|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 5/14/2008 Mensagens: 57 Localização: Lisboa
|
Olá,boa noite. Gostaria de saber se alguém sabe me dizer o que acontece quando acaba o contrato de trabalho com a entidade patronal e a funcionária está de baixa por gravidez de risco? Eu estou de baixa de gravidez de alto risco desde da 11º semana,o meu bebê nasce em Novembro mas o meu contrato de trabalho acaba em agosto, nesta altura ainda vou estar de baixa o que pode acontecer?? Estou preoucupa pois não sei se eles podem me despedir e quais são o meus direitos se o mesmo acontecer... Agradeço desde de já pela ajuda e pela atenção. Obrigado
Madrinha:Minha amiga Sucosta   "/> 26 semanas   "/> 26 semamas  Sofia com 22 semanas
|
|
|
|
[]
|
|
Ranking: Newbie
Membro desde: 5/19/2008 Mensagens: 2 Localização: lisboa
|
Informaste o teu "patrão" de que estavas grávida? de que forma? verbalmente ou por escrito? O que sei é que eles não podem despedir-te enquanto estás grávida! Tenho uma amiga que ficou efectiva por causa de uma situação assim! A melhor forma de te informares é através da ACT (http://www.act.gov.pt/) Autoridade para as Condições de Trabalho, ou então junto de um sindicato especializado na tua profissão.. Se me disseres qual é talvez te possa ajudar!!! Quando termina o teu contracto? Diz qualquer coisa que tento ajudar. beijokas
Uma Educadora preocupada com o Futuro das Nossas Crianças
|
|
Membro desde: 2/20/2008 Mensagens: 348 Localização: Lisboa
|
Boa noite, Despedir é diferente de não renovar um contrato. Já vi um contrato não ser renovado e por acaso a trabalhadora estava grávida. Sei que não foi por isso que não o renovaram e também oiço dizer que não se pode despedir uma grávida. Mas se assim fosse, engravidar seria uma maneira de ficar efectiva. Sinceramente gostava que alguém com formação na área de direito laboral me esclarecesse.
|
|
|
Olá,boa noite sonhadora. Informei verbalmente a minha supervisora que estava grávida e envie por escrito uma declaração médica a informa o mesmo a empresa. Eu sou vendedora num centro comercial e o meu contrato acaba dia 22/08/08 o contrato é de um ano,a minha supervisora tinha dito-me que iam renovar comigo mais isto antes de eu estar de baixa(entrei de baixa agora no começo de Maio)agora já não sei.A minha médica diz que eu não tenho condições de trabalhar até o final da gravidez o bebê nasce em Novembro,depois ainda vou estar 4 meses em casa de licença maternidade,por isso penso que não vão renovar o contrato pois só vou voltar a trabalhar em Março de 2009. Agora a minha dúvida é se podem não renovar comigo,pois nesta altura vou estar de baixa por gravidez de alto risco,e se não renovarem quais serão os meus direitos pois trabalho desde dos 18 anos sempre a descontar para a segurança social e tenho medo que na hora deu precisar ela faltar.... Muito Obrigado pela ajuda e aguardo resposta. Beijos
Madrinha:Minha amiga Sucosta   "/> 26 semanas   "/> 26 semamas  Sofia com 22 semanas
|
|
|
Olá,boa noite Miaua. Já vi um contrato não ser renovado mais neste caso a pessoa em causa estava de licença maternidade e já tinha entrado grávida na empresa, e tb oiço dizer que não podem despedir grávida mas no meu caso seria uma grávida de baixa... Vou tentar saber como a sonhadora disse,na autoridade para as condições de trabalho e nos orgãos competentes desta mesma area. Muito Obrigado pela ajuda.
|
|
Membro desde: 7/11/2005 Mensagens: 39 Localização: Maia
|
Trabalho em recursos humanos, e as informações que tenho é que, se eventualmente te rescindirem o contrato, não podem colocar outra pessoa no teu lugar. Ou seja, neste momento presumo que têm alguem a substituir-te, mas é mesmo isso substituir-te. Caso te rescindam o contrato e metam outra pessoa no teu lugar, o que te aconselho a fazer é ires ao tribunal de trabalho denunciares a situação. Os contratos de trabalho a termo deveriam ter como objectivo ficar efectiva, mas a realidade não é essa infelizmente, mas a Lei protege-nos (trabalhadores) nestas situações. É nestes casos, que recorrendo ao tribunal de trabalho e sendo readmitida, já não pode ser com contrato a termo e aí sim ficarás efectiva. Além disso se o tribunal abonar a teu favor, receberás tudo a que tens direito da entidade patronal, mesmo estando o tempo todo em casa. O que poderá acontecer serão as represálias diárias que eventualmente uma trabalhadora sofre nestes casos. Espero ter podido ajudar.
 Madrinhas: Sugarpops Mãe Babada
|
|
Membro desde: 10/11/2007 Mensagens: 845 Localização: Lisboa
|
aaaaaaaaaaamiga relaxa que eu acho que eles vao renovar! ehehhe so escrevi isso pra marcar presença no topico hahaa beijooooooooos
  AFILHADAS:
Carla S Almeida Jordana- é uma sofia! Rita_Mendes - é um Cândido Afonso!
|
|
Membro desde: 1/31/2007 Mensagens: 740 Localização: Covilhã
|
A minha situação é parecida. Estou de licença de maternidade que termina exactamente no mesmo dia que o meu contrato de trabalho. A minha chefe já me disse que vai ser difícil haver renovação, porque não há verbas, o meu local de trabalho é uma instituição de ensino superior. Se for renovado é a 3ª renovação, mas sinceramente não estou com esperanças. As minhas dúvidas são: - Tenho direito a indemnização? E como se calcula o valor? - Sei que tenho direito a subsídio de desemprego, mas por quanto tempo? - E quanto ao subsídio de Natal, tenho direito?

|
|
Membro desde: 5/10/2008 Mensagens: 664 Localização: Lisboa
|
Marta: Os professores universitários não têm direito a subsídio de desemprego, não sei se é o teu caso...
 Agora devia mudar o meu nick para LittleEinstein
|
|
Membro desde: 1/31/2007 Mensagens: 740 Localização: Covilhã
|
|
|
Membro desde: 5/10/2008 Mensagens: 664 Localização: Lisboa
|
Boa. As instituições de ensino superior andam um bocado na penúria, é uma chatice... boa sorte, de qualquer maneira.
 Agora devia mudar o meu nick para LittleEinstein
|
|
Membro desde: 1/30/2008 Mensagens: 97 Localização: Norte
|
Para as grávidas ou mamãs em licença de maternidade, a melhor fonte de informação é a CITE em http://www.cite.gov.pt e podem até ligar para a linha verde deles no 800 204 684 (número gratuito). São eles que regulam os direitos dos pais e mães trabalhadores, inclusive no caso de despedimento de grávidas ou em licença (não na renovação) a entidade patronal tem que pedir à CITE um parecer prévio.
|
|
Membro desde: 1/30/2008 Mensagens: 97 Localização: Norte
|
[mom2lucas wrote:]Para as grávidas ou mamãs em licença de maternidade, a melhor fonte de informação é a CITE em http://www.cite.gov.pt e podem até ligar para a linha verde deles no 800 204 684 (número gratuito). São eles que regulam os direitos dos pais e mães trabalhadores, inclusive no caso de despedimento de grávidas ou em licença (não na renovação) a entidade patronal tem que pedir à CITE um parecer prévio. Oops, coloquei o post antes de o acabar... no caso de renovação, e nos termos do n.º 3 do artigo 133.º do Código do Trabalho, o empregador deve comunicar à CITE, no prazo máximo de cinco dias úteis, a contar da data da cessação do contrato de trabalho, o motivo da não renovação de contrato sempre que estiver em causa uma trabalhadora ou grávida ou em licença de maternidade.
|
|
|
Guest |