A minha Margarida nascu no dia 13 de Maio, por parto normal
pensei que fosse pior!!
no dia 12 fui as urgencias do SFX,pois fiquei com hemorrogias após o toque que a médica me fez. depois de me examinarem e fazerem o ctg, viram que estava com contracções regulares e com 2 cm de dilatação...eu não sentia absolutamente nada,nem uma dor!! a enfermira disse que eu era uma privilegiada, pois a esta altura, muitas mulheres estariam a contorcer-se de dores, eu estava na boa!! internaram-me e fui para a sala de dilatação com o meu marido... confesso que ´não estava a espera de ficar nternada e aquilo pareceu-me tão surreal e tão real ao mm tempo...ia conhecer a minha Margarida. depois de 2horas a enfermeira concluiu que as contracções tinham parado e que ainda não ia ser naquele dia que a Margarida ia nascer.
Mandaram-me para o uarto e passei lá a noite, a soro.
de manhã,por volta das 5 da manhã, comecei a sentir umas cólicas menstruais,com 30m de ntervalo, por volta das 11h, estavam com 7 minutos de intervalo,as dores eram suportáveis.
Quando os médicos me vieram ver, estava com 3 cm de dilatação, colocaram-me oxitocina e por volta das 13h, levaram-me para a sala de dilatação, com dorezitas já um pouco fortes, mas nada de extraordinário. Deram-me a epidural,que me custou um pouco, mandaram entrar o meu marido e ali ficamos na maior. De repente começo a sentir uma pressão na zona do rabo, chamo a enfermeira e qual não é o meu espanto qd me diz que tenho a dilatação completa e que a Margarida vai sair.
começamos a fazer força, de várias maneiras,mas com efeito da epidural, não conseguia focalizar a minha força, depois de 30 minutos a tentar, um dos enfermeiros faz-me um corte, que tb não senti e após dois puxões nasce a minha princesa.
Aqui começou a nossa angústia. A menina nasceu com o cordão a volta do pescoço e nasceu roxa e sem respirar, o pessoal médico esteve de volta dela, bastante tempo. Eu comecei a chorar e o meu marido nem falava. Após 7 minutos lá ouvimos o choro dela!!!! e foi um alivio. Teve que estar na incubadora durante 2horas a levar oxigenio e a ser aquecida. Agora ja passou tudo, mas digo-vos que foi omaior susto da minha vida! O indice e apgar dela foi de 5!
As nossas preocupações começam logo ali, nominuto em que saem de dentro de nós!
No que diz repeito ao parto, o que mais me custou, foimesmo levar a epidural, e a fase de expulsãoe ter estado internada desde dia 12 sem comer nada!
De resto, dores e tudo foi sem dúvida suportável.
O pós parto está a custar mais, pois os pontos doem umbocado,mas pelos nossos bébés vale tudo!!
O importante é ter alguma ajuda nos primeiros dias para podermos dedicar-nos aos bébés.
Adorei todo o pessoal do HSFX, eles são impecáveis e trataram-nos super bem!
Uns conselhos:
Evitem as visitas nos primeiros dias, eu tive a minha casa cheia de gente, à hora de lhe dar de mamar, d lhe dar banho...foi complicado...resultado não tive leite!!! enervava-me pois estava tudo ali a olhar para mim e a dizerem "coitada, sem leite!!"
O leite apareceu-me 2ª feira, qd consegui acalmar mas como ela já está a suplemento, agora estamos a ter uma fase de aprendizagem para ver se ela pega na mama.
Já recuperou o peso da nascença, e agora é habituarmo-nos às rotinas dela e ela às nossas, mas digo-vos que não é fácil,pois eles absorvem tdo o nosso tempo, mas é muito compensador!!
Adoro a minha bébé

)
Espero que todas vocês tenham um parto bom e que disfrutem ao máximo dos vossos babies

)
Margarida - nasceu a 13 de Maio de 2008
Madrinha: Veraromao