Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Percentil 75 = Cesariana?!? [Options] · [View]
spcostap
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 11:18:51 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 5/15/2008
Olá,

Mãeaos30 posso-te dizer que a história dos percentis vale o que vale, ecograficamente existe sempre uma taxa de erro de 15 a 20%, obviamente que existem excepções.

Eu tinha o mesmo "problema" que tu: médica particular e percentil 80, a joana às 36 semanss já estava com 3.600kg, a médica não tinha dúvidas que primeiro se deveria induzir o parto às 40 semanas e que dificilmente poderíamos fugir à cesariana !!

posso-te dizer que foi o pior que me aconteceu, para além de estar preparada para um parto normal a pressão e ansiedade que me foi colocada a 4 semanas no parto (no momento que deveria ser de maior tranquilidade) foi imensa !

tentei prosseguir com a minha vida normal, e entrei em trabalho de parto espontaneo às 40s e a joana nasceu de parto normal sem que eu desse um único ai!!! não me custou nada!!

e qto peso ela tinha ? 2.800, não me perguntem para onde foi o resto do peso...

e mesmo que fosse gde, de maior peso, temos nós mulheres de estar cada vez mais confiantes com o nosso corpo, todo o corpo está preparado para o bébé que carrega, da mesma maneira que todo o leite da mãe é bom para o seu filho, não existem maus leites.

Envio-te a informação que recolhi na altura do meu parto e que me fez decidir por um parto normal:

"Ao todo, existem talvez cerca de 7 a 8 indicações absolutas para se realizar uma cesariana (ou seja situações clinícas em que o bebé não consegue ou é contra-indicado nascer de outra forma), o peso do bebé não é uma delas.

RISCOS/DESVANTAGENS
Há riscos acrescidos numa cesariana, muito importantes para a saúde da Mãe, do bebé, e em futuras gravidezes, que não podem ser desvalorizadas, ocultadas ou ignoradas…
Os riscos de uma cesariana quando comparada com um parto vaginal, são os seguintes:

Riscos para a Mãe:

- morte materna: 5-7 vezes superior
- internamento em cuidados intensivos: 2 vezes superior
- hemorragias importantes: 6 a 8 vezes superior
- maior tempo de internamento
- necessidade de voltar a ser internada: duas vezes superior
- infecção e tomada de antibióticos: risco alto
- dor: risco muito alto*, para dor prolongada nos dias e semanas seguintes ao parto
- complicações pós-operatórias: 1-5 % dos casos de cesariana
- experiência negativa de nascimento: risco muito alto.Alta probabilidade de não ter acompanhante no nascimento do filho, nem suporte emocional, nem sentir qualquer domínio sobre a situação
- menor contacto imediato com o bebé, não poder vê-lo ou pegá-lo: risco muito alto

Riscos para o bebé:
- risco de morte: 1.77 por cada 1000 recém-nascidos, contra 0.62 por cada 1.000 recém-nascidos por via vaginal
- corte cirúrgico acidental: risco alto
- problemas respiratórios: risco moderado a alto (antes das 39 semanas)
- possibilidade de não ser amamentado: risco alto a muito alto

- possibilidade de desenvolver asma em criança e / ou adulto: risco alto

Riscos para a Mãe, em futuras gravidezes:
- aumento da infertilidade: risco alto a muito alto
- fertilidade reduzida por opção da Mãe: risco alto
- aumento de gravidez ectópica: risco moderado
- aumento de problemas com a placenta (acreta, abrupta ou prévia): risco moderado
- ruptura uterina: risco moderado

Riscos para o bebé, em futuras gravidezes:
- morte antes do termo da gravidez: risco moderado"

São dados de estudos e experiências científicas, que os médicos tb têm acesso,mas talvez nem sempre os queiram dar a conhecer.....

Acho que o principal é estares confiante e segura da decisão que tomas (seja ela qual for!), a partir daí tudo se torna mais fácil.

Beijos e boa sorte!

mara rute
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 11:44:06 AM

Membro desde: 5/24/2007
[spcostap wrote:]
Olá,

Mãeaos30 posso-te dizer que a história dos percentis vale o que vale, ecograficamente existe sempre uma taxa de erro de 15 a 20%, obviamente que existem excepções.

Eu tinha o mesmo "problema" que tu: médica particular e percentil 80, a joana às 36 semanss já estava com 3.600kg, a médica não tinha dúvidas que primeiro se deveria induzir o parto às 40 semanas e que dificilmente poderíamos fugir à cesariana !!

posso-te dizer que foi o pior que me aconteceu, para além de estar preparada para um parto normal a pressão e ansiedade que me foi colocada a 4 semanas no parto (no momento que deveria ser de maior tranquilidade) foi imensa !

tentei prosseguir com a minha vida normal, e entrei em trabalho de parto espontaneo às 40s e a joana nasceu de parto normal sem que eu desse um único ai!!! não me custou nada!!

e qto peso ela tinha ? 2.800, não me perguntem para onde foi o resto do peso...

e mesmo que fosse gde, de maior peso, temos nós mulheres de estar cada vez mais confiantes com o nosso corpo, todo o corpo está preparado para o bébé que carrega, da mesma maneira que todo o leite da mãe é bom para o seu filho, não existem maus leites.

Envio-te a informação que recolhi na altura do meu parto e que me fez decidir por um parto normal:

"Ao todo, existem talvez cerca de 7 a 8 indicações absolutas para se realizar uma cesariana (ou seja situações clinícas em que o bebé não consegue ou é contra-indicado nascer de outra forma), o peso do bebé não é uma delas.

RISCOS/DESVANTAGENS
Há riscos acrescidos numa cesariana, muito importantes para a saúde da Mãe, do bebé, e em futuras gravidezes, que não podem ser desvalorizadas, ocultadas ou ignoradas…
Os riscos de uma cesariana quando comparada com um parto vaginal, são os seguintes:

Riscos para a Mãe:

- morte materna: 5-7 vezes superior
- internamento em cuidados intensivos: 2 vezes superior
- hemorragias importantes: 6 a 8 vezes superior
- maior tempo de internamento
- necessidade de voltar a ser internada: duas vezes superior
- infecção e tomada de antibióticos: risco alto
- dor: risco muito alto*, para dor prolongada nos dias e semanas seguintes ao parto
- complicações pós-operatórias: 1-5 % dos casos de cesariana
- experiência negativa de nascimento: risco muito alto.Alta probabilidade de não ter acompanhante no nascimento do filho, nem suporte emocional, nem sentir qualquer domínio sobre a situação
- menor contacto imediato com o bebé, não poder vê-lo ou pegá-lo: risco muito alto

Riscos para o bebé:
- risco de morte: 1.77 por cada 1000 recém-nascidos, contra 0.62 por cada 1.000 recém-nascidos por via vaginal
- corte cirúrgico acidental: risco alto
- problemas respiratórios: risco moderado a alto (antes das 39 semanas)
- possibilidade de não ser amamentado: risco alto a muito alto

- possibilidade de desenvolver asma em criança e / ou adulto: risco alto

Riscos para a Mãe, em futuras gravidezes:
- aumento da infertilidade: risco alto a muito alto
- fertilidade reduzida por opção da Mãe: risco alto
- aumento de gravidez ectópica: risco moderado
- aumento de problemas com a placenta (acreta, abrupta ou prévia): risco moderado
- ruptura uterina: risco moderado

Riscos para o bebé, em futuras gravidezes:
- morte antes do termo da gravidez: risco moderado"

São dados de estudos e experiências científicas, que os médicos tb têm acesso,mas talvez nem sempre os queiram dar a conhecer.....

Acho que o principal é estares confiante e segura da decisão que tomas (seja ela qual for!), a partir daí tudo se torna mais fácil.

Beijos e boa sorte!

Também posso dizer que esses estudos valem o que valem pois eu fiz cesarian adas gémeas por estarem pélvicas e estive sempre acordada, ao fim de 4 dias vim par acasa, não precisei de antibióticos e afins, nem eu nem elas temos asmas ou insuficiências respiratórias e acima de tudo estiveram sempre comigo desde o 1º minuto! Dei-lhes de mamar assim que cg«hegámos ao quarto, na 1º meia-hora de vida delas e tudo correu bem. Essas coisas são muito relativas, na minha opinião. Tanto pode correr bem ou mal com uma cesariana como com um parto normal.
Defendo o parto normal pois sei que a recuperação é mais rápida mas, honestamente, valerá a pena o sacrifício de sujeitar a mãe e o bebé a um parto normal quando a estrutura da mãe não é suficiente e o bebé é muito grande? Valerá apena passar por forceps e ventosas e afins só para poder dizer "foi parto normal"? A epidural é válida para os 2: parto vaginal e cesariana e lá está, tanto pode correr bem com o não, nos 2 tipos de parto.
Mais uma vez, acho que não devemos generalizar.

Cliquem na imagem e visitem! Wink

Mãeaos30
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 11:53:49 AM

Membro desde: 4/1/2008
Eu sei que há opiniões diferentes sobre o tema... mas no meu caso, como eu queria mesmo que fosse parto normal, queria perceber até que ponto a questão do tamanho/peso é, na prática, decisivo para fazer uma cesariana. E fico contente por ouvir falar em bebés de 4,300Kg que nasceram de parto normal, porque me dá esperança de conseguir.

Agora, falta o resto... quero acreditar que o meu corpo está preparado para esta tarefa, mas, como diz a fisioterapeuta do curso PPP, nem todas as mulheres têm jeito para parir Smile
spcostap
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 12:15:50 PM

Membro desde: 5/15/2008
"Também posso dizer que esses estudos valem o que valem pois eu fiz cesarian adas gémeas por estarem pélvicas e estive sempre acordada, ao fim de 4 dias vim par acasa, não precisei de antibióticos e afins, nem eu nem elas temos asmas ou insuficiências respiratórias e acima de tudo estiveram sempre comigo desde o 1º minuto! Dei-lhes de mamar assim que cg«hegámos ao quarto, na 1º meia-hora de vida delas e tudo correu bem. Essas coisas são muito relativas, na minha opinião. Tanto pode correr bem ou mal com uma cesariana como com um parto normal.
Defendo o parto normal pois sei que a recuperação é mais rápida mas, honestamente, valerá a pena o sacrifício de sujeitar a mãe e o bebé a um parto normal quando a estrutura da mãe não é suficiente e o bebé é muito grande? Valerá apena passar por forceps e ventosas e afins só para poder dizer "foi parto normal"? A epidural é válida para os 2: parto vaginal e cesariana e lá está, tanto pode correr bem com o não, nos 2 tipos de parto.
Mais uma vez, acho que não devemos generalizar."

Claro que não se deve generalizar, acho que o importante é estarmos conscientes das opções e soluções que temos, como disse, apartir daqui tudo se torna mais fácil.

existem situações onde deve ser feita uma cesariana, possivelmente era esse o teu caso e felizmente que correu tudo bem e tiveste essa experiência no pós parto (que não é muito habitual).

uma parto é sempre um acontecimento com um indice de imprevisiabilidade mas os estudos que referi são científicos, realizados no seio da comunidade médica para implmentação pelos próprios, usufruto pelas mães e bébés e melhoria nos cuidados primários. Contudo é verdade que cada caso é um caso, por isso é que este tipo de estudo abrange um nº significativo de população para que possa ser representativo.

o que eu defendo é que a informação deve ser toda passada à grávida para que possa decidir em consciência, e não ser cultivada a cultura do medo por quem é suposto nos ajudar e acompanhar!
vandicha
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 12:31:53 PM

Membro desde: 3/22/2008
Olá Mãeaos30........ como sabes não tenho experiência nenhuma de partos, e ainda estou mais longe disso do que tu (Se Deus quiser)!!!

Já tenho no meu "universo"de famila e amigas, algumas experiências de partos....uns correram super bem, outros nem por isso....
A minha cunhada fez 2 cesarianas que correram super bem, esteve com as minhas sobrinhas desde o 1º minuto, e tal como a mara rute, deu-lhes de mamar logo a seguir.....

Eu não sou assim tão adepta do "parto normal" como tu, mas não vou tomar nenhuma decisão para já...ainda muita coisa pode acontecer!!

A verdade é que as pessoas são diferentes, têm vivências diferentes, receios diferentes, e acho que ninguem tem o direito de criticar ninguem pelas suas opções!!
Quando se vai para um parto nunca se sabe como vai correr...nunca mesmo!!
E como a tua fisioterapeuta diz.....nem todas as mulheres têm jeito para parir!! Concordo!!

Agora minha querida, se a tua vontade é de ter um parto normal, acho que deves mesmo manifestar essa vontade ao nosso querido médico....Podes sempre tentar se é isso que mais queres, e logo se vê como se desenrola a coisa....

Acima de tudo admiro a tua coragem Very Happy..... Se ele me dissesse isso a mim..... que o meu menino é grande, e que teríamos de avaliar a possibiliade de uma cesariana, eu era a 1ª a concordar com ele!!

Explica-lhe mais uma vez o que isso significa para ti, e tenho a certeza que ele vai entender, ou quem sabe, pelo contrário, convencer-te que será a omelhor para vocês as duas!!

Acho no entanto que a tua vontade, desde que seja possível, deve ser cumprida!!!

Muitos beijinhos

Mãmas de Setembro - Outubro de 2008

Madrinha - mina25

Afilhada - Lili80
Mãeaos30
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 1:10:13 PM

[vandicha wrote:]
Olá Mãeaos30........ como sabes não tenho experiência nenhuma de partos, e ainda estou mais longe disso do que tu (Se Deus quiser)!!!

Já tenho no meu "universo"de famila e amigas, algumas experiências de partos....uns correram super bem, outros nem por isso....
A minha cunhada fez 2 cesarianas que correram super bem, esteve com as minhas sobrinhas desde o 1º minuto, e tal como a mara rute, deu-lhes de mamar logo a seguir.....

Eu não sou assim tão adepta do "parto normal" como tu, mas não vou tomar nenhuma decisão para já...ainda muita coisa pode acontecer!!

A verdade é que as pessoas são diferentes, têm vivências diferentes, receios diferentes, e acho que ninguem tem o direito de criticar ninguem pelas suas opções!!
Quando se vai para um parto nunca se sabe como vai correr...nunca mesmo!!
E como a tua fisioterapeuta diz.....nem todas as mulheres têm jeito para parir!! Concordo!!

Agora minha querida, se a tua vontade é de ter um parto normal, acho que deves mesmo manifestar essa vontade ao nosso querido médico....Podes sempre tentar se é isso que mais queres, e logo se vê como se desenrola a coisa....

Acima de tudo admiro a tua coragem Very Happy..... Se ele me dissesse isso a mim..... que o meu menino é grande, e que teríamos de avaliar a possibiliade de uma cesariana, eu era a 1ª a concordar com ele!!

Explica-lhe mais uma vez o que isso significa para ti, e tenho a certeza que ele vai entender, ou quem sabe, pelo contrário, convencer-te que será a omelhor para vocês as duas!!

Acho no entanto que a tua vontade, desde que seja possível, deve ser cumprida!!!

Muitos beijinhos

Olá, Vandicha,

Ele já sabe! Por isso mesmo, é que começou já a dizer "vamos ver...", ´presumo que para me mentalizar para essa possibilidade... mas ainda quero ver se lhe dou a volta Smile
camilatomás
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 1:46:28 PM

Membro desde: 1/4/2008
Ola!

Queria so dizer mais uma coisa...

Eu tambem acho que a cesariana esta demasiado vulgarizada mas a nivel do privado, e por uma escolha previa da mae; no publico, pelo contrario, tenho a percepcao d que muitas vezes (obviamente nao querendo generalizar, mas que muitas vezes) se pouparia sofrimento, e por evzes sequelas posteriores a maes e bebés caso se optasse pela cesariana mais cedo.

No entanto, penso que o teu caso é diferente, uma vez que vais estar com o teu GO, o que é um enorme privilegio e uma enorme segurança. O que significa que, caso decidam tentar o parto normal, se ambos virem que as coisas estao a complicar podem optar de imediato pela cesariana.

Comigo foi o que aconteceu, a GO disse-me que da segunda vez as probabilidades de voltar a fazer cesariana eram muito altas, dado o tamanho do bebé (nasceu com 4,250, mesmo ela nao esperava que fosse tao pesado, apontava para os 3,500, 3,800) e dado que a primeira cesariana tinah acontecido por incompatibilidade feto pelvica (é uma das razoes para cesariana que mais se repete nas vezes subsequentes).

No entanto, eu quis tentar (sempre tinha sonhado com um parto normal, queria muito viver aquele momento de ver o bebé a sair de nós, acho que deve ser uma experiencia unica...). Mas apenas arrisquei porque o parto seria com ela, e eu sabia que assim que as coisas começassem a complicar ela me mandaria imediatamente para o bloco (O parto foi induzido para um dia em que ela estava de urgencia, com a Camila tambem tinah sido assim).

Ou seja, se fosse ter o bebé com uma equipa que eu nao conhecesse, muito provavelmente nao tentaria... nao sei. Mas com ela estava segura. Sabia que se houvesse problemas ela nao insistiria. E assim foi. O bebé nao descia, e ela disse que ate podia tentar uma ventosa, ams que ele nao estava em posicao disso. Eu nem hesitei, quando ela pos a hipotese da ventosa disse logo que preferia a cesariana, e assim foi.

É claro que fiquei um bocadinho triste, que senti naquele instante uma forte sensacao de derrota, que nao vi, mais uma vez, o meu filhinhoa sair de dentro de mim, e que tive uma recuperacao mais lenta que as outas mamas com as quais partilhei depois o quarto e que tinham tido parto normal.

Mas, por outro lado, sei que tentei (durante cerca de 12 horas!!), que fiz cesariana mas nao por decisao minha, apenas porque teve que ser assim. Mas que fiz todos os possiveis.

E tive o meu bebé na mesma. Correu tudo bem, nao o vi a sair de dentro de mim mas vi-o logo depois, elas mostraram-mo logo, e dei-lhe de mamar pouco depois. A sensaçao de derrota passou quando percebi que houve muitas outras cesarianas naquela noite, e, principalmente quando tive o meu filhinho nos braços. Aí, mais uma vez, tudo se apagou. Só existiamos nos os dois... tambem conseguiu ser maravilhoso.

Por isso volto a dizer, de uma maneira ou de outra vai correr tudo bem, e o nascimento de um filho, seja por que via for, é sempre um momento magico, unico, maravilhoso... vive-o ao maximo, pois passa demasiado depressa!!!

Muitos, muitos beijinhos, e que tenhas uma hora muito feliz!!!!

camilatomás
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 1:47:47 PM

P.S.

A minha GO diz que sou uma excelente incubadora (nasceram os dois grandes, gordinhos e bem no finalzinho do tempo!!), mas uma desgraça como parideira!!!!!3d

cinanina
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 1:56:32 PM

Membro desde: 5/10/2008
d'oh! Se fosse um coisa óbvia, não haveria hipótese, dizia-se logo: faça isto.
Repito, no meu caso: bebé previsto com 3,750kg fui aconselhada a parto normal; nasceu com 4kg e fez uma lesão grave. Se quiserem arriscar, depois não digam que não foram avisadas.
Lesão grave = paralisia do braço
Aos 3 meses teve que ser submetido a uma operação (com anestesia geral, uma micro-cirurgia muito complexa) para reconstituição do plexo braquial e a uma segunda operação (idem, anestesia geral) aos dois anos. Com 4 anos continua a fazer fisioterapia 2x por semana (vamos ao Hospital de Santa Maria)... As sessões de fisio duram 1 hora, duas vezes por semana. Faz também, como terapia, natação 3x semana. Dá uma trabalheira enorme e o mais grave é que ele vai ter problemas e limitações toda a vida.
Tinha-se evitado com uma cesariana.

Agora devia mudar o meu nick para LittleEinstein
cinanina
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 2:04:40 PM

Outra coisa: essa história de "posso começar o parto natural e depois ir para cesariana" não é bem assim... Acho que se fosse, o meu médico (particular em hospital privado) não tinha feito o que fez. Na verdade, o risco do bebé ficar preso é enorme. Quando se trata de um bebé grande como o meu ele começa a sair e depois o que fica preso é ombro. Não dá para fazer cesariana quando a cabeça já está de fora. E quando eles puxam o que parte não é o nosso osso pélvico, é o bebé!
O meu bebé ficou com a clavícula partida e o nervo do braço rasgado. Em certos casos, ficam os dois braços com lesão e por vezes, mesmo com operação, não há melhoria, quer dizer, o braço não desenvolve e acaba por ter que ser amputado passados uns anos. Sad

camilatomás
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 2:56:51 PM

[cinanina wrote:]
Outra coisa: essa história de "posso começar o parto natural e depois ir para cesariana" não é bem assim... Acho que se fosse, o meu médico (particular em hospital privado) não tinha feito o que fez. Na verdade, o risco do bebé ficar preso é enorme. Quando se trata de um bebé grande como o meu ele começa a sair e depois o que fica preso é ombro. Não dá para fazer cesariana quando a cabeça já está de fora. E quando eles puxam o que parte não é o nosso osso pélvico, é o bebé!
O meu bebé ficou com a clavícula partida e o nervo do braço rasgado. Em certos casos, ficam os dois braços com lesão e por vezes, mesmo com operação, não há melhoria, quer dizer, o braço não desenvolve e acaba por ter que ser amputado passados uns anos. Sad

Bem, eu nao sabia disso...

Realmente o melhor é informares-te bem, vai recolhendo opinioes e se puderes pede uma segunda ou terceira opiniao junto de outros GO, é mais seguro. É sempre uma decisao muito dificil...

Mais beijinhos!!!!!Smile

camilatomás
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 3:20:33 PM

Cinanina, deves ter passado por uma situacao mesmo muito dificil, imagino o quao duro deve ser pensar todos os dias que o que aconteceu ao teu pequenino poderia ter sido evitado...

Muita força para ti e para o teu pequenino...

Mãeaos30
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 4:00:37 PM

[camilatomás wrote:]
Ola!

Queria so dizer mais uma coisa...

Eu tambem acho que a cesariana esta demasiado vulgarizada mas a nivel do privado, e por uma escolha previa da mae; no publico, pelo contrario, tenho a percepcao d que muitas vezes (obviamente nao querendo generalizar, mas que muitas vezes) se pouparia sofrimento, e por evzes sequelas posteriores a maes e bebés caso se optasse pela cesariana mais cedo.

No entanto, penso que o teu caso é diferente, uma vez que vais estar com o teu GO, o que é um enorme privilegio e uma enorme segurança. O que significa que, caso decidam tentar o parto normal, se ambos virem que as coisas estao a complicar podem optar de imediato pela cesariana.

Comigo foi o que aconteceu, a GO disse-me que da segunda vez as probabilidades de voltar a fazer cesariana eram muito altas, dado o tamanho do bebé (nasceu com 4,250, mesmo ela nao esperava que fosse tao pesado, apontava para os 3,500, 3,800) e dado que a primeira cesariana tinah acontecido por incompatibilidade feto pelvica (é uma das razoes para cesariana que mais se repete nas vezes subsequentes).

No entanto, eu quis tentar (sempre tinha sonhado com um parto normal, queria muito viver aquele momento de ver o bebé a sair de nós, acho que deve ser uma experiencia unica...). Mas apenas arrisquei porque o parto seria com ela, e eu sabia que assim que as coisas começassem a complicar ela me mandaria imediatamente para o bloco (O parto foi induzido para um dia em que ela estava de urgencia, com a Camila tambem tinah sido assim).

Ou seja, se fosse ter o bebé com uma equipa que eu nao conhecesse, muito provavelmente nao tentaria... nao sei. Mas com ela estava segura. Sabia que se houvesse problemas ela nao insistiria. E assim foi. O bebé nao descia, e ela disse que ate podia tentar uma ventosa, ams que ele nao estava em posicao disso. Eu nem hesitei, quando ela pos a hipotese da ventosa disse logo que preferia a cesariana, e assim foi.

É claro que fiquei um bocadinho triste, que senti naquele instante uma forte sensacao de derrota, que nao vi, mais uma vez, o meu filhinhoa sair de dentro de mim, e que tive uma recuperacao mais lenta que as outas mamas com as quais partilhei depois o quarto e que tinham tido parto normal.

Mas, por outro lado, sei que tentei (durante cerca de 12 horas!!), que fiz cesariana mas nao por decisao minha, apenas porque teve que ser assim. Mas que fiz todos os possiveis.

E tive o meu bebé na mesma. Correu tudo bem, nao o vi a sair de dentro de mim mas vi-o logo depois, elas mostraram-mo logo, e dei-lhe de mamar pouco depois. A sensaçao de derrota passou quando percebi que houve muitas outras cesarianas naquela noite, e, principalmente quando tive o meu filhinho nos braços. Aí, mais uma vez, tudo se apagou. Só existiamos nos os dois... tambem conseguiu ser maravilhoso.

Por isso volto a dizer, de uma maneira ou de outra vai correr tudo bem, e o nascimento de um filho, seja por que via for, é sempre um momento magico, unico, maravilhoso... vive-o ao maximo, pois passa demasiado depressa!!!

Muitos, muitos beijinhos, e que tenhas uma hora muito feliz!!!!

Adorei o teu post, muito obrigada mesmo!
Mãeaos30
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 4:07:07 PM

d'oh! Se fosse um coisa óbvia, não haveria hipótese, dizia-se logo: faça isto.
Repito, no meu caso: bebé previsto com 3,750kg fui aconselhada a parto normal; nasceu com 4kg e fez uma lesão grave. Se quiserem arriscar, depois não digam que não foram avisadas.
Lesão grave = paralisia do braço
Aos 3 meses teve que ser submetido a uma operação (com anestesia geral, uma micro-cirurgia muito complexa) para reconstituição do plexo braquial e a uma segunda operação (idem, anestesia geral) aos dois anos. Com 4 anos continua a fazer fisioterapia 2x por semana (vamos ao Hospital de Santa Maria)... As sessões de fisio duram 1 hora, duas vezes por semana. Faz também, como terapia, natação 3x semana. Dá uma trabalheira enorme e o mais grave é que ele vai ter problemas e limitações toda a vida.
Tinha-se evitado com uma cesariana.

Cinanina,

Antes de mais, espero que o teu filho possa recuperar rapidamente e, quem sabe, não ficar mesmo com sequelas nenhumas! Muita força para ti e para ele!

Percebo o teu ponto de vista, mas quando idealizamos algo, queremos tentar manter esse sonho vivo e agora sou confrontada com a possibilidade de nem sequer tentar realizá-lo.

Mas como diz o meu marido, o que interessa é que eu e ela fiquemos bem; a verdade é que escolhi um GO (já é meu médico há vários anos) e tenho que confiar nele e nos seus conselhos técnicos.
cinanina
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 4:24:32 PM

Obrigada Camilatomás e Mãeaos30, tem sido realmente muito difícil, bem mais do que possam imaginar. Mas acho que qdo temos filhos, temos que nos mentalizar que vai sempre haver algum problema, mais tarde ou mais cedo. Ao fim e ao cabo, eles são pessoas como as outras e se não é em bebés, é em adultos, mas uma vida nunca corre na perfeição. É o tal ditado: "quem tem filhos, tem cadilhos".

Bem, de qualquer forma, ao menos tenho a tranquilidade de saber que escolhi o melhor médico possível e segui sempre todas as suas recomendações à risca. Se tivesse insistido nisto ou naquilo, podia sentir-me pior. Acho que o ideal é mesmo seguir as recomendações de um BOM médico. Depois, há sempre casos como o meu, que são azares que acontecem. Agora acho que se devem minimizar o mais possível, porque podia ser evitado, se toda a gente tivesse feito aquilo que devia. No meu caso, acho que se o bebé nasceu depois do tempo, deveria ter sido feita nova ecografia antes do parto para tentar ver o tamanho do bebé. Pelos vistos houve um erro aí.

Agora numa coisa discordo, acho que o sonho deve ser ter o bebé e o resto não me interessa muito.

ani_luci
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 4:32:13 PM

Membro desde: 8/27/2006
Olá mamãs, não me costumo manifestar neste tipo de discussões acerca do parto normal ou cesariana porque normalemte aparecem algumas opiniões bastante fundamentalistas e eu não sou nada apologista dessas coisas visto que não há verdades nem certezas absolutas.
Só vim cá para dizer uma coisa: O que é maravilhoso em ser mãe é termos o nosso filho nos braços - a maneira como ele nasce não me parece que faça assim tanta diferença.
Por isso Mãoaos30 se tens dúvidas e o teu GO aconselha a cesariana acho que não deves ficar triste - qd vires o teu bebé nem vais pensar se fizeste parto normal ou cesariana.
Beijos grandes

Ana Lúcia
Espreitem coisinhas fofinhas:
http://ideias-delas.blogspot.com/
Sara Doula
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 4:35:20 PM

Membro desde: 9/21/2007
Olá cinanina, aquilo que descreves parece ser uma distócia de ombros. A distócia de ombros não se evita com uma cesariana, pois pode ocorrer à mesma à saída da barriga. Na realidade, é uma situação que na maioria das vezes tem uma resolução simples, mas impensável no modelo obstétrico português actual: pôr a mulher de gatas (Manobra de Gaskin).

Na realidade toda a questão da incompatibilidade feto-pélvica e do tamanho do bébé vs tamanho da bacia têm muito mais a ver com as condições em que a mulher portuguesa é posta a parir do que com questões anatomo-fisiológicas. O corpo da mulher sabe parir. O corpo da mulher sabe gerar um bébé que consiga sair. O corpo da mulher sabe dilatar. Isto são afirmações válidas para a esmagadora maioria das mulheres. Contudo há outras afirmações que são igualmente válidas e que não se verificam nos nossos hospitais/maternidades: a mulher precisa de segurança e privacidade para parir; a mulher precisa de pouca luz e pouco barulhos para conseguir parir; a mulher precisa de liberdade de movimentos e posição para dilatar e parir; a bacia da mulher sabe alargar e ajustar-se ao bébé se tiver liberdade de movimento e posição.

Enquanto a mulher for obrigada a dilatar/parir em condições não-fisiológicas, não há maneira de avaliar se de facto ela consegue ou não parir.

Mãeaos30 - se realmente queres um parto normal, tens de te informar muitíssimo bem sobre a tua situação, incluindo a margem de erro das ecos. Segundo as evidências científicas mais recentes, o tamanho do bébé não é justificação para cesariana.

Bjs Smile

Sara - Mãe, Doula e Educadora Perinatal

Estás grávida? Já pensaste nos benefícios que o acompanhamento por uma doula tem para ti e para o bébé? Se quiseres saber mais visita o meu site (www.maeparamae.com) ou manda-me uma PM com as tuas questões!

cinanina
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 4:48:17 PM

Sim, é uma distócia de ombros, ie o ombro fica preso no osso pélvico - quando o bebé é puxado faz uma lesão (do plexo braquial) provocando a paralisia do membro. A probabilidade de acontecer em cesariana é infinitamente menor. Fácil de medir, basta ver quantos casos existem de lesões de plexo braquial em cesariana, eu já falei com imensas mães, na internet, pessoalmente, nunca conheci nenhum caso de distócia do ombro numa cesariana. São sempre por parto normal. Pode acontecer numa cesariana, mas isso é raríssimo. Aliás, a cesariana faz-se precisamente para evitar que o bebé fique preso. Se não, para que existiria a cesariana?
Comigo foram tentadas todas as manobras, fui posta em todas as posições e acho que o bebé só saiu mesmo à bruta. Ele ainda por cima tinha o cordão umbilical à volta do pescoço, acho que o médico perdeu aí alguns segundos e depois há uns certos "timings" para estas coisas. Ele teve que ser mesmo "arrancado" a forceps. Sad

cinanina
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 5:33:32 PM

Bem, já agora ponho-vos umas fotos do meu amor, para que não pensem que é alguma ave rara Wink

camilatomás
Inserida em: Thursday, May 15, 2008 10:43:20 PM

Obrigada Camilatomás e Mãeaos30, tem sido realmente muito difícil, bem mais do que possam imaginar. Mas acho que qdo temos filhos, temos que nos mentalizar que vai sempre haver algum problema, mais tarde ou mais cedo. Ao fim e ao cabo, eles são pessoas como as outras e se não é em bebés, é em adultos, mas uma vida nunca corre na perfeição. É o tal ditado: "quem tem filhos, tem cadilhos".

Bem, de qualquer forma, ao menos tenho a tranquilidade de saber que escolhi o melhor médico possível e segui sempre todas as suas recomendações à risca. Se tivesse insistido nisto ou naquilo, podia sentir-me pior. Acho que o ideal é mesmo seguir as recomendações de um BOM médico. Depois, há sempre casos como o meu, que são azares que acontecem. Agora acho que se devem minimizar o mais possível, porque podia ser evitado, se toda a gente tivesse feito aquilo que devia. No meu caso, acho que se o bebé nasceu depois do tempo, deveria ter sido feita nova ecografia antes do parto para tentar ver o tamanho do bebé. Pelos vistos houve um erro aí.

Agora numa coisa discordo, acho que o sonho deve ser ter o bebé e o resto não me interessa muito.

Cinanina, é verdade, o que te aconteceu foi um azar, nao podes de forma alguma culpar-te. Escolheste um bom medico, seguiste as recomendacoes dele, enfim, as coisas foram feitas de da melhor forma. O que aconteceu foi um terrivel azar, que nao deveria ter acontecido. Infelizmente, mesmo com todos os avanços da ciencia ainda acontecem situacoes destas...

Agora tambem acho que é muito importante fazeres este tipo de divulgaçao, para que as pessoas possam estar informadas e tomar as suas decisoes de uma forma o mais ponderada possivel. Deve ser muito dificil para ti escreveres sobre isso, e daí o ainda maior valor daquilo que escreves...

Muitos beijinhos, muita, muita força, e tudo de bom para o teu filhinho!

(Nao consegui ver as fotos...) Sad

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum