|
|
Ranking: Member
Membro desde: 2/15/2008 Mensagens: 21
|
Olá a todas! Daqui a menos de um mês, o meu bebé fará 1 aninho! Acontece que vai terminar as minhas 2 horas de amamentação no trabalho, siginifica que vou passar a deixa-lo no infantário, às 8 da manhã e só o vou buscar às 18:30! Parece me algo tao violento. Estou mesmo angustiada. Uma pessoa nao tem tempo para os filhos! Podem contar me como é que foi convosco, tambem custou muito a adaptaçao? bjs Susana
|
|
|
|
[]
|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 1/9/2006 Mensagens: 4,693 Localização: Arredores de Lisboa
|
Querias dizer aleitação, certo? É que se amamentas, podes pedir a redução do horário.
Susana e Afonso
|
|
|
sim é aleitaçao.
Já nao estou a dar de mamar.
|
|
|
A melhor maneira de conseguir lidar com isso é organizares o melhor possível as coisas para poderes estar o máximo com o teu filhote: - fazer comida ao fim de semana para a semana; - deixar coisas para fazer depois dele dormir.
Susana e Afonso
|
|
Membro desde: 2/5/2007 Mensagens: 353
|
desculpa mas... então as horas de amamentação não são durante 1 ano A CONTAR do dia que regressamos ao trabalho? ou é pela idade do bebé?
|
|
|
É pela idade.
Susana e Afonso
|
|
Membro desde: 2/5/2007 Mensagens: 353
|
ó... não sabia! "Direito da mãe e/ou do pai trabalhador, por decisão conjunta, a dispensa do trabalho por dois períodos distintos de uma hora cada um para aleitação do/a filho/a até este/a completar um ano, sem perda de remuneração ou de quaisquer regalias, devendo para tal apresentar documento de que conste a decisão conjunta, declarar qual o período de dispensa gozado pelo outro progenitor, se for caso disso, e provar que este informou o respectivo empregador da decisão conjunta;"in http://www.cite.gov.pt
|
|
Membro desde: 2/24/2006 Mensagens: 4,337 Localização: Setúbal
|
Se ainda amamentares tens direito, o aleitamento é que termina aos 12m, a mama é até dares. O meu afonso tem 2 anos ainda gozo, tenho é de apresentar atestados mensais, mas como a pediatra não cobra para os passar, não há problema. Bjs, carmen
 Tenho o Afonso. Sou feliz. Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!
|
|
Membro desde: 1/15/2008 Mensagens: 552 Localização: Algures na Margem Sul (No Deserto!!!!)
|
Pois eu tb pensava que era até completar um ano de regresso ao trabalho. No mês passado quando soube até chorei. Acho que é muito violento a criança passar tanto tempo num infantário. Tb tenho que deixar a minha antes das 8 e ir buscá-la ás 18h30. Apartir de segunda-feira já deixo de ter a redução e já ando com a lágrima no canto do olho.
|
|
Membro desde: 1/24/2007 Mensagens: 740 Localização: S. Domingos de Rana
|
|
|
|
É mesmo angustiante. Também tenho andado triste!! De facto esta licença devia de ser mais alargada! Mas pronto vamos pensar nas coisas positivas e desejar que o dia passe rapido, para irmos buscar o nosso bebé. bjs,
|
|
Membro desde: 1/17/2008 Mensagens: 97 Localização: lisboa
|
Tenho uma duvida: ainda falta um pouco p poder gozar ou n as horas de amamentação, mas gostava de saber se é necessario algum papel p entregar no trabalho e quando é q é necessario avisar q as vou gozar.(no meu trabalho é mt complicado) Eu neste momento estou a dar mama e suplemento, só vou trabalhar em Setembro. Se for só biberao é necessario tb um papel? É q a minha patroa já n me queria deixar gozar as férias e só vou gozar 10 dias, q n sei se me vai deixar gozar estas horas, por isso gostava de saber como era. Obrigada.
|
|
|
olá!
Até o teu bebe fazer um ano, temos direito a reduçao de 2 horas no trabalho. A forma como as horas sao gastas, deves acordar com a tua patroa. Isto mesmo que ele esteja a biberon, daí que se designe por licença de aleitaçao.
Depois de um ano, se ainda estiveres a dar de mamar, aí sim tens de pedir um atestado ao medico, como já foi dito aqui.
|
|
|
Guest |