Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Stock de leite [Options] · [View]
Ritagameiro
Inserida em: Saturday, May 17, 2008 1:20:32 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 1/4/2008
Em relação ao stock de leite:
- Quando começaram a fazer?
- Quantas vezes tiravam leite por dia?
- Que quantidade tiravam?
- Qual a quantidade de leite que devemos ter em stock?

Obrigada!

[Sponsor]
Inserida em: Saturday, May 17, 2008 1:20:32 PM

[]
feijoca
Inserida em: Saturday, May 17, 2008 2:47:40 PM

Membro desde: 9/16/2006
Olá Rita,

Aqui vão as minhas respostas,

- Quando começaram a fazer?

Um mês ou um mês e meio antes de ir trabalhar. Não vale a pena começar a tirar antes sistematicamente porque a composição do leite varia consoante as necessidades do bebe. O leite de um bebé de um mês vai ser bastante diferente do leite que um bebé de 4 meses precisa.

- Quantas vezes tiravam leite por dia?

Antes de ir trabalhar tirava 2 vezes, uma de manhazinha e outra à noite antes de dormir (nesta tirava a maior parte do leite).

- Que quantidade tiravam?

Entre 10ml a 250ml de cada vez tudo foi possível. Tudo dependia se estava mais ou menos cansada e stressada, ou se era nos primeiros meses quando ainda não estava muito habituada à bomba ou se pelo contrário já era quando estava num esquema mais regular de tirar leite e já estava a trabalhar.

- Qual a quantidade de leite que devemos ter em stock?

Eu diria que o máximo que conseguires durante um mês e meio antes de ir trabalhar. Uma vez no trabalho tira-se muito mais leite porque as mamadas são substituídas pela bomba (se se mantiver um horário regular com a bomba tal e qual como se fosse o bebéWink.

Amamentei em exclusivo até aos 6 meses mesmo tendo ido trabalhar pouco antes do Samuel fazer 4 meses. Depois prolonguei até aos 12 meses, altura na qual ele se desinteressou porque começou a gostar da nossa comida.

Boa sorte e se diveres mais dúvidas é só dizer! Smile

Beijinhos,

Sarah

Ritagameiro
Inserida em: Saturday, May 17, 2008 2:57:13 PM

Obrigada pela resposta.
Eu vou tirando, para ter em casa, no caso de ter que sair.
De vez em quando,dou-lhe 60 após a última mamada e le até pega bem no biberão, mas prefere muito mais a mamita.
Eu nunca consigo tirar muito mais de 60, será por ser muito cedo?
É que se eu guardar 60 de cada vez, não tenho congelador que chegue para tantos copos.

miosotis
Inserida em: Saturday, May 17, 2008 3:15:07 PM

Membro desde: 2/27/2008
[Ritagameiro wrote:]
É que se eu guardar 60 de cada vez, não tenho congelador que chegue para tantos copos.

Podes guardar em sacos de congelar leite, ocupa menos espaço.

feijoca
Inserida em: Saturday, May 17, 2008 3:18:44 PM

Membro desde: 9/16/2006

Eu nunca gostei do sistema dos copos precisamente porque ocupam imenso espaço e o meu congelador era pequeno. Resolvi o problema com duas estratégias:

1) Usar sacos de congelação - há de várias marcas, medela, lansinoh. Ocupam apenas o volume do leite.
2) Ia enchendo o meu congelador e depois levava os sacos para a arca frigorífica da minha mãe. Como o Samuel ia para lá enquanto estive a trabalhar fazia todo o sentido que o leite fosse para lá.

Beijinhos,

Sarah

Ritagameiro
Inserida em: Saturday, May 17, 2008 3:22:20 PM

Eu até tenho espaço, porque além do congelador do meu frigorifico side by side, tb tenho uma arca congeladora vertical.
A mim custa-me é guardar copos com apenas 60 ou 90cc de leite, mas se calhar depois consigo tirar mais.
Eu agora tiro duma mama, enquanto ele mama de outra, porque ele mama de 3 em 3 horas e não consigo tirar no intervalo.
Mas noto que tiro melhor quando ele está a mamar. Vamos lá ver se no trabalho consigo tirar alguma coisa.

marta_filipa
Inserida em: Sunday, May 18, 2008 12:14:57 AM

Membro desde: 1/31/2007
A única vez que tirei leite com a bomba não consegui atingir os 50ml, ou não tive tempo suficiente ou não sei, porque eu até tenho sempre muito leite.
A minha pergunta é qual é a melhor altura para tirar leite com a bomba? No fim da mamada ou no intervalo?
O meu receio é se tiro leite no intervalo das mamadas, se depois tenho leite para a próxima mamada?
Da vez que dei o leite no biberão, não aqueci, tinha guardado no saco e dei à temperatura ambiente, ela bebeu bem, será necessário aquecer?

BABS
Inserida em: Sunday, May 18, 2008 6:33:14 AM

Membro desde: 7/2/2007
Olá...

Depois de mais um belo post da feijoca, não me resta muito para dizer Wink

Só umas coisitas que verifiquei comigo...

Eu também Às vezes tirava pouco leite (20ml) e sempre guardei esses "pedacinhos", pois fazem imensa falta para quando eles têm um pouco mais de fome, e em vez de descongelares mais um copo/saqueta de 100ml ou mais, descongelas e dás mais um "shot" de leite materno...

Em relação ao armazenamento... eu prefiro os copos, mas eu tenho algum espaço no meu congelador (é um congelador normal, com 3 gavetas... mas somos só 2 em casa e não tenho o habito de ter muita comida congelada em casa) até porque ainda não fiz O armazenamento para quando ele estiver a substituir a mama pelo biberon (por eu estar a trabalhar)... por isso cada pessoa utiliza o que mais lhe convém.

Só mais uma coisa... independentemente de quando se começa a trabalhar, acho importante ter sempre alguma reserva de leite no congelador... para uma emergência qualquer...
Na 6ª fui ver o Cirque du Soleil, e achava que o espectaculo era de 1h30... na realidade foram 2 horas de espectaculo mais 30 minutos no meio de intervalo... se eu não tivesse leite armazenado em casa, o meu marido tinha desesperado... pois eu contava chegar a casa por volta das 23h e cheguei às 0h30...
Já aconteceu também uma mamã que teve cólica renal e precisou de levar soro o que a impedia de amamentar num periodo de 24h.... valeu-lhe o leite que ja tinha reservado

Bjinhos grandes
BABS

Ritagameiro
Inserida em: Sunday, May 18, 2008 12:01:52 PM

O meu problema é a arrumação por datas. Ainda ontem sem querer descongelei um dos mais recentes...
Acho que tenho que tilizar mais do que uma gaveta.
BABS, quanto leite retiras de cada vez. E em que altura o fazes?

BABS
Inserida em: Sunday, May 18, 2008 12:23:40 PM

Membro desde: 7/2/2007
O meu problema é a arrumação por datas. Ainda ontem sem querer descongelei um dos mais recentes...
Acho que tenho que tilizar mais do que uma gaveta.
BABS, quanto leite retiras de cada vez. E em que altura o fazes?

O Rodrigo só mama de uma mama (de cada vez) e por isso quando tiro leite, tiro logo a seguir à mamada, mas da mama que ele não mamou... costumo retirar cerca de 140ml... mas ja tirei 20ml e 220ml... depende muito da hora a que tiras, da tua disposição etc... lembra-te que tirar com a bomba não é a mesma coisa que o bebe mamar... a estimulação é diferente... normalmente o bebe tira sempre um pouco mais!
Eu como uso os copinhos, escrevo a lápis a data e vou colocando sempre no fundo, de modo que os mais antigos fiquem sempre por cima e à frente!

Bjinhos grandes
BABS

Ritagameiro
Inserida em: Sunday, May 18, 2008 6:23:19 PM

Eu ainda só tirei 90, no máximo,mas o mais comum é 60.
O problema é colocar os copos por baixo dos que já lá estão. É uma confusão, apesar de eu tb colocar as datas a lápis.
Como fazes, tiras os outros para fora, não é?

#Rutita#
Inserida em: Monday, May 19, 2008 8:50:14 AM

Membro desde: 2/4/2008
Olá,

Eu também estou a pensar começar a armazenar leitinho, primeiro porque, como a BABS diz, por vezes parece que fica com um bocadito de fome, ora porque adormece á mama e quando acorda tem fome, ora porque está num pico de crescimento, e assim sacava do shotSmile e também para ir habituando a menina ao biberon, de vez em quando, para não estranhar tanto quando for trabalhar.

Mas tenho para aqui uma dúvida...é que o meu congelador, além de pequeno, tem apenas duas divisões abertas, acham que por não ter porta pode ser um problema congelar leite junto de carne e peixeconfused2 Question

Bjs,
Rute

rbalmeid
Inserida em: Monday, May 19, 2008 10:44:52 AM

Membro desde: 8/13/2007
Ola!

Eu tenho algum leite armazenado para as tais urgencias de que falou a BABS e como possivelmente terei de começar a trabalhar dentro de um mesSad Sad Sad Sad (ca a licença e de 16 semanas apenas) vou comçar a fazer stock.

Para ja o que faço e tirar logo a seguir as mamadas e juntar (ja frio) o que tiro em 2 ou 3 consecutivas e congelar. Nao tiro muito de cada vez e o espaço nao e muito por isso tem de ser assim para ter uma quantidade que se veja. Como nao ganho para sacos que sao carissimos (mais aqui do que em Portugal) comprei os copos.

Tambem ainda nao arrisquei a tirar entre mamadas... Ate porque o Bruno e muito incerto e tao depressa me dorme 5 horas como pede mama ao fim de 2... Por exemplo esta noite mamou a 1:30, as 3, as 5, as 7 a as 10 ...
E como veem tirar a meio da noite aproveitando um sono maior e mentira para mim!

Rutita O teu congelador nao tem porta a separar do reto do frigorifico (daqueles dentro) ou e separadas com porta propria mas duas prateleiras separadas? E que o tempo que o leite se conserva congelado varia! O meu e separado do frigorifico mas sem divisorias (so tem uma prateleira de rede) e eu congelo tudo junto. Leite no meio da carne e do peixe pois claro... nao tenho alternativa!

Rita Conseguires ter uma gaveta so para isso para mim ja e um luxo! Para descolgelar tiro tudo para fora sim... Uma hipotese e ires fazendo uma lista (quantidades/datas) e pores na porta do frigorifico... Vais cortando o que gastas e assim ja sabes o que tens de procurar.

Beijinhos
Rute

Bebes e Mamas marcianas de 2008 - topico na pediatria

Cesariana de urgência as 35 semanas. O Bruno fica em cuidado intensivos.
Ao 5º dia de vida deixa o CPAP.
Ao 6º dia de vida vem ao meu colo pela primeira vez e começa tomar leite por sonda.
Ao 9º dia de vida sai dos cuidados intensivos e da incubadora.
Ao 10º dia de vida começa como biberao.
Ao 11º dia deixam-me dar maminha!!!!!
Ao 12º tiram-lhe os electrodos, deixa o monitor e o oximetro.
Ao 13º dia tira o soro, acabam os tubos, cabos e afins!
Ao 14º dia acabou-se o "parto" e o Bruno veio para casa!!!!

CIA congenita... à espera que feche pray1 pray1 pray1 pray1

#Rutita#
Inserida em: Monday, May 19, 2008 12:38:13 PM

Membro desde: 2/4/2008
Pois, o meu é como o teu então...

O meu medo era de o leite alterar o sabor ou o cheiro por causa da mistura de carne e peixe, mas também não tenho outra hipotese a não ser usar este pretexto para comprar frigorifico novo, eheh

Bjs,
Rute

Ritagameiro
Inserida em: Monday, May 19, 2008 1:59:41 PM

Vá lá ontem, consegui dar uma arrumadela ao congelador e fiquei com duas gavetas, que vai ser óptimo para quando começar a trabalhar. Também já tinha pensado nisso de apontar as datas, mas por enquanto vou-me safando.
Agora vou congelando as pequenas quantidades que tiro, porque qd lhe ofereço é só como suplemento.
Quando começar a trabalhar, se calhar já vou juntar algumas tiradas, porque ele não vai beber só 60 ou 80 de leite de cada vez.
Agora acabei de tirar 110cc. Até fiquei admirada!
Mas mesmo que lhe dê suplemento na ultima mamada, este malandro não dorme nem mais uma horinha por causa disso. Na primeira semana de vida, dormia 6h seguidas e agora é raro dormir 4 e muito mais frequente dormir apenas 3h. Já não sei o que fazer!

rbalmeid
Inserida em: Monday, May 19, 2008 3:00:44 PM

Membro desde: 8/13/2007

Mas mesmo que lhe dê suplemento na ultima mamada, este malandro não dorme nem mais uma horinha por causa disso. Na primeira semana de vida, dormia 6h seguidas e agora é raro dormir 4 e muito mais frequente dormir apenas 3h. Já não sei o que fazer!

Ter paciencia e dar muita, muita maminha! Pensa que um dia vais ter saudades! boohoo

Rute

Bebes e Mamas marcianas de 2008 - topico na pediatria

Cesariana de urgência as 35 semanas. O Bruno fica em cuidado intensivos.
Ao 5º dia de vida deixa o CPAP.
Ao 6º dia de vida vem ao meu colo pela primeira vez e começa tomar leite por sonda.
Ao 9º dia de vida sai dos cuidados intensivos e da incubadora.
Ao 10º dia de vida começa como biberao.
Ao 11º dia deixam-me dar maminha!!!!!
Ao 12º tiram-lhe os electrodos, deixa o monitor e o oximetro.
Ao 13º dia tira o soro, acabam os tubos, cabos e afins!
Ao 14º dia acabou-se o "parto" e o Bruno veio para casa!!!!

CIA congenita... à espera que feche pray1 pray1 pray1 pray1

Ritagameiro
Inserida em: Monday, May 19, 2008 3:30:11 PM

[rbalmeid wrote:]

Ter paciencia e dar muita, muita maminha! Pensa que um dia vais ter saudades! boohoo

Rute

Também tens razão. Acho que vou morrer de desgosto no dia em que deixar de ter leite.

sifpereira
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 2:44:08 PM

Membro desde: 9/10/2006
Minhas queridas,
Ainda não consegui entender uma coisa:
Se só conseguirem tirar 20/30 ml de leite congelam logo esse ou colocam no frigorífico e só congelam quando retirarem mais e o tiverem juntado a este?
Desculpem a confusão que estou a fazer?
Outra cois: acham cedo para começar a armazenar?

1 seman - 3150g
2 seman - 3380g
3 seman - 3680g
1 mês - 3870
2 meses - 4850 g

Madrinhas:
Leonor1609 - Claudia82 - Sasa

Afilhadas:
Leonor1809 - Claudia82 - Sasa - Sanice - SusanaI - Nic

Estou muito feliz: TODAS AS MINHAS AFILHADAS CONSEGUIRAM A SUA ESTRELINHA :0)
Ritagameiro
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 3:26:12 PM

Eu tiro todos os dias, pq à noite no fim da última mamada ofereço uns 60 no biberão, que ele raramente bebe. Mas isto é pancada minha, eu admito que é cedissimo para tirar leite. Por outro lado, gosto de ter um pequeno stock para 24h, no caso de acontecer alguma coisa.
Hoje tirei pela primeira vez 140cc de leite, fiquei toda contente.
Eu até agora nunca misturei várias mamadas, mas penso que se pode, desde que estejam à mesma temperatura.
É melhor ser outra pessoa a responder a essa questão.

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum