marta se portou bem o que comeu, se comeu tudo, e fico muitas vezes na salinha dela a brincar com ela e os amiguinhos, eles adoram, e vejo que alguns não têm disto em casa!!! É tão triste!
Este ano na festa de aniversário da marta ela quis convidar os amiguinhos da sala dela, e nós tudo bem, não imaginam como eu andava lá no meio deles, completamente "embrulhada" com eles, e porquê? Porque já estão tão habituados que eu brinque com eles que aquele dia foi mais um... os pápás é que ficarm com umas caras...!
As auxiliares já me conhecem pela "Mãe auxiliar das auxiliares"!!
Como vêm tou mesmo de "mãos e pés atados", nem com os papás posso contar!
Obrigada
Bjs
Paula e Marta

sofiamarques
Inserida em: Tuesday, May 06, 2008 3:29:09 PM

Membro desde: 11/30/2006
Olá, Paula!

Eu sou um bocadinho como tu: metam-se comigo sempre que quiserem, mas não mexam com o meu filho! Smile
Já te deram aqui as sugestões que eu daria:

1º Falar novamente no colégio e tentar ouvir uma explicação da parte deles.
2º Contactar a DECO para saber da legalidade do que têm feito
3º Pedir o livro de reclamações, expor o sucedido e enviar a cópia para as entidades competentes (para o caso do colégio se "esquecer"Wink

Desejo-te muito boa sorte! Se, entretanto, houver novidades, passa por cá para contar!

Beijinhos,

Sofia e Tomás

"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Zenite
Inserida em: Wednesday, May 07, 2008 1:25:37 AM

Membro desde: 9/8/2007
Depois de ler tudo aquilo que já tentaste fazer para esclarecer essa situação eu escrevia no livro de reclamações.

Deixo-te um resumo desta temática:

http://www.deco.proteste.pt/map/src/407841.htm

Desde o início de 2006, o número de fornecedores de bens e prestadores de serviços obrigados a ter livro de reclamações foi alargado.

O que é e para que serve?
O livro de reclamações é um dos meios mais práticos e comuns para o consumidor apresentar queixa. Quando algo não corre bem na prestação de um serviço ou na compra de um produto, o consumidor pode solicitar este livro e reclamar logo nesse local, sem nenhum encargo.
Mesmo que a entidade a quem a queixa é enviada já não possa solucionar o problema, esta forma de reclamar pode ajudar a evitar que outros cidadãos sejam prejudicados pelas mesmas razões.

Como funciona?
A reclamação é registada no livro em triplicado. O responsável do estabelecimento entrega ao cliente o duplicado da queixa e tem cinco dias úteis para enviar a sua cópia à entidade competente para a apreciar. O consumidor pode proceder também ao envio da queixa para aquela entidade, para se assegurar de que esta chega ao destino (ver DINHEIRO & DIREITOS n.º 67, de Janeiro de 2005). Uma terceira cópia da reclamação permanece no livro, não podendo dele ser retirada.
Depois de analisar o que foi escrito, o organismo competente decide se deve ou não penalizar o estabelecimento ou instituição. Se os dados não forem suficientes para avançar com o processo de contra-ordenação, o estabelecimento tem um prazo de 10 dias para apresentar alegações em sua defesa.

Como preencher a reclamação?
Para que tudo corra bem, convém preencher com cuidado. Há algumas regras que não pode esquecer quando tiver o livro nas suas mãos.

* Use sempre uma esferográfica (para que a queixa não possa ser apagada) e escreva de forma legível. Se achar necessário, faça um rascunho numa folha à parte, para que a reclamação final seja o mais concisa e objectiva possível.
* Depois de indicar qual o estabelecimento ou serviço em causa (nome e morada), identifique-se correctamente (com o seu nome, morada e número de bilhete de identidade ou de passaporte) e refira os motivos que conduziram à reclamação, bem como a data e a hora em que fez a queixa.
* Guarde toda a documentação que comprove o objecto da reclamação (tais como facturas, contratos, brochuras, fotografias, etc.), bem como a cópia da queixa a que tem direito. Procure também obter o testemunho de quem possa comprovar aquilo que alega.

À vista de todos
O cartaz “Este estabelecimento dispõe de livro de reclamações” já há muito que deixou de despertar a curiosidade dos frequentadores de cafetarias e restaurantes. A partir de agora, poderá avistá-lo em farmácias, lares, creches ou universidades privadas, entre outros locais abrangidos pela nova lei. A afixação desta frase em local visível é obrigatória em todos os estabelecimentos com livro de reclamações. O nome do organismo competente para apreciar a queixa tem também de ser incluído no cartaz.

Quando algo corre mal
Sempre que o livro de reclamações lhe seja solicitado, o proprietário do estabelecimento não pode exigir a apresentação de qualquer documento de identificação como condição para o apresentar. Se o acesso ao livro lhe for negado pode chamar a polícia, para tentar resolver a situação. Depois, numa segunda fase, até pode dirigir duas reclamações escritas à entidade que tutela a actividade ou serviço: a primeira, pelo facto que originou o pedido do livro de reclamações; e a segunda, pela recusa em facultarem-lho.

Se a instituição ou entidade prestadora de bem ou serviço não cumprir as regras relativas ao livro de reclamações, pode incorrer na prática de contra-ordenações. No caso das empresas, a coima pode, em algumas situações, ir até 30 mil euros.

Exija o livro
Até agora, o livro de reclamações estava à disposição, entre outros, nos seguintes estabelecimentos:

* empreendimentos turísticos, restaurantes e bares, agências de viagens, turismo rural, espaços de jogo e lazer, campos de férias e termas;
* escolas e centros de exames de condução e centros de inspecção automóvel;
* clínicas, laboratórios, hospitais e centros de reabilitação privados;
* mediadoras imobiliárias e agências funerárias;
* instituições privadas de solidariedade social e serviços de apoio social e domiciliário.

Desde 2006, entre outros, também passam a ser obrigados a ter livro de reclamações:

* jardins de infância e creches, centros de actividades de tempos livres, lares e instituições com acordos de cooperação com os centros distritais de segurança social (como cantinas sociais, por exemplo);
* cabeleireiros, institutos de beleza, estabelecimentos de tatuagens e colocação de pírcingues e ginásios;
* prestadores de serviços de transporte, telefone, água, gás, electricidade, acesso à Internet e correios;
* lojas de venda a retalho e estabelecimentos de comercialização ou reparação de automóveis;
* postos de abastecimento de combustíveis, parques de estacionamento;
* farmácias, lavandarias e engomadorias;
* recintos de espectáculos;
* seguradoras, mediadores e corretores de seguros, instituições de crédito e estabelecimentos do ensino particular e cooperativo.

beijocas e boa sorteWink

http://mamasbebesecompanhia.blogspot.com

rdeville
Inserida em: Wednesday, May 07, 2008 5:40:26 AM

Membro desde: 4/27/2007
Ola,

No teu lugar eu fazia uma lista de tudo o que paguei e cujo dinheiro nao foi utilizado nem reembolsado. Da proxima vez que te pedirem dinheiro para actividades, forneces a lista e dizes para te descontarem do "crédito" que tens que no colégio, de dinheiro que deste para determinadas actividades e que nao foi utilizado nem devolvido, pelo que podem utilizar esse mesmo dinheiro para as novas actividades pagas.

Boa sorte,

Raquel.

pateta
Inserida em: Wednesday, May 07, 2008 9:10:04 AM

[rdeville wrote:]
Ola,

No teu lugar eu fazia uma lista de tudo o que paguei e cujo dinheiro nao foi utilizado nem reembolsado. Da proxima vez que te pedirem dinheiro para actividades, forneces a lista e dizes para te descontarem do "crédito" que tens que no colégio, de dinheiro que deste para determinadas actividades e que nao foi utilizado nem devolvido, pelo que podem utilizar esse mesmo dinheiro para as novas actividades pagas.

Boa sorte,

Raquel.

...também já me passou pela cabeça fazer isso!!!Bad Grin Bad Grin
Obrigada e Bjs

rdeville
Inserida em: Wednesday, May 07, 2008 9:24:12 AM

Membro desde: 4/27/2007
Eu nao estou a brincar. Bad Grin

Eu sei que eles nao te passaram recibos sequer mas fazes o seguinte: ficheirinho excel com uma coluna onde colocas tudo aquilo que pagaste, outra coluna com os valores que foram usados e uma terceira coluna com o montante que eles te devem, no final desta coluna colocas o total do valor da divida do colégio para contigo. Se quiseres ser "cabra" colocas ainda uma coluna onde eles podem deduzir o valor das proximas actividades pagas, das-lhes uma copia impressa e ainda te ofereces para enviar o ficheiro por email e assim eles podem ter o ficheirinho gratis. Bad Grin

A sério, manda-is deduzir no valor creditado tudo aquilo que for pago a partir de agora. Como a Primavera chegou e o Verao e as idas à praia estao a chegar, é perfeito para ambas as partes.

pateta
Inserida em: Wednesday, May 07, 2008 9:57:48 AM

[rdeville wrote:]
Eu nao estou a brincar. Bad Grin

Eu sei que eles nao te passaram recibos sequer mas fazes o seguinte: ficheirinho excel com uma coluna onde colocas tudo aquilo que pagaste, outra coluna com os valores que foram usados e uma terceira coluna com o montante que eles te devem, no final desta coluna colocas o total do valor da divida do colégio para contigo. Se quiseres ser "cabra" colocas ainda uma coluna onde eles podem deduzir o valor das proximas actividades pagas, das-lhes uma copia impressa e ainda te ofereces para enviar o ficheiro por email e assim eles podem ter o ficheirinho gratis. Bad Grin

A sério, manda-is deduzir no valor creditado tudo aquilo que for pago a partir de agora. Como a Primavera chegou e o Verao e as idas à praia estao a chegar, é perfeito para ambas as partes.

Xiça!!! E pensava eu que já não conseguia ser mais "cabra"!!!!!
Mas que ideiadevilish

Sabem que o meu receio são sempre as represálias, mesmo que não sejam por parte do colégio, tenho receio de alguns papás amiguinhos lá da "Exma.Sra.Dra.Directora Técnica e ex-educadora da Marta", que são aqules papás tão hipócritas como ela, e foram esses que precisamente me ignoraram. Sabem que os miúdos são crueis e muito directos, e sabem também que é muito fácil influenciar uma criança em casa para tomar certas atitudes na escolinha...!
Mas além de me ir informar na Deco vou começar com essas continhas, simBad Grin
Já ouve um ano em que quando chegou a declaração para o IRS eu comparei o total com os valores que tinha gasto (porque apontei tudo) e OF COURSE, não bateu certo!!!Doubt
Mais uma vez obrigada a todas
eu entretanto vou dando notícias (não tarda nada tá aí o papelito para eles irem para a praia e o valor do respectivo donativo!!!money )

Bjs Paula e Marta

pasfp
Inserida em: Wednesday, May 07, 2008 11:40:43 AM

Membro desde: 11/29/2007
pateta:
enviei-te pm
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum