Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Quantas vezes dou leite?Papa lactea ou não lactea? [Options] · [View]
nmr76
Inserida em: Wednesday, June 04, 2008 4:12:07 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 6/3/2008
Olá.Vou começar agora a dar papa à minha pitanga que tem 4 meses por ordem do pediatra.Por minha vontade não dava já,visto ela estar a desenvolver mmuuuiittoo bem(6,700Kg e 63cm)com o leitinho da mamã.Ela não me disse se devo usar papa lactea ou não lactea,apenas disse para ser sem gluten.O que vocês acham?se for não lactea que leite é que junto?e para além disso,como faço com as mamadas?ela mama de 3 em 3,continua a ser assim?já agora aproveito para colocar outra questão.Eu quero mesmo mt emagrecer,mas claro q estando a dar de mamar não consigo e estou a pensar em deixar de lhe dar mama por volta dos 6 meses.... o que dizem? que sou maluca??? mas não me aguento mais.... mas também penso na minha bébe....Digam-me qualquer coisa sff. Beijocas grandes
[Sponsor]
Inserida em: Wednesday, June 04, 2008 4:12:07 PM

[]
BABS
Inserida em: Wednesday, June 04, 2008 10:17:04 PM

Membro desde: 7/2/2007
Olá...

Olha, a decisão final de dares papa agora é tua, e o Pediatra não tem que decidir por ti... pode aconselhar, etc, mas só tu podes tomar essa decisão...

Vou-te falar como EU vou fazer...

O Rodrigo tem 4 meses e meio e mama em exclusivo, pesa o mesmo que o teu mas tem menos cm...
Vamos continuar com a mama em exclusivo até aos 6 meses (porque eu decidi, e porque sei que faz toda a diferença)...
Depois dos 6 meses, vou iniciar as papas... e vou iniciar pelas não lacteas, ou sejas aquelas que se fazem com leite (porque não têm leite na sua constituição) e vou preparar a papa com o meu leitinho... até porque pretendo dar de mamar até muito mais tarde...
Mas tal como te disse no inicio, a decisão é tua.

Bjinhos muito grandes
BABS

APPM
Inserida em: Wednesday, June 04, 2008 10:53:12 PM

Membro desde: 5/23/2007
Oi!

Acho que deves tomar tu a decisão de iniciar as papas ou não... o pediatra pode aconselhar (já agora qual foi a razão que ele te deu para iniciar já as papas?) e tu deves informar-te em fontes credíveis e seguir o teu instinto maternal!

Eu comecei por comprar não láctea e juntava o meu leitinho para ele não estranhar muito o sabor, aos 6 meses comecei a dar com glúten e láctea pois já não tinha leite guardado e como estou com ele em casa, ele mama tudo o que eu tenho LOL
No meu caso, ao início substitui uma refeição de leite por papa e agora já é uma de papa e uma de sopa e de resto é leitinho
em regime livre!

Em relação às horas, disseram-me que ele ia aguentar mais tempo sem pedir com as papas e sopas mas não foi o caso, às vezes dou mama depois da sopa (nem que seja só por mimo) e ele pede após 3/4horas, o que já era normal!

Em relação ao emagrecer, se calhar vou dizer algo ofensivo, mas acho uma razão um pouco egoísta para deixar de dar de mamar, eu vou dar de mamar até que ele queira e eu possa! E amamentar ajuda a perder peso, é claro que tens de ter uma alimentação equilibrada mas podes sempre fazer várias refeições ligeiras, saudáveis, e beber muita água, o que te vai ajudar na amamentação e a recuperar a forma física, e também podes fazer exercício... mas deixar de amamentar só por querer emagrecer, não acho lógico! Mas é apenas a minha opinião... a decisão é tua!

Jocas e Felicidades

Apaixonadíssima por ti, meu lindão!!! Me & my Baby - O nosso espaço!!!

Afilhada: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10

Afilhada: xanasoffia DPP - 15/10/2008 É um MARTIM!!!

Afilhada: Vonny DPP - 01/12/2008 É uma LAURA!!!

Afilhada: Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
nmr76
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 9:41:46 AM

Pois é... isto é tudo muito complicado!!!

Estou em Angola há coisa de 3 semanas,e antes de vir para cá ela tinha um pediatra e ele disse-me antes de virmos para só iniciar com papa por volta dos cinco meses e meio,visto que a Mariana estava a desenvolver tão bem.
Quando cá cheguei, tive que arranjar outra pediatra,a qual me aconselhou começar aos 4 meses com sopa!!!!!
Claro que falei com o pai e disse-lhe que preferia seguir os conselhos do pediatra de Portugal.... Mas com algum receio de por estar nesta terra haja alguma indicação especial para começar a dar de comer antes.No meu entender,visto q convém ter muitas resistências para estar aqui,quanto mais tempo lhe der mama,melhor!!!!

Quanto ao ser egoista,também acho!! Mas como estou na terra do calor e sol....e não me vejo a pôr em fato de banho.....Mas tens razão. Vou só pensar na minha Mariana e dar-lhe leitinho até haver.Também tenho a sorte de estar em casa com ela,por isso tudo é mais fácil!!!!
Quando é que o vosso pediatra disse que os bébes podiam ir à praia??? O meu disse a partir dos 6 meses mas à sombra,claro.....

Beijocas grandes
APPM
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 9:54:41 AM

Oi!

Cada pediatra, sua sentença, mas nestes casos nada melhor que seguires as recomendações da OMS - leitinho materno exclusivo até aos 6 meses e combinado com outros alimentos até pelo menos aos 2 anos! E acima de tudo, segue o teu instinto materno!

Se estás em casa com ela, ainda melhor!

Em relação à praia, já andam aí posts que falam sobre isso... os dermatologistas só aconselham a partir dos 3 anos de idade, mas o meu pediatra disse-me que poderia ir a partir dos 6 meses, com protector de factor mínimo 50 e apenas das 8h às 11h ou a partir das 17h... Colocar o protector antes de sair de casa e voltar a colocar várias vezes enquanto se está na praia!
Além disso, comprei uma tenda anti-uv e vai estar sempre de t-shirt e chapéu em cima de uma manta pois o pediatra disse para não o deixar directamente na areia! Ainda não experimentámos porque o tempo aqui ainda não está nada de especial... Mas para a semana o namorido está de férias e vamos de certeza!

Tens de ter em atenção que em Angola as temperaturas são bem mais altas e a pele da teu bebé pode não estar preparada para um sol tão forte! Tem cuidados redobrados em relação ao Sol e evita sair de casa nas horas de maior calor!

Jocas e Felicidades

titimarg
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 10:21:01 AM

Membro desde: 5/30/2008
Olá as novas recomendações segundo a minha pediatra é que se deve dar leite até aos 6 meses, sendo materno ainda melhor. Iniciar a sopa e a papa (sem gluten na 1ªsem), no fim da sopa fruta e o resto leite.Passado + - 1 mês sopa ao almoço e jantar e papa ao lanche. Quanto ao amamentares e fazer dieta é possivel, deves ter uma alimentação equilibrada e fazer um pouco de exercicio. No que diz respeito ao sol e praia muito cuidado, o dermatologista diz que praia antes de 1 ano nem pensar, os riscos de um escaldão em peles tão sensiveis são muito elevados. Passear junto à praia no carrinho protegido com protector da avene para bebes,leite mineral factor 50, e claro só nas horas de menos calor. Vai ser um grande sacrificio num clima tão bom e convidativo para a praia...d'oh!

mariajoaom
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 10:26:55 AM

Membro desde: 5/10/2008
Eu amamentei até aos 12 meses o meu piolhito (que agora já tem quase 6 anos). Mas introduzi a papa por volta dos quatro meses tal como recomendado pela pediatra (penso que ao lanche) e dei-lhe a Nutribén papa láctea sem glúten. E digo-vos que não foi por isso que ele rejeitou a maminha da mãe.
Whistle
celia_marques
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 10:33:30 AM

Membro desde: 10/3/2007
Eu dou papas sem leite e faço com água, sim com água. Como o meu filho mama muito não lhe faz falta o leite na papa e podem crer que é igualmente boa. Aliás na revista bebé d'hoje vem referido exactamente isso, que os bebés amamentados devem iniciar papas não lacteas e podem ser feitas com água.

Olho para ti e fico calada, não existem palavras no mundo ,,,

APPM
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 10:44:31 AM

[celia_marques wrote:]
Eu dou papas sem leite e faço com água, sim com água. Como o meu filho mama muito não lhe faz falta o leite na papa e podem crer que é igualmente boa. Aliás na revista bebé d'hoje vem referido exactamente isso, que os bebés amamentados devem iniciar papas não lacteas e podem ser feitas com água.

Célia, por acaso tinha essa dúvida, se poderia dar papas não lácteas com água...

É que todas as papas que são para a obstipação são não lácteas e eu não tenho leite guardado para lhe dar com o meu, porque estou em casa com ele e ele mama o leitinho todo que a mamã tem LOL, mas agora já comprei lácteas e já lhe dei, será que não vai fazer diferença?

Na altura perguntei à enfermeira do posto se poderia fazer, mas ela não me deu uma resposta muito confiante: disse se eu quissesse poderia fazer com o meu leite as não lácteas e com água as lácteas, mas não me disse se poderia fazer as não lácteas com água e por isso decidi não arriscar!

Jocas

celia_marques
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 11:21:50 AM

[APPM wrote:]
[celia_marques wrote:]

Célia, por acaso tinha essa dúvida, se poderia dar papas não lácteas com água...

É que todas as papas que são para a obstipação são não lácteas e eu não tenho leite guardado para lhe dar com o meu, porque estou em casa com ele e ele mama o leitinho todo que a mamã tem LOL, mas agora já comprei lácteas e já lhe dei, será que não vai fazer diferença?

Na altura perguntei à enfermeira do posto se poderia fazer, mas ela não me deu uma resposta muito confiante: disse se eu quissesse poderia fazer com o meu leite as não lácteas e com água as lácteas, mas não me disse se poderia fazer as não lácteas com água e por isso decidi não arriscar!

Jocas

APPM faço assim por indicação do pediatra. O meu filho tem pele atópica e algumas lesões de eczema e foram logo as indicações do pediatra. Eu optei por dar papas da nutribem. No teu caso penso que não há qualquer porblema. Mas porque não falas com o pediatra?

tfaria2
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 4:05:06 PM

Membro desde: 7/19/2007
Olá

Vou dar a minha opinião e como tenciono fazer, o meu filhote bebe maminha em exclusivo e pretendo começar com as papas daqui a um mes que é exactamente quando ele tiver 4 meses.
Vou começar aos 4 meses porque já assim fiz da minha filhota e ela sempre se desenvolveu muito bem, também porque vou começar a trabalhar e talvez seja mais facil mesmo que vá fazer as papas com o meu leite, e sobretudo porque os bebes com essa idade já sabem muito bem o que é comer e não sou capaz de o ver a olhar para nós a comer e ele estar com vontade também.

Quanto a praia, vamos de ferias dentro de poucas semanas, e claro esta que ele também vai fazer praia, com o maximo de cuidado, sempre vestido, muito protector e de baixo do chapeu sempre em horas menos quentes.

Acho que o facto de ser mae de 2ª viagem torna-me mais descontraida em certas coisas, coisas que eu sei que de certeza não lhe vai fazer mal.

Por isso segue o teu instinto...quanto a comer aos 4 meses sempre foi assim, ha uns anos para cá é que apareceu esta nova teoria dos 6 meses, como disse o meu pediatra é um pouco moda, ha uns anos atras a OMS queria que todos os bebes tomassem gotas de fluor porque tinha N vantagens, hoje chegou-se a conclusão que nem uma gota porque faz mal....

Como vez, o melhor é o nosso instinto de mamas

Bjs

Margarida26
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 4:36:19 PM
Ranking: Member

Membro desde: 3/18/2008
[tfaria2 wrote:]
Olá

Vou dar a minha opinião e como tenciono fazer, o meu filhote bebe maminha em exclusivo e pretendo começar com as papas daqui a um mes que é exactamente quando ele tiver 4 meses.
Vou começar aos 4 meses porque já assim fiz da minha filhota e ela sempre se desenvolveu muito bem, também porque vou começar a trabalhar e talvez seja mais facil mesmo que vá fazer as papas com o meu leite, e sobretudo porque os bebes com essa idade já sabem muito bem o que é comer e não sou capaz de o ver a olhar para nós a comer e ele estar com vontade também.

Quanto a praia, vamos de ferias dentro de poucas semanas, e claro esta que ele também vai fazer praia, com o maximo de cuidado, sempre vestido, muito protector e de baixo do chapeu sempre em horas menos quentes.

Acho que o facto de ser mae de 2ª viagem torna-me mais descontraida em certas coisas, coisas que eu sei que de certeza não lhe vai fazer mal.

Por isso segue o teu instinto...quanto a comer aos 4 meses sempre foi assim, ha uns anos para cá é que apareceu esta nova teoria dos 6 meses, como disse o meu pediatra é um pouco moda, ha uns anos atras a OMS queria que todos os bebes tomassem gotas de fluor porque tinha N vantagens, hoje chegou-se a conclusão que nem uma gota porque faz mal....

Como vez, o melhor é o nosso instinto de mamas

Bjs

Essa da moda foi forte!!!!
Então temos que concluir que os estudos que foram feitos sobre as vantagens sobre o leite materno não têm qualquer crédito???
Lá porque as coisas eram de uma maneira há anos atrás não quer dizer que fosse a melhor.
Acho que nós mães temos o dever de andar informadas para poder tomar decisoes mais baseadas em algo concreto e não porque "sempre foi assim".
Tambem acho que não se deve pensar "que não lhe vai fazer mal", porque se formos por aí um pouco de café não lhe faz mal, nem um pouco de cerveja, nem meia duzia de gomas mal tenha dentes.... e por aí fora. A questão que se deve fazer é "isto vai lhe fazer bem?" e nunca o contrário.
nmr76
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 5:03:06 PM

Também acho que devemos andar bem e muito informadas,mas o que tenho sentido é que tanta informação às vezes nos complica. Ou seja,o meu pediatra de Portugal disse-me aos 5 meses e meio para começar com papas. A pediatra de Angola disse-me para começar aos 4 meses e com sopas.... Uns dizem umas coisas,outros outras.... às vezes é díficil fazer uma escolha.... mas também concordo que nada melhor do que o leitinho da mãe o máximo de tempo possivel,ainda para mais se é bom!!!

Ela toma vitaminas Protovit por aconselhamento do pediatra e agora esta daqui diz para também lhe dar fluor....e agora disseram que faz mal!!!!!!!

O que sabem disso???
APPM
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 6:06:55 PM

Oi, mamãs!

Sou uma defensora da amamentação, mas nunca disse que iniciar as papas aos 4 meses faz mal, mas se há vantagens em iniciar os sólidos mais tarde e se tivermos essa possibilidade porque não o fazer? Realmente essa da moda não tem muita lógica mas desde que seja uma opção informada e não influenciada, acho que cada um sabe de si!

Em relação às vitaminas e fluor, até agora o meu pediatra só aconselhou vigantol e mais nada!

Mas o melhor é aguardares outra opiniões!

Jocas

tfaria2
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 8:11:06 PM

Membro desde: 7/19/2007
Quanto á "moda" não me vou pronunciar, esta foi uma parte da explicação que o pediatra me deu quando lhe pedi que me explicasse o porque de só introduzir solidos aos 6 meses. Mas como todas somos mamas o que significa que somos muito crescidinhas, tenho a certeza que cada uma sabe pensar e agir por si e que estamos todas muito bem informadas.

No que diz respeito ao fluor parece que é mesmo verdade, julgo que neste momento nenhum pediatra manda tomar, o meu pediatra diz que não precisão de fluor tão cedo e que quando começarem a beber agua é mais o que o suficiente.
A minha filha que tem praticamente 10 anos ainda tomou, mas ha uns anos que deixaram de receitar.

Bjs

celia_marques
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 9:07:20 PM

Estudos internacionais pelas mais conceituadas universidades e organizações concluiram que a introdução dos sólidos deve dar-se depois dos 6 meses até por questões fisiológicas. A informação está disponivel inclusive na page da OMS.

BABS
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 10:37:21 PM

Membro desde: 7/2/2007
"quanto a comer aos 4 meses sempre foi assim, ha uns anos para cá é que apareceu esta nova teoria dos 6 meses, como disse o meu pediatra é um pouco moda"
Só uma correcção...

Não, nem sempre foi assim...
Foi com a industrialização que se acabou as amas de leite e por conseguinte se começou a promover o desmame, porque dava muito trabalho a uma mãe estar 24h disponivel para o bebe...
No entanto a mulher moderna, está cada vez mais a optar por criar condições para continuar a amamentar em exclusivo o máximo de tempo possível (há quem vá mais longe que os 6 meses)... mas tal como algumas meninas aqui o disseram, é uma opção da mãe/Pai e desde que seja uma decisão informada, acho que cada um deve saber de si...
Antigamente (leia-se há alguns anos atrás, não tão antigamente assim) promoveu-se a introdução dos sólidos aos 1 e 2 meses... mais tarde foram adiando essa introdução por se chegar à conclusão que quanto mais tarde o bebe iniciar os sólidos, melhor (dentro de um determinado limite.... e porque o bebe começa a ter carencias de determinados compostos que não estão presentes no leite materno, como por exemplo o ferro)

Gostei da abordagem do "isto vai fazer-lhe bem?" pois foi exactamente assim que eu argumentei perante uma enfermeira minha amiga que insistia que o Rodrigo devia começar a comer sopa aos 4 meses... porque ele ia gostar...
Ela disse-me "Mas porque que não?" e eu respondi "a questão é mais... para quê?"

Há muitas razões que levam a não dar de mamar em exclusivo até aos 6 meses, e a que leva o maior numero de maes a fazerem-no é exactamente o começarem a trabalhar quando os bebes têm 4 meses... compreendo que não seja facil, mas não é impossivel.. mas sobre este assunto não posso mesmo falar porque graças a Deus vou ficar com o piolho até aos 8 meses...

Quanto Às vitaminas... pois, é normal que com a evolução da medicina e das ciencias de investigação, acabem por descobrir que o que era bom há uns tempos atrás, afinal não era assim tão bom...
A Pediatra do Rodrigo receitou Vigantol e eu simplesmente não dou... ele teve umas crises de cólicas horriveis, e além disso vitamina D ele pode receber atraves do sol... bastariam 2h por semana de exposição na carinha e nas mãos (sempre protegidos, obvio... não é po-los ao sol tipo sardinhas) para receberem a quantidade necessária de vitamina D para o bom desenvolvimento... por essa razão optei por sair mais e aproveitar o sol que temos em Portugal...

A Pediatra disse que o ideal seria eles irem para a praia apenas a partir de 1 ano... mas como sabe que é dificil aguentarmos tanto tempo, disse 6 meses na sombra com chapeu, protector e t-shirt...

Bjinhos grandes

APPM
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 11:53:38 PM

Como sempre, BABS, bem "falado"!!!

Jocas

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum