Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

CRIANÇAS DE 4/5 ANOS (2004 e 2003) - LISTAGEM ACTUALIZADA [Options] · [View]
Ana73
Inserida em: Monday, May 26, 2008 2:30:28 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 2/9/2005
olá
mais uma para o clube! o meu martim nasceu em 24 Dez de 2004. Um verdadeiro menino jesus angelyellow

É um rapaz que tem sido bastante saudável e brincalhão.
Entrou para a escola em Setembro passado e no 1ª dia de escola foi o seu 1ª dia sem fraldas!
Apesar de não lhe ter conseguido tirar as fraldas no verão, passei-o todo a dizer-lhe que com fraldas não podia ir para a escola. Deve ter-lhe ficado alguma coisa, pois no 1º dia qdo a educadora me disse que ele não podia andar de fralda na escola, foi remédio santo...eheh
nem na sesta usa! isto é, na escola, pois em casa qdo se sente na caminha dele, faz sempre xixi na cama. Confused neste assunto, continuo à espera dumas fraldas secas para começar o desfralde nocturno!

Com a comida felizmente não me preocupo, pois tem sempre comido muito bem tudo. Claro que a sopa ainda é passada e prefere carne a peixe.

Apesar de sentir que tem evoluido bastante nomeadamente na linguagem, que era muito pouca qdo entrou para a escola, sinto que na escola ele não mostra o que na realidade sabe. Acho que por vergonha!
hoje qdo o deixei na escola perguntei à educadora em que número iam na escola. resposta, no 2!! Disse-lhe que o Martim anda a contar os números em casa até 29 e não foi em casa que apreendeu.
Disse-me que às vezes brincam um jogo que envolve contagem e que ele não costuma passar do 2.
que frustante!!!
é tão envergonhado, que faz passar figura de quem não sabe.
Para completar o ramalhete, é um rapagão de 1.10cm com 23kg, mas que qdo abre a boca parece um bebezão Confused

alguém com caracteristicas parecidas??

Ana
spal
Inserida em: Monday, May 26, 2008 3:47:24 PM

Membro desde: 1/9/2006
Isso é que foi um belo presente de Natal Ana. Grande rapagão.

O Afonso também é bastante tímido e detesta ser o centro das atenções.

Já agora, uma pergunta para todas:

Quantas horas dormem em média de noite as vossas "crias"? E sesta dormem? Quanto tempo?

O Afonso dorme em média cerca de 9 horas por noite, nem sempre seguidas. Raramente dorme mais e à alturas que dorme menos.
Ainda faz quase sempre sesta, mas está numa fase de transição. O n.º de horas de sesta é que é muito variável, pode ser 1.30 ou 3.30/4 se está muito cansado. Mas o normal nas sestas é de 2/2.30.

Susana e Afonso (14/09/2004)
Eu sou a gaja das
Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados
Bebés a fazer profilaxia contra infecções urinárias
Pediatria - Infecções urinárias
syr
Inserida em: Monday, May 26, 2008 4:01:34 PM

Membro desde: 9/4/2007
Bem Ana o meu tem 1,10 mas só tem 16Kilinhos grande rapagão tens tu Smile

Olha o meu quando entrou para a escola também se encolhia muito e não participava agora já vai no segundo ano e vai melhor, o que interessa é que eles se estão a desenvolver bem, mostrem ou não na escola, até à primária ainda muda porque ai já é mais impportante mostrar, não é... Eu sou professora e como sempre fui tímida não penalizo os meus alunos por isso, mas alguns colegas não pensam assim d'oh!

Parabéns a todos pelos vitoriosos desfraldes, assim é que é dance

Spal
O meu dorme umas 9 10 horas de noite e já não dorme sesta, eu acho pouco, mas não consigo que durma mais.

spal
Inserida em: Monday, May 26, 2008 4:07:53 PM

Syr,

Li na Pais&Filhos (creio que foi lá, mas a minha memória está um deserto) que num estudo recente, os investigadores chegaram à conclusão que não há propriamente um n.º de horas padrão, que cada criança dorme o que precisa, um precisam mais, outros menos.

Eu sou a gaja das
ica
Inserida em: Monday, May 26, 2008 4:27:31 PM

Membro desde: 7/7/2004
Olá Susana

Quanto às sestas o Vasco tb faz em média 2h a 2h30m, umas vez só faz hora e meia e outras vezes no máximo 3h30m.

Quanto à noite, ele dormiu mal desde bebé. Só de à um ano para cá começou a dormir melhor, acordando umas 2 vezes por noite. Agora desde à uns 6 meses para cá já me faz noites seguidas, mas algumas vezes ainda semi-acorda 1 vez. Dorme cerca de 9h.

Quanto ao infantário tb o noto muito mais timido lá do que em casa. Em casa fala muito em casa e na escola pouco, enfim....

Bjs

Ica

Afilhada: Sufiland
spal
Inserida em: Monday, May 26, 2008 4:32:47 PM

O Afonso em casa também é papagaio, não pára de falar. Houve uma vizinha que até comentou que na rua nem parece o mesmo menino porque quando passa nas escadas o ouve sempre a falar e na rua não lhe ouve um pio. Dantes nem a cara lhe vía porque se metia atrás das minhas pernas. Agora como ela lhe empresta Dvd's do sobrinho já lhe entra pela casa adentro...

Ultimamente o Afonso anda a acordar mais durante a noite, parecem-me pesadelos e medos...
Também nunca foi muito dorminhoco. Raramente acorda depois das 7/7.30.

Eu sou a gaja das
ica
Inserida em: Monday, May 26, 2008 4:38:06 PM

[spal wrote:]
O Afonso em casa também é papagaio, não pára de falar. Houve uma vizinha que até comentou que na rua nem parece o mesmo menino porque quando passa nas escadas o ouve sempre a falar e na rua não lhe ouve um pio. Dantes nem a cara lhe vía porque se metia atrás das minhas pernas. Agora como ela lhe empresta Dvd's do sobrinho já lhe entra pela casa adentro...

Ultimamente o Afonso anda a acordar mais durante a noite, parecem-me pesadelos e medos...
Também nunca foi muito dorminhoco. Raramente acorda depois das 7/7.30.

Eu tenho que acordar o Vasco quase sempre para ir para a escola.

Ao fds dorme até às 09h00, mas confesso, ele tb se deita tarde.

Normalmente perto das 23h.

Ando a ver se reduzo e já consegui uns dias que se deita-se às 22h30.

Pessimo habito, eu sei.

MAs qd n faz a sesta, por algum motivo, adormeçe às 20h ou 21h e aí no dia seguinte acorda Às 07h00

Bjs

Ica

spal
Inserida em: Monday, May 26, 2008 4:45:00 PM

O Afonso mesmo que adormeça às 23/24, quase sempre acorda às 7/7.30.
Posso contar pelos dedos os dias em que acordou depois das 9. Ontem foi um desses, mas adormeceu às 24 horas e acordou às 5 da manhã, depois voltou a dormir até às 9.30.

Durante a semana raramente adormece antes das 22.30, isto porque ultimamente o pai está a fazer turno e chega a casa por volta das 21.30. Fica tão excitado que é difícil fazer com que durma.

Eu sou a gaja das
camilatomás
Inserida em: Monday, May 26, 2008 10:20:16 PM

Membro desde: 1/4/2008
[spal wrote:]
O Afonso mesmo que adormeça às 23/24, quase sempre acorda às 7/7.30.
Posso contar pelos dedos os dias em que acordou depois das 9. Ontem foi um desses, mas adormeceu às 24 horas e acordou às 5 da manhã, depois voltou a dormir até às 9.30.

Os meus sao iguais... é inacreditavel... nem que se deitem à meia-noite têm sempre que acordar as 7.30, se nao é um é outro!!! E eu que sofro de insonias e sempre adorei dormir de manha, acho que desde que o Tomas nasceu que nao sei o que é dormir para alem das 9, que é o horario para o qual todas as noites eu aponto as minhas preces!!!!!!

A Camila normalmente deita-se por volta das 9.30, 22 horas, sei que deveria dormir mais cedo, mas o pai tambem chega tardito a casa, e depois querem brincar... e precisam os dois desse tempo, pelo que sacrificamos um bocadinho o sono. Mas costuma dormir uma sestinha de cerca de uma hora e meia

Beijinhso

CRIS, RITA E PATRÍCIA, MUITA FORÇA!!!!!!

camilatomás
Inserida em: Monday, May 26, 2008 10:24:36 PM

Membro desde: 1/4/2008
[Ana73 wrote:]
olá

Apesar de sentir que tem evoluido bastante nomeadamente na linguagem, que era muito pouca qdo entrou para a escola, sinto que na escola ele não mostra o que na realidade sabe. Acho que por vergonha!
hoje qdo o deixei na escola perguntei à educadora em que número iam na escola. resposta, no 2!! Disse-lhe que o Martim anda a contar os números em casa até 29 e não foi em casa que apreendeu.
Disse-me que às vezes brincam um jogo que envolve contagem e que ele não costuma passar do 2.
que frustante!!!
Para completar o ramalhete, é um rapagão de 1.10cm com 23kg, mas que qdo abre a boca parece um bebezão Confused

Ana

Ana, a minha Camila tambem é assim, faz parte do temperamento das crianças , algumas sentem-se mais timidas na escola... ela mudou este ano de escola, e demorou tres meses ate comecar a falar com os adultos (com as criancas era perfeitamente normal)!! Tive que a por a tempom inteiro (estava na componente educativa, ia demanha e depois vinha almocar a casa) e chegou a ir a psicologa da escola, porque desconfiavamos que se poderia tratar de mutismo selectivo,mas entretanto ela deu a volta e agora esta bastante mais à vontade. Nao tanto como em casa, mas bem meçhor.

Acho que temos mesmo que lhes dar tempo e espa´co... e é importante que as educadoras tenham sempre presente estas caracteristicas, para lidarem com eles da melhor forma.

beijinhos

CRIS, RITA E PATRÍCIA, MUITA FORÇA!!!!!!

Ana73
Inserida em: Tuesday, May 27, 2008 10:14:31 AM

Membro desde: 2/9/2005
olá

na verdade a preocupação deve-se exactamente porque eu tb era assim! envergonhada!!!Confused
lembro-me perfeitamente de muitas coisas que podia ter feito e aproveitado, mas a vergonha era mais forte do que eu!
espero sinceramente que o Martim não seja como a mãe e consiga aproveitar e tirar melhor partido da vida!!!Sad
claro que não o pressiono, mas não deixo de o incentivar a desabrochar
Smile Smile

em relação às dormidas: o normal é dormir umas 9 a 10h.
sestas, nunca quer fazer, mas depois dorme umas 3 horitas na boa. às vezes até tem que ser acordado! portanto, temos aqui um dorminhoco.
confesso que ao fds não insisto que faça sesta, pois prefiro que vá para a caminha cedo, para me dar algum descanso com o pai...eheh Whistle

beijos
Ana
ica
Inserida em: Tuesday, May 27, 2008 10:23:56 AM

E porque não quero só falar de preocupações.............este fds fiquei mto feliz.

O V. nunca deu aos pedais no triciclo. Andava, mas com os pés no chão a fazer andar o triciclo.

À dias compramos-lhe uma Bicicleta. Tivemo-la em casa uns dias, mas ele nem por isso lhe ligava muito.

Este fim de semana ao apanhar um raio de sol, descemos à rua e levamos a bibicleta e apesar de ele ainda não pedalar como deve de ser, já conseguiu fazer metade da rua sozinho a dar a um pedalSmile Smile Smile Smile

Ou seja ainda não dá a volta ao outro, mas agora já percebi que é uma questão de dias.

Falta só um bocadinho assim pequenino.

Beijocas

Ica

PAT&PIRATINHAS
Inserida em: Tuesday, May 27, 2008 10:26:49 AM

Membro desde: 10/6/2005
E cá estou eu a juntar-me à lista!!

Pat mamã dos gémes Afonso e Dinis de 27/09/2004

Beijoquitas
Pat

Afilhada: Inês : na barrigota da Vera Lu!!
pateta
Inserida em: Tuesday, May 27, 2008 10:43:04 AM

Membro desde: 11/17/2003
[Ana73 wrote:]
olá
mais uma para o clube! o meu martim nasceu em 24 Dez de 2004. Um verdadeiro menino jesus angelyellow

É um rapaz que tem sido bastante saudável e brincalhão.
Entrou para a escola em Setembro passado e no 1ª dia de escola foi o seu 1ª dia sem fraldas!
Apesar de não lhe ter conseguido tirar as fraldas no verão, passei-o todo a dizer-lhe que com fraldas não podia ir para a escola. Deve ter-lhe ficado alguma coisa, pois no 1º dia qdo a educadora me disse que ele não podia andar de fralda na escola, foi remédio santo...eheh
nem na sesta usa! isto é, na escola, pois em casa qdo se sente na caminha dele, faz sempre xixi na cama. Confused neste assunto, continuo à espera dumas fraldas secas para começar o desfralde nocturno!

Com a comida felizmente não me preocupo, pois tem sempre comido muito bem tudo. Claro que a sopa ainda é passada e prefere carne a peixe.

que frustante!!!

Ana

BOLAS... 23kg??????
ok a minha tem 4 anos e 2 meses, mede 1m e pesa 15kg... e já me vejo aflita!!!
Também como bem, custa começar, mas depois é sempre a aviar!!!
Começou a falar muito cedo, muito dedo mesmo: com 5 meses e meio começou por dizer "ába" (água), a partir daí foi de enxurrada. Agora não se cala, parece um papagaio esperto!!
O desfralde diurno foi há já 2 anos e sem qualquer problema. As sestas tb já dorme sem fralda. No entanto continuo com o problema das noites. Aínda não sei como fazer, a Marta faz muito xixi durante a noite, mesmo que faça antes de se deitar, de manhã a fralda dela deve pesar uns 3kg!! Tenho que começar a acordá-la para fazer... mas depois é sempre um castigo para voltar a adormecer... quer conversar como se fossem umas 4h da tarde!!!
No sábado dormiu uma sesta de 3h e meia e não fez uma pinga!!!!
Tenho mesmo que aproveitar...
Outro problema... desde que passou para a cama grande (há + ou - 2 anos e meio) que não consegue adormecer sozinha. Quando estava na cama de grades, eu punha a Marta para dormir deixava sempre a porta do quarto dela aberta e ela ficava-se. Desde que passou para a outra cama, nem sequer podemos saír do quarto dela, desata num pranto como se tivessem a matá-la!!! E depois é o " ó mãe/pai pu favor não, não faças isso, não quero ficar aqui sozinha... pu favor"!!!! e se for preciso sai da cama, claro...
Resultado: há dois anos e meio que temos que nos deitar na cama dela até ela adormecer, e está a ser um problema este "desmame".
Já pensamos numa alternativa (que sempre fomos contra!! até agora) colocar uma Tv no quarto deladisgust e temporiza-la para ela adormecer sozinha... o que é que acham??? Andávamos a tentar evitar esta medida, mas está a ser difícil.
Aceitam-se dicas
Bjs

"Meu Deus dai-me sabedoria para entender certas pessoas, pois se me deres força, parto-lhes a tromba!" "os teus olhos brilham como os faróis de um carro à noite..."
anabf
Inserida em: Tuesday, May 27, 2008 10:53:06 AM

Membro desde: 3/24/2008
Olá

Que tópico tão engraçada, só hoje o descobri.

Também sou mamã de um bebé de 2003....O Tiago nasceu no dia 25 de Outubro de 2003 (dia da inauguração do Estádio da Luz.........atenção que não sou benfiquista, nem pouco nem muito).

jocas

Mamãs de Setembro-Outubro 2008 /Beloved Babies de Setembro/Outubro de 2008
Madrinha - dbreves (o António nasceu dia 26/9 com 2630 gr e 49 cm
Afilhadas - pmacamano (o Leonardo nasceu dia 16/10 às 14.32 com 3215 gr e 47 cm) e Susanna (a Amy nasceu dia 6/10 às 17.22 com 2830 gr e 48 cm e Afilhado: o valente Hugo
26 Sem. 36 Sem. A Tuxa
spal
Inserida em: Tuesday, May 27, 2008 11:02:29 AM

Pat

Já estavas a fazer falta.

CamilaTomás

Pode ser que lá para os 16/18 anos consigamos dormir de manhã. Já à noite duvido, porque depois começam eles nas noitadas...

Também concordo contigo na questão de lhes dar espaço. Eu nunca insisto com ele para falar com as pessoas.

Ica,

O Afonso só começou a pedalar no triciclo há umas semanitas, mas não é sempre e é por pequenas distâncias. Se calhar vou tentar a bicicleta aos 4 anos.

Pateta,

Lá em casa passa-se o mesmo, desde que passou para a cama grande que precisa de companhia para adormecer. Houve alturas em que conseguimos voltar a que adormecesse sozinho, mas tem voltado tudo ao mesmo.
Quando adormece sozinho fica sempre com vários bonecos na cama, de porta aberta e luz do corredor acesa.

Eu sou a gaja das
ica
Inserida em: Tuesday, May 27, 2008 11:13:11 AM

Olá Susana

Sabes, acho que é mais facil para eles aprenderem na bicicleta, porque os pedais são mais em baixo, ou seja ficam com as pernas mais direitas, enquanto o triciclo as pernas estão a fazer um angulo e logo tem de fazer mais força. Não sei se me fiz entenderdoh doh

Pateta

O Vasco também não dorme sem estar ao lado dele. Tenho sempre de ler uma história e tem de colar os autocolantes do Ruca antes de ir para a cama Very Happy e só consigo sair quando adormece.
Mas vou-te ser sincera, por um lado nem me importo muito, pois é um momento muito nosso.heart

Bem vinda Pat e Anabf

Beijocas

Ica

anabf
Inserida em: Tuesday, May 27, 2008 11:24:47 AM

Membro desde: 3/24/2008
O meu pestinha sempre foi um grande dorminhoco, até aos 2 anos dormia 2 sestas, uma a meio da manhã e outra a meio da tarde e às 9.30/10 da noite já estava na cama.

Quando foi para a escola começou a dormir apenas de tarde, e agora se dorme mais que 2 horas à noite é uma festa para adormecer.

Mas também tem os seus rituais - 1º vestir o pijama - 2º fazer xixi - 3º lavar os dentes - 4º ouvir uma história - 5º pede à mamã ou papá para ficar 5 minutos com ele.....mas passado esse tempo fica bem sozinha na cama. A única coisa que ele não gosta é quando há vento a bater nos estores do quarto dele, e aí normalmente vai para a nossa cama (sozinho) até adormecer.

O acordar já é outra conversa, durante a semana é uma guerra para ele sair da cama às 7.30, mas ao fim de semana o mais tardar às 9.00 (é isso é num dia bom, pois normalemente é mais cedo) lá está ele no nosso quarto a enfiar-se na nossa cama.

Mamãs de Setembro-Outubro 2008 /Beloved Babies de Setembro/Outubro de 2008
Madrinha - dbreves (o António nasceu dia 26/9 com 2630 gr e 49 cm
Afilhadas - pmacamano (o Leonardo nasceu dia 16/10 às 14.32 com 3215 gr e 47 cm) e Susanna (a Amy nasceu dia 6/10 às 17.22 com 2830 gr e 48 cm e Afilhado: o valente Hugo
26 Sem. 36 Sem. A Tuxa
pat2000
Inserida em: Tuesday, May 27, 2008 11:35:10 AM

Membro desde: 4/29/2008
Olá,

Sou a Patricia e sou mãe do Rafael com 3 anos e 7 meses e da Beatriz com 8 anos e 4 meses.

O meu diabinho já não usa fraldas durante o dia há 1 ano e largou a da noite há cerca de 9 meses (como o meu orçamento ficou agradecido 2cents )

Apesar deste avanço nesta área no que diz respeito à fala ainda está muito atrasado Sad
só neste ano lectivo é que começou a falar mais e mesmo assim ainda há muita coisa que ele diz e que não se percebe.

Bjs

Patricia

spal
Inserida em: Tuesday, May 27, 2008 11:35:59 AM

[anabf wrote:]

O acordar já é outra conversa, durante a semana é uma guerra para ele sair da cama às 7.30, mas ao fim de semana o mais tardar às 9.00 (é isso é num dia bom, pois normalemente é mais cedo) lá está ele no nosso quarto a enfiar-se na nossa cama.

9 horas!! Quem me dera.... Eu até fico contente quando durmo até às 8...

Eu sou a gaja das
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum