Ola!
Eu ja fiz exporadicamente, em alturas em que os meus amilos andavam pior e Bruno fazia mamadas de 1h
Se a ideia e tirar o que fica na mama para dar no proprio dia nao precisas sequer de congelar. Ate 48 horas podes guardar no frigorifico (na parte mais fria e nunca na porta). Mas depois ja nao podes congelar esse leite: o que nao consumires e lixo!
Quando tiras deves por logo no frio. Se quiseres juntar pequenas quantidades num so biberao (que tiraste em mamadas separadas) poes primeiro em separado e refrigeras e so misturas quando a temperatura for a mesma. A validade do leite e sempre contada pelo dia e hora em que tiraste o primeiro leite e deves escrever essa informaçao no recipiente. Nao mistures leite com mais de 24 de diferença. O ideal e so misturar mo maximo ate umas 12 horas, ou a quantidade que achas que vais dar (no teu caso os tais 30 mL).
Se tirares mais do que necessitas podes juntar (com as mesmas regras ) e congelar no maximo o leite de 24h (o ideal sera ate 12) identificando sempre com o dia do leite mais antigo.
No frigorifico podes guardar directamente em biberao, ou em recipientes proprios. Para congelar tens saquinhos, copos especificos ou usar outro recipiente pre-esterilizado ou que se possa esterilizar. Eu usei os saquinhos mas fica caro e agora uso copos da avent que se podem esterilizar e tem um adaptador que da para por a tetina e fica logo biberao. Mais tarde tambem dao para as sopinhas e pures.
Para dar ao bebe leite congelado deves tirar para o frigorifico de vespera. Esse leite deve ser consumido no maximo em 24h. Em caso de urgencia podes descongelar com agua tepida da torneira. Para aquecer podes usar a agua da torneira ou entao um aquecedor de biberoes. Nunca microondas.
Nao sei se ja experimentaste tirar leite... Podes tirar manualmente ou usar uma bomba manual ou electrica. Cada mama da-se com um metodo diferente e ha quem nao consiga tirar e quem tire litros. O mais comum e nas primeiras vezes tirar muito pouco e depois ir aumentando. A quantidade que se tira e muito variavel e nao indica a quantidade de leite que tens! O bebe e muito mais eficiente a mamar do que nos a tirar o leite.
Experimenta primeiro tirar manualmente (para saber como vai ao site da sos amamentaçao por exemplo). fica mais barato que investir numa bomba... Depois as bombas manuais sao bem mais baratas que as electricas, mas eu pessoalmente se nao for com electrica nao consigo tirar nada. A maioria das mamas gosta das electricas a medela ou da avent... Eu tenho uma tigex que era o que havia no hiper e era urgente...
Desculpa o testamento, mas tentei cobrirr tudo o que me lembrei...
Beijinhos e se precisares de mais alguma coisa diz.
Rute
Bebes e Mamas marcianas de 2008 - topico na pediatriaCesariana de urgência as 35 semanas. O Bruno fica em cuidado intensivos.
Ao 5º dia de vida deixa o CPAP.
Ao 6º dia de vida vem ao meu colo pela primeira vez e começa tomar leite por sonda.
Ao 9º dia de vida sai dos cuidados intensivos e da incubadora.
Ao 10º dia de vida começa como biberao.
Ao 11º dia deixam-me dar maminha!!!!!
Ao 12º tiram-lhe os electrodos, deixa o monitor e o oximetro.
Ao 13º dia tira o soro, acabam os tubos, cabos e afins!
Ao 14º dia acabou-se o "parto" e o Bruno veio para casa!!!!
CIA congenita... à espera que feche