Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Ja não sei o que pensar [Options] · [View]
Juliana Gagliardi
Inserida em: Sunday, May 18, 2008 3:13:21 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 9/20/2007
A verdade é que ando um bocado desmoralizada por causa de certos comentarios da minha sogrinha, como tem haver com a amamentação resolvi por aqui o topico.

O que se passa é o seguinte: sempre desejei amamentar em exclusivo as minhas filhas, com a 1ª não fui bem sucedida por inexperiencia e alguma falta de informação, resultado? só amamentei até as 5 semanasSad

Prometi p mim mesma que agora seria diferente, até o pediatra das minhas filhas está diferente, com a 1ª mandou me logo dar o suplemento e agora com a 2ª diz me que "quer aproveitar ao maximo o meu leitinho" p bebe claroConfused

Só que tem sido uma tarefa muito complicada, sinto me muito insegura, não tenho conseguido abstrair me dos comentarios das pessoas, mas os que mais me têm feito mal são os da minha sogra, é que sempre que vê a neta começa logo com as comparações dos bebes da mesma idade dela, tais como:

- a bebe da Solange(vizinha dela) que nasceu mais pequenina que a tua (dela 2900 a minha com 3100) mama muito bem ela tem muito leitinho e mesmo assim começou com as papas aos 3meses. (por ela começava ja com as papas)

- a bebe da carla (nasceu no mesmo dia que a minha e foi minha companheira de quarto e nasceu com o mesmo peso que a minha) só mama do biberão, não teve leitinho mas a criança ta muito engraçada ( quer ela dizer que está mais gordinha que a minha).

- Se ja te vei o periodo então tas quase a ficar sem leite! crazy

- o meu filho (meu marido) comeu desde cedo papas mas sempre me deu muito trabalho p comer, comia muito mal (se vissem as fotos, era mais gordinho que sei lá o que).

Ta sempre com comentarios comparativos, os bebes de toda gente é melhor que as minhas!Sad

Começou com estes bitates só porque comentei que queria amamentar a piolhita até aos 6 mese em exclusivo! ( o que lhe fui dizer!)

Isso tudo tem contribuido p me por em baixo e a verdade é que só têm aumentado ainda mais a minha angustia. As minhas filhas não são grandes a mais velha nunca foi e agora a bebe vai pelo mesmo caminho, é genetico, eu tambem sou pequenina.

A meu dilema é o seguinte: estou muito estressada com isso da amamentação! quero amamentar a minha filha, mas por varias vezes tentei desistir porque penso sempre que ou não tenho leite, ou o meu leite não é bom! é que as minhas maminhas estão sempre vazias, e ela não aumenta o peso! é verdade que por vezes lhe dou o suplemento, mas faço porque fico sempre com a sensação de que ela não mamou o suficinte da maminha e a verdae é que acaba sempre por mamar seja 20, 30 ou mais ml. Isso tudo calro por causa dos macaquinhos na cabeça!

Ja não sei o que fazer, se p minha sanidade mental e por vontade dos outros(sogra) se lhe dou o suplemento, ou se continuo a amamentar mas com estes estresses todos que tem sido até hoje! a verdade é que nem eu sei o que fazer, se insisto com a mama e ela não aumenta o peso (o que me deixa mais nervosa ainda) ou se me deixo vencer pela vontade dos outros!

Não sei se me conseguiram perceberconfused2 mas pelo menos consegui desabafar, é que infelizmente não tenho apoio nenhum e a unica certeza que tenho é que amo muito as minhas filhas e quero o melhor p elas mas as vezes é complicado...

beijinhos p todas e desculpem o post ser grande!

[Sponsor]
Inserida em: Sunday, May 18, 2008 3:13:21 PM

[]
camilatomás
Inserida em: Sunday, May 18, 2008 3:56:20 PM

Membro desde: 1/4/2008
Ola!

Deve ser horrivel ter alguem sempre a dizer-nos que estamos a fazer as coisas mal... tens que fazer um esforço e ignorar!

Os bebés sao todos diferentes, nao é por alguns bebés serem maiores e mais gordinhos que outros que sao necessariamente mais saudaveis. Muitas vezes é precisamente o contrario, e cada vez mais os pediatras alertam para os cuidados que devemos ter quando os bebés sao gordinhos!

O meu Tomás, por exemplo, sempre esteve no percentil 90 e a pediatra esta sempre a recomendar-me para ter muito cuidado para nao o deixar engordar muito. Há bebés maiores e mais gordinhos, há bebés mais pequeninos... o que nao significa que sejam mais ou menos saudaveis!!

O leite materno é o melhor alimento para os bebés, e eles mama o que precisam. Se queres mesmo amamentar o teu filhinho, nao dês importancia, sabes que no tempo das nossas maes a amamentacao nao era tao valorizada como agora, havia o mito do leite fraquinho e outros que tais... procura informacao em sites de amamentacao, isso vai-te deixar mais segura, e podes sempre passar essa informaçao à tua sogra, para ela parar de te chatear!!

Beijinhos

sifpereira
Inserida em: Sunday, May 18, 2008 3:58:32 PM

Membro desde: 9/10/2006
Minha querida, segue o teu coração e mando ou outros às favas. Pensa que o melhor para um bebé é o leitinho da mamã. Eu estou a passar uma fase má relacionada com a amamentação mas nunca liguei ao que os outros dizem sobre isso.par mim o que importa é que ela mame do meu leitinho pois sei que é o melhor para ela, seja de que forma for e se tiver de algum dia dar suplemento será sempre um suplemento e nunca substituição da mama... só se deixar de ter leite por algum motivo, claro.
Boa sorte e não ligues aos outros

1 seman - 3150g
2 seman - 3380g
3 seman - 3680g
1 mês - 3870
2 meses - 4850 g

Madrinhas:
Leonor1609 - Claudia82 - Sasa

Afilhadas:
Leonor1809 - Claudia82 - Sasa - Sanice - SusanaI - Nic

Estou muito feliz: TODAS AS MINHAS AFILHADAS CONSEGUIRAM A SUA ESTRELINHA :0)
feijoca
Inserida em: Sunday, May 18, 2008 4:18:23 PM

Membro desde: 9/16/2006
Se não sabes o que deves pensar então dou-te uma ajuda! Smile

Deves pensar que:

1) Estás a dar o melhor alimento que alguma vez poderias dar ao teu bebé, e que esse teu gesto vai ter consequências na saúde futura (para toda a vida) da tua filha;

2) A opinião da tua sogra é de alguém que evidentemente não está capacitada para opinar acertadamente sobre a amamentação;

3) Tens muita ajuda à disposição para resolver as tuas inseguranças e dúvidas quer aqui no fórum, quer através das volunárias do SOS Amamentação, quer em eventuais cantinhos da amamentação que possa existir nos hospitais da tua área.

Por isso não desistas e cabeça para cima!!!

Também te queria dar os parabéns por teres tido a vontade de amamentar com mais sucesso a tua segunda filha, mostra que és uma rapariga inteligente e de coragem. Não desistas por causa de comentários menos felizes, esta é a TUA filha e TU é que sabes o que é melhor para ela.

Beijinhos e boa sorte!

Sarah

MJTMP
Inserida em: Sunday, May 18, 2008 4:20:00 PM

Membro desde: 6/8/2007
Olha, só te digo uma coisa: TENS MTA PACIÊNCIA!
Cmg já tinha ouvido um berro que nunca mais dizia mais nada! BangHead

Se ela te perturba tanto, mete nisso um ponto final, fala com o teu marido, afinal é mãe dele...é que isto nada ajuda para que consigas amamentar até mais tarde o teu bebé, pois se andas sobre grande stress o leitinho pode desaparecer... Confused

Manda-a para as urtigas, ela só deve ser assim pq ainda não lhe puseste um ponto final! argue

Eu não tenho nada disso, a minha sogra não dá palpites sobre o meu filho, se desse depressa lhe cortava as asas! bah

Maria José & Gonçalo

Afilhada: rutemarques4

cinanina
Inserida em: Sunday, May 18, 2008 4:38:58 PM

Membro desde: 5/10/2008
As sogras são umas chatas - acho que têm imensa inveja... Silenced
Mas enfim... tenta não ligar muito e sobretudo, não desistas! Eu dei até aos 6 meses mas com suplemento, foi super difícil mas como me impingiram o suplemento logo no hospital, acabou por ser difícil ver-me livre daquilo. O bebé era super complicado para mamar, quer com peito, quer com biberão, estávamos horas para ele mamar alguma coisa. Mas consegui manter a amamentação (parcial) até aos 6 meses e depois já não tive mais pachorra para aturar toda a gente à minha volta que me pressionava imenso para eu o tirar do peito. Confused Até o parvo do obstetra tinha que dar opiniões - fez-me uma cara quando eu disse que ainda estava a amamentar aos 6 meses, tipo como se eu fosse uma cigana: "mas não vai continuar, pois não? (tipo escandalizado). Enfim, tem que se ter uma pachorra...

Agora devia mudar o meu nick para LittleEinstein
Juliana Gagliardi
Inserida em: Sunday, May 18, 2008 5:13:58 PM

Eu sei que temos de nos abstrair dos comentarios, ja de si amamentar é preciso mt paciencia e persistencia, o que acontece é que muitas das dificuldades que surgem e mesmo com mt informaçao que felizmente adquiri, nao consigo é coloca las em pratica e consequentemente vem a insegurança ao de cimo. Eu gosto mt da minha sogra, respeito- a muito, só que ja tivemos muitas desavenças que ja nem me dou ao trabalho de discutir com ela, nem vale a pena.
não vou desistir de amamentar, só quero é que as coisas corram bem...

bjinhos

AnaRitaVaz
Inserida em: Sunday, May 18, 2008 6:12:05 PM

Membro desde: 1/10/2008
Não tendo nada a ver com a amamentação, a minha sogra há uns tempos saiu-se com esta pérola: "Vê-se mesmo que não está habituada a ser mãe!". Fiz orelhas moucas e saí dali no momento, caso contrário seria mal-criada. As sogras têm o dom de nos deixar assim... cussing Fazer o q?

Ana

alendcs
Inserida em: Monday, May 19, 2008 11:51:44 AM
Ranking: Newbie

Membro desde: 5/14/2008
Olá Juliana,
Em 1.º lugar não stresses tanto, pois mãe é mãe e só nós é que sabemos o que é melhor para os nossos filhotes.
Em 2.º lugar quanto ao dar de mamar, deixa a bebé mamar numa mama, ou seja, esvaziar o peito totalmente e se ela tiver fome passa para a outra mama. Para continuares a produzir leite é necessário que entre as mamadas os peitos fiquem sem leite para que a hormona que o produz, produza sempre mais leite. Não desista de lhe dar o leite, pois este leite é o mais rico e o que mais defesas dá ao bebé.
3.º Não lhe dês suplementos se tiveres leite e não a tentes habituar-se ao biberon para já.
Confia em ti mesma e tu é que és a MÃE e não a tua sogra.
Felizmente tenho uma sogra espectacular, nunca se meteu na minha vida e diz que os pais são pais... e não ela.
Boa sorte

GNML
Inserida em: Monday, May 19, 2008 12:35:29 PM

Membro desde: 5/3/2008
Oi Juliana....antes de mais ...tenta manter-te calma...senão um dia acabas por explodir com ela á minima coisa e depois...acabamos sempre nós (as noras) as más da fita por isto e akilo...kaundo só keremos é paz e descanso pa podermos cuidar dos nossos bebés....

Faz orelhas "moucas" ao que diz...tu sim sabes o que é melhor pra tua menina e nunka te eskecas de nunka demonstrares que fikaste minimamente afectada por qq critica que ela te mande( ou qq outra pessoa)...é o rpimeiro passo pás criticas seguintes...e nós não somos de ferro né?

Beijinhos e mt mt força!!

Madrinhas lindas * GinaRakel *kitita*

AFilhadas *Rita_Mendes* (Estrelinha em Outubro!)*Lara30

"Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a" by Johann Goethe
rbalmeid
Inserida em: Monday, May 19, 2008 1:33:08 PM

Membro desde: 8/13/2007
Ola!

Olha, estava eu na maternidade com o meu filho em cuidados intensivos e a ser alimentado a soro, a 900 km de distancia da minha familia e a minha sogra sai-se com a perola de como eu nao estava a amamentar nao ia ter leite e pronto. Claro que ela nunca amamentou! O meu marido nasceu as 5 e meia da manha (em casa) e as 6 alguem estava a ferver leite de vaca que havia no frigorifico porque supostamente a minha sogra nao tinha leite e o menino nao podia esperar que abri-se a farmacia as 7.

O certo é que tive tudo contra:um bebe prematuro com problemas respiratorios, uma chucha que lhe foi dada ainda na incubadora e antes de começar a ser alimentado, alimentação por sonda varios dias, biberao espetado log te teve ordem para comer, so teve direito a experimentar a mama ao fim de varios dias e a pedido do meu marido, maus conselhos da parte das proprias enfermeiras (so posso dar 5 min em cada mama, por exemplo), suplemento dado a todas as refeições no hospital, ...

Foram 14 dias a ignorar toda a gente, a tirara leite para estimular (nos primeiros dias era para o lixo), muita discussao no hospital para lhe darem o meu leite, enfim no dia em que viemos para casa acabou tudo! Passei a fazer a minha maneira. Acabaram os horarios, estava na mama o tempo que queria e as vezes que queria. Nem sequer comprei o suplemento. Na primeira semana nem um g aumentou e o pediatra disse que era preciso tempo para se ver... e viu-se. Ate hoje continua so com mama. Tenho leite congelado para uma eventualidade e as pessoas ja desistiram de opinar. Ja toda a gente sabe que comida so la para Agosto e pronto.

E mito duro ter as duvidas e oivir de todo lado opinioes negativas, mas ja viste a quantidade de gente que por aqui ha que conseguiu? Porque nao havemos nos de conseguir tambem?

Força e muita confiança!

Beijinhos

Rute

PS. Porque nao experimentas tirar leite depois das mamadas? Serve de estimulaçao e em breve vais poder ter os tais 20 ou 30 mL que hoje das de suplemento de leitinho teu armazenado que podes dar na mesma no biberao se isso te descansa. E bom para e eles e para a carteira.

Bebes e Mamas marcianas de 2008 - topico na pediatria

Cesariana de urgência as 35 semanas. O Bruno fica em cuidado intensivos.
Ao 5º dia de vida deixa o CPAP.
Ao 6º dia de vida vem ao meu colo pela primeira vez e começa tomar leite por sonda.
Ao 9º dia de vida sai dos cuidados intensivos e da incubadora.
Ao 10º dia de vida começa como biberao.
Ao 11º dia deixam-me dar maminha!!!!!
Ao 12º tiram-lhe os electrodos, deixa o monitor e o oximetro.
Ao 13º dia tira o soro, acabam os tubos, cabos e afins!
Ao 14º dia acabou-se o "parto" e o Bruno veio para casa!!!!

CIA congenita... à espera que feche pray1 pray1 pray1 pray1

Isabel Vieira R
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 9:57:03 AM

Membro desde: 10/9/2006
Olá, Juliana!
Não te preocupes e vai em frente com a maminha, se é esse o teu desejo. Infelizmente não são só as sogras que pressionam para se parar com a amamentação comparando com outros bebés. No meu caso é a minha mãe que o faz. A minha filhota tem 18 meses (faz amanhãWink e ainda mama, e tenho duas sobrinhas (por isso, netas da minha mãe): uma com menos 3 semanas que a minha (17 meses) e outra com 10 meses. Nenhuma delas mama, já há algum tempo e são ambas bem mais gordinhas que a minha. Ora, como deves imaginar, os comentários são muito semelhantes aos que a tua sogra faz. Eu digo que é assim e pronto, que cada um faz como quer e atiro-lhe com a arma poderosa da saúde da minha filha que até aqui tem sido de ferro Smile. A minha mãe neste momento já não me chateia tanto, diz "Se é assim que tu queres...é preciso teres muita paciência...", e nada mais.
Quanto ao facto de já teres o período, isso não tem nada a ver. Tenho o período desde que a minha filha tinha 6 meses e ainda hoje, com 18 meses, mama.
Força! Se mostrares que é essa a tua vontade e que não vais mudar independentemente da opinião de terceiros, vais ver que a tua sogra vai desistir.
isabel

Juliana Gagliardi
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 12:26:37 PM

Obrigada a todas, foi muito importante p mim a confiança que me deram! Ja me sinto mais animada e ja até noto que ela está a mamar melhor!

É um prazer tão grande vê- la agarrada a minha maminha e a olhar p mim com aqueles olhos lindos e deixar se rir p mim, como quem diz: mama adoro te! Adoro estar tão pertinho de ti! É um sonho! acho que é esta cumplicidade que as pessoas ao meu redor sentem "ciumes".

Rute: é uma boa ideia tirar o leitinho depois dela mamar, assim faço stock! boa!

Bigada a todas e muitos beijinhos

taniaeloisa
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 1:54:53 PM

Membro desde: 8/20/2007
Gordura nuna foi sinonimo de saude juliana,trabalho numa creche e conheço mts casos em que isso se constata!! nao ligues aos comentarios nem seker penses em deixar de seguir a tua cabeça pela da tua sogra,acredita que es tu que estas certa!!

Faz como eu,qd surgem comentarios desses,especialmente das sogras,responde como eu:-as pessoas criaram como entenderam os seus filhos,este é meu,crio-o à minha maneira!!E + nada!!

Beijinhos gds

Lunanina
Inserida em: Tuesday, May 20, 2008 5:46:44 PM

Membro desde: 10/19/2007
Olá Juliana,

Acho que deves abstrair-te ao máximo dos comentarios dos outros guarda as coisas mais para ti, não sei se tens hipotese mas se puderes não tens de dar satisfações aos outros, principalmente á tua sogra. por experiencia e por conselho da minha mãe por vezes temos de fazer de conta que concordamos com o que nos dizem, assim as pessoas ficam felizes... eu faço isso e depois uso a minha cabeça e faço as coisas á minha maneira.
Até agora tenho dado em exclusivo maminha ao meu Afonso, ele tem 2 meses e 3 semanas, mas por vontade e comparações das outras pessoas, inclusivé de alguns profissionais de saúde já tinha deixado á muito tempo de dar mama. Tive uma infecção na mama e andei a tomar antibiotico, claro está... "não dê mama" "continue a dar mama"... enfim uma pessoa sem experiencia entra em stress e não sabe o que fazer. Por ajuda da minha mãe, do meu marido e do meu GO continuei e aqui estou.
Agora o meu Afonsinho em 21 dias só engordou uma média de 16 gr por dia, lá vem a enfermeira do posto médico dizer novamente para dar suplemento. Mas não me conformei e falei com a Pediatra que disse que nem pensar... resumindo o meu Afonsinho tem percentil 25, é miudinho, sai ao pai e tenho de ouvir as pessoas "ele vai ser rafeirito como o pai", "tão pequeno", devias dar suplemento"... enfim, tenho e tens de te convencer que nós é que somos as mães e com o nosso amor e ouvindo o nosso coração havemos de saber o que fazer melhor para os nossos filhos.

Força e tenta abstrair-te dos comentários (é dificil quando são muito repetidos) mas temos de ser teimosas e seguras de nós (pelo menos mostrar isso aos outros), assim não nos chateiam tanto.

Beijocas,
Lunanina

Juliana Gagliardi
Inserida em: Wednesday, May 21, 2008 10:55:27 AM

ola Lunanina,

Bigada pelo apoio, tenho feito como tu dizes ha muitos anos, mesmo ontem a minha mãe me disse o mesmo que tu, o que me vale é que pelo menos o meu marido e a minha mãe apoiam me em tudo. Este topico foi mesmo um desabafo, ja estava farta dos comentarios dela e como costumo guardar tudo p mim chega uma hora que acabo por explodir, mas tento não exteriorizar para que não haja conflitos entre nós porque quem acaba sempre mal e em baixo sou sempre eu, então desisti de lhe dizer alguma coisa...

beijinhos p todas e bigada!

ps: Ela está a mamar tão bem dance nem parece o mesmo bebe da semana passada! e aumentou 180gr esta semana! Very Happy

bjkas

camilatomás
Inserida em: Wednesday, May 21, 2008 10:55:31 AM

Membro desde: 1/4/2008
[Juliana Gagliardi wrote:]
Obrigada a todas, foi muito importante p mim a confiança que me deram! Ja me sinto mais animada e ja até noto que ela está a mamar melhor!

É um prazer tão grande vê- la agarrada a minha maminha e a olhar p mim com aqueles olhos lindos e deixar se rir p mim, como quem diz: mama adoro te! Adoro estar tão pertinho de ti! É um sonho! acho que é esta cumplicidade que as pessoas ao meu redor sentem "ciumes".

Rute: é uma boa ideia tirar o leitinho depois dela mamar, assim faço stock! boa!

É completamente maravilhoso, não é? O meu Tomás ja tem quinze mesinhos, e como tal não gosta de passar muito tempo no mimo, é muito irrequieto e quer estar sempre a brincar.

Quando lhe dou de mamar recuperamos aqueles momentos de intimidade que tinhamos nos primeiros meses quando eu o embalava e ele olhava para mim como se nao existisse mais ninguem no mundo...

E uma sensaçao indescritivel, eu adoro amamenta-lo, ele adora mamar, enfim, ficamos os dois muito, muito felizes!!!! E acredita que a dar de mamar aos quinze meses o que eu mais ouço sao comentarios menos felizes! Mas ignoro sempre, passsa-me completamente ao lado!!!

Muitos beijinhos, e nao ligues ao que te dizem, a partir do momento em que deidiste aquilo que queres ninguem tem nada a ver com isso, e as pessoas gostam sempre de falar. Acredita que ha sempre qualquer coisa susceptivel de despertar a lingua alheia!!

Muitos beijinhos angelpink

Juliana Gagliardi
Inserida em: Wednesday, May 21, 2008 11:00:04 AM

[camilatomás wrote:]
[Juliana Gagliardi wrote:]

É completamente maravilhoso, não é? O meu Tomás ja tem quinze mesinhos, e como tal não gosta de passar muito tempo no mimo, é muito irrequieto e quer estar sempre a brincar.

Quando lhe dou de mamar recuperamos aqueles momentos de intimidade que tinhamos nos primeiros meses quando eu o embalava e ele olhava para mim como se nao existisse mais ninguem no mundo...

E uma sensaçao indescritivel, eu adoro amamenta-lo, ele adora mamar, enfim, ficamos os dois muito, muito felizes!!!! E acredita que a dar de mamar aos quinze meses o que eu mais ouço sao comentarios menos felizes! Mas ignoro sempre, passsa-me completamente ao lado!!!

Muitos beijinhos, e nao ligues ao que te dizem, a partir do momento em que deidiste aquilo que queres ninguem tem nada a ver com isso, e as pessoas gostam sempre de falar. Acredita que ha sempre qualquer coisa susceptivel de despertar a lingua alheia!!

Muitos beijinhos angelpink

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Natalvand
Inserida em: Wednesday, May 21, 2008 11:30:08 AM

Membro desde: 4/4/2007
olá! a mim tambem me aconteceu por inexperiencia e esse tipo de atitude , não ter feito tanto esforço no meu 1º filho! tambem não havia este forum que é excelente<!!!!!

ninguem melhor que tu e o pediatra sabem o que é melhor. o pediatra tb mudou de opinião, tambem me indicou o suplemento ao fim da 5 semnas que eu combinei ate aos 4 meses, agora neste 2º era da opinião de amamentação exclusiva até aos 6 meses.

ou das 2, uma ou fazes de conta que não ouve sos comentáriosWhistle ou dizes-lhe directamnete quial a tua convinção e que comentários desses são completamente desnecessários.

comparações vai haver sempre por isso remata qua cada qual é com é e que o seu filho é +unico!!!

continua a amamnetar que no fim acabam por dar todos os braços a torcer. eu não me dou por vencida e mesmo com opinioes muito proximas que deveria deixar até "porque ando cansada" , quero lá bem saber. estou muito mais forte nas minhas convinçoes e enquanto for positivo para mim e meu filho vou continuar . A MAMA É MINHA!!!!

beijos

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum