|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 5/23/2007 Mensagens: 1,286
|
Oi, Drª Solange e mamãs! Sou uma leitora recente do seu blog, e desde já os meus parabéns pelo seu trabalho! Queria agora colocar uma questão: Foi diagnosticada uma infecção urinária ao meu menino, e uma das recomendações da médica foi não colocar legumes na sopa que pudessem tornar o xixi mais ácido, ela falou nas verduras em geral e para manter apenas a sopa de abóbora e cenoura, gostaria de saber se poderei colocar batata, pois não me recordo se a médica falou nisso e se há mais legumes que possa colocar para não estar sempre a dar a mesma sopa... Eu ainda só tinha iniciado a alface, mas a médica diz que por enquanto é melhor não dar! Quais os legumes que poderei utilizar? Aguardo resposta e desde já obrigado! Jocas
  Apaixonadíssima por ti, meu lindão!!! Me & my Baby - O nosso espaço!!!Afilhada: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2006 às 03:10 Afilhada: xanasoffia DPP - 15/10/2008 Afilhada: Vonny DPP - 01/12/2008 Afilhada: Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
|
|
|
|
[]
|
|
|
  Apaixonadíssima por ti, meu lindão!!! Me & my Baby - O nosso espaço!!!Afilhada: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2006 às 03:10 Afilhada: xanasoffia DPP - 15/10/2008 Afilhada: Vonny DPP - 01/12/2008 Afilhada: Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
|
|
Membro desde: 1/9/2006 Mensagens: 4,746 Localização: Arredores de Lisboa
|
Bom, o Afonso fez várias infecções e nunca lhe foi restringido nenhum alimento, quer pelo pediatra, quer pela nefrologista.
Susana e Afonso
|
|
Membro desde: 10/1/2007 Mensagens: 1,407 Localização: lisboa
|
|
|
|
Oi, meninas! A médica não proibiu, simplesmente disse que como ainda estamos no início da alimentação diversificada poderia deixar as verduras para mais tarde, pois estas costumam tornar o xixi mais ácido e por isso podem causar incómodo ao meu pequenito! É cllaro que quero evitar que ele tenha dores a fazer xixi, e por isso decidi colocar aqui a questão, pode ser que a Drª Solange nos possa esclarecer melhor sobre isto quando aparece por aqui! Jocas
|
|
Membro desde: 6/28/2006 Mensagens: 520 Localização: V.N.Gaia
|
|
|
|
Obrigado pela resposta, Dr.ª Solange! Ontem foi dia de fazer sopa e fiz já as bases para os próximos dias, e estava à espera da sua resposta para saber o que acrescentar depois e as bases que fiz foram as seguintes: abóbora + nabo + batata cenoura + nabo + batata batata-doce + nabo + abóbora Será que o nabo está aqui mal? Agora vou juntar alho, salsa, ou cebola, e vou também comprar courgete! Já agora como junto a salsa, tenho de cozer ou basta juntar e triturar tudo junto? Ah, e será que devo adicionar o azeite, ou também poderá ter o mesmo efeito que as verduras? A toma do antibiótico está a ser feita de 12h em 12h, às 21h e às 9h, normalmente antes de dormir e ao acordar pois assim tem menos risco de bolsar... ontem vomitou passado 1h30m de ter tomado o antibiótico, mas liguei para o Saúde 24 e disseram-me que podia ser uma reacção ao anti-biotico e que, não tendo mais nenhum sintoma, não deveria ir à urgência... Apenas se voltar a acontecer! Ele já está a beber muita águinha, além da mama que também estou a oferecer mais vezes durante o dia! Jocas
|
|
Membro desde: 6/28/2006 Mensagens: 520 Localização: V.N.Gaia
|
[APPM wrote:]Obrigado pela resposta, Dr.ª Solange!
Ontem foi dia de fazer sopa e fiz já as bases para os próximos dias, e estava à espera da sua resposta para saber o que acrescentar depois e as bases que fiz foram as seguintes:
abóbora + nabo + batata cenoura + nabo + batata batata-doce + nabo + abóbora
Será que o nabo está aqui mal? Agora vou juntar alho, salsa, ou cebola, e vou também comprar courgete! Já agora como junto a salsa, tenho de cozer ou basta juntar e triturar tudo junto? Ah, e será que devo adicionar o azeite, ou também poderá ter o mesmo efeito que as verduras?
A toma do antibiótico está a ser feita de 12h em 12h, às 21h e às 9h, normalmente antes de dormir e ao acordar pois assim tem menos risco de bolsar... ontem vomitou passado 1h30m de ter tomado o antibiótico, mas liguei para o Saúde 24 e disseram-me que podia ser uma reacção ao anti-biotico e que, não tendo mais nenhum sintoma, não deveria ir à urgência... Apenas se voltar a acontecer!
Ele já está a beber muita águinha, além da mama que também estou a oferecer mais vezes durante o dia!
Jocas Olá Várias coisas: 1 - O nabo é um pouco agressivo para os intestinos...só deve ser dado depos dos 10 meses!...repare que não disse em nenhuma base sugerida...agora nas três bases que preparou parece-me MESMO muita frequência...congele e alterne depois, com outras sem nabo, mas depois de estar recuperado da infecção urinária... 2 - Faz as bases e depois vai juntar mais legumes???? Isso quer dizer que vai sofrer mais tempo ao fogão...não! não!não! Na pior das hipoteses cozinhe à parte os "extras" e junte à base depois...nada de voltar a cozinhar a base senão os nutrientes aqui vão-se degradando... 3 - No caso das crianças, recomendo que as ervas aromaticas sofram algum processo termico, soft, para eliminar eventuais bactérias...junte 5 minutos antes do fim. 4 - Mantenha o azeite, sem problemas. 5 - Não dê medicação em jejum, salvo a bula o refira. Bjs Solange
 Dra. Solange Burri Segurança Alimentar e Nutrição Infantil http://www.solangeburri.blogspot.com/                      
|
|
|
[Solange Burri wrote:]Olá
Várias coisas: 1 - O nabo é um pouco agressivo para os intestinos...só deve ser dado depos dos 10 meses!...repare que não disse em nenhuma base sugerida...agora nas três bases que preparou parece-me MESMO muita frequência...congele e alterne depois, com outras sem nabo, mas depois de estar recuperado da infecção urinária... Pois, li no livro "1,2,3 uma colher de cada vez" que poderia ser entre os 6 e 9 meses mas sendo assim vou deixar no congelador e dou mais tarde... 2 - Faz as bases e depois vai juntar mais legumes???? Isso quer dizer que vai sofrer mais tempo ao fogão...não! não!não! Na pior das hipoteses cozinhe à parte os "extras" e junte à base depois...nada de voltar a cozinhar a base senão os nutrientes aqui vão-se degradando... Eu tenho uma máquina de cozer a vapor, e não cozinho 2 vezes a base, faço à parte os extras e depois misturo as duas, aqueço só um pouquinho e trituro para ficar mais homogéneo. 3 - No caso das crianças, recomendo que as ervas aromaticas sofram algum processo termico, soft, para eliminar eventuais bactérias...junte 5 minutos antes do fim. 4 - Mantenha o azeite, sem problemas. 5 - Não dê medicação em jejum, salvo a bula o refira. Ele não toma em jejum, pois normalmente mama por volta das 8h/8h30m e dou-lhe o antibiótico algum tempo depois.
Bjs
Solange
Obrigado pelas suas respostas!
|
|
|
Guest |