Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Horas de amamentacao [Options] · [View]
sabina
Inserida em: Wednesday, May 07, 2008 9:48:35 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 5/5/2008
Ola mamas

eu tenho uma duvida

temos direito a estas duas horas mesmo que nao estejamos a amamentar certo?

eu ainda estou, mas era so para saber.

somos nos que podemos escolher quando é q as tiramos?

a mim calhava bem no final do dia : eu entro as 8 e saia as 3 em vez de sair as 5.

eu ainda moro uma hora do trabalho.

e se o meu boss nao aceitar isto e quizer q entro uma hora mais tarde e saia uma hora mais cedo?

posso reclamar Smile Question Question Question

[Sponsor]
Inserida em: Wednesday, May 07, 2008 9:48:35 AM

[]
cds
Inserida em: Wednesday, May 07, 2008 10:28:39 AM

Membro desde: 1/15/2008
OLA SABINA.

Pelo que eu sei, temos direito a estas 2horas ate o bebe fazer 1ano. Depois disso, atençao que tambem ando a informar-me e na otenho a certeza, temos de arranjar comprovativo medico de como ainda amamentamos. Isto quando eles fizerem 1ano.

As horas a tirar sao intercaladas.
No meu caso combinei com a entidade patronal as horas que me davam mais jeito.
Tiro as 2h seguidas ao fim da tarde, e o patrao nao se opos.
Tem de ver junto com o seu patrao e tentar justificar o porque de querer tirar as horas a dada altura.

Espero ter ajudado

sabina
Inserida em: Wednesday, May 07, 2008 10:38:21 AM

bigado pela resposta....

pois eu gostava mesmo de tirar as horas juntas no final do dia...ficamos com muito mais tempo para eles....Smile

cds
Inserida em: Wednesday, May 07, 2008 11:24:05 AM

Veja se conseguir o meu post " Regalias a que temos direitos"

Ja me facultaram legislaçao, dê uma vista de olhos. Ficara mais esclarecida.

Boa sorte

Metalgirl
Inserida em: Wednesday, May 07, 2008 2:57:17 PM

Membro desde: 6/14/2007
Olá:

Isso depende de boss para boss... É um acordo que se deve estabelecer com ele, calmamente...

Eu tiro as 2horas no final do dia, porque tb me da mais jeito.

Bjinhos
Ana

sabina
Inserida em: Wednesday, May 07, 2008 9:48:07 PM

entao e essas horas sao pagas?

cds
Inserida em: Thursday, May 08, 2008 11:31:23 AM

Bom dia, Sabina.

Sim essas horas sao pagas.

Comprimentos

manelita4
Inserida em: Thursday, May 08, 2008 12:02:48 PM

Membro desde: 8/15/2007
e temos de fazer algo a nível da Seg. Social para obter essas horas? imagino que seja a SS a pagá-las ao patrão, certo?

Miaua
Inserida em: Thursday, May 08, 2008 12:07:55 PM

Membro desde: 2/20/2008
[manelita4 wrote:]
e temos de fazer algo a nível da Seg. Social para obter essas horas? imagino que seja a SS a pagá-las ao patrão, certo?

Não. São pagas normalmente pela entidade patronal, não pela Segurança Social.
Atenção que se tiveres Isenção de Horário de Trabalho podes ter complicações... não se justificando podem retirá-la Sad
Mãe babosa
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 4:15:51 PM

Membro desde: 1/17/2008
Olá eu amamento n muito e dou suplemento, só vou trabalhar em setembro mas gostava de saber como é em relacção ás horas de amamentação, se tenho direito, se é preciso entregar algum papel no trabalho a pedir as horas, quantas tenho direito e quanto tempo preciso de avisar q as vou gozar??? Obrigada
manuelatorres
Inserida em: Thursday, May 22, 2008 7:38:42 PM

Membro desde: 9/13/2006
Olá

Alguns esclarecimentos sobre o direito às duas horas:

Até que o bébé complete um ano de vida, temos sempre direito a dois periodos, de uma hora cada, de dispensa para aleitamento/amamentação, independentemente se damos de mamar ou não, e neste periodo de tempo, até ao 1ano, não é obrigatório a apresentação de kk declaração. Esses dois periodos de uma hora, podem ser juntos se a entidade patronal autorizar.
Se continuarmos a amamentar depois de um ano de idade é que é exigida a declaração médica.
Atenção que esses dois periodos de uma hora, são para horários de 40h semanais, menos disso é proporcional.
E devem avisar a entidade patronal com 15 dias de antecedencia do seu inicio, ou seja antes de irem trabalhar.

Espero ter ajudado Smile
Bjocas

MariaClarinha75
Inserida em: Thursday, May 22, 2008 10:26:58 PM

Membro desde: 2/22/2008
Olá , comigo foi assim:
Praticamente não amamentei pq infelizmente tive pouco leite mas até o bebé fazer 1 ano tive direito as 2 horas. Na empresa ninguem se opôs que fossem as duas juntas ao final do dia. A partir do momento em que fez 1 ano voltei as 8 h diárias.

Houve bastantes mamãs que tiveram direito as 2 horas até os filhotes terem 3 anos por trazerem declarações médicas a indicar que amamentavam. Tirando raras excepções, todos sabíamos que tal não acontecia e que para algumas pessoas era fácil arranjar uma declaração. Não acho correcto e não o fiz.

Até pq muitas vezes me beneficiaram no seguinte. Em vez de entrar as 9h e sair as 16h, não fazia hora de almoço e saía as 15h. Para mim era optimo. Por volta das 16h já estava em casa ou a passear com o meu menino

MariaClara
betysilva
Inserida em: Friday, May 23, 2008 11:08:23 AM

Membro desde: 9/21/2007
Mamãs desculpem mas tenho uma duvida depois dos 12 meses quem passa a declaracão tem de ser obrigatoriamente a medica de familia ou pode ser a pediatra?? obrigado

ccmct
Inserida em: Friday, May 23, 2008 11:17:34 AM

Membro desde: 12/4/2006
As 2 horas diz a lei são intercaladas mas podem por acordo com a entidade patronal ser tiradas juntas, nada obsta.

Quanto à forma, eu entreguei uma declaração. Isto porque é necessário o outro progenitor declarar que não está a beneficiar dessas horas para aleitamento.

São pagas pela entidade patronal.

Madrlhada:catarina m

http://solangeburri.blogspot.com

" ajude-nos a dar-lhe colo... vai ver que não pesa nada!
http://www.arcidadania.org/"
ninha77
Inserida em: Friday, May 23, 2008 11:45:05 AM

Membro desde: 4/28/2007
[betysilva wrote:]
Mamãs desculpem mas tenho uma duvida depois dos 12 meses quem passa a declaracão tem de ser obrigatoriamente a medica de familia ou pode ser a pediatra?? obrigado

Olá

Basta ser o pediatra, desde que tenhas o atestado/declaração do médico a entidade tem que aceitar
Agora podem é facilitar ou dificultar, podem pedir atestados mensais, trimestrais, semestrais...

Já começa a haver mais compreensão para a licença do 1º ano do bebé, mas ainda há muitas empresas que não vêm com bons olhos o prolongamento

bjks
betysilva
Inserida em: Friday, May 23, 2008 12:25:00 PM

Membro desde: 9/21/2007
Pois essa era a minha duvida......mas já ouvi na empresa dizerem a uma colega o melhor é trazeres logo atestado para 3 mesesSmile Smile sei que muitas mamãs são criticadas por terem atestado "além do normal" uma colega teve até aos 2 anos da filha no fim começou a fazer o horario normal pois diz nao aguentava a pressao e é verdade está de baixa com depressãoSad Sad

Mãe babosa
Inserida em: Saturday, May 24, 2008 4:16:13 PM

Eu trabalho 35 horas semanais, sou Educadora, as horas funcionam da mesma maneira? E a declaração tem de conter concrectamente o quê? Obrigada
manuelatorres
Inserida em: Saturday, May 24, 2008 11:46:19 PM

Membro desde: 9/13/2006
[Mãe babosa wrote:]
Eu trabalho 35 horas semanais, sou Educadora, as horas funcionam da mesma maneira? E a declaração tem de conter concrectamente o quê? Obrigada

A declaração só é obrigatória a partir do bébé completar um ano, antes não és obrigada, pk tens direito a essas horas independentemente de dares de mamar ou não. Qto ao tempo, é proporcional, mas nunca inferior a 30 minutos.

A declaração, não é mais que um documento do médico a afirmar que se está a amamentar.

Mãe babosa
Inserida em: Sunday, May 25, 2008 8:26:28 PM

Obrigada, mas n é necessário entregar nada no trabalho a dizer q as vou gozar? Ou basta falar "oralmente"?
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum