[mara rute wrote:]Tudo tem que ter conta, peso e medida. E é uma questão de gestão. Nâo tenho por hábito fazer contas mas se fizesse ficava doente.
Por partes:
- o dinheiro para as vacinas Prevenar foi logo posto e parte na sua totalidade assim que nasceram;
- não vou dar mais nenhuma vacina extra palno de vacinação nacional porque não acredito na sua eficácia (rotavírus e afins) ;
- aproveito tudo o que é promoções para comprar fraldas e toalhetes e faço sempre as contas à unidade (já tenho alguns pacotes em stock para o próximo tamanho) ;
- tento comprar o leite na parafarmácia pois é bem mais barato do que numa farmácia;
- iogurtes com leite de transição sempre do mais barato;
- frutas e legumes no Lidl (tem uma relação qualidade/preço muito boa) ;
- brinquedos e afins tudo da marca branca (não há cá chiccos nem bebconforts nem afins - só se o preço o justificar) ;
- carrinhos de gémeos dados (têm mais de 8 anos mas cumprem todos os requisitos) ;
- tive que trocar de carro: apesar de ser uma boa marca, foi importado e comprado por um óptimo preço a um partcuçar;
- peço, sim, peço roupa, leite e iogurtes a quem quer oferecer prendas;
- o meu pai traz-me alguma roupa super barata;
- passo a vida a vasculhar lojas e lojinhas e afins para ver onde se encontra roupa calçado mais barato;
- não gasto dinheiro em coisas fúteis e inúteis;
- aprendi a engolir sapos: as gémeas ficam semana sim semana não com os avós paternos e maternos, respectivamente, até aos 2,5 anos - altura em que irão para o infantário (IPSS) ;
- no próximo Verão, começa o desfralde.
Por vezes, é difícil poupar mas nunca precisei de gastar 800 euros por mês com as gémeas até porque não dá para o fazermos: estou num POC mas desempregada e o marido ganha 620 euros por mês.A necessidade aguça o engenho e, por vezes, não precisamos de muito para fazer muito. Tal como disse, é difícil mas é uma questão de gestão.
Concordo com tudo o que a Mara Rute diz: ou seja é uma questão de gerir tudo ao promenor e evita comprar coisas futeis e inuteis.
No meu caso as minhas gemeas herdaram muita roupinha de um prima um ano mais velha ou seja deixa de servir passa para as gemeas e quando compro roupa, tento encontrar promoções que na C&A ha bastantes ou na H&M estas lojas tem roupinhas espectaculares e nada de marcas, pq se gasta muito dinheiro e deixam logo de servir;
Brinquedos tb nada de marcas;
O leite beberam de late ao fazerem 12 meses depois começei a dar de pacote da Mimosa 1-3 anos mas entretanto encontrei mais barato da marca continente tb 1-3 anos poupa se imenso;
Toalhetes compro tb da marca continente umas caixas que trazem 8 embalagens por 7,50 euros;
Fraldas compro no mini preço, continente , dodot só com promoção;
Vacinas só dei a 1ª dose da Prevenar pq não houve dinheiro para mais.
As minhas filhas ficaram com a bisavó até fazerem 1 ano depois inscrevi-as na creche, na publica é mentira não arranjei vagas e procurei procurei na privada pediam me balurdios e só faziam 10 % para gemeos, ou seja cada uma pagava cerca de 400 euros. Acabei por encontrar uma com as máximas condições talvesz mais que as outras mais caras e a pagar 490 pelas duas, a bisavó deixou de poder ficar com elas e eu tinha de voltar ao trabalho não tive alternativa, sim é quase um ordenado mas se não trabalhar nem para as fraldas tenho dinheiro

mas deixei ha muito de comprar coisas para mim para n lhes faltar nada....
O pior é que não tempos apoio nenhum por parte do estado!!!
Força a todas as mamas de gemeos, trimegeos........
Bjs